quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

O SIMBOLISMO DA BALEIA


A baleia é a mãe primordial, a fêmea, a caverna. Traz em seu simbolismo a escuridão abissal e misteriosa do mar: o inconsciente. No mito do herói, a baleia é a Grande-Mãe devoradora em cujo ventre o deus-herói se transforma.


A entrada no seu ventre é análoga à descida ao submundo e à passagem pelo inferno. O local para onde o herói precisa retornar para que ali se opere a reconstrução das imperfeições e saia de lá num estado revivificado. 


O confronto do herói com a baleia é um símbolo da luta pela libertação da consciência do Eu, das ligações com o inconsciente. Sua salvação representa a vitória do consciente sobre o inconsciente. 


No mito de Jonas, engolido e regurgitado pela baleia, está presente o simbolismo iniciático da sepultura. Também na fábula de Pinocchio a mesma simbologia é evidente, como uma das fases inerentes à transformação do ser tosco e incompleto em um ser vivo e completo.
 
ilustração daqui

Os antigos consideravam a baleia como um mau augúrio, com exceção se o sonhador se tratava de um marinheiro. Visualizar uma baleia encalhada era considerado como símbolo positivo, visto que representaria inimigos impossibilitados de causarem prejuízo. De facto a baleia era sinônimo de enfermidades, o seu aprisionamento anunciava a condenação de um amigo fiel.


Mas de acordo com o significado adivinhatório dos sonhos, este cetáceo também está relacionado com o renascimento, e a sua imagem onírica anuncia um alegre acontecimento, nomeadamente, amoroso. No mar, a baleia prediz ajuda inesperada, fora do mar é anúncio de viagens. Pescar uma baleia assegura ganhos.


Pode ser um anúncio de um acontecimento grandioso que trará benefícios. Pode tratar-se de um negócio muito lucrativo ou de um encontro com uma pessoa que trará satisfação. Símbolo de poder descomunal mas totalmente desinteressado. Um poder benfeitor, protetor e cheio de ternura. 


Se a baleia é agressiva, reflete o temor de ser magoado ou desprestigiado em uma situação embaraçosa de grande alcance moral.


Para o Xamanismo, a baleia é um símbolo de poder. Sobretudo, o poder sobre as águas. Simbolizam as águas cósmicas e por causa de sua grande capacidade de navegação e comunicação, são consideradas como um símbolo de segurança emocional e sensibilidade. 


Representa intuição, consciência e conexão com a espiritualidade.


Os oceanos têm uma relação especial com o mundo das emoções e sentimentos em termos simbólicos, representam criatividade e profundidade emocional . Essas qualidades são relacionadas ao talento para as artes, especialmente a pintura e a literatura. 


As águas rasas e calmas representam serenidade, paz, tranquilidade e segurança. A água turva simboliza o oposto . São as tempestades no oceano profundo. Mas nos dois casos as baleias são verdadeiros hierarcas, capazes de contornar esses perigos e tempestades com controle.


A baleia traz os registros da Mãe Terra, emite sons que equilibram o corpo emocional. Através de seus ritmos e padrões sonoros a baleia nos ensina escutar a nossa voz interior, a entrarmos em contato com as nossas verdades pessoais e a termos sabedoria para sentir o pulsar do universo.


As belas ilustrações foram selecionadas do DEVIANTART. Os créditos estão linkados com a página de seus autores.

Veja também: O QUE SÃO ANIMAIS DE PODER?

12 comentários:

Paulo Francisco disse...

As imagens escolhidas são belas!
Um abraço

sonali meige ferreira disse...

a baleia é um símbolo de poder e, sobretudo, o poder sobre as águas. As baleias são o símbolo das águas cósmicas e por causa de sua grande capacidade de navegação e comunicação , são considerados um símbolo de segurança , as emoções e a sensibilidade , bem como a consciência e a natureza.

leli disse...

Que presente nesse final de domingo,chorei né,olhando as imagens com essa música maravilhosa do blog....enfim,obrigada Marcelo Dalla
AHOW!

Anônimo disse...

Bom dia Marcelo,

Você poderia indicar as fontes de suas informações, se tiver, por favor? Gostaria de ler mais sobre esse animal.

Obrigado desde já!

Abs.,
Chico Rios

Unknown disse...

I just want to say thanks for your wonderful post, it is contain a lot of knowledge and information that i needed right now. Thanks!
http://www.juegosfrivol.com
http://www.friv2planet.com
http://www.friv400game.com

Unknown disse...

The pictures are very beautiful, I admire.
car games 1

Unknown disse...

Muito interessante.Sonhei que passava a mão em 3 baleias e visualizava peixeis cercados de moeda.Depois consegui sair do oceano.🎠Fiquei muito feliz ao ver elas de perto são lindas por de mais.

coletando sonhos disse...

Eu preciso muito saber quem são os artistas dessa trilha MARAVILHOSA que voce escolheu pra tocar aqui!!!! Eu estou inundada!!!!

Luciana Munira disse...

Adorei todas as reflexões! Minha querida terapeuta que me indicou seu site! Parabéns pelo trabalho! Me ajudou bastante!

Unknown disse...

Eu tô sem palavras! Alguém sabe me recomendar mais posts com assuntos relacionados a esse!? Eu to pirado com tudo isso, é como se eu tivesse encontrado metade do meu Eu, parece que estou encontrando respostas pra varias coisas, no âmbito profissional, espiritual, pessoal.. todos.. incrível, parabéns Marcelo, ótimo texto, belas ilustrações. Muito sensível e comovente!

camila disse...

Estou apaixonada pelas baleias. Obrigada por compartilhar as conexoes.

Lai disse...

Esses dias as juba rates começaram cá aparecer na Costa brasileira.... Tem chegado muito perto... Dado pulos e batidas... Sei lá.. Senti meio que um desespero nelas.. Como se estivessem sinalizando algo... Sei lá. . Sismei.. O desespero pode ser por causa de abrolhos, o destino da que foi atingido pelo crime da vale é da Samarco no Rio. Doce..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...