terça-feira, 28 de junho de 2022
ANIVERSÁRIO DE 14 ANOS DO DALLA BLOG - COM SORTEIO!
segunda-feira, 27 de junho de 2022
CONCLUIR PENDÊNCIAS E ATIVAR NOVOS PROJETOS: LUA NOVA DE CÂNCER
Olá, amigos e amigas!
sexta-feira, 24 de junho de 2022
O SIGNIFICADO E AS CARACTERÍSTICAS DO SIGNO ASCENDENTE
Para a Astrologia tradicional, é como nosso cartão de visitas: traz pistas sobre o aspecto físico, a "máscara" exterior (tanto física, como emocional e intelectual), alguns hábitos e maneirismos pessoais. A forma como nos mostramos ao mundo e como o mundo nos vê. A primeira impressão que causamos e a forma como iniciamos as coisas.
Para a Astrologia Cármica, o Ascendente representa um desafio futuro, ou seja, desenvolver as qualidades do signo ascendente faz parte do propósito dessa encarnação para o equilíbrio da nossa história e de nosso carma.
Para a Astrologia Esotérica (encontrei um artigo muito interessante sobre isso aqui) "o signo ascendente da carta natal é a energia que rege sobre toda a carta, porque é graças a ele que um horóscopo pode ser traçado com plenitude. Indica a vida futura e o propósito imediato da alma para esta encarnação. Mantém o segredo do futuro e apresenta a força que, corretamente empregada, conduzirá o homem para o êxito. Representa o aspecto harmônico da vida, e pode produzir corretas relações entre a alma e a personalidade em uma dada encarnação, assinalando, assim, o caminho para reconhecer a força da alma."
Alice Bailey
É verdade que o ascendente depois dos 30 anos é dominante?
A resposta é não. Muita gente me faz essa pergunta e até hoje não descobri de onde surgiu essa lenda. Não encontrei explicação astrológica pra isso em nenhum livro sério de astrologia. Perceba que pela explicação inicial, isso não faz sentido.
Para quem ainda não sabe qual é seu signo ascendente, há muitos sites que fazem o mapa natal gratuito. Eu particularmente utilizo o site da Lis Greene, o ASTRODIENST - astro.com. Vale lembrar que para uma análise completa e detalhada, o ideal é procurar um astrólogo de sua confiança.
Para quem já sabe qual é seu signo ascendente, deixo aqui um resumo das principais características:
ASCENDENTE ÁRIES
Quem tem Ascendente em Áries entra na vida como quem entra num desafio: com impulsividade, pioneirismo, ousadia, impaciência. Há necessidade de ser decidido, de agir e ter o poder de criar a própria vida. O aprendizado é encarar a vida de maneira direta e enérgica. Cultivar uma expressão é ativa, espontânea, competitiva e assertiva.
Quem tem este ascendente tende a acreditar que o caminho mais curto entre dois pontos é uma reta e a colocar isso em prática em todas as circunstâncias da vida. Muitas vezes com grandes ganhos de tempo e benefícios, outras vezes com consequências menos felizes.
Na verdade, só tem a sensação de existir, de estar vivo, se estiver a fazer alguma coisa. Se a expressão do ascendente em Áries é contida ou negada, a frustração acumulada pode explodir e se manifestar como ataques de raiva, ansiedade, explosões agressivas.
Quando aprender a agir com autoestima, por vontade e escolha própria, em vez de reagir continuamente à necessidade de se afirmar, poderá vivenciar plenamente as qualidades de ação, assertividade e decisão associadas ao seu signo ascendente.
Fisicamente, o Ascendente em Áries pode ter uma postura enérgica, viva, rápida e impaciente. Rosto vivo, olhar ágil, franco direto e intenso. Os movimentos são rápidos, repentinos, por vezes até bruscos e diretos. É como se a qualquer momento fosse mergulhar de cabeça em uma nova atividade, como que a dizer “saia da minha frente”.
ASCENDENTE TOURO
A primeira impressão do ascendente em Touro é vivenciada através do elemento Terra: segurança e continuidade na concretização de objetivos. Deve encarar a vida com calma, ponderação e segurança. Estruturar, planejar, trabalhar de modo sistemático para alcançar suas metas. Há que avançar sem pressa, experimentar bem o terreno e medir cada passo. O avanço pode ser mais lento, porém é mais seguro: uma vez conquistado o terreno, raramente se dá um recuo.
