domingo, 17 de dezembro de 2023

SEMANA DE 17/12/23 - LUA CRESCENTE E SOLSTÍCIO - SOL EM CAPRICÓRNIO


O ano tá terminando, mas a semana pode ser produtiva! 

Na verdade, nos primeiros dias da semana o Sol ainda desafia Netuno, indicando possível queda de energia e vitalidade. Mas ao longo da semana essa quadratura se desfaz.

Mercúrio, apesar de retrógrado, faz belas alianças: primeiro se alinha com Júpiter e a partir do dia 21 com Saturno: revisões,  reencontros, correções e realinhamentos podem trazer vantagens. Bom período pra aprimorar o que for possível, os projetos passam por uma fase de amadurecimento. Bom também pra ler, estudar, programar cursos e viagens.

Quem vai pedir cuidado é a Vênus, que vai confrontar Urano: rupturas e imprevistos nas relações entram em pauta. As finanças e o amor pedem atenção para imprudências. Cuidado inclusive com a loucura nos gastos. Não é bom exagerar nas cobranças, o que vale é dar mais espaço pra nós mesmos e pros outros, com mais flexibilidade.

No dia 22 acontece o Solstício de verão no hemisfério sul (inverno no hemisfério norte) com o ingresso do Sol em Capricórnio: ganhamos objetividade, boa fase pra fazer planos. Sol e Mercúrio em sintonia com Saturno podem nos ajudar a obter clareza, perceber falhas ou o que precisamos amadurecer pra seguirmos rumo à realização de nossos projetos. Saiba mais sobre as características de Capricórnio aqui

Desejo um lindo final de ano pra todos nós! Estão animados pro próximo ano? Agradeço por seguirmos juntos!

E se liga na novidades: já vamos pro terceiro módulo no curso de formação de Astrologia: vamos estudar as técnicas preditivas: trânsitos, revolução solar e progressões. Quer vir estudar com a gente? Estamos abrindo pra estudantes e astrólogos que desejam ampliar seus conhecimentos, aprimorar os atendimentos. O link tá aqui

E sigo também com a última semana de agenda aberta pra quem quiser marcar consulta astrológica e programar o próximo ano. Vem comigo! A agenda com as informações tá aqui. ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Gostou dessa arte? Quer ter seu mapa personalizado? Saiba mais aqui.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

O SIMBOLISMO DO LOBO


O lado negativo do lobo assombrou muitas culturas da antiguidade. O famoso conto europeu de Chapeuzinho Vermelho nos deixa o legado de temer o "lobo mau", nos fazendo crer desde crianças que não há outro lobo senão o mau.


Hades, o senhor dos infernos, se utiliza de uma capa de pele de lobo. O deus da morte dos etruscos é representado com orelhas de lobo. Enquanto os bruxos e bruxas se transformavam em lobos para irem aos sabás, na Espanha o lobo era conhecido como montaria dos feiticeiros.


Para os muçulmanos, ele é um dos obstáculos em seu caminho até Meca, podendo assumir a forma monstruosa da besta do apocalipse. O lobo nas lendas e credos populares do ocidente é uma praga maligna que destrói rebanhos. Não podemos deixar de citar também a maldição de homens que se transformam em lobos na Lua cheia – os lobisomens.


Na mitologia egípcia, Anúbis é chamado de Impu, "aquele que tem a forma de um cão selvagem". É também uma das formas dadas a Zeus (Licaios), a quem se imolavam em sacrifício seres humanos, nos tempos em que reinava a magia agrícola, para pôr fim às secas, aos flagelos naturais de toda espé­cie: Zeus vertia então a chuva, fertilizava os campos, dirigia os ventos.

wolf by m_a_t_h_e_s

Os lobos foram pintados com um pincel negro nos contos de fada e até hoje assustam meninas indefesas. Mas o simbolismo do Lobo é vasto e não representa apenas seu lado negativo. Nem sempre eles foram vistos como criaturas terríveis e violentas. Para muitas culturas, representa nossa ligação com a natureza e a magia. Representa também a linha entre o conhecido e o desconhecido, a vida e a morte, o plano físico e o plano espiritual.


