terça-feira, 2 de maio de 2023

LUA CHEIA E ECLIPSE LUNAR EM TOURO/ESCORPIÃO - 5/05/23

Você se sentiu preso ou frustrado ultimamente? A partir de 1º de maio, Mercúrio atingiu o pico do ponto médio de seu ciclo retrógrado. Também neste dia, Plutão, em um breve passeio por Aquário, começou a retroceder. Ambos os trânsitos indicam uma mudança de perspectiva. 

O Sol se aproxima de Urano, inspirando também viradas, libertações, surpresas, novidades, rupturas... este é o cenário para o eclipse lunar de 5 de maio no eixo Touro/Escorpião. A Lua cheia em Escorpião acontece mais precisamente às 14h24 (horário de Brasilia) e traz o clímax pra muitas situações. Porém, num eclipse lunar a luz do Sol prevalesce:  a proposta é observar o que já estava em fermentação, mas que escapou da visão total... agora podemos ganhar mais consciência, tudo pode se tornar mais conhecido. 

Esse eclipse lunar marca um ponto de virada. O que precisa terminar? O que está prestes a começar?

O que está por um fio pode se romper. Por isso, podem ocorrer cortes com pessoas ou situações do passado. Já estamos na energia dos eclipses desde as últimas semanas (tivemos um eclipse solar com a Lua nova). 

O eclipse da Lua em Escorpião pode revelar ou expor algo que estava oculto com ainda mais força. Fiquemos atentos, tudo pode agora se desenrolar, ele pode mudar uma percepção ou ponto de vista, virar a mesa, exigir uma estratégia renovada, mobilizar um próximo passo, um jogo de poder ou agenda oculta. O eclipse pode trazer assuntos para a superfície e para o aberto. Uma vez que o assunto é exposto ou confrontado, ele inicia o caminho para o progresso e a resolução.

Com Urano em Touro, vivemos uma verdadeira revolução na economia, nos valores, na distribuição de renda, na forma como utilizamos os recursos da Terra. Urano ainda vai ficar mais 4 anos no signo. Ingressou em Touro em 2019 e vejam quantas coisas já aconteceram!

Fica outra pergunta: o que podemos fazer para valorizar mais e administrar melhor os nossos recursos, tanto os individuais (dons, talentos, capacidades), quanto os recursos do planeta? 

Estejamos abertos e flexíveis para as novidades. Na Lua cheia Touro celebra-se há séculos também festival de Wesak, a iluminação de Buda. Vale meditar para se conectar com essa egrégora!

É bom lembrar que em tempos de eclipses, não é bom ficar atolado de compromissos, sem espaço para manobras. A intensidade com que esse eclipse afetará você dependerá de ele fazer contato direto com seu mapa natal. Caso contrário, você testemunhará seu funcionamento indiretamente. 

Deixo dicas para para quem gosta de Astrologia:
Obtenha seu mapa natal com sua data de nascimento, hora e local. Um ótimo software online gratuito está no astro.com (gosto muito deste site da Lis Greene). Aqui neste vídeo explico como calcular o mapa lá no site.

Passo 1 - Seu Sol Natal
Em primeiro lugar considere o seu signo solar, pois o Sol simboliza o propósito consciente desta vida. Reflita sobre como você pode estar sendo desafiado a desenvolver seu propósito de uma maneira mais integrada com o arquétipo do seu signo solar.

Passo 2 - A Casa em que o eclipse cai no Seu Mapa de Natal
O eclipse acontecerá aos 16 graus de Touro, para quem conhece seu mapa, trará transformações para os assuntos no eixo das casas em que ocorre e afetará os planetas que estiverem próximos a esse grau nos signos fixos: Touro, Leão, Escorpião e Aquário. Localize qual casa esta no seu mapa natal e considere qual mudança está sendo requerida nesta casa. 

1ª Casa - autoestima, autoconhecimento, independência, instintos, identidade
2ª Casa - autossuficiência, dinheiro, valores, segurança
3ª Casa - comunicação, aprendizagem, estudos, irmãos, intercâmbios
4ª Casa - segurança emocional, integridade, lar, família
5ª Casa - criatividade, coragem, filhos, lazer, romance
6ª Casa - trabalho, serviço, hábitos, saúde, cura
7ª Casa - cooperação, parcerias, relacionamentos, acordos
8ª Casa - empoderamento, recursos compartilhados, sexualidade
9ª Casa - ensino superior, crenças, viagens, novos horizontes
10ª Casa - ambição, autoridade, carreira, imagem pública
11ª Casa - amigos, redes, projetos humanitário, aspirações de longo prazo
12ª Casa - retiro, autorreflexão, transcendência, inconsciente, liberação

Passo 3 - Planetas afetados pelo Eclipse
Como já disse, se você tiver planetas ou ângulos em torno de 12 a 17 graus dos signos fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário), isso será mais fortemente impactado pelo eclipse,

O que esses planetas simbolizam pode se tornar mais significativo ou desafiador durante a época do eclipse. Se você puder encontrar formas de se reorientar para uma nova dinâmica de como você expressa ou integra os temas do planeta, uma renovação e evolução se tornam possíveis nos próximos 6 meses.

Sol - propósito, personalidade central, expressão do ego, imagem pública
Lua – padrões emocionais, sensação de pertencer, emoções, lar, família, mãe
Mercúrio - ser ouvido, ter voz, a maneira de se comunicar
Vênus - conviver com os outros, sentir-se amado / não amado, valores, parceiros
Marte - instinto, defensividade, agressão, independência
Júpiter - Expansão, abundância, liberação, novos horizontes
Saturno - autoridade (interna e externa), responsabilidade, maestria
Urano - inovação, libertação, experimentação
Netuno - despertar da negação, espiritualidade, rendição
Plutão - empoderamento pessoal, metamorfose, obsessões
Ascendente/Descendente - independência / autonomia vs parceria / eu e os outros
Meio do Céu/FC - self privado, lar, segurança versus self público, carreira, autoridade

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...