quarta-feira, 7 de junho de 2023

O SIMBOLISMO DO BEIJA-FLOR


Os beija-flores, também conhecidos colibris, representam a vibração mais alta e suave da Natureza. São as únicas aves que voam em qualquer direção, para cima, para baixo, para trás e para os lados. Devido à rapidez com que batem as asas, parecem aos nossos olhos estarem completamente imóveis no ar, como se estivesse observando e preparando seu próximo passo.


O beija-flor nos estimula a encontrar a doçura e a alegria de cada situação. O pequeno pássaro bate as asas com bastante determinação, com um batimento cardíaco bastante acelerado. Por isso é considerado também um símbolo de alegria e energia. 


Para os Ameríndios, o beija-flor simboliza a beleza, a harmonia, a verdade e a força.


Os índios hopis, do Arizona, consideram o beija-flor um herói que salva a humanidade da fome, pois acreditam na sua relação com o deus da germinação e do crescimento.


Os índios tukanos da Colômbia veem nos colibris a representação da virilidade pelo fato de esses pássaros "copularem" com as flores. Basta observar seu comportamento na natureza para constatar que estão relacionados à reprodução.


Os astecas acreditavam que as almas dos guerreiros que morriam retornavam à terra com a forma de beija-flor ou de borboleta. 


Para o Xamanismo o beija-flor representa o amor puro, a cura, a sorte, o renascimento, a suavidade, a alegria, o entusiasmo, a graça e a delicadeza. Este aliado de Poder nos dá claridade para enfrentar os obstáculos da vida com serenidade e autoaceitação. 


O xamã que tem no Beija-flor seu Animal de Poder é uma pessoa que busca sem cessar o contato com sua energia interior, com a sua magia. Busca a contemplação e a unicidade com o meio-ambiente. O xamã Beija-flor é um mensageiro do Grande Espírito, que veio para trazer a mensagem de cura para a humanidade, para curar suas doenças emocionais. 


Geralmente são pessoas agradáveis, alegres e que vivem rodeadas de amigos. Elas conseguem contagiar o ambiente com sua alegria e encontram sempre uma forma, uma maneira de fazer quem estiver ao seu redor se sentir renovado e feliz , pelo simples fato de estar vivo. Usando a astúcia, a inteligência, a graça, para além da força física, estão sempre procurando uma maneira para embarcar numa nova aventura e jornada.


O beija-flor nos ensina a suavidade do viver. A apreciar as maravilhas e magias de nossa existência diária. Viver contemplando tudo que há, todas as pessoas, toda a humanidade. A buscar nosso estado de graça universal. 


A proteção espiritual também é um aliado muito forte deste Animal de Poder, já que ele atua como arquétipo do AMOR. As energias e fluidos que ele capta sempre são energias de altíssima frequência vibratória. Portanto, ao meditarmos no Beija-flor unimo-nos à egrégora do Amor Incondicional, que sustenta todo este Universo – manifesto e imanifesto. 


Um dos maiores presentes que podemos obter ao seguir os ensinamentos desse Animal é o de entender os enigmas e os mistérios que envolvem as dualidades e contradições. 


Caso a tristeza se faça presente, procure preencher o seu coração com a alegria do beija-flor. Não deixe seu lado sombra tomar conta de você. Ao sentir que seu coração se tornou duro, magoado e sem vontade para nada, procure andar pelos campos, pela mata, entre as flores e sinta os perfumes e odores que tanto atraem o beija-flor e lhe proporcionam tanta alegria.

colibri by blue shamrock


Se o beija-flor tem voado nas suas visões, prepare-se para rir musicalmente e receber presentes do Criador.


As belas ilustrações foram selecionadas do DEVIANTART, estão devidamente creditadas e lincadas com os álbuns de seus respectivos autores.
Sejamos felizes!!!

47 comentários:

Maria Izabel Viegas disse...

