quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O SIMBOLISMO DO URSO


O urso é um dos animais com o mais antigo simbolismo dentro do continente europeu. O homem primitivo admirava a capacidade do urso de “ressuscitar” após o inverno, além, é claro, de sua força e ferocidade. Foi um dos primeiros animais a ser divinizado e possui os mais primitivos aspectos de culto entre os Indo-Europeus. 


O urso é um emblema nacional da Rússia e foi o símbolo da Pérsia. Várias cidades ao redor do mundo adotaram o urso como um símbolo, nomeadamente a capital suíça Berna, onde a raiz germânica “ber” significa "urso". O urso é também o nome-símbolo de Berlim. São um símbolo comum da heráldica. A raiz do nome continuaria no lendário rei Arthur (art – uiros, “o homem urso”). 


Para os Celtas é símbolo do guerreiro. Não apenas por sua ferocidade como rei-guerreiro, a lenda arthuriana incorpora esse aspecto ao fazer de seu rei o herói que vai descansar no Outro Mundo para um dia retornar, quando seu povo dele precisar, como um urso parte para a hibernação e um dia retorna à vida quando a primavera chega. 


O urso é uma criatura de contrastes: possui uma força enorme e ainda assim adora frutas e mel. Na Psicologia Junguiana o urso representa o perigo causado pelos conteúdos incontroláveis do inconsciente e por causa disto é frequentemente associado como um atributo do homem cruel e rude. A energia do urso é a energia que procura a sua verdade mais profunda, e com a descoberta desta verdade somos agraciados com o mel da vida - a doçura que vem com o saber de quem realmente somos.


A Ursa Maior é uma constelação visível ao longo do ano no hemisfério norte, está associada à lenda grega de Calisto. Zeus se apaixonou por uma mortal caçadora chamada Calisto. Hera, esposa de Zeus, transformou-a por ciúmes num grande urso. Sem perceber que era sua mãe, Arcas (o filho de Calisto) estava prestes a matar sua mãe. Zeus, para evitar a tragédia iminente, transformou Arcas num pequeno urso e atirou-os para o céu onde seriam seguros e imortais. Mais detalhes aqui.


Se no sonho o urso aparece junto da pessoa à qual você está intimamente ligado(a), pede que compartilhe seus desejos, interesses e preocupações com essa pessoa. Ser perseguido ou atacado por um urso denota agressão, grandes obstáculos e competição. Você pode se encontrar em uma situação ameaçadora.


Significados no Xamanismo: introspecção, solidão, intuição, cura física, consciência, morte e renascimento, viagem astral, o mundo dos sonhos.


O urso entra numa caverna e hiberna, digerindo as experiências que vivenciou. Ele se reconecta com a Mãe Terra, numa introspecção intensa, para depois ressurgir na primavera da alma, num renascimento, quando tudo está brotando novamente. Nesse período nada do que está lá fora importa, apenas o refazimento, o ato de pensar sobre as atitudes tomadas, acreditando que as respostas estão dentro de nós mesmos. 


O simbolismo da caverna do Urso reflete voltar ao ventre da Mãe Terra. Isto sugere também um forte aspecto feminino, de nutrição e proteção. Os filhotes de urso, nascido no início da primavera, podem passar até sete anos com sua mãe antes de atingir a fase adulta. Pessoas com a medicina do Urso são considerados por muitos como autossuficientes e preferem ficar em suas próprias pernas do que confiar nos outros. São muitas vezes consideradas sonhadoras.

O URSO BRANCO significa abertura e chegada de felicidade no corpo e na alma. Tem visão profunda, enxerga a grandes distâncias no gelo.


O URSO PANDA ensina a ficar mais atento aos perigos, a não se influenciar por aqueles que dizem ser nossos grandes amigos, pois sempre há uma intenção e o tempo mostrará isso. Ensina a cuidar bem dos segredos.


O URSO PARDO é o rastreador dos remédios e raízes da floresta. Ele ajuda o xamã a encontrar o remédio certo para a cura.

O urso armazena os ensinamentos dos sonhos até que o sonhador acorda para eles. É na Morada dos Sonhos que nossos ancestrais se reúnem em conselho, para nos mostrar os caminhos alternativos que levam aos nossos objetivos. Se você gosta de ursos, talvez você deva olhar em alguns livros sobre interpretação de sonhos, especialmente se você sonha muito. Se você precisa de muito sono, pode estar trabalhando com a força do urso. Esta energia feminina receptiva, durante séculos trouxe profecias a visionários, místicos e xamãs.


Quem tem o urso como animal de poder não costuma tomar decisões repentinas. É aquele que diz: “Eu tenho que pensar sobre isso. Vou estar em contato mais tarde.” As opiniões são bem pensadas e aprofundadas com base nos fatos apresentados. É um guerreiro feroz, especialmente quando protege as suas crias. Parecem ser desajeitados e lentos, mas podem ter velocidade da luz quando ameaçados. 



A força do urso nos ajuda a mergulhar dentro de nós mesmos, a fazer viagens interiores e a nos conectarmos com lugares onde a intuição e o "saber sem pensar" são as regras. Entrando no silêncio nos damos a oportunidade de retornar ao mundo mais fortes e mais sábios.