Pode contar com uma habilidade natural em lidar com os recursos materiais, tendo em vista estabilidade e a abundância material. A abordagem é prática, física e sensorial. Pode haver uma sensualidade forte, simples e desinibida, com tendência à gula e, em geral, uma grande capacidade de apreciar os confortos e prazeres da vida.
O perigo consiste em ficar preguiçoso, indolente e resistente às mudanças. Ciúmes e possessividade também devem ser trabalhados, pois podem ser a fonte de muitos problemas. É preciso olhar para dentro de si mesmo, enfrentar, examinar e desenvolver maior domínio sobre as emoções ao se relacionar. Aprender quando segurar e quando soltar. Limpar e eliminar o que tem guardado dentro de si, modificando assim velhos padrões de comportamento que não servem mais.
O senso estético, que está quase sempre presente, pode ser também simples e um pouco rústico, com preferência ao que é natural, duradouro e confortável. O tipo físico pode ser de constituição sólida, terrestre, pesada, uma aparência saudável, o pescoço grosso típico do taurino, com tendência a aumentar de peso. Ou pode apresentar uma aparência mais delicada, elegante e fina, enfatizando o lado estético e feminino de Vênus, regente do signo.
Com a maturidade, a necessidade de segurança material e financeira pode ser gradualmente substituída pela segurança emocional e pela estabilidade interior. Assim o ascendente em Touro descobre a sua faceta mais espiritualizada, capaz de vislumbrar beleza e transcendência nas formas mais concretas.
ASCENDENTE GÊMEOS
A primeira abordagem da vida pelo ascendente em Gêmeos é feita através do elemento Ar: aprendizagem, comunicação e experimentação no plano mental. Vive de forma ligeira, curiosa e um tanto dispersa. Há forte necessidade de compreender as coisas mentalmente e de apreender todas as faces da realidade com versatilidade e adaptabilidade.
A diversidade da vida diária, com todos os seus pequenos e variados acontecimentos, é um elemento-chave para a expressão imediata da individualidade. A comunicação é também uma importante via de expressão pessoal e de impacto junto ao meio ambiente.
Há tendência natural para se identificar com as ideias ("sou aquilo que penso"), embora estas possam estar continuamente em mudança. O perigo é se perder numa teia de superficialidade, inconstância e inconsequências. Quando aprende a seguir um rumo de pensamento, entre a multiplicidade dos seus apelos mentais, o ascendente Gémeos começa a manifestar o que de mais elevado existe no signo: a capacidade de relativizar e de compreender, no plano mental, todas as faces de um assunto ou situação.
Fisicamente apresenta aspecto ágil, flexível, mãos finas e habilidosas. Aliás, as mãos e braços podem estar em evidência, tanto pelo gesticular contínuo como pela sua elegância e delicadeza. A aparência tende a ser um tanto andrógina, pode manter o aspecto juvenil até muito tarde. O rosto pode ser vivo, móvel, expressivo e marcado por um ar de eterna adolescência.
ASCENDENTE CÂNCER
A primeira impressão da vida é sentida através do elemento Água : ação motivada pelos sentimentos. Expressão cautelosa e grande necessidade de segurança emocional são características de quem tem Ascendente em Câncer. A expressão da individualidade é cautelosa. Para proteger-se emocionalmente, por vezes desenvolve uma dura casca externa. Sua tarefa é encontrar maios para expressar a própria sensibilidade, ao invés de ser esmagado por ela. Respeitar, compreender, reconhecer e liberar os sentimentos.
Há uma qualidade mimética, camaleônica na expressão pessoal: confundir-se com o ambiente para não se mostrar competitivo ou chamar a atenção. Assim evita também ser ameaçado ou agredido. Por vezes apresenta comportamentos desprotegidos, inseguros ou mesmo infantis. Pode manter-se sempre muito próximo da mãe ou da família de origem (do ponto de vista físico, emocional ou ambos).
