domingo, 21 de maio de 2023

AS CARACTERÍSTICAS DE CADA SIGNO

Características do signo de Áries
Áries é um signo de Fogo, o primeiro signo do Zodíaco. É o número 1, o impulso inicial, o ponto de partida. Tem início com o solstício de primavera no hemisfério Norte: os primeiros sinais de atividade e produtividade da natureza. Os primeiros brotos, as primeiras folhas e flores que nascem nos galhos ressequidos após o inverno. Áries inicia poderosamente o novo ciclo anual como um eterno retorno.

Áries quer desbravar, conquistar, caminhar sozinho, ser o senhor da sua vontade, ter autonomia e assumir o comando de seu destino. O Sol se exalta em Áries e reforça suas qualidades, como a autoconfiança, a liderança, o poder e o espirito de liberdade.

O Sol em Áries favorece a audácia e a impulsividade. As pessoas deste signo têm necessidade de ir para além das suas possibilidades, buscar a sua emancipação a fim de poder realizar-se. O desejo de liberdade e de independência em relação à família é muito evidente. É difícil para um Áries admitir que outras pessoas venham meter o nariz nos seus assuntos.

Todavia, tem grande tenacidade, o que lhes permite muitas vezes levar a cabo projetos muito difíceis. É também sincero e inquieto. Outra dificuldade para o Áries é dar continuidade aos projetos e estudos, pois vencida a etapa inicial, têm tendência a perder o interesse.

Principais qualidades: Coragem, autoridade, dinamismo, sinceridade, vitalidade, espontaneidade, determinação, iniciativa, competição, energia.

Desafios possíveis: Superar covardia ou temeridade, autoritarismo, agitação, grosseria, cansaço, agressividade, impaciência, impulsividade, rivalidade ou raiva.

O seu equilíbrio está no signo oposto, Libra, com suas qualidades de ponderação e equilíbrio. O desafio é encontrar a harmonia, seja consigo mesmo ou em nas suas relações. Aprender a ceder quando necessário, ter em linha de conta a vontade dos outros, ser mais manso e não ferir os terceiros. Sendo mais ponderado, pode conseguir melhores resultados em seus projetos. Se o Áries consegue ir além de seu ego, transforma-se num herói, num guerreiro da Luz.

Características do signo de Touro
Touro é estabilidade, conforto e bem estar material. É o primeiro signo do elemento Terra, um dos mais antigos símbolos da força e do poder de fertilização da natureza. A paisagem de Touro irrompe com a beleza luxuriante do final da primavera, quando toda a natureza se ocupa da procriação.

Touro representa a vontade de firmar os desejos, de dar continuidade, persistir, realizar, concretizar. Inspira a necessidade de segurança, pois é o signo da preservação. É sensual, perseverante, doce e trabalhador. Considerado o signo da sensualidade, também representa o gosto pelo conforto e a capacidade de saber aproveitar a vida.

O Sol em Touro estimula apetites poderosos em todos os domínios em geral, mais particularmente no plano material. O aumento dos ganhos ou do capital é feito geralmente através do contato com uma clientela ou um público. Inspira grande vivacidade de espírito e um carácter simpático. A sabedoria de Touro está em utilizar seus dons e os recursos da terra para manifestar abundância.

Principais qualidades: praticidade, senso estético, gratidão, negócios, valorização pessoal, preservação, produtividade, busca do prazer, conforto, amor prazeroso.

Desafios possíveis: Superar ganância, lentidão, preguiça, ciúmes, passionalidade, rancor, gula, avidez, possessividade ou resistência às mudanças.

Touro não suporta mudanças, por isso, se conseguir uma vida estável, pode se acostumar e se acomodar. O cuidado deve ser, portanto, com a teimosia e o comodismo. É preciso cuidado também com o sentimento exagerado de posse, o ciúme, a avidez e o materialismo exacerbado. Deve aprender a superar o fantasma da perda para evitar danos em sua vida profissional e afetiva. O equilíbrio está no signo oposto, Escorpião, que traz lições de desapego, transformação e a compreensão de que um dia tudo acaba. Ciente disso, Touro pode preservar o que é seu sem se tonar escravo de seus temores.

