terça-feira, 3 de janeiro de 2023

O SIMBOLISMO DO ELEFANTE - texto e ilustrações


A cultura ocidental considera o elefante como o animal que representa o peso, a lentidão e a falta de jeito. Mas no oriente a ideia é completamente oposta. Os hindus veneram os elefantes como animais sagrados.


O elefante é a montaria dos reis. É o símbolo de estabilidade e imutabilidade. Simboliza, dessa forma, o poder de reger. A paz e a prosperidade são os efeitos desse poder estabelecido. A ioga costuma atribuir o elefante a um dos chakras (muladhara), que corresponde ao elemento terra. 


Boa memoria, persistência, determinação, solidariedade, sociabilidade, amizade, companheirismo, postura, autoridade, longevidade, sabedoria e majestade são algumas das qualidades que representa.


O elefante remete a imagem de GANESHA, o deus hindu com cabeça de elefante. Deus da sabedoria, da superação e remoção dos obstáculos. Um dos deuses mais cultuados na Índia. Ele abre os caminhos e seu nome significa “Senhor de todos os Seres”. 


GANESHA é conhecimento, inteligência, guardião da riqueza, da beleza, da saúde, do sucesso, da prosperidade, da graça, da compaixão, da força, do equilíbrio. Possui corpo de homem, que representa o microcosmo, a manifestação e possui cabeça de elefante que representa o macrocosmo. Dessa forma, o elefante é, paradoxalmente, considerado o começo e o fim ao mesmo tempo. 

 

Para a mitologia hindu o elefante é a montaria de cada uma das oito deidades que presidem os oito pontos cardeais. O deus INDRA, deus da chuva, das ventanias e dos elementos naturais, monta um elefante chamado Airâvata.


O deus Krishna e a sua esposa Radha podem metamorfosear-se em elefantes e nesse sentido, representam a corporiedade do amor divino.


Em alguns lugares, quando posicionado acima de uma pilastra, o elefante evoca o Despertar. É também considerado como um animal cósmico, visto que se assemelha à estrutura do cosmos: quatro pilares sustentando uma esfera. 


Na África, simboliza a força, a prosperidade, a longevidade e a sabedoria. 


A tromba de um elefante em sonhos pode ter um caráter sexual, pela razão de ter um aspecto fálico. Podem ainda estar exprimindo um conflito erótico. Frequentemente, os elefantes são considerados como sendo símbolo da castidade.


Segundo a mitologia hindu, os primeiros elefantes do mundo possuíam asas e brincavam com as nuvens.


Os elefantes, mesmo sem asas, continuaram a ser amigos das nuvens e a ter o poder de pedir que elas tragam as chuvas. Por isso, os elefantes são ainda hoje venerados na Índia. Os elefantes ajudam as pessoas e trabalham muito. Além de tudo, são considerados símbolo de boa sorte. 


Dizem que elefantes atraem boas energias como adorno e amuletos na sala de sua casa. É considerado também um dos melhores amuletos para combater a inveja e o olho gordo.


Os antigos diziam que um elefante vermelho de costas á porta de entrada, não permitiria que energias negativas se aproximassem.


Para quem precisa de paciência, de calma e sabedoria, recomenda-se meditar com o simbolismo do elefante.


(As ilustrações foram selecionadas no Deviantart e estão com os devidos créditos e link para os autores.)
Sejamos felizes!

26 comentários:

Astrid Annabelle disse...

Que post mais lindo..lindo! tenho uma manada em casa... de todas as cores e tipos...de costas para a porta de entrada...coleciono faz tempo...amo-os...e adorei saber que gostam das nuvens...
AMEI Marcelo... sem falar no som...show!!!
A energia quando está em alta irradia com força....
Beijos
Astrid Annabelle

Anônimo disse...

Melhor definição que já vi sobre este assunto!

Unknown disse...

Belíssimo post. Irei partilhar daqui.

Ana Cláudia Carmo disse...

Adorei saber mais sobre elefantes..adoro-os. E a música de fundo é linda..de que grupo/ músico é?

MARCELO DALLA disse...