Esta camuflagem, contudo, pode ser apenas aparente. Por detrás se esconde uma grande tenacidade e uma capacidade de se agarrar teimosamente aos sentimentos e às situações em que sinta familiaridade e segurança, mesmo que esta segurança seja feita à custa de outros. À medida que desenvolve certo grau de maturidade, pode desfrutar toda sensibilidade e riqueza emocional associadas a este signo. Cresce em autoconhecimento quando desenvolve as qualidades de cuidar, alimentar, proteger, nutrir. Seja de uma pessoa, uma família, um negócio ou um ideal.
O aspecto físico ligado a este ascendente é arredondado, agradável, suave e um pouco infantil. Um rosto redondo e um tronco desenvolvido são características comuns, com propensão a engordar e reter líquidos. Alguns, contudo, apresentam um rosto oblongo e uma figura esguia.
ASCENDENTE LEÃO
O ascendente em Leão busca a segurança na expressão de sua identidade. Quem tem este ascendente entra na vida com grandes passadas: a expressão pessoal é calorosa, quente, entusiasmada, digna e poderosa. A necessidade de protagonismo é imperativa e quase constante. O mundo, os outros e as circunstâncias em geral podem ser vistos como um grande palco onde a individualidade vai manifestar-se de forma brilhante e poderosa.
A pessoa com este ascendente tende a dominar as situações com a sua projeção carismática e sua autopromoção. O cuidado deve ser para não se tornar autoritário, egocêntrico, orgulhoso ou arrogante. Algumas vezes evita enfrentar situações ou provas para não vivenciar a sensação de erro. É importante dar vazão ao seu potencial criativo e ao seu poder pessoal para não se tornar amargurado ou cínico por não ser reconhecido.
Ao longo da vida, esta forte expressão tende a ser posta em prova e a se modificar. Na maturidade, poderá deixar de encarar a vida como um grande palco e passar a vê-la como uma oportunidade criativa. Assim, as manifestações pomposas e gratuitas dão lugar a uma atitude verdadeiramente generosa, desinteressada e vitalizante. Poderá irradiar calor generoso, cura e energia vital para aqueles que merecem. Leão é associado ao coração, ao centro do corpo, com grande potencial amoroso.
O aspecto físico ligado a este ascendente e associado a uma atitude naturalmente altiva, quase régia, e a uma cabeleira bonita, volumosa, tipo "juba de leão". A atitude poderosa costuma chamar a atenção. Os olhos são vivos e brilhantes.
ASCENDENTE VIRGEM
O ascendente em Virgem vive a aprendizagem e a experimentação das coisas concretas. Para quem tem este ascendente, a vida é um projeto que busca a perfeição. Todas as atitudes, funções, relações e comunicações são, por isso, sujeitas a forte crítica e autocrítica, revelando-se sempre aquém de tão exigentes expectativas.
A expressão pessoal tende a ser precisa, funcional, ordenada e ergonómica. Tudo é feito com método, funcionalidade, detalhe e eficiência, tendo em vista a ideia de perfeição. "A qualidade acima da quantidade" poderia ser o seu lema. Isso muitas vezes significa desenvolver habilidade e competência no trabalho ou na área criativa escolhidos. Seu ideal é ser útil, prestativo e produtivo.
A preocupação com o bom funcionamento do corpo físico é uma constante. Outra característica é tratamento prático das necessidades comuns do dia-a-dia. Tudo o que não é construtivo deve ser reconhecido, limpo ou descartado. O perigo é ficar obsessivo com a ordem e a correção. Deixar que a crítica se torne de tal maneira implacável, que chega a ser paralisante. A pessoa perde a espontaneidade e a fluidez.
A partir de certa fase da vida, começa a aprender que a perfeição está subjacente a tudo, mas que não tem possibilidades de se manifestar plenamente no plano físico. Nessa altura, a tolerância e a compreensão começam a temperar o seu sentido crítico, levando-o a encarar todas as coisas (e a si mesmo) como manifestações terrenas e humanas do arquétipo da Perfeição.
Um ar limpo, preciso e resistente, ao mesmo tempo aprumado, asseado e simples são qualidades típicas do Ascendente Virgem. O aspecto geral pode ser bastante juvenil, mantendo uma figura delgada e muita vivacidade.