Características do signo de Gêmeos
Quando o Sol ingressa no signo de Gêmeos, a natureza começa a mudar, a entrar em mutação. No hemisfério norte, a primavera dá passagem para o verão, que chega em Câncer. Por isso Gêmeos é um signo mutável.

Gêmeos é o primeiro signo do elemento Ar. Representa a comunicação, a capacidade de transitar no universo dos relacionamentos e da linguagem. Sua natureza é mais do que dual, é plural. Para o geminiano, viver é experimentar o dia e a noite, a luz e a sombra, a alegria e a dor.

Na paisagem de Gêmeos há sempre duas estradas, que não podem ser trilhadas ao mesmo tempo. Essa imagem retrata uma tensão interior, com muitas contradições. Há que se optar por uma estrada, mas ambas as estradas merecem ser exploradas. Essa escolha pode gerar um sentimento de perda, uma sensação de descontentamento, de incompletude. Os geminianos precisam fazer as pazes consigo mesmos, por meio da busca de um caminho inclusivo que sustente a sua diversidade. A divisão entre esses dois caminhos também pode representar uma contradição moral, em que ideais elevados conflituam com uma imoralidade impessoal.

O Sol em Gêmeos inspira uma grande atividade mental e uma percepção intelectual muito viva. O geminiano é esperto, versátil, bem humorado, possui habilidades manuais, gesticula, brinca com as palavras e faz graça de tudo. É curioso e tem a mente aberta, adora novidades. Gosta do contato com as pessoas ou com o público. Circula em todas as rodas. Gosta de conversar e muitas vezes fala pelos cotovelos.

O geminiano veio aprender a interagir, trocar, dialogar e negociar. A cultivar flexibilidade e malícia. A buscar respostas para os questionamentos da vida, a usar a comunicação como matéria-prima para saciar a sede de conhecimento.

Principais qualidades: Juventude, comunicação, versatilidade, dualidade, adaptabilidade, sociabilidade, fraternidade, facilidade nos relacionamentos, habilidade manual e mental.

Desafios possíveis: Superar superficialidade, falsidade, insensibilidade, duplicidade, mentiras, prolixidade, inconsequência, infidelidade, fraudes ou plágios.

O geminiano é jovial e facilmente se adapta ao ambiente imediato. Por isso, também são muito influenciáveis. O perigo é se tornar dispersivo demais, volúvel e hesitante demais, viver dividido, sem foco e sem objetivos. Sagitário é o signo oposto e lá está a solução: a flecha apontada para o alto, que mostra o caminho, a direção, a necessidade de cultivar ética e fixar os pensamentos para um alvo com metas mais elevadas.

Características do signo de Câncer
Câncer é o primeiro signo do elemento Água, regido pela Lua. Tem início com o solstício de verão no Hemisfério Norte e de inverno no Hemisfério Sul. Traz lições sobre a sensibilidade, a intimidade, as emoções, o cuidado, a proteção e o acolhimento. Evoca também o passado, a ancestralidade, a história e a memória emotiva. É representado pelo caranguejo, com sua capacidade de andar para frente e para trás. O Caranguejo é uma criatura que depende de dois elementos para sobreviver. Seu habitat é a junção entre o mar e a terra, portanto, capaz de fazer a ponte entre dois mundos díspares. Esse simbolismo se reflete em sua necessidade de segurança material e emocional.

O canceriano aprende a valorizar as recordações e a atualizá-las, aproveitando os ciclos que se repetem. Varia seu humor junto com a mutante Lua, seu astro regente: apresenta um temperamento emocional ora objetivo e ora subjetivo. É receptivo, a estabilidade e o equilíbrio vem das relações afetivas, do histórico e da vida familiar, da valorização dos sentimentos patrióticos e do local onde nasceu, dos condicionamentos do passado.

O Sol em Câncer inspira a criação e a fecundidade, o que concede boas probabilidades no plano material. As boas relações com aqueles que o rodeiam favorecem o aumento do patrimônio, sobretudo na segunda parte da vida. Possui forte instinto de proteção, grande intuição e capacidade imaginativa. É sensível e intuitivo. Porém tem um temperamento sonhador, com um toque de ingenuidade. O seu olhar é muitas vezes comparável ao de uma criança e a sua imaginação é muito fecunda.

