quarta-feira, 31 de maio de 2023

LUA CHEIA GÊMEOS-SAGITÁRIO EM 4/06/23 - O EIXO DO CONHECIMENTO


Nos últimos dias vivemos uma quadratura do Sol com Saturno, que pede paciência, respeito ao tempo e aos limites, pode trazer queda de vitalidade e até mau humor. Isso já fica pra trás!  Podemos iniciar o mês de junho preparados para a ação. 

Caminhamos pra próxima Lua cheia, que acontecerá na madrugada do domingo, 04/06, mais precisamente às 00h41 (horário de Brasília). É a Lua cheia do eixo Gêmeos/Sagitário: o eixo do conhecimento, das ideias, filosofias, comércio, educação e intercâmbios, tanto com regiões próximas quanto com regiões distantes. É um período de culminância para muitas questões e situações. São muitos assuntos, ideias e informações a serem assimilados e administrados. Muitas situações chegam ao clímax e colhemos os frutos do que semeamos na Lua nova.

Podemos aproveitar para interagir com o mundo. Tudo feito durante a fase da Lua Cheia tende a ganhar visibilidade, favorecendo popularidade e divulgação. A Lua em Sagitário inspira otimismo, o Sol em Gêmeos inspira flexibilidade e curiosidade. As notícias pipocam! Essa lunação favorece especialmente os eventos de grande porte, atividades que dependam de público ou que estejam ligadas ao conhecimento e à aventura.

Enquanto isso, Mercúrio já vai se encontrar com Urano em Touro, favorecendo as novas tecnologias, as soluções e ideias criativas. Vênus e Netuno se alinham e também prometem inspiração. Bom para os artistas! Mas é importante priorizar as tarefas e assuntos mais importantes para não perdermos energia por falta de foco. Ideias, façam fila, por favor!

Cuidado com a pressa e a inquietação também. Imprevistos e mudanças podem trazer a necessidade de ajustes. Melhor evitar riscos desnecessários, investimentos arriscados ou decisões precipitadas. Momentos de tranquilidade são importantes para equilibrar o cansaço mental. 

Outro movimento importante: Vênus ingressará em Leão no dia 05/06, inspirando desejo por conquista e reconhecimento. Porém, ela vai confrontar Plutão, essa oposição estará presente na Lua cheia. Vamos verificar se as trocas estão equilibradas, se há disputas, manipulação ou situações doentias nas relações. Momento bom pra cortar situações abusivas. O empoderamento das mulheres também está em pauta. Ainda bem que Vênus se alinha com Netuno, mostrando o caminho da sensibilidade, da empatia e da solidariedade. 

Como não poderia deixar de ser, muito mais tenho pra falar sobre carência, valores, prosperidade. O geminiano aqui vai continuar nos próximos posts. 

RECADO
A agenda de atendimentos astrológicos online está aberta. Todas as informações sobre consultas astrológicas estão aqui.

terça-feira, 30 de maio de 2023

A LUA NOS SIGNOS E NAS CASAS ASTROLÓGICAS


A LUA NA ASTROLOGIA
Na astrologia, a Lua representa a forma como vivemos as nossas emoções. É o que já é familiar, conhecido, nossa zona de conforto, onde buscamos nutrição emocional. O que é que precisamos para nos sentirmos seguros? A Lua também representa nossos condicionamentos, a repetição de padrões de comportamento, os instintos que nos levam a ser reativos. O nos afeta emocionalmente?

Simboliza como reagimos à nossa experiência de vida, quais nossas necessidades emocionais, como reagimos aos outros, nossa relação materna na infância, como fomos cuidados em nossas necessidades básicas, nutridos, como nos sentimos a respeito da maternidade, nosso arquétipo feminino.

Para a Astrologia Cármica, a Lua representa a memória do passado: infância, ancestralidade, hereditariedade e vidas passadas. Já o Sol representa o futuro. As qualidades do signo solar indicam um caminho de cura para equilibrar as questões relativas à Lua. Por isso, a Lua deve estar ao serviço do Sol, sendo um canal de expressão da vontade solar.


A LUA NOS SIGNOS

LUA EM ÁRIES
A Lua em Áries predispõe o nativo a uma natureza volátil, emocionalmente enérgica e impulsiva. Muitas vezes comporta-se de maneira precipitada ou agressiva, sem levar em consideração as consequências de seus atos. Pode ter súbitos acessos de raiva que, no entanto, são passageiros e logo esquecidos. Sente urgência em tudo.

A pessoa com esta posição da Lua prefere a autonomia e é muito independente. Insiste em seguir o seu próprio curso de ação, certo ou errado. Não tolera a interferência dos outros e costuma reagir mal quando depende de alguém para alguma coisa. Tende a considerar a reação dos outros de maneira pessoal e a dominar os outros emocionalmente. Num relacionamento, o que lhe interessa é a conquista. 

Por tudo isso, é importante aprender a equilibrar suas imposições com mais ternura, cordialidade e suavidade.
 
LUA EM TOURO
A Lua no signo de Touro indica necessidade de segurança financeira e material para conseguir bem‑estar emocional. A Lua em Touro é fértil e muito forte, porque está no signo da sua exaltação. As emoções tendem a ser firmes e tranquilas. Esta posição atrai riqueza e as boas coisas da vida. O nativo aprecia a boa comida e busca conforto material. Uma situação doméstica estável é importante para a sua segurança emocional
 
Quem tem a Lua em Touro conta com bom senso na administração de assuntos financeiros e domésticos. Esta posição exige o estímulo de outras pessoas para iniciar novos projetos, que, no entanto, uma vez iniciados, são levados até o fim com muita perseverança e persistência. Geralmente não inicia novos empreendimentos até que os anteriores estejam totalmente completos. 

Em termos de afetividade, é capaz de associar paciência e mansidão e com determinação e firmeza. Prefere preservar os relacionamentos ao invés de se meter em aventuras arriscadas. Tem senso estético apurado, costuma ser doce e sedutor, mas também duro e teimoso quando não se sente à vontade. É resistente às mudanças e se apega facilmente. Precisa ter cuidado com a possessividade e o ciúme.

Pode haver relutância em modificar atitudes emocionais estabelecidas, com tendência à preguiça e um apego excessivo aos confortos materiais. Acomodar-se emocionalmente é um risco que deve ser equilibrado com o aprendizado do desapego, aceitando as transformações da vida como algo natural e renovador.

