domingo, 28 de agosto de 2011

O SIMBOLISMO DA SERPENTE


Olá amigos!
Eis aí um animal de rica simbologia, em breve pesquisa na internet descobri um vasto material.


Alguns acreditam que a serpente personifica o mal, outros, que é forte aliada contra as forças mais poderosas que possam nos atacar. As cobras sofrem o processo da troca de pele e esse é um evento que desperta a curiosidade. Essa característica possibilita associá-la ao rejuvenescimento, algo muito desejado pelo homem em todos os tempos.


A ela está associada a imagem do Oroboro, a serpente que morde a própria cauda formando uma circunferência, símbolo da continuidade, da eternidade. Associada também à Oxumaré, Orixá da Umbanda que rege a renovação. Para saúdar Oxumaré se diz:  "Arroboboi!" ou "Orobobô!"


Na tradição Cristã, Satã, disfarçado de serpente, instiga a queda enganando Eva para desobedecer uma ordem de Deus. Por isso a serpente também representa tentação, demônio, e enganação.

Os simbolismos positivos da serpente podem ser vistos quando interligada com a Árvore da Vida.  Representa bondade, também associada com o renascimento, com poderes curativos, regenerativos sugeridos pela mudança de sua pele. O mito da tentação da serpente no jardim do Éden, refere-se a necessidade de autorealização do homem, o princípio da individuação. É comum que seja apresentada por alguns como a representação simbólica do princípio sedutor da mulher.


No Hinduísmo, está também associada à Kundalini, energia vital e sexual situada na base da coluna e que, se despertada, pode fluir pelo corpo do homem através da espinha dorsal, em forma de uma serpente que enrolando-se, em espiral, sobe até chegar à cabeça. Como resultado, abre-se o acesso à corrente espinhal de energia, permitindo que se tenha contato com a energia da força vital, que tudo cura. Seu coração entra em contato com seu Eu Superior e a Consciência Cósmica.

autor desconhecido

No Xamanismo ela significa transmutação, cura, regeneração, sabedoria, psiquismo, sensualidade. Como as cobras deixam para trás a sua pele, nós podemos deixar para trás as nossas ilusões e limitações, usarmos plenamente a nossa vitalidade e desejos para alcançar a totalidade.


Há muito tempo este Animal de Poder representa o emblema da força energética e da sabedoria de diversas escolas de misticismo e ocultismo do passado e da atualidade. Aparece na coroa dos faraós egípcios e demais impérios do passado, representa o Eu Inferior Oculto, que é a mente subconsciente ou inconsciente.

Year of the Snake by The-SixthLeafClover

No Xamanismo Ancestral este Animal de Poder é um grande aliado de cura, ela é poderosa e indispensável. Ela tem a capacidade de devorar doenças comendo tumores e outros patógenos virulentos, pois o organismo da Serpente não é vulnerável às mesmas doenças que os nossos. À medida que for desenvolvendo sua relação com essa nova aliada, pergunte a ela quando o uso desse poder é indicado. É importante observar que o veneno da Serpente, embora sempre tóxico, é útil à produção de vários tipos de remédios.


Ver uma serpente em seu sonho você pode interpretar como um anúncio de uma etapa de enfrentamentos com o seu próprio eu. Talvez você passe por experiências que possam parecer desagradáveis mas que no final resultarão em uma solução de luz e uma sabedoria que dificilmente você conquistaria de maneira tão rápida.


O sonho lhe indica que você deve se preparar para viver algo importante como também renunciar a certos prazeres para entrar em contatos com sua verdade superior. Problemas poderão ser solucionados se você tiver a tranqüilidade para perceber os sinais de sua vivência diária.


A Serpente é um signo do horóscopo que confere aos seus nativos as seguintes características: fazem mistério do que pensam e sentem, mas são puro charme e parte de sua elegância inata. Apesar de, na maioria das vezes, fazer pose, a Serpente pode ser muito fria e calculista quando precisa. Mas isso não importa para ela, que tem uma moral diferente da que estamos acostumados. Para ela, "os fins justificam os meios". As pessoas nascidas sob esse signo também são muito inteligentes e intuitivas, aproveitando-se dessas qualidades para conquistar fãs fervorosos. Sua inteligência vem do seu eterno desejo de sempre saber mais, o conhecimento é o que alimenta sua alma. É uma ótima conselheira, mas não se abre com tanta facilidade. Prefere construir seu caminho silenciosamente, por entre as brechas que vão surgindo. Com isso, você ganha tempo e consegue ser mais rápida que as outras pessoas, conquistando seu espaço com eficiência.

Mais: OXUMARÉ por William Oliveira
Fontes de pesquisa:
DICIONÁRIO DE SÍMBOLOS E IMAGENS ONÍRICAS
XAMANISMO ANCESTRAL.COM.BR



17 comentários:

Vivian Weyrich disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Susana Vitorino disse...

Amei, Marcelito!

Gosto muito da simbologia e me indentifico com ela - ou não fosse eu uma Junguiana Alquimista encartada.

Sua amiga Lilithhhhhhhhhhhhhhh ;)

William Garibaldi disse...

Amei! Gosto muito mesmo deste Tema, deste Arquétipo e Mistério... o post está pereito.... levo comigo!
Grato.