Principais qualidades: Instinto maternal, patriotismo, sensibilidade, intuição, acolhimento, emoção, hereditariedade, proteção.

Desafios possíveis: Superar chantagens, medos, lamúrias, inconstância, aprisionamento ao passado, retenção compulsiva, superproteção, dependência e cobrança afetiva ou desequilíbrio emocional.

O perigo é ficar apegado demais ao passado, melindroso demais, com medo do mundo, fechado em sua concha. Deve estar atento para controlar a avareza, não se tornar escravo de seus temores ou dependente emocional de hábitos, lugares, coisas ou pessoas. O equilíbrio está no signo oposto, Capricórnio, que traz a razão, a confiança e a praticidade. Para que realize seus sonhos, deve aprender a dar todos os passos necessários, com mais perseverança e pragmatismo. Tudo para que não perca as referências de ordem e estabilidade nas tensões emocionais, na turbulência interior, nas questões afetivas.


Características do signo de Leão
Leão é um signo de Fogo, está relacionado ao entusiasmo e poder de liderança. Quem nasce com o Sol em Leão é portador de uma força comparável aos planetas que giram em volta do Sol, que é regente do signo. Suas atitudes refletem seu potencial luminoso, confiante e criativo.

Em Leão, o poder criativo do fogo é mantido e concentrado, produzindo um egocentrismo feroz ou um radiante e generoso calor. A visão criativa de Leão nada menos do que a convicção em sua divindade interior, que exige expressão através de uma vida marcada por um estilo pessoal e único. Seu cenário é um palco glorioso e extravagante. Seu reino é o reino do coração, das emoções e dos sentimentos dramáticos.

O leonino é carismático, grandioso, conta com magnetismo pessoal. Atrai para si pessoas ansiosas por vida e luz. Conta também com autoconfiança, generosidade, intuição, senso do comando e de autoridade. Sabe impor sua vontade e não deixa dúvidas sobre seus desejos.

O Sol em Leão predispõe o nativo para as artes visuais (cinema, teatro, estética, moda, televisão, etc) e para a política. Há grande probabilidade de obter êxito e sucesso através de suas qualidades de liderança.

O Leonino é namorador, gosta de conquistas amorosas. É orgulhoso, só revela o lado positivo da sua personalidade, o que lhe permite apregoar a sua aura positiva e ser considerado um vencedor. Mesmo com tanta força pessoal, amolece com facilidade, por conta de um coração generoso. Desde que lhe prestem as devidas homenagens, é claro.

Principais qualidades: autoestima, autoridade, capacidade de amar, namoros, lazer, vocação, figura do pai, professor e ator, nobreza de caráter, prazer de viver.

Desafios possíveis: Superar vaidade, autoritarismo, exibicionismo, infidelidade afetiva, ataques de ira, prepotência, egocentrismo, narcisismo, orgulho, “bon vivant”.

O Sol em Leão indica um orgulho exacerbado. A natureza dominadora de Leão pode gerar dificuldades, tempestades decorrentes da própria força. Devem controlar a auto exigência e a vaidade excessiva, a prepotência, o medo de perder e de errar. Seu símbolo é associado à luz, portanto, o obscuro gera temor. Devem aprender a olhar e investigar o que existe por trás dos refletores para que possam complementar sua personalidade forte com mais fé e menos medo de falhar.

O equilíbrio está no signo oposto, Aquário, que traz as lições de humildade, fraternidade, altruísmo, trabalho em equipe. Para tal, é necessário descer do seu próprio trono, servir à coletividade, cultivar sentimentos humanitários e conceder a liberdade na medida justa.

Características do signo de Virgem
Virgem é um signo do elemento Terra. Critério, discernimento e eficiência são palavras-chave. Com a energia prática do Sol em Virgem, pode aprimorar técnicas de trabalho, incrementar serviços, organizar a rotina, cuidar melhor da alimentação, da saúde, do equilíbrio do corpo e das emoções, em nome de mais qualidade de vida.