O lobo possui a ferocidade quando protege. Por isso é tão temido... Pode realmente ser uma fera assassina se o que ele guarda for ameaçado. No Japão ele é invocado para guardar locais. O simbolismo da proteção também surge na loba de Rômulo e Remo, que também remete à fecundidade. Na Sibéria, Turquia e Anatólia, a loba é invocada para dar fecundidade às mulheres. Na Grécia antiga e em Roma, o animal era o consorte de Ártemis, a caçadora, e carinhosamente amamentava os heróis. 


Ao mesmo tempo ,ele representa o sentido de união. Os lobos caçam em grupos e, como os cães, gostam de brincar. São fiéis, possuem um parceiro para a vida toda. Uivam para marcar território, lamentar uma perda, pedir ajuda ou só por diversão. Sabedorias antigas nos contam que foi o lobo que nos ensinou como criar a comunidade sobre a Terra, pois os lobos têm um conhecimento intuitivo da ordem no meio do caos e eles possuem a habilidade para sobreviver à mudança, intactos.


Para os nativos americanos, o lobo é um símbolo espiritual poderoso. Eles são considerados como professores "descobridores de trilhas". A estrela do lobo era vermelha, uma cor estimada, associada com o lobo por todas as tribos. Também conhecida como Sírius, ela é a estrela mais brilhante no céu do norte. A via láctea era o caminho do lobo - a rota para o paraíso. “Eu sou o lobo solitário, eu vago em diversos países”, diz um canto de guerra dos índios das pradarias norte-americanas.


Os índios respeitam a bravura do lobo como caçador, sua determinação e a maneira como ele se move silenciosamente pela paisagem. Eles ficam emocionados com seu uivo, que consideram como uma conversa com o mundo espiritual. Aliás, o lobo aparece em muitas lendas como um mensageiro, um viajante de longa distância e um guia para qualquer um que esteja buscando o mundo espiritual. Ele traz o presságio de novas ideias.

The Wolf by Kinpouju

O lobo é o grande professor. É o sábio, que após muitos invernos no caminho sagrado, buscando os caminhos da sabedoria, retorna para compartilhar seu conhecimento com a tribo.  Para a China, também a estrela Sírius é o lobo celeste, guardião do palácio celeste (Ursa Maior). Esse caráter polar se explica pelo fato de que se atribui o lobo ao Norte. 

Wolf by fishtankbabe

O lobo é também o símbolo do herói guerreiro, ancestral mítico. Gengis Khan, o criador das dinastias chinesa e mongol é o lobo azul celeste. Sua força e seu ardor no combate fazem dele uma alegoria que os povos turcos perpetuam até na história contemporânea, pois Mustapha Kemal, que se nomeara a si próprio Ataturk, isto é, Pai dos Turcos, recebera de seus partidários o sobrenome de lobo cinzento. 


A analista junguiana Clarissa Pinkola Estés constrói um paralelo entre os lobos e as mulheres da sociedade moderna. Ao investigar o esmagamento da natureza instintiva feminina, Clarissa descobriu a chave da sensação de impotência da mulher moderna. Seu livro, MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS, ficou durante um ano na lista de mais vendidos nos Estados Unidos.


Abordando 19 mitos, lendas e contos de fada, como a história do patinho feio e do Barba-Azul, Estés mostra como a natureza instintiva da mulher foi sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo que punia todas aquelas que se rebelavam. Segundo a analista, a exemplo das florestas virgens e dos animais silvestres, os instintos foram devastados e os ciclos naturais femininos transformados à força em ritmos artificiais para agradar aos outros.


Mas sua energia vital, segundo ela, pode ser restaurada por escavações "psíquico-arqueológicas" nas ruínas do mundo subterrâneo. Até o ponto em que, emergindo das grossas camadas de condicionamento cultural, apareça a corajosa loba que vive em cada mulher.

(As belas ilustrações foram selecionadas do DEVIANTART e estão com os créditos de seus autores.)

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

DATAS DE MERCÚRIO RETRÓGRADO


Com a retrogradação de Mercúrio, cresce a tendência pra revisões gerais. Temos que nos acostumar, porque o planeta fica retrógrado em média 3 semanas, 3 vezes por ano. Há períodos em que nosso processo de pensamento é mais reflexivo. Este é o caso!

