quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

O SIMBOLISMO DO LOBO


O lado negativo do lobo assombrou muitas culturas da antiguidade. O famoso conto europeu de Chapeuzinho Vermelho nos deixa o legado de temer o "lobo mau", nos fazendo crer desde crianças que não há outro lobo senão o mau.


Hades, o senhor dos infernos, se utiliza de uma capa de pele de lobo. O deus da morte dos etruscos é representado com orelhas de lobo. Enquanto os bruxos e bruxas se transformavam em lobos para irem aos sabás, na Espanha o lobo era conhecido como montaria dos feiticeiros.


Para os muçulmanos, ele é um dos obstáculos em seu caminho até Meca, podendo assumir a forma monstruosa da besta do apocalipse. O lobo nas lendas e credos populares do ocidente é uma praga maligna que destrói rebanhos. Não podemos deixar de citar também a maldição de homens que se transformam em lobos na Lua cheia – os lobisomens.


Na mitologia egípcia, Anúbis é chamado de Impu, "aquele que tem a forma de um cão selvagem". É também uma das formas dadas a Zeus (Licaios), a quem se imolavam em sacrifício seres humanos, nos tempos em que reinava a magia agrícola, para pôr fim às secas, aos flagelos naturais de toda espé­cie: Zeus vertia então a chuva, fertilizava os campos, dirigia os ventos.

wolf by m_a_t_h_e_s

Os lobos foram pintados com um pincel negro nos contos de fada e até hoje assustam meninas indefesas. Mas o simbolismo do Lobo é vasto e não representa apenas seu lado negativo. Nem sempre eles foram vistos como criaturas terríveis e violentas. Para muitas culturas, representa nossa ligação com a natureza e a magia. Representa também a linha entre o conhecido e o desconhecido, a vida e a morte, o plano físico e o plano espiritual.


O lobo possui a ferocidade quando protege. Por isso é tão temido... Pode realmente ser uma fera assassina se o que ele guarda for ameaçado. No Japão ele é invocado para guardar locais. O simbolismo da proteção também surge na loba de Rômulo e Remo, que também remete à fecundidade. Na Sibéria, Turquia e Anatólia, a loba é invocada para dar fecundidade às mulheres. Na Grécia antiga e em Roma, o animal era o consorte de Ártemis, a caçadora, e carinhosamente amamentava os heróis. 


Ao mesmo tempo ,ele representa o sentido de união. Os lobos caçam em grupos e, como os cães, gostam de brincar. São fiéis, possuem um parceiro para a vida toda. Uivam para marcar território, lamentar uma perda, pedir ajuda ou só por diversão. Sabedorias antigas nos contam que foi o lobo que nos ensinou como criar a comunidade sobre a Terra, pois os lobos têm um conhecimento intuitivo da ordem no meio do caos e eles possuem a habilidade para sobreviver à mudança, intactos.


Para os nativos americanos, o lobo é um símbolo espiritual poderoso. Eles são considerados como professores "descobridores de trilhas". A estrela do lobo era vermelha, uma cor estimada, associada com o lobo por todas as tribos. Também conhecida como Sírius, ela é a estrela mais brilhante no céu do norte. A via láctea era o caminho do lobo - a rota para o paraíso. “Eu sou o lobo solitário, eu vago em diversos países”, diz um canto de guerra dos índios das pradarias norte-americanas.


Os índios respeitam a bravura do lobo como caçador, sua determinação e a maneira como ele se move silenciosamente pela paisagem. Eles ficam emocionados com seu uivo, que consideram como uma conversa com o mundo espiritual. Aliás, o lobo aparece em muitas lendas como um mensageiro, um viajante de longa distância e um guia para qualquer um que esteja buscando o mundo espiritual. Ele traz o presságio de novas ideias.

The Wolf by Kinpouju

O lobo é o grande professor. É o sábio, que após muitos invernos no caminho sagrado, buscando os caminhos da sabedoria, retorna para compartilhar seu conhecimento com a tribo.  Para a China, também a estrela Sírius é o lobo celeste, guardião do palácio celeste (Ursa Maior). Esse caráter polar se explica pelo fato de que se atribui o lobo ao Norte. 

Wolf by fishtankbabe

O lobo é também o símbolo do herói guerreiro, ancestral mítico. Gengis Khan, o criador das dinastias chinesa e mongol é o lobo azul celeste. Sua força e seu ardor no combate fazem dele uma alegoria que os povos turcos perpetuam até na história contemporânea, pois Mustapha Kemal, que se nomeara a si próprio Ataturk, isto é, Pai dos Turcos, recebera de seus partidários o sobrenome de lobo cinzento. 