LUA EM GÊMEOS
A Lua no signo de Gémeos indica uma natureza emocional hesitante, embora também estejam presentes a vivacidade, a flexibilidade e a engenhosidade. É uma oscilação emocional resultante da curiosidade. 
 
A comunicação tem lugar nobre na classificação das importâncias emocionais. A pessoa com a Lua em Gémeos tende a falar incessantemente, algumas vezes a ponto de incomodar os outros. Com frequência é nervosa e agitada. É o tipo de pessoa que nunca sai do telefone. As emoções ficam sujeitas à análise racional e algumas vezes não sabe o que realmente sente. Há muita inquietação, com frequentes mudanças de residência e muitas viagens curtas. Circular em ambientes variados, conhecer novas pessoas, experimentar emoções inexploradas... tudo isso é importante para sua vida sentimental.
 
Apreende com facilidade as informações, percebe com rapidez o que as outras pensam e quais suas necessidades afetivas. Com esta posição há tendência a querer abarcar o mundo com as pernas, a excitar-se momentaneamente com muitas ideias, sem segui-las até ao fim. Pode haver indecisão, superficialidade e confusão, mas conta com capacidade de planejar soluções para problemas práticos e domésticos. 

É importante estabelecer objetivos para não dispersar sentimentos, nem se tornar uma pessoa ambígua ou superficial. 
 
LUA EM CÂNCER
A Lua em Câncer se encontra no signo de sua regência, indicando profundidade e intensidade de emoções. A sensibilidade encontra terra fértil nos relacionamentos mais íntimos. Pode haver fortes ligações com a mãe, a família e o lar. O nativo com esta configuração pode ser bom cozinheiro ou boa dona de casa. A segurança e o casamento são importantes. É intuitivo para perceber as necessidades de quem ama, tem talento para cuidar.
 
Quem tem a Lua em Câncer possui uma sensibilidade aos humores e sentimentos dos outros que pode beirar a mediunidade. É facilmente influenciado pela atmosfera dos encontros. Sua extrema sensibilidade às opiniões e reações dos outros pode levá-lo a imaginar desfeitas, mesmo não sendo propositais. Evita encontros quando há possibilidade de desamparo. Consequentemente, tende a retrair-se e perder‑se em pensamentos.
 
Quando não é tomado por ressentimentos, pode fazer com que as pessoas se sintam paradas ao seu lado, pois sua ternura e sensibilidade são cativantes. Mas é também sonhador, vulnerável, instável e carente. Isso fica evidente em situações de estresse emocional. Por isso, sentir-se seguro e ter suas necessidades afetivas atendidas são importantes. Pode haver tendência para sufocar os filhos com o seu amor, a ponto de desejarem dominar as suas vidas.

É preciso aceitar a realidade e aprender a dar limites para sua fragilidade emocional. Com mais praticidade, a consciência do momento presente, a memória do passado e a intuição do futuro, pode encontrar um caminho para sua segurança e seu bem-estar emocional.

LUA EM LEÃO
A Lua no signo de Leão indica uma pessoa emocionalmente orgulhosa, com talento para artes dramáticas. Com frequência procura estar em evidência, pois há necessidade inconsciente de sentir‑se admirado e apreciado. Quem tem a Lua em Leão precisa de romance e afeto. Gosta de crianças, festas, arte, esportes, lazer e todo tipo de divertimento. Conta com disposição para se apaixonar, seja por uma pessoa ou por um projeto, abrindo o coração quando afetado pela sintonia do encontro.
 
As emoções são intensas e algumas vezes age com necessidade de dramatizar os sentimentos. Tem grande poder de expressão, pode usar seu brilho e seu magnetismo para impor sua vontade. Há tendência para o egocentrismo e, consequentemente, a teimosia. Há tendência também para dominar os outros, especialmente os que convivem no cenário doméstico. Pode aparentar ser uma fortaleza quando, na verdade, procura esconder suas fragilidades. Algumas vezes seu desejo de ser adulado e mimado se manifesta como vaidade infantil.
 
A tendência à dramatização seria insuportável se não fosse sincero em seus esforços de auto aperfeiçoamento. A sua necessidade de amar e ser amadas é um impulso emocional saudável e na maioria dos casos contribui para um temperamento alegre e uma expressão construtiva. Quem tem esta posição da Lua deseja que os seus filhos estejam sempre bem arrumados e que o seu lar seja uma exposição de beleza e arte.

O desafio é aprender a dominar seu orgulho, cultivar um coração generoso, aprender a ceder e a reconhecer quando está errado.
 
LUA EM VIRGEM
A Lua no signo de Virgem indica uma natureza prática, trabalhadora e exigente. Há grande preocupação com o asseio e a higiene pessoal, a limpeza e a organização do lar. Quem tem a Lua em Virgem é preocupado com a saúde, por isso é cuidadoso com a alimentação e com dietas. É bom cozinheiro, mas saúde é mais importante do que o paladar.
 
É também tímido e reservado, prefere trabalhar tranquilamente nos bastidores. Presta muita atenção aos detalhes e deseja servir. Tanto o signo de Virgem quanto a Lua estão relacionados à fertilidade e fecundidade. Por isso, quem nasce com essa configuração gosta de cultivar boa qualidade em suas relações, cuidar do ambiente familiar e das pessoas mais queridas. Classificar os sentimentos traz segurança, que é abalada quando se defronta com emoções incompreensíveis e inomináveis. 

A objetividade e a praticidade são tendências visíveis. Não faz perguntas pessoais, a menos que seja necessário. É curioso, porém, somente em relação ao seu trabalho ou às questões práticas.
 
Assim como costuma ser crítico consigo mesmo, também pode ser com os outros. Pode haver uma preocupação excessiva com detalhes irrelevantes, uma atitude de crítica e censura. O perfeccionismo nos detalhes pode torná-lo cego para questões mais amplas. É preciso aprender a perdoar as falhas, tanto as suas quanto as dos outros, ter calma, se estressar menos com os afazeres cotidianos. Com sensibilidade e compreensão o aperfeiçoamento pode ser cultivado de forma mais harmoniosa.
 
LUA EM LIBRA
A Lua em Libra indica forte sensibilidade às atitudes e reações dos outros, especialmente os parceiros no casamento e companheiros de trabalho. 

Quem tem a Lua em Libra considera a vulgaridade desagradável. Conta com charme e elegância na sua aparência e maneiras pessoais. O senso estético é apurado. Sua casa geralmente é um lugar bonito e com frequência um local de reunião para atividades sociais. É amável, cordial, encantador e bondoso com todos, porque seu bem‑estar emocional depende da aprovação dos outros. Prefere ceder a enfrentar situações de conflito. 

