terça-feira, 8 de agosto de 2023

O QUE SÃO ANIMAIS DE PODER?


Os animais simbolizam forças arquetípicas, aspectos instintivos, inconscientes do ser. São considerados como uma forma de manifestação do nosso poder pessoal. Essas forças atuam como guardiãs, emprestam suas forças nas horas de perigo e são elos entre nós e o Poder.

Um animal de poder não é um bichinho simpático que nos auxilia em aventuras, como costuma acontecer com personagens humanos dos desenhos animados.

Nosso poder, nossa força pessoal primitiva e xamânica nos acompanha desde o início. Mas ao longo das gerações e de muitas vidas, fomos domados, subordinados e castrados pela sociedade. Essa força continua latente, porém muitas vezes esquecida dentro de nós. É a parte mais autêntica e verdadeira que temos por trás de nossas obrigatórias máscaras.

Essa metáfora ilustra a ligação do homem medicinal, do xamã, ao animal:

"Conta uma lenda siberiana, que no princípio viviam dois Povos Celestiais na Terra. O povo que vivia no ocidente era bom, e o Povo que vivia no oriente era mau.

Os deuses criaram os homens e tudo vivia em paz e harmonia, mas o Povo Mau, enviou para os homens as doenças e a morte. Para aliviar o sofrimento das pessoas, os Deuses enviaram uma Águia para transmitir poderes medicinais do xamanismo.

A Águia foi até os homens, mas os homens não entendiam sua linguagem, de forma que ela não conseguiu transmitir a ciência e o dom da medicina. Á Águia voando, com a firme decisão de cumprir sua missão, viu das alturas uma bela mulher, dormindo nua, nas sombras de uma árvore.

A Águia pousou, fez amor com essa mulher, e do fruto desse amor, nasceu o primeiro xamã da Terra."


Jung considerava o simbolismo animal como uma visualização do Eu Inconsciente. Ele afirmava que o homem torna-se humano ao conquistar a sua individualidade animal.

Todos nós temos um animal que faz parte de nossa Medicina Pessoal. Os Totens, ou animais de poder são uma força que nos ajudam na busca de harmonia. Estão profundamente enraizados na nossa consciência, representando qualidades que necessitamos desenvolver, as lições que devemos aprender, com intuição e humildade, que estão ocultas. Quando evocamos o poder do animal, evocamos a essência da criatura.

Aprendendo sobre os aspectos animais de nossa própria natureza, podemos nos conectar com padrões instintivos que guiam o comportamento dos animais e que estão presentes nos seres humanos, como uma fonte inesgotável de sabedoria.

Os animais de poder são manifestações dos poderes arquetípicos ocultos, que estão por trás das transformações humanas. Tornam nosso corpo mais vigoroso, aumentam a resistência a doenças, a acuidade mental e a autoconfiança.

Eles auxiliam no diagnóstico de doenças, na realização de objetivos desafiadores, para aumentar a disposição, auxiliam no autoconhecimento. Enfim, são nossos aliados.

Cada animal traz seus talentos específicos, ou uma essência espiritual, e através disso, cada um com sua própria medicina, transmitem-nos a sua sabedoria.


SIMBOLOGIA DOS ANIMAIS
O simbolismo animal está profundamente gravado em nosso inconsciente coletivo. Herdamos sentimentos e recordações inconscientes que condicionam nosso comportamento consciente. Quando os antigos classificaram as propriedades dos animais de poder, estavam na verdade classificando comparativamente as pessoas, de acordo com a forma como o Poder se aproximaria melhor delas e vice-versa. Estavam dando nome e corpo ao nosso poder pessoal.

A simbologia animal está presente em diversas culturas em todas as linhas de ocultismo: na alquimia, nas cartas de tarô, nas runas, no I Ching, etc. Na astrologia os símbolos astrológicos são animais. Na astrologia chinesa idem. Nos chacras, há para cada vórtice um animal que carrega o bija (semente ). A Kundalini é representada por uma serpente.

Na internet podemos encontrar vasta informação sobre a simbologia dos animais. Aqui no blog já fiz postagem sobre diversos deles e pretendo continuar, pois a lista de animais é imensa. Deixo abaixo os links do que já fiz e quem quiser pode sugerir nos comentários seu animal de preferência.