A paisagem de Virgem é intricada e ordenada, tudo o que cresce dentro dela pode ser utilizado em benefício da raça humana. Ervas, folhas, plantas cujas raízes e flores podem ser transformadas em remédios para dores e doenças. Virgem nutre simpatia profunda em relação ao conhecimento de como utilizar os poderes da terra, os ciclos do tempo. Na via positiva, Virgem quer trabalhar em harmonia com a natureza, sem a atitude de conquista ou posse.

O virginiano está atento aos detalhes. Gosta de se sentir útil, de prestar serviços, cumprir prazos, formatar projetos, analisar, planejar, pensar, repensar e incrementar. Virgem é o "ver para crer". O trabalhador metódico e eficiente lança mão da pesquisa, da investigação, da curiosidade e da flexibilidade. Esse talento é usado para criar práticas metodológicas com precisão e racionalidade. É como a ciência moderna que quer testar a natureza, melhorá-la e analisá-la, buscando uma explicação racional para facilitar o domínio sobre ela.

O Sol em Virgem predispõe a um sentido da lógica muito desenvolvido. De natureza escrupulosa e inquieta, revela aptidões para o raciocínio superior que lhe fazem perceber ideias incompreensíveis para os outros.

Não gosta particularmente do imprevisto, pode-se mesmo dizer que o detesta. Todas as coisas que escapam de seu controle o deixam nervoso. Isso indica uma ameaça de aflição e de problemas íntimos. É um ser hipersensível que tenta controlar as suas emoções. O nativo pode deixar transparecer com grande frequência certa timidez, enquanto que é simplesmente o seu orgulho e a sua reserva que o fazem ser visto como tal por aqueles que o rodeiam.

Principais qualidades: Aprimoramento, padrão de qualidade, sentido de utilidade, prestação de serviços, saúde, sistemas e métodos, perspicácia, organização, amor maduro.

Desafios possíveis: Superar culpa pelo prazer, trabalho compulsivo, sabotagens, hipocondria, manias generalizadas, crítica impiedosa, “pré-ocupações”, sentimento de exploração, frieza, ceticismo.

É preciso cuidar para não se tornar crítico demais, cético e racional demais, cheio de manias ou até mesmo hipocondríaco. Ao julgar, classificar, compartimentar, pode ficar preso em detalhes e perder a visão do todo. Podem trabalhar demais e se esquecer do prazer.  A vida pode ficar cinza, monótona e sem graça. É preciso cultivar autoestima. A magia, o encantamento, o romantismo, a imaginação, a fantasia, a transcendência e a espiritualidade estão lá do outro lado, em Peixes. Virgem é o fio-terra de Peixes e Peixes é a inspiração que falta para Virgem. Eis o caminho do meio!

Características do signo de Libra
Quando o Sol ingressa em Libra, marca o Equinócio da Primavera no hemisfério sul e o Equinócio de Outono no hemisfério norte. O equilíbrio entre o dia e a noite simboliza o ideal de Libra: a capacidade de colocar os dois lados de uma questão no prato para encontrar a justa medida entre ambas as partes. Ponderar as questões, cultivar bom gosto, educação, cordialidade e harmonia nas relações.

Libra é um signo de Ar regido por Vênus, cujos interesses são voltados para o amor e para a beleza. Representa a transformação do individualismo em cooperação, portanto, gosta de investir em parcerias. É uma alegria para o nativo deste signo participar do universo do outro, compartilhar o que é seu com os demais. Ser de Libra é andar de mãos dadas, conciliar, levar paz e tranquilidade onde há discórdia.

A paisagem de Libra é limpa, clara e precisa, a natureza bruta não é bem vinda. Apelos instintivos dão lugar para a reflexão, uma visão fundamentada de acordo com princípios gerais e racionais. Libra se esforça para criar um mundo ideal em que a razão prevaleça sobre as simples sobrevivência. Estabelece ideais elevados para si mesmo, quer ser visto como um ser humano civilizado.

O Sol em Libra concede também o sentido do grupo e um gosto evidente pela política, a justiça, a religião e a diplomacia. O nativo tem uma natureza sensível e refinada. Tem horror à grosseria em geral. Há grande possibilidade de várias uniões e sociedades durante a vida, o que pode trazer problemas ou processos ligados aos casamentos ou às associações.