Raramente age por impulso. Seus relacionamentos são pautados no equilíbrio, seus sentimentos são analisados de acordo com a razão. A indecisão pode ser fruto desse excesso de cuidado. Fica facilmente perturbado por relacionamentos desarmoniosos, que têm efeito prejudicial sobre a sua saúde. 

Esta posição da Lua pode proporcionar talento para relações públicas. Também indica uma ligação com os pais, especialmente a mãe.  No lado negativo, pode implicar dependência dos outros para adquirir segurança emocional. Há tendência para ser facilmente influenciável. 

Deve aprender a ter pulso firme quando necessário, para evitar que alguém tome iniciativas em seu lugar. É preciso também aprender a impor suas vontades, pois muitas vezes esquece de si mesmo para colocar os outros em primeiro plano.

LUA EM ESCORPIÃO
Nascer com a Lua no signo de Escorpião é estar sujeito a emoções fortes, aos aprendizados e mudanças produzidos pela superação de momentos difíceis, principalmente quando há alguma perda envolvida. Quem tem a Lua em Escorpião costuma mergulhar de cabeça nas relações. Vive o extremo das emoções, tanto as destrutivas quanto as de potencial criativo. 

Os mistérios e segredos o atraem. Os sentimentos são intensos quando envolvem a paixão. Há tendência para levar muito a sério os assuntos pessoais, o que algumas vezes leva à possessividade. Em alguns casos, a um ciúme violento. Quando isso é levado ao extremo, pode guardar ressentimentos e planejar uma vingança na ocasião oportuna. De qualquer forma, não esquece tão facilmente as afrontas pessoais.

A inclinação para remoer pensamentos deve ser observada e controlada. É preciso cuidado também com o desejo de manipular ou dominar os outros por meios sutis. Assim como o Escorpião possui o ferrão para se defender, pode usar o seu “veneno” nas situações de desequilíbrio emocional. Há tendência também para a teimosia, devido à ligação emocional com os seus próprios desejos. 

O desafio é cultivar a doçura para manter suas relações. Contudo, se houver uma direção clara e motivação correta, pode contar com determinação para alcançar um objetivo que valha a pena. Pode também ajudar a curar as dores dos outros, devido à sensibilidade para o sofrimento alheio.

LUA EM SAGITÁRIO
A Lua no signo de Sagitário indica uma natureza emocional idealista e elevada. O nativo aspira a metas elevadas, porém, pode não possuir uma percepção muito realista da vida. Pode haver forte ligação com crenças religiosas ou filosóficas, incutidas pelos pais no início da vida.
 
Quem tem a Lua em Sagitário é otimista, entusiasmado e alegre, raramente se acomoda, pois gosta de expandir suas fronteiras. Gosta de trazer mundos distantes para perto de si, viajar, movimentar-se com rapidez. Com frequência fixa suas raízes em países estrangeiros ou lugares muito afastados do local de nascimento. 
 
Há tendência para se identificar com certos valores sociais devido a razões emocionais, pessoais e inconscientemente motivadas. Por causa disso, não possuir objetividade no seu ponto de vista sobre questões sociais. Pode haver intransigência, arrogância, deboche e uma atitude egoísta superior.

O desafio é evoluir emocionalmente, ser mais flexível. Procurar compreender os sentimentos, transformar emoções e desejos instintivos (que muitas vezes se manifestam de forma amplificada) com base na razão. É preciso também aprender a valorizar o que já foi conquistado, para controlar a insatisfação e aproveitar melhor o que está próximo de seu alcance.
 
LUA EM CAPRICÓRNIO
A Lua no signo de Capricórnio indica uma natureza reservada e cautelosa, inclinada à frieza e à austeridade. O nativo procura racionalizar os sentimentos, prefere agir ao invés de falar sobre as emoções. Leva a vida a sério e se identifica emocionalmente com valores materiais, em detrimento dos valores espirituais.
 
Nascer com a Lua em Capricórnio é ser trabalhador, exigente e ambicioso. Mas suas ambições possuem uma tendência pessoal, voltada ao status e à segurança financeira. A sua ativa busca de dinheiro e poder, bem como de status para si mesmas e sua família, pode levar a investimentos egoístas, principalmente quando está em posição de maior responsabilidade social. 

Há tendência para timidez e insegurança a respeito de seu próprio valor. Pode ser sensível à falta de consideração, real ou imaginária. Por causa disso, procura se justificar pela dignidade pessoal e ambição para vencer. Pode haver também tendências calculistas para obter o poder a qualquer custo, sem considerar os sentimentos dos outros.

Na via positiva, pode desenvolver solidez emocional e assim cultivar a confiança dos outros. É capaz de fazer sacrifícios para atender as demandas familiares, dominar bem as emoções ao lidar com as pressões exigidas na construção de uma carreira. O desafio é aprender a expressar os sentimentos. Equilibrar o dever e a responsabilidade com mais suavidade e doçura.
 
LUA EM AQUÁRIO
Nascer com a Lua no signo de Aquário é contar com capacidade para compreender as necessidades da humanidade. É buscar a liberdade de expressão emocional e exigir liberdade de movimentos dentro do cenário doméstico. É provável que as relações familiares sejam incomuns. O seu lar pode ser um local de reunião para amigos e atividades em grupo.

A Lua em Aquário pode proporcionar lampejos de conhecimento intuitivo. Os cuidados e os interesses se voltam para a coletividade, as amizades, as novidades, o convívio social, a participação ativa em ações humanitárias. Novas relações são sempre bem-vindas. 

Mas há pouca habilidade para lidar com sentimentalismos. A Lua em Aquário pode proporcionar também reações emocionais imprevisíveis, uma tendência à perversidade emocional e à teimosia, ou uma inquietação e necessidade irracional de liberdade a qualquer custo. Também pode haver medo de envolvimentos emocionais devido à ameaça que eles representam para a liberdade pessoal.

Quanto mais a liberdade for respeitada, mais pode se ligar às pessoas. Mas é preciso aprender a valorizar os laços de afeto e os sentimentos. Perceber as necessidades alheias para que possa servir e ajudar os outros, formando assim relações de amizade sinceras e duradouras.
 