Grato Ana Cláudia!
Se vc clicar no título da trilha, lá no cabeçalho, vai abrir a pagina onde ela foi publicada com a lista das músicas.
Namastê

Erika Oliveira disse...

Olá Marcelo!
Gostamos do post, nos ajudou a escolher o presente do amigo secreto. Gratas!

Abraços das meninas!

Unknown disse...

Legal!! Sanei minhas dúvidas. ..

Unknown disse...

Comprei um elefante para enfeitar minha sala... Agora estou sabendo o significado...

Unknown disse...

Os elefantes são incríveis e majestosas criaturas. Maya mãe de buda sonhou que um elefante branco entrou no seu útero na noite em que concebeu o iluminado.

Unknown disse...

Olá!
Eu estava pesquisando sobre a simbologia dos elefantes para compor um post sobre um trabalho de escultura que fiz (3 elefantes ornamentados), e gostei muito do que li neste blog. Inclusive parafraseei parte de seu texto, com a devida fonte :)
Se quiser dar uma olhada: https://www.facebook.com/criandoideias.biscuit/photos/a.594084433952116.153971.231886586838571/1000729009954321/?type=1&theater

Ale disse...

Oi Marcelo, algumas pessoas dizem que o elefante deve estar de costas para a porta e outras dizem que deve estar de frente, qual o certo? Existe significado para cada posicionamento?

Unknown disse...

Namaste, Marcelo. Post lindo sobre os elefantes.

Unknown disse...

Nossa, eu já tinha uma atração por elefantes, agora é paixão. Adorei a postagem!

Unknown disse...

Linda pastagem, sempre amei elefantes,cavalos e corujas. Saber que um tem um significado tão lindo me dá vontade de ter um

Shr disse...

Ouço sempre seleção de Mantras no youtube do canal Mantra Salud...e me faz muito bem, também sempre gostei de elefantes tenho vários enfeites em casa, e no filme ''MOGLI O MENINO LOBO'' tem uma prévia de quem são os Elefantes na Natureza.
Parabéns pela fartura de explicações sobre eles afinal o conteúdo aqui está a altura de um elefante GIGANTESCO, PARABÉNS pelo ótimo conteúdo no seu blog Marcelo.

Sopro Solar disse...

Bela postagem. Procurei no google sobre o assunto e me deparei com essa publicação, muito boa por sinal. Quero comprar uma bolsa casual de presente para minha namorada com a estampa de um elefante indiano e queria saber mais sobre o simbolismo dele

E o seu post encerrou a minha procura. Parabéns!

Aproveito para divulgar meu blog SOPRO SOLAR:
www.soprosolar.blogspot.com.br

Fala sobre Astronomia e outros assuntos curiosos e interessantes.
Faça uma visita lá, estamos te esperando.

Grande Abraço.

Sopro Solar disse...

Gostei do post, parabéns!

Acesse: www.soprosolar.blogspot.com.br

Sarita de Fiúza disse...

Parabéns pelo texto!

Unknown disse...

Amei o post! Parabéns!
Sonhei que entrava num casario antigo muito suntuoso e lá dentro estava um estátua de um elefante branco e dourada muito grande e lindo, um verdadeiro tesouro. Fiquei muito feliz em saber mais sobre o simbolismo dos elefantes! Vou comprar um igual ao sonho e colocar na minha casa! Obrigada!

COMPRAR - VENDER - ALUGAR - AVALIAR disse...

Adorei! "Parabéns!"

Unknown disse...

Amo elefantes. O primeiro ganhei da minha filha, há vários anos e depois disso fui colecionando. Hoje tenho uma manada de todos os tamanhos e cores. Espero continuar ganhando para aumentar minha coleção. Os elefantes são sábios, inteligentes, etc...

Unknown disse...

Adorei o post... muito claro e godtoso de ler,
estou escolhendo um p tatuar 😉😊

Unknown disse...

Eu amei todas as informações, estou apaixonada,irei tatiar um é claro 😍

Unknown disse...

Adorei o post amo elefantes
Parabéns

Unknown disse...

Parabéns, adorei esse post,já adorava os elefantes e através de seus postos pude saber mais sobre o simbol isso desse animal fantástico! !! Namaste🙏

Unknown disse...

Amei

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...