Marcelo querido,

Uma jóia este post.
Encantador.
Li, cada palavra, cada ensinamento,
sorvendo esse néctar
que você tem o poder
de produzir e distribuir!
Dito isto, pergunto:
Seu animal de poder é o colibri?
Pois a descrição é de alguém como vc, amigo!
Beijos no seu coração de colibri!

Roselia Bezerra disse...

Olá, Marcelo
Já até poetei sobre o lindo beija flor... ele me encanta...
Lindo seu post e copiei o link pra voltar e saborear mais...
Abraço fraterno

A Casa Madeira disse...

Que lindo!
Belo post;
Prazer em conhecer o blog
janicce.

Rosangela Lucineia Scheuer disse...

Nossa Marcelo, que linda sua mensagem em tão belas imagens e significados. Nesta semana trabalhando com meus estudantes sobre a vida no campo, após uma visita de estudo passeio, nos deparamos com a curiosidade dos tamanhos dos ovos, fontes de vida, e o menor ovo é do beija-flor. Ao falarmos dele, de cada fato lembrado, nos enchemos de mais alegria e encantamento.
Doce, leve e bela criação na NATUREZA!
Sintonizemos beija-flor!
Mais vida e amor!
Tudo de bom e até mais!

Unknown disse...

Hoje vi um

Unknown disse...

Hoje um pousou no meu ombro esquerdo...Achei estranho.Mas foi muito legal.Amei este post.

Elisabeth Scarpini Dias disse...

Adorei as informações beija-flor é amor.

Unknown disse...

Achei muito lindo e interessante essa matéria sobre os beijas flores, outro dia estava em meu quintal de cima eu pude ver um beija flor próximo a um arbustos de plantas que desconheço o seu nome, mais o beija flor ficou horas e mais horas em volta desta planta, ele tocava voava em volta e isso durou quase uma manhã inteira, eu admiro esse pássaro extraordinário obra prima de um Deus maravilhoso! só Ele Deus poderia ter criado um serzinho tão lindo! Depois de nós seres humanos.muito lindo os beijas flores!

Renny Marins disse...

Amo beija flor, sempre presente em minha vida, tenho 2 momentos que pude ter a oportunidade de tê-los em minhas mãos, foi simplesmente maravilhoso, uma alegria imensa.

Iara Rodrigues da Cunha disse...

Adorei sua postagem!! O beija-flor me encanta e eu tenho uma ligação muito forte com a energia desse pequeno ser de luz. Texto rico e ilustrações belíssimas....sem contar... o som delicioso das águas. Compartilhei !! Abração pra você. Gratidão!

Marcia Maria - essência. disse...

Lindo post querido!
Disse tudo o que eu precisava saber neste momento...Obrigada por sua dedicação em colher as informações para todos nos buscadores.
Namastê!

Unknown disse...

Eu tenho um aqui no meu quintal...fez ninho dentro da casinha da minha cachorrinha ...uma benção na minha vida ...quando cheguei perto vi que tinha um filhinho no ninho...me emocionei ..foi demais

Unknown disse...

Gratidao

Aricle disse...

Parabéns pelo texto.
Obrigada por compartilhar sua sabedoria!!!
Paz e Bem...
Ariclê

Arte & Emoção Terapias Expressivas disse...

Hoje pela manhã escrevi um poema bem leve que falava sobre o azul e o amor. No final da tarde um beija-flor azul entrou no meu quarto, pairou sobre a minha cabeça e depois sobre a minha cama e depois saiu.

Karine disse...

Que lindo ! Eu não sabia desse simbolismo do beija- flor...Me encantam!! Assim como as borboletas...Aqui no meu quintal sempre tido dia um vem me visitar..outro dia entrou dentro de casa! Amo!

Unknown disse...

Oi Marcelo! Vc acredita que os beija fores não se contentam com o néctar que eu dou pra eles e entram aqui em casa e me seguem por onde eu vou? Eles são os meus anjinhos. Agora mesmo tempo um dormindo no trilho da cortina do quarto! Rsrs... Bjs!!