LUA EM PEIXES
Nascer com a Lua no signo de Peixes é ser dotado de uma natureza emocional hipersensível. Assim, pode ser como uma esponja psíquica, que absorve os pensamentos e as emoções dos outros. É bondoso, intuitivo e compreensivo, devido à sua sensibilidade aos sentimentos alheios. 

Entretanto, pode se magoar facilmente e desenvolver um complexo de perseguição. Essa sensibilidade extrema pode fazer com que se sinta psicologicamente vulnerável e até mesmo se afaste ou se isole, para que possa se proteger emocionalmente. 

A Lua em Peixes indica uma imaginação ativa, criativa e inspirada, que pode resultar em manifestações poéticas, musicais ou artísticas. O nativo é sonhador e costuma viver com os pés longe do chão, já que é nas alturas que busca sua inspiração. As relações são construídas com base nos sonhos para o futuro. O perigo é idealizar as pessoas de tal forma que seja difícil corresponder às suas expectativas.

Pode haver também, em alguns casos, tendências neuróticas ou psicóticas, quando é dominado por questões do inconsciente. Em alguns casos, há timidez. É preciso aprender a organizar melhor seus sentimentos. Conhecer-se melhor, desenvolver um lado mais crítico e realista para que possa separar o que é seu e o que é do outro. Assim pode expressar sua sensibilidade com mais segurança, estabilidade, equilíbrio e clareza.
 

A LUA NAS CASAS

LUA NA CASA 1 
Indica necessidade de uma casa, do ambiente doméstico e da família e pode se sentir infeliz se morar sozinho ou se perder da família. Tem natureza tranquila e introvertida, mas intimamente deseja reconhecimento do seu valor. Talvez realize um trabalho para o público ou se exponha publicamente.

Tem tendência a se envolver em atividades humanitárias ou que proporcione bem estar aos outros e em defesa dos oprimidos, mas não sacrifica seus interesses pelos outros. A mãe exerce uma grande influência e geralmente é uma mulher excepcional, porém pode haver tendência a viver à sombra dela ou de alguma mulher. 

O mar exerce um apelo forte na vida e o trabalho pode estar relacionado com atividades marítimas. Fisicamente é inquieto, gosta de se movimentar, viajar, e prefere viajar com a família. Tem apurada sintonia com o corpo, sabe quando está ficando doente e as mudanças de humor podem dominar a personalidade. Pode se sentir atraído por profissões ou hobbies que envolvam alimentar ou nutrir outras pessoas.

LUA NA CASA 2 
Indica necessidade de segurança proporcionada pelo dinheiro e pelas posses. Dá muita importância às questões materiais, porém pode haver dificuldade de obter ou conservar os recursos. É preciso cuidado com demasiado apego por posses e bens materiais.

A necessidade de segurança pode resultar de privações materiais ou emocionais durante a infância. Tem habilidade para negócios. É perspicaz e ligeiramente calculista, mas esconde essa tendência atrás do jeito agradável de se colocar. 

Mulheres podem influenciar nas finanças dando ajuda financeira ou heranças, como também por ligações familiares. Pode se sentir atraído por profissões ou hobbies na área de construção civil, artes, gastronomia, jardinagem, música, dança ou criações do que seja belo e poético.

LUA NA CASA 3
Indica a necessidade de comunicação e pode se dedicar a viagens, mídia ou educação. Gosta de conversar e racionalizar os sentimentos. Tem natureza inquieta e curiosa, mas pouca concentração e se aborrece com facilidade. 

Busca sempre por novidades. Absorve informação casualmente, através dos outros, tendendo a estar constantemente aprendendo e transmitindo informação aos outros. 

Os pais podem ser inteligentes, intelectuais ou apreciarem a leitura. Tem afinidade com profissões ligadas à comunicação, transportes e pode se dedicar a hobbies ligados a essas áreas.

LUA NA CASA 4
A quarta casa é a morada natural da Lua devido à associação com o signo de Câncer, regido pela Lua. Há tendência de buscar autonomia no trabalho, preferindo realizar uma atividade em casa, num negócio próprio. Isto porque se sente nervoso diante do mundo exterior e prefere estar em casa. 

Tem forte ligação com os pais. Só se separa deles devido a circunstâncias que fogem ao seu controle. Pode ter pouca confiança em si mesmo devido a problemas na infância. Precisa de amor e afeto, por isso deve evitar pessoas destrutivas que podem magoá-lo. 

Tem simpatia pelos fracos e desamparados e um amor especial pelos animais. Pode se sentir atraído pelo passado e se dedicar a profissões que lidem com antiguidades, ancestralidade, memória ou que guarde valores como também pode gostar de colecionar. Tem forte impulso de viver e gosta de estar perto do mar.

LUA NA CASA 5
Vive fortes emoções e procura satisfação romântica ou prática, podendo ter inúmeros casos amorosos. Sente atração pelo mundo jovem e infantil, por isso tende a se atrair por profissões que envolva crianças e jovens, especialmente na área de educação, lazer ou atividades esportivas. 

Tem aparência atraente e jovial e também inclinação para se exibir, que pode levar a trabalhos nas áreas de teatro, shows, espetáculos ou que lide com o público, como marketing ou relações públicas. 

Tem forte apego e amor aos filhos. Ter um canal de expressão criativa é uma necessidade emocional, por isso pode desejar ter filhos ou se apega a animais de estimação. Há o instinto para criar nas artes em geral e pode se tornar um bom professor, apresentador, escritor ou editor.

LUA NA CASA 6
Indica a necessidade e o forte impulso para cuidar e suprir as necessidades dos outros, por isso pode trabalhar em alguma profissão assistencial, enfermagem ou na medicina. Também poderá se dedicar à produção, beneficiamento ou algo que envolva alimentos, nutricionismo ou em áreas que ajude a manter boa saúde. 

É importante que se envolva emocionalmente com o trabalho. Pode ser extremamente paternalista com os colegas de seu convício diário. Portanto, pode desistir de um emprego por não se adaptar ao ambiente ou aos colegas de trabalho. 

Talvez trabalhe como prestador de serviços ou em empregos sem horário fixo ou para várias empresas. É preciso cuidado com a tendência para a crítica, autocrítica ou perfeccionismo. A satisfação emocional está ligada à busca de qualidade e aprimoramento. 

LUA NA CASA 7
Indica a necessidade de companhia e companheirismo, por isso se dedica para agradar aos outros ou para salvar um relacionamento, mesmo que tenha de abdicar de seus próprios interesses. 