A analista junguiana Clarissa Pinkola Estés constrói um paralelo entre os lobos e as mulheres da sociedade moderna. Ao investigar o esmagamento da natureza instintiva feminina, Clarissa descobriu a chave da sensação de impotência da mulher moderna. Seu livro, MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS, ficou durante um ano na lista de mais vendidos nos Estados Unidos.


Abordando 19 mitos, lendas e contos de fada, como a história do patinho feio e do Barba-Azul, Estés mostra como a natureza instintiva da mulher foi sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo que punia todas aquelas que se rebelavam. Segundo a analista, a exemplo das florestas virgens e dos animais silvestres, os instintos foram devastados e os ciclos naturais femininos transformados à força em ritmos artificiais para agradar aos outros.


Mas sua energia vital, segundo ela, pode ser restaurada por escavações "psíquico-arqueológicas" nas ruínas do mundo subterrâneo. Até o ponto em que, emergindo das grossas camadas de condicionamento cultural, apareça a corajosa loba que vive em cada mulher.

(As belas ilustrações foram selecionadas do DEVIANTART e estão com os créditos de seus autores.)

25 comentários:

Giselda disse...

Maravilhoso o texto !!! amei!!! ;)

Astrid Annabelle disse...

Excelente Marcelo...adorei.
Beijos
Astrid Annabelle

* Edméia * disse...


*Marcelo, algo me diz que o LOBO

é o meu animal de poder no Xamanismo

porque sou VERDADEIRAMENTE

APAIXONADA por elesssssss !!!

P.S. - Duas coisas chamam a minha

atenção de imediato : a foto de

um LOBO e a de um PIANO !!! É

IMPRESSIONANTEEEE !!! :))

Ohana disse...

-

"Mulheres que correm com os lobos" da Clarissa é um daqueles livros que vale a pena ler mais de uma vez...

SavantOfGaia disse...

Muitíssimo agradecido por esse post, amo a simbologia dos lobos...
Era mais instintivamente, agora mais esclarecido.
Namastê _/\_

* Edméia * disse...


*Reli.

*Não me canso de admirar silenciosa

e demoradamente a BELEZA que o LOBO

traz em todo o corpo dele !!! \o/

*Maravilha !!! \o/ \o/ \o/

Autora disse...

Quando olho as imagens dos lobos, seus olhos são tão profundos que sinto - me na alma o próprio lobo *-*

Autora disse...

Muito lindo este texto :-)

Fatima Oliveira disse...

lindo Marcelo;)

Unknown disse...

Maravilhoso, amei o comentário, muito esclarecedor.

Unknown disse...

Amei, muito bom e esclarecedor.

Unknown disse...

Amei ❤

Enoiá Pereira de Souza disse...

Amei.. A explicação aleatoriamente ficou excelente. E sou apaixonada por lobos. Nota 10!!!

Unknown disse...

Amo eses Ser tanto que uso tattoos,por tambem me identicar muito com eles...

Unknown disse...

Seres lindos e unicos, sao amaveis intelegentes, curiosos,espertos, em cada parte d mim a um pouco deles,agora passo usar tattoos como simbolo de gerreiro... Pk no fim sao o sao gerreiros...

Unknown disse...

Muito lindo as definições iremos adota-los com simbolo de nosso motoclub,terá grande significado,parabens

Rose Romero disse...

Marcelo querido,
Adorei sua compilação mostrando o lobo por inteiro e ainda trazendo detalhes desconhecidos de muitos. Muito bom mesmo. Obrigado por material tão enxuto, objetivo é didático. Vou indicar como parte da bibliografia da Oficina de Contos Femininos, ok?! Bjkssss

Gabriela Solera Vieira disse...

Muito interessante! Ótimo texto.

Unknown disse...

Mto interessante

Unknown disse...

Apaixonada por toda a mítica envolvendo a o lobo. Parabéns

Mari Spak disse...

Se antes eu tinha dúvidas. Agora tenho certeza. Vou tatuar um monte de animas 😂😂😂😂 gente me identifiquei com a descrição.
Maravilhoso o texto 👏

Unknown disse...

Adorei !!
Estou querendo fazer uma tattoo de uma loba , e essa leitura me ajudou muito. Show !

Unknown disse...

Marcelo obrigada pelp extenso esclarecimento.
Vou ficar com p innterstício entre o conhecido e desconhecido.O saber e o não saber.
Quando aparecer : alerta.
Abraços
Regina ou Célia

Unknown disse...

Depois de um teste ,descobri que meu arquétipo é o lobo.Não entendi nada a não ser pensar em bicho bravo.Agora me sinto vangloriada ao saber a simbologia desse fantástico animal.Agradeço à minha amiga que me aplicou um teste.
#lobo e lobo para sempre.
#amo animais.
#somos da terra.

Unknown disse...

amei o texto muito obrigado por quem escreveu isso🐺🐺🐺🐺🐺🐺🐺

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...