Principais qualidades: Etiquetas sociais, sociabilidade, sentido estético, diplomacia, respeito mútuo, companheirismo, padrões éticos, justiça, elegância.

Desafios possíveis: Superar bajulação, indecisão, casamentos de aparência, vaidade excessiva, separações, guerras conjugais, mau gosto, imagem social desfocada, injustiças.

Libra se esforça para ser amado, age e reage muitas vezes em função da sua emotividade e dos seus estados de alma. Mas é preciso cuidado para não perder sua identidade, se tornar dependente, bajulador, hesitante ou condescendente demais. A falta de autonomia e poder de decisão pode gerar desequilíbrio, pois fica sem energia para a ação e as iniciativas. O equilíbrio está no signo oposto - Áries. Libra deve buscar autonomia e autoestima suficientes para colocar limites, dizer “não” quando necessário. Expressar suas vontades de forma saudável é importante para encontrarmos o tão almejado caminho do meio na arte dos relacionamentos.

Características do signo de Escorpião
Escorpião é um signo de Água regido por Plutão, o senhor das profundezas, associado á morte e ao renascimento. Escorpião trata dos mistérios, do que está oculto e obscuro, do que está latente, de tudo o que deve ser curado, regenerado, transformado. Escorpião é investigador que descobre, o cirurgião que abre a barriga para retirar e consertar o que está doente, o bruxo que manipula forças intangíveis e poderosas, o xamã que cura. Os escorpianos devem aprender a olhar para o que deve ser transformado, nossas sombras, os lixos psíquicos, as questões que devem ser trabalhadas. Se não existisse a energia de Escorpião, o ser humano ainda estaria vivendo em cavernas.

A paisagem de Escorpião coincide com o advento do inverno – é misteriosa e impenetrável. Como o coração da selva, que transmite profundidade, uma vida fértil e oculta, que pode parecer ameaçadora para aqueles que veem o mundo de forma simplista.

Por muito tempo Escorpião ganhou fama de maldito, vingativo, traidor, o pior dos signos. Mas, cá entre nós, um signo de fala de morte, tabus e coisas que insistimos em negar, realmente não iria ganhar boa fama. A grande lição de Escorpião é esta: PERDOAR. Soltar, desapegar, deixar ir... trabalhar as emoções que ganham intensidade, com toques passionais.

O antigo regente de Escorpião é Marte - há fogo por debaixo da água! O escorpiano deve lidar com forças transformadoras que o levam a enterrar o que está velho para que o novo possa nascer. Por isso é comum a associação deste signo com a Fênix que renasce de suas próprias cinzas.

O poder de sedução, o magnetismo e o ar de mistério também é outra característica do signo.  Possui um senso de estratégia e a intuição muito desenvolvidos, com dons para o ocultismo em geral. Provavelmente experimenta uma vida sentimental fora do vulgar. Como está na maior parte do tempo desconfiando e se defendendo, esta tensão pode esgotar o seu potencial energético.

O Escorpião superior é o tipo "águia": nada passa indiferente, nada escapa de seu olhar com raio x. Por fora uma aparência de frieza, por dentro, uma verdadeira efervescência. É movido pela paixão, com ele é tudo ou nada. Tocar apenas na superfície, levar em fogo brando, pra ele não serve.

Principais qualidades: Magnetismo, misticismo, amor-paixão, generosidade, poder da fé, liderança, perspicácia, desprendimento, estratégias, negócios associativos.

Desafios possíveis: Rancor, vingança, agressividade, manipulação, ciúme, abuso da fé, maquiavelismo, obsessão material, aberrações sexuais, crueldade.

Seu temperamento não é dos mais fáceis. Escorpião vai até o fim, pro bem ou pro mal. Nunca deixa nada pela metade. Tudo isso predispõe o nativo a um temperamento rancoroso e difícil, tanto para si próprio como para aqueles que o rodeiam. Por vezes pode ser intransigente, manipulador, agressivo e até mesmo cruel. É preciso não se deixar dominar por sentimentos sombrios, aprender a purificar o veneno da mente e das emoções. O equilíbrio está no signo oposto, Touro, com suas lições de mansidão, estabilidade, prazer e brandura. Assim pode obter êxito no que deseja construir e reformar.