Gosta de trabalhar em cooperação com outras pessoas ou num pequeno grupo. Pode haver a sensação de despersonalização ou tendência para absorver a personalidade de outros, precisando da aprovação e opinião de quem ama. 
Pode ter um sócio ou parceiro temperamental e difícil, mas é possível que consiga entendê-lo mais que outros que não o entendem.

Tem mentalidade e boa percepção política nas relações sociais e profissionais. Pode se dedicar a algum trabalho assistencial para garantir a justiça ou gerência de pessoal, onde predomina a imparcialidade. Sente o apelo do glamour e pode se atrair para o mundo da moda, do design e da música, que também pode ser um hobby.

LUA NA CASA 8
Perspicaz ao extremo, entretanto a forma de usar essa qualidade depende de outros fatores do mapa. O amor apaixonado, a sensualidade e o sexo são fatores importantes na vida e os maiores êxitos podem ser obtidos através de alguém que proporcione inspiração mental e sexual.

A Lua nessa posição aumenta o comportamento instintivo e reativo. É preciso cuidado com a desonestidade ou as reações emocionais exacerbadas ao se sentir ameaçado, que podem prejudicar a carreira e as chances de sucesso. 

Mulheres podem exercer alguma influência, ajudando a ganhar prestígio e dinheiro. Para os homens, pode significar um casamento ou relacionamento com uma mulher de grandes posses. Pode se dedicar a áreas que atenda as necessidades femininas ou trabalhar entre mulheres. Tem interesse pelo ocultismo, pelas questões psíquicas, mediúnicas e espirituais.

LUA NA CASA 9
A Lua nessa posição indica uma natureza inquieta e nômade que não cria raízes. O nativo está sempre andando pelo mundo ou diversificando interesses. A religião, a filosofia e o conhecimento são necessidades emocionais. Pensa com profundidade e leve em consideração dos aspectos mais profundos da vida. 

É psíquico por natureza, capaz de ver e sentir além das fronteiras do mundo material. As viagens ao exterior, o contato com estrangeiros ou com mercadorias importadas podem ter muita importância na vida ou no trabalho. 

Talvez, antes de encontrar o próprio caminho, passe por uma grande busca, uma jornada interior. Entretanto, tem uma visão clara sobre a maneira de fazer as coisas. Pode se sentir atraído por profissões ou hobbies nas áreas de ensino (professor ou instrutor) ou que promova intercâmbios com regiões distantes, com viagens, ou com outras visões sobre o mundo.

LUA NA CASA 10
A Lua na casa 10 proporciona o impulso interior para brilhar de alguma forma diante do público ou de ajudar a humanidade numa escala grandiosa. Pode ter uma carência marcada por acontecimentos desagradáveis na infância. 

Também indica popularidade e destaque na sociedade, isso funciona como um efeito de compensação para os sentimentos de insegurança resultantes da infância difícil. Os pais, sobretudo a mãe, podem ser muito voltados a uma carreira. Há tendência para querer competir com ela ou com outras mulheres. 

Pode se sentir atraído por profissões que atendam às necessidades femininas, como moda, estética, artigos femininos, aparelhos domésticos ou artigos para residência. Pode também se sobressair na comunidade, no país ou na profissão. Isso pode representar extrema importância para si e para outros. 

É muito importante que o nativo cultive a força de pensamento e a autoconfiança para alcançar sucesso e projeção profissional.

LUA NA CASA 11
A Lua nessa casa indica necessidade de companhia de amigos ou participação em clubes e grupos. Porém gosta de cultivar independência e não tolera restrições. Pode ocultar da família seus planos e sentimentos, pode haver dificuldade de reconhecer suas emoções ou formular planos para o futuro. 

Nutre um forte sentimento de solidariedade, pode se envolver em projetos ligados a causas sociais ou organizar movimentos em grupo. Porém, pode cometer erros de julgamento e ser enganado por gente astuta.

Alguns objetivos de vida podem sofrer alterações e mudanças radicais devido a circunstâncias além do próprio controle. Mulheres podem se tornar importantes na vida e no trabalho, dando apoio e prestando ajuda mesmo que não peça. 

LUA NA CASA 12
A Lua nessa casa indica tendência para se esconder ou se isolar do mundo. O nativo pode se sentir mais feliz quando cuida de si e da própria vida, quando trabalha e fica dentro de casa. Há uma forte ligação com a mãe.

O nativo é discreto, misterioso e cultiva alguns segredos em sua vida. É possível que trabalhe em uma área que precise guardar segredos de outras pessoas e nas relações sociais, pode ser considerada apta a compartilhar de seus segredos.

É muito sensível e intuitivo, seu universo interior é muito rico. A imaginação abastece a criatividade, que pode levar a criações poéticas, musicais e artísticas. Há necessidade de se isolar do mundo para recarregar as energias, pois o stress pode resultar em doenças. 

A necessidade instintiva de cuidar dos outros pode levar a trabalhar na área de enfermagem ou cuidar de animais ou a sacrificar-se pelos outros.

segunda-feira, 22 de maio de 2023

A HISTÓRIA DE SANTA RITA DE CÁSSIA


Este post é uma homenagem à Santa Rita de Cássia. Nasci no dia consagrado a ela, 22 de maio, decidi pesquisar sua história e produzir uma ilustração. Tenho um carinho enorme por esse ser de Luz. A ela foram atribuídos tantos milagres!

Mas vamos à história de Santa Rita. Ela nasceu em 1381, filha única de Antonio Lotti e Amata Ferri, em Roccaporena (a 5 km de Cássia). Este povoado situava-se bem no alto do montes Apeninos, na província da Úmbria, mesma província de outros santos como São Francisco de Assis, São Bento e Santa Clara.

Conta-se que seus pais eram conhecidos como “Pacificadores de Cristo” nas lutas políticas e familiares entre os Guelfi e os Ghibelini. Gostavam muito de ajudar os mais necessitados, mas faltava-lhes um filho. Sua mãe Amata já estava com idade avançada, quando um anjo apareceu e lhe revelou que daria à luz uma menina que seria a admiração de todos, uma escolhida por Deus para manifestar os seus prodígios. O nome de Rita, diminutivo de Margherita, foi revelado pelo anjo, com o qual a Santa se tornou conhecida para sempre.

Casou-se a contragosto com Paolo di Ferdinando Mancini, descrito como um homem de caráter feroz, que seria capaz de provocar um verdadeiro escândalo se Rita e seus pais não aceitassem o casamento. Viveu por 18 anos com seu esposo! Mas não tinha uma palavra de ressentimento. A mansidão, a docilidade e prudência da esposa suavizaram aquela rude impetuosidade. Fernando não pôde resistir a tanta abnegação e mudou completamente de vida, tornando-se um marido respeitoso.