ASCENDENTE LIBRA
Com Libra no ascendente, a expressão pessoal é pensada, medida e considerada, levando sempre em conta a opinião ou a reação dos outros. Tudo o que os outros querem ou precisam é levado em consideração com julgamentos reflexivos. A abordagem da vida é dirigida para o relacionamento, a sociabilidade e a comunicação.
A atitude geral é de cooperação, de busca de harmonia. Pode haver interesse pelas artes e também por sistemas abstratos, como política e matemática. Pode haver uma qualidade estética e uma elegância natural nos gestos, na fala, na escolha de roupas, acessórios e adornos. O sentido de justiça, prudência e equilíbrio inerentes a este signo conferem-lhe graça e harmonia.
Justamente por isso, pode ter dificuldade para lidar com circunstâncias exigem decisões diretas e imediatas. Pode se sentir perdido quando tem de atuar sozinho e de escolher por si mesmo. A tendência é de se apoiar nos outros. Ao pesar na balança todos os lados de uma situação, pode ficar indeciso e vacilante. Em casos mais extremos degenera em sociabilidade exagerada, inércia, preguiça e dependência emocional.
É mais fácil deixar outra pessoa decidir para si. Mas o desafio é desenvolver seu próprio sistema de valores, padrões e ideias sobre os quais possa fundamentar as iniciativas. Aprender a fazer suas próprias escolhas e se responsabilizar pelas consequências. Aprender a colocar suas necessidades de forma saudável, sem se tornar condescendente demais.
Quando aprende a equilibrar a sua necessidade de ouvir os outros e os seus próprios desejos e vontades, ganha a capacidade de harmonizar com ligeireza e desembaraço todas as polaridades da vida: eu/o outro, pessoal/social, formal/informal, mundano/sagrado, intuição/lógica, masculino/feminino.
O tipo físico associado a este ascendente é bem proporcionado, naturalmente ágil e elegante. Conta com charme pessoal, apesar de um pouco roliço e com tendência a ganhar peso devido à preguiça.
ASCENDENTE ESCORPIÃO
Para o Ascendente em Escorpião, a expressão pessoal é intensa, carismática, poderosa e sempre um tanto secreta. Para ele, a vida é uma batalha, onde vitórias e derrotas marcam e transformam a expressão individual. Sente intensa necessidade de segurança, mas vive sempre em processo de transformação emocional. Aliás, todos os aspectos da vida são sentidos com grande intensidade, mas também com uma profunda contradição interior.
O indivíduo com este ascendente pode ver-se como um lutador, um reformista ou um investigador. O seu carisma que começa por ser fascinante, pode torná-lo incomodativo ou mesmo belicoso. Perante qualquer desafio imediato (em coisas simples do dia-a-dia), reage com um misto de atração e repulsa, avidez e desconfiança, desejo e negação do próprio desejo.
Esta turbulência emocional leva-o ao principal tema de Escorpião - o da morte e transformação. Como a cobra que muda de pele, o ascendente em Escorpião acumula a pressão até ocorrer uma explosão renovadora. Derruba e remove as velhas estruturas para que novas possam ser construídas.
Ao compreender que a verdadeira batalha é interior, o Escorpião ascendente inicia uma nova fase na sua vida - deixa de lutar contra inimigos exteriores e lança-se na cruzada contra os seus demônios interiores. O desafio é levar a luz da consciência para aquilo que é obscuro e oculto dentro de si: emoções destruidoras tais como ciúme, inveja, avareza, luxúria ou ânsia de poder.
Se essas emoções são reprimidas, elas fervilham por baixo, envenenam a psique e acabem sendo liberadas de forma desregrada. É importante reconhecer os sentimentos envolvidos, transformá-los, canalizá-los de forma mais construtiva. Somente ao trazer seus inimigos interiores para a luz da consciência é que pode transcendê-los.
Assim pode descobrir em si recursos e capacidades que até então desconhecia. Deixa de ser um lutador e torna-se um guerreiro espiritual. Muitos artistas produziram suas melhores obras reestruturando suas paixões, iras e desacertos em alternativas criativas.
Olhos penetrantes, de expressão intensa e profunda, sublinhados por sobrancelhas espessas e bonitas, são característicos deste ascendente.