Paula Holanda disse...

Lindo Gratidão!!!

Unknown disse...

Quando eu era adolescente ouvi minha irmã mais velha dizer que o beiha flor trás sorte. portanto resolvi tatuar um beija -flor e isso já fazem 14 anos e de lá pra cá comecei a observa - los comecei a perceber que antes de acontecer algo bom ou notícia boa eles aparecem pra mim...ontem me deparei com um ele voava na minha frente e por mais que eu tentasse assusta-lo ele continuava a voar e pairava em frente ao meu olhar. era tão próximo que parecia que ele queria dizer algo isso durou uns 20 segundos...foi muito emocionante pra mim. amo eles

COISAS MINHA disse...

Ha muito tempo tenho uma relação de amizade com os beija flor
Eu não entendo eles mas algumas vezes penso que eles ouve meus pensamentos hoje eu vim pelo caminho com um pairando sobre minha cabeça rodando en minha volta como um amigo que está disposto a ouvir sem questionar

Unknown disse...

Perfeito...gratidão pelas informações..sejas sempre abençoado irmão!

Athenas.hellas disse...

Obrigada 🙏 foi maravilhoso ler essas palavras hoje . Tudo de bom p vc

Jake disse...

Precisava muito de ouvir essas palavras adoro os beija flor ,eles me fazem renascer ,obrigada pelas informações

Ametista disse...

Amei a explicação. Obrigada!!!

Unknown disse...

Parabéns pelo post Marcelo. Sempre quis saber sobre esse pássaro e me encantei mais ainda em conhecer todos esses dons do colibri. Gratidão

Unknown disse...

Linda mensagem, sempre fu perceptiva a sua presença, há quem o diga que esta pequena avezinha tras más notícias, há outras que as vê-las e tem sensação de *leveza e poder*, eu prefiro acreditar nesta leveza.

Márcia Werneck disse...

Marcelo, recebi a visita de um beija flor em minha cozinha, e confiei em ajuda-lo com a vassoura coberta por um pano, fui conversando com ele que confiasse, pois só queira ajudá-lo, ele pousou na vassoura com toda a sua delicadeza e doçura e me permitiu leva-lo ate a janela e ai voou. Foi uma experiência linda! hoje busquei mais informações sobre esse arquétipo e eis que me departo com as informações do seu blog, mais um presente. o beija flor tem um significado muito grande em minha vida. Gratidao meu amigo!!!
Márcia Werneck

Unknown disse...

Amei cada palavra muito lindo e real, devíamos nos sentir como eles sempre, seria mais fácil nossa trajetória.

Adda Nari Sussuarana disse...

Olá, bom dia.
Não o conheço, mas ao pesquisar sobre um sonho beija-flor, cheguei até aqui.
Gratidão.
Adda Nari Sussuarana

geisi disse...

Que lindo este texto. Tenho um sítio e já duas vezes que vou para lá vem um beija flor e voa na minha frente fica segundos parado e sai voando.

Unknown disse...

Maravilhoso 😍Gratidão por estas partilhas 💜😘

Unknown disse...

Tive um sonho bastante lúcido onde uma pessoa me tocava e de repete apareci num lugar lindo, parecia uma floresta ,dava p ouvir o som da cachoeira.. nesse momento apareceu um beija flor p mim.. ele estava pairando no ar e queria q o seguisse. Sei q o segui mas nao me lembro de mais nada além disso. Sou uma pessoa em busca de evolução espiritual e tenho tentado todos os dias contato c seres mais evoluídos. Será q o beija flor é meu animal de poder? Alguém poderia explicar algo sobre isso?

Aerith disse...

Hoje salvei um beija flor...ele estava caido na calçada mas reparei q estava vivo. Minha mãe não queria que eu o pegasse sem nada nas mãos, pois estou fazendo quimio e com imunidade baixa, entao peguei um lenço e o segurei...pinguei gotinhas de água na cabeça dele e o aqueci em minhas mãos...enquanto o acariciava e tentava fazer com q ele.tomasse água...ele.começou a ficar cada vez mais desperto e voou!!! Foi uma sensação.maravilhosa ver ele recuperando-se!