Rita sentia-se feliz por ver seu marido convertido ao bom caminho e por educar os dois filhinhos que o céu lhe dera: Giovanni Tiago e Paolo Maria. Mas sua felicidade durou pouco. Quando menos esperava, seu marido foi assassinado por inimigos do passado. Rita praticou o supremo ato de perdoar os assassinos e concentrou toda sua atenção e solicitude em seus dois filhos. A mãe atenta percebia que os dois jovens nutriam desejos de vingança. Quando se viu em tal situação, tomou uma resolução heróica: pediu a Jesus que levasse seus filhos inocentes, se fosse humanamente impossível evitar que se tornassem criminosos. Um após outro, os meninos caíram doentes. Rita os tratou com o máximo cuidado, velando para que nada lhes faltasse. Mesmo assim, os meninos morreram cerca de um ano depois da morte de seu pai.

Sozinha, Rita passou a se dedicar com afinco à prática das virtudes, às obras de caridade e à oração. Quando ia à cidade, ao passar diante das portas dos mosteiros, parecia-lhe que uma força interior e poderosa a atraía. Encorajou-se e resolveu fazer uma tentativa. Bateu à porta do convento das agostinianas de Santa Maria Madalena. Expôs à superiora do convento o seu ardente desejo. Seu aspecto humilde e piedoso causou excelente impressão na religiosa. Mas o convento somente recebia jovens solteiras, jamais havia aberto suas portas a uma viúva. Tentou ainda por duas vezes ingressar no mosteiro de Santa Maria Madalena, sofrendo duas novas rejeições.

Abandonou-se à vontade de Deus. Uma noite, quando estava em oração, ouviu chamar: "Rita! Rita!". Não viu ninguém. Levantou-se, abriu a porta e foi à rua. Eram 3 homens e Rita não tardou a reconhecê-los: eram seus protetores São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino, que a convidaram para segui-los. Em êxtase, como num sonho, ela os seguiu e logo estava em Cássia, diante do convento de Santa Maria Madalena. As religiosas dormiam e a porta estava bem trancada. Era impossível abri-la por meios humanos, mas os santos fizeram com que ela se encontrasse no interior do mosteiro. Quando as religiosas desceram para se reunir no coro, ficaram surpresas ao encontrar a mulher que tinha sido insistentemente rejeitada. Como entrara, se o mosteiro estava fechado e não havia sinal algum de arrombamento? As freiras ficaram impressionadas com o relato de Rita. Diante desse milagre reconheceram os desígnios de Deus e admitiram em sua companhia aquela criatura mais angelical que humana.

A primeira coisa que fez foi repartir entre os pobres todos os bens que possuía. Para colocar à prova a obediência da noviça, a superiora do convento ordenou-lhe que regasse de manhã e à tarde um ramo de videira ressequido e já destinado ao fogo. Rita cumpria essa tarefa com admirável simplicidade. Um belo dia, as irmãs se assombraram: a vida reapareceu naquele galho ressequido. Surgiram brotos, apareceram folhas e uma bela videira se desenvolveu.

Em 1443, São Tiago de La Marca veio a Cássia para pregar a Quaresma. O sermão da paixão de Nosso Senhor sensibilizou profundamente Rita. Ao voltar para o convento, prostrou-se diante da imagem do crucifixo e suplicou ardentemente a Jesus que lhe concedesse participar de suas dores. Eis que um espinho se destacou da coroa do crucifixo e entrou tão profundamente em sua testa que a fez cair desmaiada. Quando voltou a si havia uma ferida em sua testa.

A chaga de Rita se converteu numa ferida purulenta e fétida. Teve de ser recolhida a uma cela distante, onde uma religiosa lhe levava o necessário para viver. Suportou a ferida durante 15 anos. Em 1450 foi celebrado o jubileu em toda a Cristandade e como algumas irmãs estavam se preparando para ir a Roma, Rita manifestou um ardente desejo de acompanhá-las, mas seu estado de saúde estava se agravando. Pediu a Deus para a ferida desaparecer, foi mais uma vez atendida e conseguiu acompanhar as irmãs a Roma. Mas logo que voltou da viagem a ferida reapareceu. Em meio às dores, ela conservava a alegria do espírito e um sorriso encantador que brilhava em seu rosto.

Aos 76 anos de idade e 40 de vida religiosa, faleceu Santa Rita em Cássia, no velho Convento das Agostinianas, no dia 22 de maio de 1457. Sua morte foi acompanhada de muitos milagres. Na cela onde faleceu surgiu uma luz de grande esplendor e um perfume especial se fez sentir em todo o mosteiro. A ferida do espinho, antes de aspecto repugnante tornou-se brilhante, limpa, cor de rubi. Centenas de pessoas compareciam ao convento para ver a "Santa", cujo cadáver ficou em exposição além do tempo legal.

As freiras trataram de sepultar o corpo da Santa, mas o único carpinteiro, disponível estava doente. Que a Santa me cure - disse ele - e eu farei o caixão. De fato, Francesco Barbari sentiu-se repentinamente curado e cumpriu a sua promessa.
Rita foi venerada como santa imediatamente após a sua morte, como atestam o sarcófago e o Códex Miraculorum, documentos de 1457 e 1462. Seus ossos, desde 18 de maio de 1947, repousam no Santuário, na urna de prata e cristal fabricada em 1930. 550 anos depois, as vestes que lhe serviam de mortalha estão tão perfeitas como no dia em que a envolveram.

A devoção à Santa Rita de Cássia rapidamente se estendeu pela Itália, Portugal e Espanha. Devido aos milagres atribuídos à sua intercessão, o povo a chamou de "Santa das causas impossíveis". Muitos contratempos fizeram com que se protelasse a canonização, que só se realizou aos 24 de Maio de 1900. Contudo, já em 1577 se erguia em Cássia uma igreja consagrada a ela. O Brasil não foi das últimas nações a cultuá-la, pois a atual matriz de Santa Rita da arquidiocese do Rio de Janeiro, data de 1724.