Um tempo de rever posturas rígidas, ideias obsoletas, reprogramar pensa-mentos negativos, rever e revisar projetos, concertar equipamentos, aprimo-rar negociações. Por isso não é recomendado assinar contratos durante esse período, porque há chances maiores de ter que repensar esse contrato depois. 

Além disso, tudo pode ficar mais evidente pra que seja corrigido. O trânsito fica mais truncado (Mercúrio rege tudo o que comunica) e o que estiver pra pifar, pifa. Vale checar as datas pra se programar melhor. 

Segue as próximas retrogradações do planeta:

13 de dezembro de 2023 a 02 de janeiro de 2024
01 de abril a 25 de abril de 2024
05 de agosto a 28 de agosto de 2024
25 de novembro a 15 de dezembro de 2024

Recomendações:
- Checar os fatos, averiguar se foi bem compreendido ao trocar informações importantes.
- Ouvir mais, cultivar o silêncio.
- Cultivar a integridade com a palavra.
- Checar o carros e os aparelhos de comunicação.
- Redobrar o cuidado com papéis e documentos, evitar assinatura de contra-tos e grandes compras.
- Sair com tempo de sobra para os compromissos.
- Ao viajar redobrar a atenção com documentos e bagagens.
- Checar compromissos, o que foi combinado anteriormente pode ter de ser recombinado.
- Rever, revisar, repensar, corrigir.
- É um bom período pra reformas.

A retrogradação de Mercúrio nos traz coisas boas também: podemos reaver objetos perdidos, reencontrar amigos, revisitar lugares do passado, retomar estudos, retomar antigas ideias, aprimorar o trabalho, elaborar melhor proje-tos, ideias e pensamentos. Tudo pra que possamos entender melhor o mundo.

                              Esse é o Mercúrio todo trabalhado e revisionado no Photoshop.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

LUA MINGUANTE - LUA NOVA EM SAGITÁRIO - MERCÚRIO RETRÓGRADO

Feche os olhos... e com toda boa vontade, humildade e simplicidade que já estão em você, faça o exercício de ser real pra você mesmo(a). Faça uma respiração bem profunda, respire a vá soltando o ar lentamente. Na medida em que você solta o ar, assuma a disposição de soltar e se desprender de tudo o que o limitava. 

Na verdade, nada te limita, é você que segura coisas, memórias que te limitam. Na medida em que você solta, elas deixam de te limitar. Às vezes você faz muita força pra segurar. Então... apenas entre nessa energia de soltar.

Solte tudo: a necessidade de ser aceito, de ser aprovado, de ser bem-quisto. Solte todo o orgulho, toda a vaidade, tudo o que é artificial. Solte a pessoa que você julga ser, as suas ideologias, pra ficar apenas com aquilo que é real: VOCÊ.

Imagine, veja com os olhos da mente, que do alto vem um fluxo de luz ao seu encontro. Essa luz penetra pelo topo da sua cabeça, como se fosse a restauração da sua ligação com essa dimensão mais profunda em você. Não importa a cor desse feixe de luz, ele te liga com o Mais Alto, e desce por dentro de você, iluminando o seu canal espinal, formando um eixo de luz.

Deixe que aconteça, você sente essa ligação com o mais profundo e essa verticalização da sua consciência e por um momento você se sente elevado, como se estivesse no ponto mais alto da sua existência. LIVRE.

Diga pra si mesmo, na terceira pessoa: 
(Seu nome), você se perdoa por toda a raiva e frustração, insatisfação que sentiu, por todas as vezes que você quis dizer não e não disse, e escolhe se sentir plenamente calmo e confiante pra se expressar em harmonia com a sua natureza a partir de agora. (Pode repetir mais vezes).

Sinta esse feixe de luz, essa conexão vertical e aos poucos vá voltando com a sensação mais leve que o autoperdão promove...



Essa semana chega com um ar de renovação. A última Lua Nova do ano acontece em Sagitário, na noite do dia 12/12 (às 20h32 – horário de Brasília): podemos plantar novas ideias e fazer novos planos. Sagitário é um signo expansivo, que inspira entusiasmo pra novos aprendizados e aventuras. 