Características do signo de Sagitário
A afirmação da individualidade é uma qualidade do elemento fogo. O sagitariano quer viajar, encontrar algo maior, filosofar, expandir fronteiras, cultivar liberdade de ação e pensamento, buscar mais espaço em todos os sentidos. Movido por este desejo, sua mente vai longe e explora territórios desconhecidos. Conta com grande potencial intelectual. Aprende que ao dominar o instinto, pode desenvolver a mente, elevar os ideais, expandir a fé, a consciência e o saber.

Sagitário também é mestre, professor, sacerdote, jurista. Mesmo com um temperamento forte e imperativo, tem sempre bom humor e ousadia para encarar os riscos. Seu comportamento é dinâmico, voluntarioso e impulsivo, motivado por desafios. Para tanto, liberdade e independência são imprescindíveis.

Júpiter, na mitologia, é o deus dos deuses e dos homens. É o regente desse signo e o maior planeta do sistema solar. Traz a ideia do gigantismo, do exagero, do superlativo. É o princípio do crescimento, da fartura, da expansão e da gratificação por participar de um processo evolutivo, que visa alcançar algo maior e melhor.

A paisagem de Sagitário é uma estrada sem fim, na qual a jornada rumo ao entendimento e à sabedoria nos leva para um mundo mais amplo, onde descobrimos as semelhanças e os princípios unificadores que se mantém secretamente sob a infinita diversidade da vida. O centauro é um eterno peregrino, para quem a viagem é muito mais interessante do que a chegada ao destino.

O gosto pelo risco e a alma de aventureiro são característicos do signo. Quer aproveitar a vida ao máximo e pode viajar a qualquer lugar do mundo. Se pudesse, partiria num foguete para descobrir as estrelas e as galáxias. Sua natureza é idealista, inquieta, e pode viver muitos encontros. Por vezes, tempestuosos. Há tendência para ataques de cólera e isso pode valer inimizades entre as pessoas que o rodeiam.

Principais qualidades: Jovialidade, otimismo, espírito esportivo, pai patriarca, espírito gregário, entusiasmo, religiosidade, gosto por viagens, sabedoria, idealismo.

Desafios possíveis: Exageros, vaidade, moralismo, fanatismo religioso, deboche, gula, falsos gurus, pseudogenerosidade, viajante compulsivo, infidelidade.

É preciso cuidado com o orgulho, a vaidade, o deboche, a falta de limites e as posturas dogmáticas de quem se acha o dono da verdade. O equilíbrio está no signo oposto, Gêmeos. Flexibilidade e a adaptabilidade impedem que as posturas se tornem impositivas demais, para que possa aceitar opiniões diferentes. Aprender com as mudanças, olhar para outras culturas e religiões com respeito e humildade, adaptar os objetivos de acordo com as circunstâncias. Tudo em nome da evolução. De fato, a flecha apontada para o alto só atinge o alvo se o arqueiro possuir flexibilidade e habilidade nos movimentos.

Características do signo de Capricórnio
Capricórnio é um signo de Terra que deve aprender a se esforçar para escalar sua própria montanha. Ambição é uma palavra-chave. O Sol em Capricórnio ajuda os nativos a brilhar através da competência no trabalho, do empenho e do empreendedorismo. Quando o Sol chega em Capricórnio, um ciclo se fecha e outro se inicia, com o solstício de verão no hemisfério sul e o solstício de inverno no hemisfério norte, evidenciando um assunto do signo de Capricórnio e de seu regente, Saturno: o tempo. Sem o controle dos calendários, nos sentiríamos perdidos.

A paisagem de Capricórnio é fértil, mas montanhosa. Retrata não só as recompensas da vida, mas também suas agruras. Nas montanhas, pastos verdejantes e nascentes dividem o espaço com declives perigosos e estéreis. Uma avalanche de pedras ou neve pode destruir o que gerações trabalharam arduamente para construir. As pedras são cheias de histórias e fantasmas do passado. Capricórnio reconhece a fragilidade da fama e do caráter passageiro do sucesso material, tem plena consciência de que somos todos mortais. Por isso, uma sólida contribuição para as gerações futuras é muitas vezes seu objetivo supremo.