E para finalizar, uma foto que tirei em Amsterdam quando visitava um amigo em 2002. Eu e minha amiga Santa Rita. Mas me parece que ela está entediada na foto...

sexta-feira, 19 de maio de 2023

LUA NOVA COM ASPECTOS PODEROSOS! 19/05/23


A Lua nova chega no dia 19/05, marcando um novo ciclo lunar. Acontece nos últimos graus de Touro, mais precisamente às 12h53 (horário de Brasília), ativando nosso desejo de segurança, prosperidade e bem-estar. 

Não é mais hora de jogar a rede para pescar em quantidade, e sim de analisar quais os peixes queremos fisgar. Por isso, devemos nos preocupar em dar um passo de cada vez.

Como havia dito num dos posts anteriores, o céu traz aspectos desafiadores entre Marte, Júpiter e Plutão, pedindo cuidado com radicalismos, confrontos e disputas de poder. Cuidado também com a ansiedade! A tendência é sermos cobrados por má gestão ou qualquer ponta solta que tenhamos deixado para trás. Questões jurídicas também podem entrar em pauta.

Porém, já podemos sentir mais energia, coragem e foco, porque Sol e Lua fazer poderosas harmonias pra nos ajudar! Sol e Lua se alinham com Marte, Netuno e Plutão, favorecendo o desenvolvimento de projetos. A praticidade dessa Lua favorece projetos que já estejam amadurecidos. Podemos contar com sensibilidade e intuição para seguir em frente, conectados com nossos sonhos e ideais. 

Marte ingressa em Leão no dia 20, inspirando a conquista de mais espaço, autonomia e a busca por reconhecimento. Mas, como já disse, atenção para ânimos inflamados e reações exaltadas, agressivas e reativas. chega fazendo uma oposição com Plutão, inflamando os ânimos. 

Ainda bem que no dia 21 o Sol ingressa em Gêmeos, favorecendo a flexibilidade. Bom para olharmos as situações “de fora”, pensarmos em diferentes alternativas e pontos de vista antes de tomarmos uma posição. Exercitar a comunicação é a melhor forma de entender o que o outro pensa, além de nos abrirmos a novas possibilidades.

Mesmo porquê, Mercúrio segue em harmonia com Saturno, favorecendo a estruturação das ideias, os contatos profissionais e bons planejamentos. Com calma, podemos desenvolver projetos consistentes e duradouros!!

Bora arregaçar as mangas!! Já sabem quais as novas metas a serem ativadas?

RECADO
A agenda de atendimentos astrológicos online está aberta. Todas as informações sobre consultas astrológicas estão aqui.

terça-feira, 16 de maio de 2023

QUADRATURA T EXPLOSIVA ENTRE MARTE, JÚPITER E PLUTÃO


Durante essa semana e a próxima temos um aspectos desafiador entre Marte, Júpiter e Plutão, chamado de QUADRATURA T. Júpiter ingressou ontem em Touro, Plutão está no primeiro grau de Aquário e Marte vai intensificar essa configuração no dia 20, quando ingressar em Leão.

Uma quadratura T gera tensão e nos empurra para ações, a fim de superar os desafios. Fator de motivação. Com Marte e Plutão envolvidos, muitas vezes gera situações explosivas. Porém, podem resultar em crescimento pessoal. A quadratura T é mais desafiadora quando envolve signos fixos - Touro, Escorpião e Aquário – porque neste caso podemos encontrar mais resistência pra mudanças.
Essa configuração pode colocar grandes rodas em movimento, fiquemos atentos para os jogos de poder, as paixões e impulsividades. No meu caso, tô bem esperto, porque no dia 22 (dia da minha revolução solar) esses planetas estarão no primeiro grau de cada signo.

Coletivamente, pode ocorrer agravamento de conflitos, aumento do potencial de violência e nacionalismo exacerbado. Por isso é importante ter cautela, evitar riscos desnecessários. Cuidado também com excessos e radicalismos. Há tendência para reações exacerbadas, por isso é melhor evitar disputas e confrontos. Sejamos mais comedidos!

Orgulho, teimosia e o ego ganham destaque e podem trazer prejuízos. Os gananciosos podem ter mais problemas com a justiça (outro assunto de Júpiter). Marte Plutão são planetas que também falam da sexualidade, atenção também para situações abusivas.

Deixo a reflexão, inclusive pra mim mesmo:  
Muitas vezes ficamos apegados a padrões que trazem satisfação de alguma forma, mas nos adoecem. Para haver cura é preciso querer abandonar os padrões emocionais doentios. É preciso ter força para enfrentar mudanças muitas vezes difíceis.

Quando é difícil fazer algo, onde identificamos um nó, é sinal que precisamos fazer, precisamos desatar o nó. Quando em nosso processo de cura conseguimos realizar algo difícil para nós mesmos, agregamos um novo poder, uma nova energia à nossa alma.

Não podemos mudar ninguém, a não ser nós mesmos. Que saibamos transformar as distorções do poder em PODER PESSOAL.
Aho!!

segunda-feira, 15 de maio de 2023

JÚPITER EM TOURO - De 16 de maio de 2023 a 16 de maio de 2024


JÚPITER EM TOURO
De 16 de maio de 2023 a 16 de maio de 2024

O destaque da semana vai para o ingresso de Júpiter em Touro! Júpiter leva 12 anos para uma volta completa, fica mais ou menos 1 ano em cada signo. É o planeta da EXPANSÃO, portanto, favorece qualidades, comportamentos, práticas e atividades relacionados ao signo por onde passa.

Touro tem a ver com estabilidade, continuidade e permanência, com necessidades práticas, concretas e palpáveis. A expansão e o crescimento vêm para aqueles que sabem perseverar. Júpiter vai beneficiar quem se mantém leal e pretende acumular resultados. Empenho e dedicação de forma constante, essa é a ideia. 

Coletivamente, pode ser um aumento na geração de renda, a economia pode voltar a crescer. SUSTENTABILIDADE é palavra-chave. Período favorável para poupar ou para novas aquisições com o mínimo de endividamento. O consumo de supérfluos tende a cair, a preferência vai para bens duráveis. 

É um tempo de construção, um período de busca por maior estabilidade emocional e financeira. Tempo de firmar, consolidar, continuar em áreas que apresentam ganhos, ao invés de abrir novas frentes.

Os signos de terra (Touro, Virgem e Capricórnio) vão ganhar doses extras de entusiasmo quando Júpiter e se alinhar com o Sol no mapa natal, principalmente os taurinos. 

Mas atenção: a partir de agora e nas próximas 2 semanas, Júpiter vai formar uma quadratura com Marte e Plutão. Importante ficarmos atentos pras disputas de poder. Cuidado para não exagerarmos na dose do orgulho pra não alimentarmos radicalismos e conflitos. Os gananciosos podem ter mais problemas com a justiça (outro assunto de Júpiter). 