Unknown disse...

Adoro os colibri desde de criança ele aparece em minha vida

Débora disse...

Ele apareceu hoje, na minha sacada.No momento em que conversava com meu irmão que nunca converso. Uma conversa onde estávamos tentando estreitar nossos laços. Nunca Ví esse pequeno lá, acredito que Deus deixou seu recado. Amei!

Unknown disse...

Eita,que leitura maravilhosa!!! Há três dias, um beija-flor visitou o jardim que estou organizando na escola em que trabalho. Foi o meu maior e melhor presente pelo esforço de fazer o jardim, pois quando cheguei à escola, senti a falta de plantas, flores e borboletas. Ninguém acreditava na possibilidade de existir um jardim alí. Abracei a causa. O jardim está lindo!!! E foi abençoado pela vinda daquele beija-flor 🤩🥰. Desde então,ele não sai do meu pensamento.

Thalarctos Arkticos disse...

Desde de ontem, devido ao nosso problema planetário (o vírus) eu e alguns colegas de empresa, fomos reposicionados em casa sem salário, será apenas pago o do mês vigente, mais a cesta básica. Numa última compra (garrafa pq de água), em um pequeno mercado próximo de onde trabalho, recebi de troco, uma dessas moedas de 1R$ com o colibri. Isso foi simbólico para mim, um possível sinal, de que esta crise logo passará, ñ só para o planeta como para meus colegas de empresa e eu. Que as bênçãos de Deus esteja sempre sobre todos. Tudo de bom.

Unknown disse...

Amei 🌷🙏🌺🌻👏👏

Unknown disse...

Hoje salvei um beija flor, diante de uma conversa com minha cliente, na casa dela, eis que vejo este delicado e lindo tentando sair em um as janela.
Aproximei e peguei o em minha mão. Que benção, muito lindo!
Fui pra fora da casa e ele voou 🙏
Estou em dias de aflição e logo pensei em Deus. Sim, Deus me dando uma resposta. Estou aguardando p esta semana conclusão de parecer médico pra minha filha q tratou um câncer aos 20 anos, fazem 2 meses do tratamento.
Estamos em fase de acompanhamento.
Estou aflita, hoje este Beija flor veio como uma esperança de q boas notícias virão, se Deus quiser 🙏

Unknown disse...

Passei uns dias fora, quando volto tenho uma surpresa,um ninho na folhagem em minha varanda com dois lindos filhotes💚

Unknown disse...

Que leitura linda!!! Minha casa é rodeada deste lindo ser,beija flor.
E vez em quando dormem em meu quarto sobre o guarda roupa, todos os dias renovo as águas dos bebedouros, mas tenho também um lindo jardim onde eles passam o dia.
Que Deus nos abençoe sempre...

Lídice C. P. Santos disse...

Marcelo! Muito Lindo!! É um Balsamo para nossa Alma!!
Gratidão!!!

Unknown disse...

Parabens pela iniciativa encantadora e auto astral que estas imagens trazem!

Unknown disse...

parabens pelas imagens espetaculares!!!

Luciana Cardoso disse...

Um beija-flor me trouxe até aqui...apareceu 3 x hoje para mim...que presente este blog! Gratidão!!!!

Unknown disse...

A ESSÊNCIA DO BEIJA-FLOR


Cupido em qualquer direção,
palpita o beija-flor:
- Diferente da paixão, tristeza da alegria,
o que eu sinto por você,
borboleta,
não é doença porque não tem cura.
Minha flor,
eterno e infinito,
talvez há milênios,
o que eu sinto por você
é Amor.



Bernardo Linhares

Leonardo Carneiro da Cunha disse...

Estou com um ninho de beija-flor a poucos metros da porta de casa. Coisa mais linda de se ver...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...