sábado, 9 de maio de 2015

O SIMBOLISMO DA ONÇA PINTADA


A onça pintada (também conhecida como jaguar) é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo.  Originalmente, vivam desde o sul dos EUA até o Uruguai e Pampas argentinos. É predadora de 85 espécies animais diferentes e está no topo da cadeia alimentar. Possui mandíbulas fortes e são os únicos felinos que matam suas presas perfurando o crânio com os caninos, podendo até rachar cascos de tartaruga. 


A onça pintada é um dos animais símbolos do Pantanal. A habilidade em nadar está relacionada com a proximidade da água. Por isso as onças que habitam o Pantanal e áreas de várzea são mais habilidosas que aquelas que habitam as florestas fechadas.


É um animal solitário e territorial. Necessita ocupar um espaço que varia de acordo com a disponibilidade de alimento e com cada ecossistema. É astuciosa, observa os movimentos da presa antes de atacá-la. Possui a capacidade de aprender e conviver com si mesma e a não depender dos outros para atingir seus objetivos. 


Os mitos sobre a onça estão muito associados ao medo do animal. As míticas e histórias de onças contribuem para a criação de "heróis populares”. Têm suas origens na relação do homem com a natureza e representam uma força tão viva e atuante como as próprias onças que ainda vivem em seus habitats.


A onça faz parte da mitologia de diversas culturas indígenas americanas, incluindo a dos maias, astecas e guaranis. Na mitologia maia, apesar de ter sido cotada como um animal sagrado, era caçada em cerimônias de iniciação dos homens como guerreiros.

Mandala da Onça by Marcelo Dalla

Kianumaka-Maná é a Deusa Onça. Ela é uma guerreira de espírito livre que carrega consigo a força das onças pintadas. Também abençoa as batalhas dos índios. O arquétipo desta deusa brasileira traz o poder e a força para enfrentar os medos.


Para o Xamanismo, a onça representa a medicina da proteção de espaço. É um animal que pode ao mesmo tempo nos assustar e evocar imenso respeito. É inteligente, ágil, esperta  ajuda energeticamente os xamãs nas curas. Para muitos xamãs, suas presas são utilizadas como poderosos amuletos.


A onça promove a interação entre a mente e a alma, funciona como mensageira. É também a medicina da coragem, da liberação de instintos, da sensualidade e do poder. Simboliza a conquista do espaço, a cautela, o saber agir, a habilidade e a agilidade.

Pode ser evocada para marcar território (conquistar e proteger o espaço), eliminar medos, para facilidade de julgar à distância. Para insights, conhecimento interior, desenvolver clarividência, clariaudiência (ouvir mensagens de outras dimensões), saber escutar, sensitividade. 


É comum ocorrerem entre as onças, alguns indivíduos melânicos, com a pelagem escura. São popularmente chamados de onça preta ou pantera negra. A pantera negra é ligada à Lua, símbolo feminino de poder, sensualidade, sexualidade e sedução. Ajuda a compreender as sombras, a paixão e os mistérios. Elimina medos, controla os instintos e os impulsos.


A onça representa poderosas energias sexuais. Sua força ajuda a resolver traumas e bloqueios sexuais, traz força, proteção, disciplina e renascimento.


As belas ilustrações foram selecionadas do Deviantart (exceto a Mandala da Onça) e estão com os créditos devidamente lincados às páginas de seus respectivos autores.

8 comentários:

Cidalia Terra disse...

❤💝😍

cristina medina damiani disse...

Gratidão por dividir suas experiências e visão tão esclarecedora de tudo! Que a Luz te acompanhe e oriente sempre!

ana paula correa lopes disse...

Grata

Anisia Astro disse...

Maravilhosas as ilustrações , o Texto e a Musica !!
parabénsss
Adorei !!
muito Obrigada !!

Onda Encantada disse...

Curioso, ainda ontem fiz uma meditação de animais de poder e apareceu-me o jaguar (onça pintada).... interessante! Grata pela sincronicidade :) Beijos no coração

Daniela da Silva Padilha disse...

Eu sonho com onça a muitos anos,seguidamente ela aparece em meus sonhos.Eu ultimamente ando com problemas de difícil resolução e pedi ajuda a Deus,pra ter mais coragem, paciência e fugir dos medos...acabei sonhando com a onça hoje.

Ângela Ochoa disse...

Comecei a ver vídeos sobre o xamanismo por mera curiosidade, já que procuro ler e entender um pouco de cada religião. Fiz a meditação guiada e em poucos instantes, visualizei uma onça pintada, ela fazia círculos à minha volta e olhava fixamente para os meus olhos. Senti uma paz imensa e uma gratidão que nunca havia sentido. Não sei como interpretar, mas confesso que me emocionei. Gratidão

Juliana Esquerdo disse...

Agradecida por compartilhar a sabedoria irmão! Salve as onças, o espírito da floresta e dos ancestrais, salve os pajés, salve o povo da mata! Haux haux haux!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...