ASCENDENTE SAGITÁRIO
Quem tem ascendente em Sagitário tende a entrar na vida como quem começa uma viagem: com entusiasmo, curiosidade, otimismo e boa disposição. Na sua abordagem existe sempre uma componente de aventura, descoberta, experiência e aprendizagem.
O ascendente em Sagitário lança-se à descoberta de uma nova fronteira, de uma nova ideia ou da solução para os problemas globais com o mesmo entusiasmo e convicção com que parte em busca de um tesouro, descobre um novo disco ou explora a despensa em busca de guloseimas. É otimista, acredita sempre que coisas boas podem acontecer e que a vida, afinal, não é assim tão má. Com a sua fé jovial e inabalável, não hesita em correr riscos.
Os acontecimentos da vida são encarados com significados e importância simbólica. Tudo é analisado em relação e uma verdade maior. Seu entusiasmo e idealismo são contagiantes, inspiram as pessoas e contribuem para o bem-estar geral. Contudo, corre o risco de se tornar pomposo, arrogante, extravagante ou doutrinário. Quer que os outros acreditem naquilo que acha que está certo e não hesita em ensinar ou até mesmo impor as atitudes e conceitos morais que considera corretos.
Uma parte de sua natureza aspira nobres ideias, elevadas realizações e grandes alturas. Outra parte é dirigida pelas necessidades mais básicas e pelos instintos animais. O grande aprendizado é encontrar formas criativas para resolver essa diferença e encurtar essa lacuna.
Quando deixa de lado a atitude de sabedoria pomposa e passa a compartilhar conhecimentos com humildade, dá um importante passo em direção à maturidade. Esta etapa é alcançada através do controle da fala e dos pensamentos, evitando exageros e indiscrições, encontrando as palavras certas para expressar os mais amplos conceitos. Assim pode trazer à sua vida o sentido e a Sabedoria que tanto procurou.
Associa-se a este ascendente um aspecto descontraído, inquieto e jovial. Pode ter um rosto aberto, com um grande sorriso e cabelos encaracolados (às vezes arruivados), coxas fortes e tendência a aumentar de peso.
ASCENDENTE CAPRICÓRNIO
Quem tem o Ascendente em Capricórnio entra na vida com os passos firmes, medidos e planejados de quem escala uma montanha. Não brinca em serviço: a expressão pessoal é séria, responsável, convencional, retraída e um pouco seca. A ação é prática e concreta.
Costuma avaliar a si mesmo e aos outros pelas conquistas profissionais, a carreira e o estatuto social. As figuras de autoridade o impressionam. Há tendência para a inibição, a rigidez e a depressão. Longe de ser nefasta, essa depressão se revela fundamental para o crescimento da individualidade. Abala a rigidez, permitindo uma reestruturação em moldes mais abrangentes e flexíveis. As qualidades de resistência, planejamento e estratégia passam, então, a ajudar no processo de crescimento e transformação.
O Ascendente em Capricórnio frequentemente, quando jovem, adota uma postura sisuda, triste e desmotivada. Porém, ao longo dos anos, aprende a gozar as coisas boas da vida e pode até rejuvenescer com a idade. Na maturidade, é frequente serem mais descontraídos, simpáticos e comunicativos do que foram quando jovens. Envelhece com um bom vinho. Essa alegria interior representa o culminar das qualidades de trabalho e de conquistas profissionais associadas a este ascendente. É uma "marca de Sabedoria".
O ascendente em Capricórnio quer planejar sua vida com cautela, estruturá-la com calma e lógica, conforme suas metas e aspirações. Para tanto, deve aprender a encarar suas obrigações, desenvolver disciplina e controle. Ao cultivar seu potencial para lidar com assuntos práticos e organizá-los, vive um sentido de realização e pode desfrutar de suas conquistas.
Um aspecto magro, tenso e seco pode ser associado a este ascendente. As maçãs do rosto são marcadas. Algumas pessoas (principalmente mulheres) têm uma beleza refinada, contam com equilíbrio de linhas e elegância da estrutura óssea.
