quinta-feira, 12 de novembro de 2015

O SIMBOLISMO DO BEIJA-FLOR


Os beija-flores, também conhecidos colibris, representam a vibração mais alta e suave da Natureza. São as únicas aves que voam em qualquer direção, para cima, para baixo, para trás e para os lados. Devido à rapidez com que batem as asas, parecem aos nossos olhos estarem completamente imóveis no ar, como se estivesse observando e preparando seu próximo passo.


O beija-flor nos estimula a encontrar a doçura e a alegria de cada situação. O pequeno pássaro bate as asas com bastante determinação, com um batimento cardíaco bastante acelerado. Por isso é considerado também um símbolo de alegria e energia. 


Para os Ameríndios, o beija-flor simboliza a beleza, a harmonia, a verdade e a força.


Os índios hopis, do Arizona, consideram o beija-flor um herói que salva a humanidade da fome, pois acreditam na sua relação com o deus da germinação e do crescimento.


Os índios tukanos da Colômbia veem nos colibris a representação da virilidade pelo fato de esses pássaros "copularem" com as flores. Basta observar seu comportamento na natureza para constatar que estão relacionados à reprodução.


Os astecas acreditavam que as almas dos guerreiros que morriam retornavam à terra com a forma de beija-flor ou de borboleta. 


Para o Xamanismo o beija-flor representa o amor puro, a cura, a sorte, o renascimento, a suavidade, a alegria, o entusiasmo, a graça e a delicadeza. Este aliado de Poder nos dá claridade para enfrentar os obstáculos da vida com serenidade e autoaceitação. 


O xamã que tem no Beija-flor seu Animal de Poder é uma pessoa que busca sem cessar o contato com sua energia interior, com a sua magia. Busca a contemplação e a unicidade com o meio-ambiente. O xamã Beija-flor é um mensageiro do Grande Espírito, que veio para trazer a mensagem de cura para a humanidade, para curar suas doenças emocionais. 


Geralmente são pessoas agradáveis, alegres e que vivem rodeadas de amigos. Elas conseguem contagiar o ambiente com sua alegria e encontram sempre uma forma, uma maneira de fazer quem estiver ao seu redor se sentir renovado e feliz , pelo simples fato de estar vivo. Usando a astúcia, a inteligência, a graça, para além da força física, estão sempre procurando uma maneira para embarcar numa nova aventura e jornada.


O beija-flor nos ensina a suavidade do viver. A apreciar as maravilhas e magias de nossa existência diária. Viver contemplando tudo que há, todas as pessoas, toda a humanidade. A buscar nosso estado de graça universal. 


A proteção espiritual também é um aliado muito forte deste Animal de Poder, já que ele atua como arquétipo do AMOR. As energias e fluidos que ele capta sempre são energias de altíssima frequência vibratória. Portanto, ao meditarmos no Beija-flor unimo-nos à egrégora do Amor Incondicional, que sustenta todo este Universo – manifesto e imanifesto. 


Um dos maiores presentes que podemos obter ao seguir os ensinamentos desse Animal é o de entender os enigmas e os mistérios que envolvem as dualidades e contradições. 


Caso a tristeza se faça presente, procure preencher o seu coração com a alegria do beija-flor. Não deixe seu lado sombra tomar conta de você. Ao sentir que seu coração se tornou duro, magoado e sem vontade para nada, procure andar pelos campos, pela mata, entre as flores e sinta os perfumes e odores que tanto atraem o beija-flor e lhe proporcionam tanta alegria.

colibri by blue shamrock


Se o beija-flor tem voado nas suas visões, prepare-se para rir musicalmente e receber presentes do Criador.


As belas ilustrações foram selecionadas do DEVIANTART, estão devidamente creditadas e lincadas com os álbuns de seus respectivos autores.
Sejamos felizes!!!

15 comentários:

Maria Izabel Viégas disse...

Marcelo querido,

Uma jóia este post.
Encantador.
Li, cada palavra, cada ensinamento,
sorvendo esse néctar
que você tem o poder
de produzir e distribuir!
Dito isto, pergunto:
Seu animal de poder é o colibri?
Pois a descrição é de alguém como vc, amigo!
Beijos no seu coração de colibri!

Roselia Bezerra disse...

Olá, Marcelo
Já até poetei sobre o lindo beija flor... ele me encanta...
Lindo seu post e copiei o link pra voltar e saborear mais...
Abraço fraterno

A Casa Madeira disse...

Que lindo!
Belo post;
Prazer em conhecer o blog
janicce.

Rosangela Vali disse...

Nossa Marcelo, que linda sua mensagem em tão belas imagens e significados. Nesta semana trabalhando com meus estudantes sobre a vida no campo, após uma visita de estudo passeio, nos deparamos com a curiosidade dos tamanhos dos ovos, fontes de vida, e o menor ovo é do beija-flor. Ao falarmos dele, de cada fato lembrado, nos enchemos de mais alegria e encantamento.
Doce, leve e bela criação na NATUREZA!
Sintonizemos beija-flor!
Mais vida e amor!
Tudo de bom e até mais!

Unknown disse...

Hoje vi um

Ana laura martins disse...

Hoje um pousou no meu ombro esquerdo...Achei estranho.Mas foi muito legal.Amei este post.

Elisabeth scarpini dias disse...

Adorei as informações beija-flor é amor.

Jaciara Santos disse...

Achei muito lindo e interessante essa matéria sobre os beijas flores, outro dia estava em meu quintal de cima eu pude ver um beija flor próximo a um arbustos de plantas que desconheço o seu nome, mais o beija flor ficou horas e mais horas em volta desta planta, ele tocava voava em volta e isso durou quase uma manhã inteira, eu admiro esse pássaro extraordinário obra prima de um Deus maravilhoso! só Ele Deus poderia ter criado um serzinho tão lindo! Depois de nós seres humanos.muito lindo os beijas flores!

Renny Marins disse...

Amo beija flor, sempre presente em minha vida, tenho 2 momentos que pude ter a oportunidade de tê-los em minhas mãos, foi simplesmente maravilhoso, uma alegria imensa.

Izabel Brandao disse...

Muito importante tudo isso eu não conhecia nada a respeito do beija flor e não entendia o mistério de sempre que eu estava com algum problema que me deixava entrestecida e quando eu ia sair de casa em meios as tribulações sempre separava com um lindo Beija flor e quando chegava ao meu destino separava com outro igualzinho e logo eu voltava ao meu melhor

Iara Rodrigues da Cunha disse...

Adorei sua postagem!! O beija-flor me encanta e eu tenho uma ligação muito forte com a energia desse pequeno ser de luz. Texto rico e ilustrações belíssimas....sem contar... o som delicioso das águas. Compartilhei !! Abração pra você. Gratidão!

Márcia Barros. disse...

Lindo post querido!
Disse tudo o que eu precisava saber neste momento...Obrigada por sua dedicação em colher as informações para todos nos buscadores.
Namastê!

Unknown disse...

Eu tenho um aqui no meu quintal...fez ninho dentro da casinha da minha cachorrinha ...uma benção na minha vida ...quando cheguei perto vi que tinha um filhinho no ninho...me emocionei ..foi demais

Mariluizi Moreno disse...

Gratidao

Aricle disse...

Parabéns pelo texto.
Obrigada por compartilhar sua sabedoria!!!
Paz e Bem...
Ariclê

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...