domingo, 12 de abril de 2009

A NATUREZA

A harmonia com a Natureza é um dos fatores primordiais para termos paz interna e externa. Nossa vida origina-se e é mantida pela Natureza e seus reinos mineral, vegetal e animal. Entretanto, o homem trata o meio-ambiente com descaso, destruindo-o e espoliando os recursos naturais. A postura da humanidade em relação ao planeta ao planeta e à natureza se dá nos moldes do parasitismo inconseqüente, no qual o parasita explora o hospedeiro até a morte, ocasionando a morte também de si próprio.

O homem não está para ser parasita do planeta Terra. Sua relação deve ser de simbiose com o planeta, dando oportunidade para o progresso mútuo. A insistência em destruir a natureza traz conseqüências desastrosas para a própria humanidade, já que a interferência negativa sobre o equilíbrio natural dos ecossistemas provoca efeitos invariavelmente nocivos ao homem. Como exemplo, citamos: a destruição da camada de ozônio, o efeito estufa, os cataclismos, as doenças contagiosas; todos, em última instância, produtos da insensatez humana.

Devemos evitar destruir e, na medida do possível, reconstruir o que danificamos no meio-ambiente. Precisamos reciclar materiais, produzir menos lixo, encontrar alternativas alimentares sustentáveis, evitar a exploração e esgotamento das riquezas minerais (elas são responsáveis pelo equilíbrio eletromagnético planetário).

Além desses aspectos, acreditamos que a Natureza seja fonte de remédio e tratamento para nossas desarmonias. Se o desenvolvimento do ser humano (ontogênese) repete o desenvolvimento da vida no planeta (filogênese), temos representações dos reinos minerais em nosso organismo. Enquanto a Natureza ainda preserva uma certa harmonia, o ser humano perdeu a sua própria. O convívio harmônico com a Natureza pode restaurar o equilíbrio do indivíduo, não apenas pelos alimentos físicos, mas principalmente mentais e afetivos que absorvemos de maneira mais ou menos inconsciente.

Pretendemos demonstrar que a forma que o homem trata a Natureza é a exteriorização do tratamento que o homem dá a si mesmo, ou seja, de uma maneira imediatista, gananciosa, ignorante e egoística. Queremos ajudar ao homem aprender a tratar de si mesmo ensinando-o a observar a Natureza.

(do livro UMBANDA – A PROTO-SINTESE CÓSMICA de F. Rivas Neto, Ed. Pensamento)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...