A Iniciação da Serpente...
Arroboboi!!!!!!!

Anônimo disse...

Interessante, Dalla, há mto mais coisas benéficas do que más que a serpente representa! Bjo.

Daniela Scheifler disse...

Marcelo, eu sou serpente no horóscopo chinês e adoro o simbolismo que ela representa! Já sonhei muito com cobras, nem me assusto mais.

O Blog tá lindo! E a viagem pro Egito vai ser demais pelo visto!

beijos enormes e uma curativa lunação pra nós!

Clara Lúcia disse...

Marcelo, eu sempre ouvi que sonhar com cobra é traiçao. E um certo período de minha vida eu sonhava muito e fui prestando atenção. E realmente qdo sonhava algo de difícil acontecia, não precisamente traição. Eu acho isso fascinante, apesar de ter pavor de cobra. Acho que por ela não emitir nenhum ruido, daí o nome traiçoeira, que chega sem avisar e dá o bote.

Beijos...

Maria Izabel Viegas disse...

Marcelito querido!!!

Muito bom este estudo. Bem detalhado. Gostei muito!
Das cobras... dessas quero distância!
Imagina, meu avô materno veio da Espanha, escolheu entre ir para os States e aqui; veio para o Brasil, pois segundo ele, está terra era sagrada por suas montanhas e... cobras!!!
Eu queria que ele visse a neta dele aqui, lá na Serra, quase ser atacada por uma jararacá escondida numa orquídea que eu ia tocar.
Incrível, meus cães pastores estavam muito agitados, isso já me deixou alerta. E, imagina, se eu fosse mexer na folha com a mão direita , a peçonhenta me picava.
Afinal, minha lua em escorpião me ajudou, fui de leve com a mão esquerda e lá estava a mocinha, Toda emaranhada, eu "berrei" por"meu herói" rsrsrs e a cabeça da cobra "foi-se" literalmente, com uma foice!
Na natureza temos que ouvir os sinais dos nossos cães(lobos) videntes!
Fui fazendo jardins, separando bem nossos limites, lá tem mata. E elas têm que viver, fazer o quê?

Interessante, falando sério: a visão do pecado capital, da cobra tentação do Adão e Eva.
Há beleza nesta interpretação: a partir dali i homem teve que aprender o processo da individuação, seguir seu rumo. Ser homem! Seguir a vida não como alguém agregado a um mito, e, sim, seguir seu processo de aprendizagem, só, nu com as mãos no bolso. Ir à luta! Gostei.
Assim fica muito mais explicada a Bíblia!
Ser um indivíduo não é castigo. É a vida real!
Beijos, muitos, no seu coração!

ANDRÉA disse...

Adorei conhecer o seu blog!
Parabéns!!!!
http://andreaarteva.blogspot.com

MARCELO DALLA disse...

@Vivian
@Suzana
@William
@Daniella
@Daniela
@Clara
@Izabel
@Andrea

Um grande bjo no coração de todos. Amo ler seus comentários!!!!! Estive fora, em Uberlandia e cheguei hoje. Mas como puderam perceber, arrajei um tempinho pra blogar. hehehe
Fico feliz que gostaram!

Izabel: ainda bem que a cobrinha danada não te mordeu. afff... nem quero pensar!
bjossssssssssss

Unknown disse...

Nos meus trabalhos na Umbanda, sempre vejo uma Serpente, linda e imponente... Acredito que seja uma força que, tendo sabedoria em usar, só trará benesses...
Abraços Marcelo!

Anônimo disse...

Legal Marcelo. É um animal que antes me despertava medo mas agora o vejo com outros olhos. Eu estava vendo uma performance que se inicia com uma serpente exatamente quando no final abri o seu link... estou em sintonia :)

Esse é o video:
http://youtu.be/9rMRMtOeIts

... Vamos ser pacíficos como a pomba mas astutos como a serpente ... texto biblico


Thiago Oliveira

Anônimo disse...

A minha mãe quando sonha com serpentes há sempre alguém que ela conheçe que está grávida.
cristina

Unknown disse...

Bom dia meu amado. Ao acordar hoje pela manhã, encontrei uma cobra no portão de minha varanda enroladinha, serena e dormindo. Resido em um sítio muito próximo a um rio cristalino. Peguei carinhosamente e coloquei na beirada do rio para continuar sua vida. E venenosa pelas características. O que significa esse encontro??

Unknown disse...

Amei Marcelo o conhecimento que acabei de adquirir muito rico de sabedoria,sobre as serpente que tem mais pontos positivos do negativos.No horoscopo chinês,eu do horóscopo da serpente,eu amo ter sempre conhecimento da simbologia da serpente,ainda mais por a serpente representar sabedoria,conhecimento,inteligência.etc Um abraço

Marilza disse...

Amei maravilhoso

Unknown disse...

Amei essas explicações pois no mundo espiritual há muitos segredos que não sabemos vejo hoje que a serpente não simboliza coisa ruins também algo bom

Unknown disse...

Não tão recente lembrei de um sonho onde eu aparecia de olhos bem abertos imersa na agua e uma linda cobra branca entrou pela minha boca, alguns índios de uma tribo me ajudaram a tirar ela de dentro de mim então a serpente branca engoliu a si mesma

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...