O capricorniano quer a realidade exposta e os limites mapeados. Prefere lidar com as emoções de forma mais racional e pragmática. Há tendência para se fechar em si próprio. Não é raro ver nativos deste signo solitários ou isolados do mundo. Predisposto a certa frieza em relação aos que o rodeiam. Pode parecer insensível, mas na verdade é mais introvertido e interioriza as suas emoções. Tem o senso de responsabilidade e de sacrifício quanto o objetivo é conquistar as metas desejadas.

Capricórnio é um signo relacionado ao poder, aos chefes, aos empresários, ao patriarcado e ao conservadorismo. O Sol em Capricórnio concede um gosto pelos estudos sociais e políticos, da história, do sindicalismo e da religião.

Principais qualidades: Honestidade, reconhecimento, responsabilidade, maturidade, bom humor, sentido do tempo e de limites, priorização, elegância, profissionalismo.

Principais defeitos: Frieza, depressão, limitações, avareza, ambição, pessimismo, cobranças, bajulações, frustrações.

O desafio é não se tornar frio, rígido, tirano, duro, soturno (palavra quem vem de Saturno), ranzinza, crítico ou pessimista. É preciso aprender a lidar com as emoções sem represá-las, nem suprimi-las. O equilíbrio está no signo oposto, Câncer, com suas lições de carinho, afeto, cuidado e acolhimento. Ao se identificar emocionalmente com os outros, não abusa do poder.

Características do signo de Aquário
Aquário é um signo de Ar, visionário, inteligente, inovador e pioneiro, que gosta de pensar no coletivo. Gosta de olhar para o futuro, de questionar regras, dogmas e tabus obsoletos. O Sol em Aquário inspira o olhar vanguardista, a liberdade, a igualdade e a fraternidade.  Gosta de pensar no coletivo, mas também preza a individualidade. A ideia é essa: cada um com sua personalidade e seus talentos únicos colaborando para o sucesso do conjunto.

Na paisagem de Aquário, a engenhosidade do homem domina a natureza. As grades invenções do mundo antigo, desde a roda, o aqueduto, a cerâmica e o concreto são resultado da nossa capacidade de investigar as leis da natureza e usá-las para o benefício da sociedade. A paisagem de Aquário é também vasta, cheia de horizontes e possibilidades. A família humana gera o espírito de exploração e colaboração para que novas descobertas sempre aconteçam.

O aquariano cultiva o entendimento de que somos parte de um todo que se organiza de acordo com uma ordem, que devemos enfrentar os problemas sociais e apresentar soluções. Aquário é um signo mental, não tem muita paciência para pequenos sentimentalismos. Está mais inclinado para grandes causas e ideais.

Tem grande imaginação, inventividade, dificuldade de aceitar imposições e alimenta um desejo permanente de renovação. Tem um quê de rebelde e excêntrico, pode se sentir muitas vezes incompreendido e indignado com as injustiças sociais. O grande desafio do aquariano é transformar essa rebeldia, tornando-se um revolucionário que consegue quebrar com velhos padrões e trazer as novas ideias para a realidade.

Deve aprender a ter mais paciência com o tempo das coisas, pois seu raciocínio é veloz. Aquário prepara o mundo de amanhã e quer o futuro já. Mas Saturno é o antigo regente do signo, ensinando que a liberdade deve vir junto com a responsabilidade e que sem determinação para realizar as metas visionárias, nada feito. Outra característica do signo é a dificuldade de fazer contatos mais íntimos, pois tende a pensar apenas coletivamente, a ser mais racional e por isso, mais objetivo e mais frio.

Aquário é irreverente, anda na contramão do senso comum e necessita ser radical para ser ouvido. Mexe com preconceitos arraigados, deixa marcas de sua passagem como um vendaval no quintal.  Não tolera qualquer aprisionamento, ou qualquer rotina.

Principais qualidades: Liberdade, esperança, criatividade, originalidade, humanitarismo, solidariedade, amor amigo, ajudas e proteções, independência.