Mercúrio já está estacionário, prestes a iniciar sua famosa retrogradação no dia 13. Mas faz belas alianças com Vênus e Júpiter! O clima é mais social, bom pras confraternizações do final de ano, pra (re)encontrar amigos, sair, circular, promover divulgações, alinhar interesses. 

Semana boa também pra retomar velho projetos, repensar posturas rígidas, revisar velhas filosofias e crenças, ressignificar ideias obsoletas, inclusive a crença de que Mercúrio retrógrado é algo negativo. Sim, é bom adiar assinatura de contratos até 2 de janeiro, quando ele retoma a rota direta, fazer tudo com mais tempo, porque uma série de revisões entram em pauta. Mas tudo isso pode se mostrar muito produtivo.

Vale sonhar e socializar à vontade, mas é bom ter cuidado e conter a ansiedade. Júpiter também segue retrógrado e confronta Vênus, pedindo cuidado com desperdícios, gula, excesso na busca de prazeres. Sejamos realistas pra que possamos aproveitar melhor essa energia expansiva, sem excessos.

Além disso, essa lunação já acontece em quadratura com Netuno e o Sol vai desafiar Netuno até o dia 18: melhor cuidar bem das nossas energias, da nossa vitalidade. É bom evitar lugares tóxicos, tomar cuidado com enganos e ilusões. Atenção pra postura da vítima, dos sacrifícios sem necessidade. 

Com parcimônia, um passo de cada vez, sem dar o passo maior que a perna. Não vamos dar passos mais largos do que nossas capacidades! 

Desejo uma linda semana pra todos nós!

Aqui as informações sobre consultas astrológicas - https://marcelodalla.youcanbook.me/

domingo, 3 de dezembro de 2023

SEMANA DE 3/12/23 - LUA MINGUANTE, MAIS PAIXÃO E INTENSIDADE


Olá, pessoal!
Começamos a semana com o ingresso de Vênus Escorpião no dia 04/12: o amor fica mais intenso, profundo e passional. Aliás, Vênus já vem de uma quadratura com Plutão, questões doentias nas relações ficam mais evidentes pra que sejam transformadas. Vale continuar a observar as carências, pra perceber se há manipulações, ciúme, desejo de controle e possessividade. O amor deve se transformar, se regenerar pra continuar existindo... e muita gente não gosta de sair da sua zona de conforto.

São dias para nos revigorarmos com determinação, para nos apaixonarmos por algo ou alguém. Nem que seja amor, dedicação e concentração no trabalho, tá valendo. Além disso, Vênus sai do aspecto tenso com Plutão e durante essa semana Vênus vai se alinhar com Saturno. Fica mais fácil alinhar os desejos com a realidade, firmar compromissos, organizar as finanças e fortalecer as parcerias (bem do jeito de que Vênus gosta). 

A Lua inicia a fase minguante no dia 5, marcando uma fase de fechamento, conclusões, análises e mais introspecção. Mais uma ajuda pra finalizarmos as pendências do final de ano, arrumar e organizar a vida. 

Quem retoma a rota direta essa semana é Netuno, afiando a intuição, nos ajudando a desfazer ilusões, a perceber melhor as coisas. 

Outro aspecto que pode nos ajudar nos intercâmbios é a harmonia entre Mercúrio e Júpiter, favorecendo aprendizados, pensamentos positivos, ajudando nas situações em que precisamos usar a inteligência (exames, comunicação e divulgações).

Já avisei na semana passada, aviso de novo: a dica é pegar o calendário e organizar as demandas antes do dia 12/12, quando Mercúrio ficará retrógrado. Bora planejar nossa agenda!

Continuo com a agenda aberta pra consultas astrológicas (em breve vou fechar). Ofereço um presente pros clientes: um ebook sobre os signos de minha autoria. As informações e a agenda estão aqui.

Nos dias 9 e 10 de dezembro farei uma OFICINA DE REVOLUÇÃO SOLAR, pra estudantes e astrólogos que desejam aprender praticar essa técnicas. O link com todas as informações tá aqui.

Boa semana pra nós!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...