ASCENDENTE AQUÁRIO
Quem tem Ascendente em Aquário cultiva sua identidade única através de uma visão objetiva, global e impessoal da vida. Costuma apreciar os acontecimentos, as pessoas, as situações e a si mesmo de uma perspectiva mais afastada, buscando uma imagem mais completa e mais ampla do contexto social. Algo maior que o self deve ser levado em consideração. Os ideais são igualitários: fraternidade, justiça e liberdade para todos.
Sua expressão pessoal é baseada numa aparente contradição: tem uma necessidade imperativa (embora por vezes disfarçada) de ser único, diferente e inconvencional mas ao mesmo tempo quer ser aceito pelo coletivo, pela sociedade. Em outras palavras: tem de ser diferente e, ao mesmo tempo, igual. É simultaneamente rebelde e gregário.
A solução deste conflito interno varia de pessoa para pessoa. Alguns sufocam seu individualismo em prol da aceitação social. Mantém-se numa atitude de falso conformismo, mas correm o risco de explodir em rebeldia a qualquer momento. Outros se proclamam "espíritos livres" e preferem se manter à margem da sociedade. Ganham liberdade para serem inconvencionais, teimosos, excêntricos e rebeldes de uma forma até chocante, mas perdem o prazer da companhia humana.
Na maioria dos casos, contudo, a faceta experimental e pioneira deste signo no Ascendente consegue encontrar soluções originais e equilibradas (geralmente depois de várias tentativas). Pode unir-se a grupos diferentes e originais que lhe deem espaço e liberdade. Pode ter diversos grupos de amigos, que representem diversas facetas da sua personalidade. Ou pode tentar compartilhar o seu "mundo paralelo", onde reina a busca da liberdade e a visão do futuro.
Qualquer destas soluções pode permitir a troca de ideias, a cumplicidade em ideologias e pontos de vista. Assim o Ascendente em Aquário se sente acompanhado na sua diferença.
Ao compreender que não precisa de se rebelar para ser livre, quem tem este ascendente começa a encarar a vida como uma grande experiência de solidariedade. Descobre, então, que tem a capacidade de partilhar com toda a humanidade as suas ideias largas e globais, numa perspectiva de serviço, esperança e fraternidade. As utopias se tornam, então, ideias realizáveis.
Fisicamente, este ascendente é associado a figuras grandes, altas e a rostos bem delineados, de expressão aberta. Em sua aura geralmente há uma carga elétrica ou magnética, que lhe confere um toque excêntrico.
ASCENDENTE PEIXES
Uma espécie de névoa vaga, transcendental e intangível parece permear a expressão pessoal de quem tem Peixes no Ascendente. Esta "névoa" confere empatia e permeabilidade, mas ao mesmo tempo traz certo isolamento e distanciamento. A necessidade de cultivar um sentido concreto de identidade entra em conflito com forças que provocam a dissolução e a transcendência das limitações. Assim, a pessoa com este Ascendente pode ter sentimentos e comportamentos um tanto contraditórios.
Sua percepção é sensível ao todo, sua aprendizagem se faz através do sentir. Em determinadas situações, pode entrar em empatia emocional com toda a Humanidade e procurar redimi-la dos seus sofrimentos. Quando isso acontece, a sua sensibilidade se manifesta como compaixão, expressão artística ou devoção mística. No momento seguinte, contudo, pode focar-se apenas em suas próprias necessidades emocionais. Cai então num caos emocional, numa auto piedade da qual só sairá (segundo julga) se alguém vier "salvá-lo".
A solução requer o desenvolvimento de uma identidade que não exclua a consciência de que ela faz parte de algo maior. Encontrar o caminho do meio: uma identidade rígida demais tornaria a transcendência impossível. Uma identidade por demais difusa criaria dificuldades na hora de lidar com as questões práticas, de forma eficiente com a vida.
Quem tem Peixes no Ascendente pode se manifestar como a vítima, o artista ou o curandeiro/salvador. É preciso cuidado com excessos, com apetites autodestrutivos, com a tendência para a fuga da realidade e sacrifícios sobre-humanos. Se conseguir o distanciamento necessário para distinguir entre os seus problemas e os dos outros, a pessoa com este ascendente pode colocar a sua enorme sensibilidade à serviço do coletivo. Deixa de oscilar entre os papéis de salvador e vítima, tornando-se capaz de passar da empatia emocional à ajuda efetiva, mesmo que isso implique em sacrifícios pessoais.