ÁGUIA
ELEFANTE
CORUJA
LOBO
URSO
SERPENTE
BORBOLETA
CISNE
PÉGASO
BALEIA
PAVÃO
ONÇA/JAGUAR
BEIJA-FLOR
GOLFINHO


COMO DESCOBRIR SEU ANIMAL DE PODER?
Segundo a tradição, nosso animal de poder pode se mostrar em sonho, visões, meditações, vivências especificas, danças, entre outras maneiras.

Através de meditações xamânicas ao som do tambor, esse poder pessoal pode ser cultivado, resgatado e canalizado para se afinar com a magia natural  do universo. O tambor é uma chave para comunicação com um poder mais alto. O ritmo do tambor, considerado em algumas crenças como o cavalo que transporta o xamã em transe, em outras eram consideradas asas de transporte espiritual, que elevam o espírito do xamã.

Para os iniciantes, o ideal é que essas meditações sejam conduzidas por um mestre. Mas recomendo também um artigo sobre como buscar seu animal de poder aqui.

Sejamos felizes!

11 comentários:

Unknown disse...

Olá MARCELO! que tal um bichinho menos dócil? Assim, uma leoa negra? ;-)

Susana Fidalgo disse...

Olá Marcelo!

Sou portuguesa e cheguei aqui ao seu blog através do António Rosa.
Eu penso que o meu animal de Poder é a Pantera Negra, porque está sempre presente na minha vida e sinto-a dentro de mim.
E quando vejo alguma coisa, ou fotos, emociono-me sempre e arrepio-me toda por longos minutos.

Poderia fazer uma mandala da Pantera negra, e sua simbologia como animal de poder no Xamanismo, por favor?

Penso que não estou aqui hoje por acaso.
Astrologia, Umbanda e Xamanismo!
As 3 portas que mais me fascinam abrir.

Muito grata!

Unknown disse...

Olá Marcelo!

Poderia postar sobre o urubu?
Não tenho dúvidas de que é meu animal de poder pela presença e sintonia em minha vida..

Desde já agradeço!

Alisson-UFC disse...

Olá Marcelo!

O seu blog é uma iniciativa e tanto. Se for possível, ficaria imensamente agradecido se postasse sobre a relação entre o Leão e o Sol. Acredito serem esses os meus guias.

Desde já agradeço!

* Edméia * disse...


*Marcelo, tenho CERTEZA que o meu

animal de poder é o LOBO !!! Porque

uma vez, vi aqui na net uma foto

de um lobo e fiquei estarrecida,

maravilhada, encantada, olhando

para a mesma !!!

*Vou ler aqui sobre ele !!!

*Um abraço.

* Edméia * disse...


*Marcelo, eu gostaria de saber sobre

a simbologia do CORVO !!! (*Tenho

uma amiga que é apaixonada por

eles !!! Hehehe.)

Palamar disse...

Ola Marcelo!
Acompanho há algum tempo seu Blog e sou Fã!
Gostaria de ver a sua opinião sobre os Cervos (hum, sou portuguesa! em brasileiro não sei o nome :)

Gostaria ainda de saber sua opinião sobre o facto de ter três animais para além do Cervo que me têm aparecido em diversas situações de resgate de alma: A Onça, a Serpente e o Pavão.
Já aqui li sobre os três.
Penso que me estarão a ajudar a superar certas situações que estavam bloqueadas.

Obrigada
Patrícia

Unknown disse...

Olá Marcelo, tudo bem?

Tem informações de Leão. Acho que é este meu animal de poser.

Grata.

Isabel

Unknown disse...

Olá Marcelo, estes dias estava escutando uns áudios sobre poder e naquele momento entre o acordar e o sono, eu vi um coiote. Poderá ser o meu animal de poder? Quando puder falar sobre ele. Grata.

Unknown disse...

Olá Marcelo! Sonhei com isso e vi seu post quando uma amiga compartilhou no facebook. Pode falar sobre Girafa, por favor?

Filipe Arêdes disse...

Ei Marcelo! Tenho vontade de saber um pouco mais sobre a pantera negra, ou onça negra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...