As belas ilustrações foram selecionadas do Deviantart e estão devidamente linkadas às páginas de seus respectivos autores.

23 comentários:

Astrid Annabelle disse...

Viajei neste seu post Marcelo!
Lindo e muito interessante!
Beijo grande
Astrid Annabelle

MARCELO DALLA disse...

Valeu, amiga!!!!!
Creio que quem pode gostar tb é nosso amigo, Antonio Rosa! ;)
outro bjo grande!

António Rosa disse...

Simplesmente fantástico. Além de que é o meu animal de poder. Obrigado. Já partilhado.

Cláudia X disse...

Adoro ursos!!! Isso quer dizer alguma coisa?

AugustoCrowley disse...

Este animal está sempre nos jogos da minha mãe, ontem inclusive ao abrir uma mesa ele caiu na casa1.

Jennifer Sales disse...

Muito bom seu post. Me ajudou muito.

Rachel disse...

Boa noite! Li o seu post e adorei. Pedi um conselho e apareceu o urso e um Panda. Os sonhos são e foram sempre muito importantes para mim... Está na hora de ser independente na sua interpretação. Para poder assimilar sem os ter de partilhar. São um aspecto muito delicado e profundo de nós. Tem algum livro de sonhos que me possa recomendar? Muit ograta. Parabéns pelo post

Ana Luísa Benas Jófili disse...

Boa noite! Fantástico seu texto. Meu animal de poder é o urso polar e me comporto bastante como ele... rs agradecida mesmo, elucidativo! Trouxe à mente consciente as informações que sempre moraram no meu ser e eu só conhecia a nível inconsciente. Agradeço do fundo do coração!

krabpau disse...

Perfeito!
Tenho uma namorada que vai adorar ver isso, ela também tem o urso como animal de poder! *-*

Rogerio Nascimento disse...

Maravilhoso esse blog, adorei ☺ Parabéns

Estelle Di Loto disse...

Muito obrigada por esse aprendizado.
Adorei.
Inclusive, se me permite, gostaria de contar um sonho que tive a uns meses atrás.
Estava sentada em um banco no quintal de uma casa bonita e de repente vinha um urso em minha direção. Ele saia de uma floresta densa que ficava atras da casa. Ele passava por mim e ia para a frente da casa onde havia outras pessoas. Só que ele ia pra ataca-las. Eu via isso e ia em defesa das pessoas. Pegava um tipo de corda e começava a bater no chão para espanta-lo e mandava ele sair. Ele simplesmente olhava para mim e ia embora. Voltava para a floresta. Eu voltava para o banco e dessa vez vinha uma águia em minha direção. Ela voava para mim e pousava em um pedaço de madeira. Fixou o olhar em mim e em seguida levantou voo... Eu me abaixa pra ela passar.. Foi um sonho muito real. Lembro dos detalhes...
Abraços.

Renata Vilela Nunes disse...

Adorei o saber sobre o urso... fiz um teste sobre com qual animal me acemelhava, saiu com o urso, por isso me agussou a curiosidade. Fiquei bem feliz depois do seu texto.

Dulcemary Uchôa disse...

Adorei seu texto. Muito esclarecedor. Fiz uma meditação para saber meu animal e surgiu o Urso. Obrigada.

Ana Cristina disse...

Tive um sonho semelhante hj... o urso saia da mata é estracalhava pessoas q tinham invadido a mata.

Thaise Matos disse...

Maravilhoso texto

Sara juliana disse...

Muito interessante. ..muita coisa que eu desconhecia. ..formidável. ..parabéns. ☺

Sara juliana disse...

Muito bom mesmo.

meu msn é torugo01@gmail.com me add disse...

Hoje após mt tempo encontrei um tempo pra ver si encontrava realmente algum animal de poder, quando enfim me abri pra poder enxergar algo encontrei um pequeno urso polar perdido no meio do gelo, algo me encontro hj, agradeço pelo conhecimento adquirido aqui hj grato.

Magno disse...

O falecido tio da minha mãe, quando eu era pequeno, me deu um pequeno brasão onde estava desenhado um urso tentando pegar uma maçã. Disse ele que o líder da nossa tribo, clã, não sei bem, estava olhando de longe essa cena e gostou tanto que disse que aquele seria o nosso símbolo. Gostaria de saber mais para, talvez, com esses símbolos fazer uma tatuagem. Sei que é besteira, mas é algo que me liga aos meus antepassados. Obrigado.

Fábio Adam disse...

Oi Marcelo. Gratidão pelo ótimo texto. Acabei de ficar sabendo que o Urso é meu animal de poder. Estou muito feliz 😊.

Paula Menezes disse...

Muito esclarecedor seu post. Gratidão imensa!

Nádia santos disse...

Adorei o texto ,eu tive um sonho onde eu avistava dois ursos gigantes um marrom e um branco e um deles estava ferido e o outro o carregava no colo ,eles passavam por mim e não faziam nada apenas seguiam para trás de uma montanha era um lugar muito lindo e eu ficava impressionada com aquela visão .
Estou tentando traduzir este sonho!

Maximus disse...

Obrigado...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...