Desafios possíveis: Contestação, agressividade, rebeldia, nervosismo, inimizade, autoritarismo, insubmissão, excentricidade, radicalismo.

O Aquariano tem um sentido muito grande da amizade, adora fazer amigos e expandir sua rede social. Porém a tendência é reagir aos sentimentos e à afetividade. O equilíbrio está no signo oposto - Leão. Embora sejam pioneiros e originais, os aquarianos devem aprender a confiar mais em seu próprio poder. Desenvolver a alegria de viver e a disciplina, evitar as incertezas e o pessimismo. Os aquarianos devem se conectar com seu coração para sentir que a vida é única. Isso sem dúvida vai ajudá-los a se relacionarem mais intimamente, a compreenderem que os objetivos e anseios pessoais podem ser tão nobres quanto os anseios universais.

Características do signo de Peixes
Peixes é o último signo do Zodíaco, o RELIGARE. É um signo que trata de assuntos transcendentais, cuja grande lição é dissolver o ego para cultivar a compaixão, desenvolver a fé, aprender a entregar o controle da vida para uma Força Maior. O ideal de Peixes é estabelecer a conexão com a FONTE. Retornar a Ela através da sensibilidade, da introspecção, da meditação, da arte, da importância da espiritualidade, da solidariedade para com nossos irmãos.

A paisagem subaquática de Peixes é o reino encantado do fundo do mar. Tanto formas monstruosas, quanto belas, coloridas e mágicas nadam pelas águas. Inúmeros mitos nos contam que o segredo da imortalidade está oculto nas profundezas, sob as ondas. Na escuridão do fundo do mar, espreitam criaturas ameaçadoras que, subindo das profundezas do inconsciente, podem aterrorizar-nos. Emoções primitivas que se encontram sob a superfície civilizada da sociedade.

Quem tem o Sol em Peixes, deve levar luzes do entendimento para iluminar as profundezas da psique. Peixes é a totalidade, a síntese, é a intuição que compreende o indizível. É o fim do ciclo e a preparação para um novo, quando o Sol ingressar em Áries. Peixes ensina que a vida tem um significado maior, além da matéria. Quer dar asas à imaginação, sonhar, fantasiar, cultivar encantamento e magia.

Peixes é teatro, poesia, música, cinema, fotografia, glamour, poesia, fantasia, imaginação. A fábrica dos sonhos. As imagens que falam mais que mil palavras. Tudo o que trás um significado pra vida, que eleva. A missão superior de Peixes é aprender a estabelecer contato com a alegria espiritual, para que possa partilhá-la com todos aqueles que conhece.

Uma das características do pisciano na qual se repara à primeira vista é o seu olhar e os seus cabelos, pois tem tendência para olhos grandes e uma cabeleira espessa. Seu mundo interior é muito rico. É um sonhador que vive perdido num mundo misterioso que lhe pertence e que só ele vê. Carismático e sedutor, conta com boas probabilidades de obter popularidade. O pisciano é parabólico, sente a 360 graus, capta as vibrações positivas e negativas do entrono. Vem daí a sua intensa contradição emocional.

Principais qualidades: Empatia, compaixão, charme e sedução, vocação, humildade, amor-devoção, espiritualidade, inspiração.

Principais defeitos: Mentiras, desilusões, egoísmo, sabotagens, vícios, síndrome de vítima, solidão, dependência afetiva, sacrifícios.

Na via negativa, Peixes é a ilusão, a fuga da realidade. Os enganos, a loucura, a falta de objetividade, a sensibilidade excessiva que causa sofrimento, a religiosidade distorcida. O descontrole, a esquizofrenia, a boemia, o isolamento, o claustro. Deve tomar cuidado com as drogas e a bebida. Virgem é o signo oposto-complementar e lá está o fio-terra dos piscianos. O critério necessário para separar o que é seu e o que é do outro, o que é útil do que não é, o que é real do que é ilusório. O pisciano deve aprender a filtrar o que absorve, a cultivar organização, disciplina e objetividade para que possa realizar seus sonhos, conectado com as inspirações das dimensões superiores.

Ilustrações: Pablo Lobato - http://lobaton.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...