terça-feira, 14 de julho de 2020

O MITO DE PÉGASO - Texto e ilustrações

Pegasus by GoldenPhoenix

O cavalo comum representa tradicionalmente a impetuosidade dos desejos. O cavalo alado, ao contrário, é símbolo da sublimação e da imaginação criadora, qualidades espirituais e sublimes.

Andalusian Pegasus by Quicksilverfury 

Pégaso, o famoso cavalo alado da mitologia grega, nasceu do sangue da Medusa, após ser esta decapitada por Perseu. Atena domesticou o cavalo alado e ofereceu-o ao herói grego Belerofonte, para que combatesse a Quimera.

bellerophon and pegasus by dewmanna

Transformado em constelação, o cavalo passou desde então ao serviço de Zeus. Vivia no Monte Parnaso, e outros lugares frequentados pelas Musas, onde costumava pastar. 

Pegasus by YuliaPW 

pegasus by the strawberry tree

Pegasus é considerado por muitos, o Rei do Céu. É ele quem traz os trovões e raios de Zeus. Está ligado às tempestades, à velocidade e à água. 

Pegasus by Varges

Com um de seus coices, fez nascer a fonte de Hipocrene, que se acreditava ser a fonte de inspiração dos poetas. Na literatura clássica há numerosas alusões às fontes de inspiração.

black_pegasus by Skye-Fyre

Encontram-se unidos nessa interpretação os dois sentidos, da fonte e das asas: a criatividade do espírito, dos poetas e da imaginação.

Pegasus by lhuneart

Pegasus by Ruth Tay 

Um cavalo idêntico existia nas lendas medievais – o hipogrifo, símbolo do poder inato e da capacidade para transformar o mal no bem.

hipogrifo by opaque-studios

Ethiopian Pegasus Color by verreaux

O poeta Heinrich Heine diz: “Meu Péga­so, não obedece senão a seu capricho, seja no galope, seja no trote, ou no vôo ao reino das fábulas. Não é uma égua virtuosa e útil da estrebaria burguesa, menos ainda um cavalo de batalha que sabe bater a poeira e relinchar pateticamente no combate dos partidos. Não! Os pés de meu corcel alado são ferrados com ouro, suas rédeas são colares de pérolas e eu as deixo flutuar alegremente.”

flying pegasus by whitespiritwolf

Pegasus by Igriel

Está representado no céu por uma das maiores constelações de toda a esfera celeste. Graças ao seu enorme quadrado, desenhado por quatro estrelas brilhantes, é muito fácil de reconhecer para quem está no hemisfério celestial norte. É vizinha de Andrômeda e se situa ao norte de Aquarius e Pisces.


Ilustrações selecionadas do www.deviantart.com.

4 comentários:

William Garibaldi disse...

Muito Lindo!
Grato por partilhar.

Will

Isabela Stalker disse...

Amei!

Unknown disse...

Muito bom. Gratidão por compartilhar.

ISABEL disse...

Grata pela partilha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...