quinta-feira, 2 de novembro de 2023

O SIMBOLISMO DO CERVO

Na mitologia celta, o cervo é uma figura importante associada a várias deusas e deuses. Muitas vezes é considerado um símbolo de força, resistência e regeneração. Simboliza a conexão entre o mundo natural e o mundo espiritual e o esplendor do reino animal.

O cervo está intimamente ligado a Cernunnos, considerado o senhor dos animais e da vida selvagem. Cernunnos é frequentemente descrito como uma figura xamânica com chifres na cabeça e cercado por animais como veados, cobras e lobos.

Um dos papéis principais de Cernunnos era o de protetor da floresta. Os celtas acreditavam que as florestas eram habitadas por diversos espíritos e divindades, sendo importante manter um bom relacionamento com esses seres para garantir a prosperidade e a fertilidade da terra. Cernunnos era visto como um poderoso guardião da floresta, que poderia proteger os celtas do perigo e trazer-lhes boa sorte.

A ligação entre Cernunnos e a floresta se reflete em sua iconografia, que muitas vezes inclui imagens de animais e plantas associadas à floresta. O deus com chifres é frequentemente mostrado cercado por veados, touros e outras criaturas, e às vezes é retratado segurando uma cobra, que pode simbolizar os poderes regenerativos da terra. Em algumas representações, Cernunnos também é mostrado com chifres, o que enfatiza ainda mais sua conexão com o mundo natural.

Ele representa os ciclos naturais, morrendo e renascendo com as estações. Estas estações podem ser marcadas pelos seus respectivos festivais: Samhain (Inverno), Beltane (Verão), Imbolg (Primavera) e Lughnasadh (Outono).

Na tradição védica: o significado de Mrigashira é “a cabeça de um animal”, indicando um senso de aventura, excitação e uma forte intuição.

Mrigasira, que significa “Cabeça de Veado”, tem a força, a coragem e a perseverança do guerreiro espiritual, mas com a graça e a tranquilidade de um cervo. Sendo sensíveis e curiosos, os tipos Mrigasira gostam de estabelecer uma base sólida e tecer padrões intrincados para obter compreensão e experiência verdadeira. Aqui obtemos felicidade na busca pela mais elevada realização de perfeição e beleza.

No Xamanismo, representa o equilíbrio entre força e doçura, bravura e alegria. A capacidade de solucionar conflitos de forma amena e equilibrada. Quando você tem o cervo como animal espiritual, é capaz de trazer gentileza e graça em todos os aspectos de sua vida, mesmo nos momentos mais desafiadores. Inspirando-se nas qualidades do cervo, você pode atingir objetivos ambiciosos e enfrentar situações difíceis suavemente com um toque de gentileza e graça.

Se o cervo é o seu poder animal, provavelmente você vai sentir necessidade de companheirismo ou grupo de apoio. Os cervos vivem em grandes rebanhos e raramente são vistos sozinhos. Eles desfrutam da companhia de sua própria espécie, mas precisam de seu próprio espaço.

A Medicina do cervo nos ensina como fazer o melhor uso da nossa energia, ajudando-nos a gastar somente a energia de que precisamos para realizar as coisas que planejamos e a persistir em nossa rota escolhida até que tenhamos cumprido nossas metas. 

Contemplar um servo adulto é uma verdadeira maravilha.  Este animal compartilha seu comportamento real com a gente. Se é o seu poder animal, é provável que frequentemente encontre-se no centro do palco, tanto na sua vida pessoal quanto profissional. Se o cervo está totalmente desenvolvido na vida de uma pessoa, ela tem uma autoimagem poderosa, e expressa toda essa força.

(Gosto de colocar os créditos das imagens, mas dessa vez pesquisei no Pinterest e não encontrei o nome dos autores.)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...