Particularmente ficarei bem atento, porque vou pegar essa quadratura na minha revolução solar (que será no próximo dia 22). Falarei mais sobre essa configuração mo próximo post!

RECADO
A agenda de atendimentos astrológicos online está aberta. Todas as informações sobre consultas astrológicas estão aqui.

terça-feira, 2 de maio de 2023

LUA CHEIA E ECLIPSE LUNAR EM TOURO/ESCORPIÃO - 5/05/23

Você se sentiu preso ou frustrado ultimamente? A partir de 1º de maio, Mercúrio atingiu o pico do ponto médio de seu ciclo retrógrado. Também neste dia, Plutão, em um breve passeio por Aquário, começou a retroceder. Ambos os trânsitos indicam uma mudança de perspectiva. 

O Sol se aproxima de Urano, inspirando também viradas, libertações, surpresas, novidades, rupturas... este é o cenário para o eclipse lunar de 5 de maio no eixo Touro/Escorpião. A Lua cheia em Escorpião acontece mais precisamente às 14h24 (horário de Brasilia) e traz o clímax pra muitas situações. Porém, num eclipse lunar a luz do Sol prevalesce:  a proposta é observar o que já estava em fermentação, mas que escapou da visão total... agora podemos ganhar mais consciência, tudo pode se tornar mais conhecido. 

Esse eclipse lunar marca um ponto de virada. O que precisa terminar? O que está prestes a começar?

O que está por um fio pode se romper. Por isso, podem ocorrer cortes com pessoas ou situações do passado. Já estamos na energia dos eclipses desde as últimas semanas (tivemos um eclipse solar com a Lua nova). 

O eclipse da Lua em Escorpião pode revelar ou expor algo que estava oculto com ainda mais força. Fiquemos atentos, tudo pode agora se desenrolar, ele pode mudar uma percepção ou ponto de vista, virar a mesa, exigir uma estratégia renovada, mobilizar um próximo passo, um jogo de poder ou agenda oculta. O eclipse pode trazer assuntos para a superfície e para o aberto. Uma vez que o assunto é exposto ou confrontado, ele inicia o caminho para o progresso e a resolução.

Com Urano em Touro, vivemos uma verdadeira revolução na economia, nos valores, na distribuição de renda, na forma como utilizamos os recursos da Terra. Urano ainda vai ficar mais 4 anos no signo. Ingressou em Touro em 2019 e vejam quantas coisas já aconteceram!

Fica outra pergunta: o que podemos fazer para valorizar mais e administrar melhor os nossos recursos, tanto os individuais (dons, talentos, capacidades), quanto os recursos do planeta? 

Estejamos abertos e flexíveis para as novidades. Na Lua cheia Touro celebra-se há séculos também festival de Wesak, a iluminação de Buda. Vale meditar para se conectar com essa egrégora!

É bom lembrar que em tempos de eclipses, não é bom ficar atolado de compromissos, sem espaço para manobras. A intensidade com que esse eclipse afetará você dependerá de ele fazer contato direto com seu mapa natal. Caso contrário, você testemunhará seu funcionamento indiretamente. 

Deixo dicas para para quem gosta de Astrologia:
Obtenha seu mapa natal com sua data de nascimento, hora e local. Um ótimo software online gratuito está no astro.com (gosto muito deste site da Lis Greene). Aqui neste vídeo explico como calcular o mapa lá no site.

Passo 1 - Seu Sol Natal
Em primeiro lugar considere o seu signo solar, pois o Sol simboliza o propósito consciente desta vida. Reflita sobre como você pode estar sendo desafiado a desenvolver seu propósito de uma maneira mais integrada com o arquétipo do seu signo solar.

Passo 2 - A Casa em que o eclipse cai no Seu Mapa de Natal
O eclipse acontecerá aos 16 graus de Touro, para quem conhece seu mapa, trará transformações para os assuntos no eixo das casas em que ocorre e afetará os planetas que estiverem próximos a esse grau nos signos fixos: Touro, Leão, Escorpião e Aquário. Localize qual casa esta no seu mapa natal e considere qual mudança está sendo requerida nesta casa. 

1ª Casa - autoestima, autoconhecimento, independência, instintos, identidade
2ª Casa - autossuficiência, dinheiro, valores, segurança
3ª Casa - comunicação, aprendizagem, estudos, irmãos, intercâmbios
4ª Casa - segurança emocional, integridade, lar, família
5ª Casa - criatividade, coragem, filhos, lazer, romance
6ª Casa - trabalho, serviço, hábitos, saúde, cura
7ª Casa - cooperação, parcerias, relacionamentos, acordos
8ª Casa - empoderamento, recursos compartilhados, sexualidade
9ª Casa - ensino superior, crenças, viagens, novos horizontes
10ª Casa - ambição, autoridade, carreira, imagem pública
11ª Casa - amigos, redes, projetos humanitário, aspirações de longo prazo
12ª Casa - retiro, autorreflexão, transcendência, inconsciente, liberação

Passo 3 - Planetas afetados pelo Eclipse
Como já disse, se você tiver planetas ou ângulos em torno de 12 a 17 graus dos signos fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário), isso será mais fortemente impactado pelo eclipse,

O que esses planetas simbolizam pode se tornar mais significativo ou desafiador durante a época do eclipse. Se você puder encontrar formas de se reorientar para uma nova dinâmica de como você expressa ou integra os temas do planeta, uma renovação e evolução se tornam possíveis nos próximos 6 meses.

Sol - propósito, personalidade central, expressão do ego, imagem pública
Lua – padrões emocionais, sensação de pertencer, emoções, lar, família, mãe
Mercúrio - ser ouvido, ter voz, a maneira de se comunicar
Vênus - conviver com os outros, sentir-se amado / não amado, valores, parceiros
Marte - instinto, defensividade, agressão, independência
Júpiter - Expansão, abundância, liberação, novos horizontes
Saturno - autoridade (interna e externa), responsabilidade, maestria
Urano - inovação, libertação, experimentação
Netuno - despertar da negação, espiritualidade, rendição
Plutão - empoderamento pessoal, metamorfose, obsessões
Ascendente/Descendente - independência / autonomia vs parceria / eu e os outros
Meio do Céu/FC - self privado, lar, segurança versus self público, carreira, autoridade

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...