
Amigos, quero voltar a falar sobre o aquecimento global, por ser este um tema urgente. Evitar uma tragédia maior com o clima é dever de todos os países, todos os governos, todas as pessoas. No mês de dezembro próximo (de 7 a 18/12/2009) teremos a Conferência mundial do Clima, em Copenhague, Dinamarca. Será um encontro histórico, quando serão decididos os rumos de nosso planeta. Leia interessante artigo sobre o tema no site ecodesenvolvimento.org.
A blogagem coletiva - Blog Action Day – sobre as ateracões climáticas foi um sucesso, mas ações continuam. Você pode participar aqui de um abaixo assinado, onde pessoas de todo o mundo e dos Estados Unidos clamam ao presidente Obama que lidere seu país com grandes e significativas ações para a redução de gases poluentes. O tempo está correndo e não podemos esperar.
O que mais é possível fazer?
1 – Ajudar a pressionar o governo do Brasil que é o quarto ou o sexto (dependendo da estatística) maior emissor de gases de efeito estufa. Quase 70% de suas emissões estão relacionadas com queimadas e desmatamentos. O Brasil precisa estabelecer metas de redução. Você conhece o movimento BRASIL NO CLIMA?
2 – Circular pela internet matérias, opiniões e manifestos sobre o tema. Conversar com os amigos e familiares.
3 – Plantar árvores. Elas absorvem carbono.
4 – Trocar o automóvel pela bicicleta, uma vez por semana. Se for difícil, uma vez de 15 em 15 dias, ou de mês em mês. Andar mais a pé.
5 – Economizar energia elétrica. Isso é fundamental nos países que operam usinas elétricas à carvão ou óleo combustível. A base energética do Brasil é hidroelétrica, mas o aumento da demanda pode levar a construção de novas termoelétricas. Além disso, economizar energia elétrica é sempre bom para o bolso!
6 – Diminuir o consumo de carne. A pecuária contribui direta e indiretamente para o efeito estufa. Você ficaria um dia da semana sem comer carne?
7 - Interessar-se pelo lixo em seu município. Se ele ainda usa vazadouro (lixão) ou um aterro que não elimine ou reutilize o gás metano, proteste e pressione a prefeitura local.
8 – Não votar em políticos de partidos que sejam contrários ao estabelecimento de metas de redução de emissões ou abriguem representantes dos setores do agrobusiness, da pecuária ou dos madeireiros.
O futuro se constrói no aqui-agora. Sejamos felizes!