Fisicamente, sua aparência é sonhadora, romântica, sedutora ou misteriosa. Um ar etéreo e um pouco "perdido" pode ser a marca deste signo ascendente. Os olhos costumam ser grandes, o corpo arredondado. Alguns conseguem moldar sua aparência em diversas imagens, refletindo e imitando tudo o que os impressiona.
Marcelo Dalla
Formado em Comunicação pela ECA – USP.
Estuda astrologia há 30 anos e atua profissionalmente como astrólogo no Brasil e em Portugal há 16 anos. Professor de Astrologia, especializado em Astrologia Cármica, Terapeuta Florais de Bach e Xamanismo. Artista gráfico e criador de mandalas.
Publicou em Portugal os livros MANDALAS MÁGICAS e MANDALAS SIGNOS DO ZODÍACO, ambos pela editora Verso de Kapa.
Mantém uma coluna diária de astrologia no portal ASTROCLICK e coluna semanal no site
www.marcelodalla.com
segunda-feira, 20 de junho de 2022
SEMANA DE 20/06/22 - LUA MINGUANTE, SOL EM CÂNCER E VÊNUS EM GÊMEOS
Olá, amigos e amigas!
sexta-feira, 17 de junho de 2022
OS SIGNOS NA MITOLOGIA
Áries
O espírito pioneiro do primeiro signo de Fogo é refletido por Amon, o deus egípcio com cabeça de Áries, criador de todos os outros deuses. A natureza combativa e heroica de Áries é representada na história do Velocino de Ouro, o tesouro procurado pelo herói grego Jasão e seus Argonautas. No próprio Jasão, figura valente, inspirada e por vezes temerária, podemos reconhecer tanto as melhores quanto as piores qualidades de Áries.
O deus grego Poséidon, senhor dos terremotos, era cultuado na forma de um gigantesco touro negro. Vivia nas profundezas da terra e sacudia o solo quando, furioso, batia os cascos. Os touros também figuram como a ruína dos heróis em muitos mitos. Cabe citar o Minotauro, com cabeça de touro e corpo humano. Nesse mito, as forças brutas da natureza são vistas como inimigas da vontade heroica. Um símbolo das compulsões instintivas e das paixões humanas primitivas, que podem corroer a capacidade de dirigirmos a vida.
De acordo com a lenda, Buda nasceu sob o signo de Touro e a imagem da domesticação desse animal figura em muitos contos budistas. Portanto, Touro incorpora tanto o poder criativo da terra quanto o eterno desafio dos instintos para a vontade e o espírito humano.
Os gêmeos aparecem nos mitos de várias culturas antigas. Na mitologia Grega, os gêmeos Castor e Pólux parecem idênticos, mas o último era o filho divino de Zeus, enquanto o outro era o filho mortal de Tíndaro, rei de Espanha. Quanto Castor foi morto, Pólux chorou amargamente, mas não podia segui-lo até o reino dos mortos. Zeus, tendo piedade, deu alternativas para que pudessem experimentar as alturas espirituais e as profundezas mortais, mas eles nunca poderiam estar juntos. Assim, os gêmeos foram separados pelas distâncias entre os céus e a terra.
Outros gêmeos míticos, como Rômulo e Remo, também foram separados pela distância entre o bem e o mal. Na mitologia romana, os filhos de Marte foram amamentados por uma loba. Quando cresceram, Remo planejou matar seu irmão, mas Rômulo matou-o em legítima defesa e foi aclamado como o fundador de Roma.
Câncer
Os gregos consideravam o Caranguejo como uma criatura da deusa Hera, guardiã da família e do lar. Essa deusa protegia quem respeitava os laços do matrimônio, mas era ciumenta. Uma inimiga implacável dos filhos ilegítimos de Zeus. Quando Hércules, um dos filhos ilícitos de Zeus, estava lutando com a Hidra, ela enviou o caranguejo para morder o pé do herói e distraí-lo durante a luta. Com sua pinça poderosa, o caranguejo agarrou o calcanhar de Hércules e nada podia arrancá-lo dali. Hércules venceu a Hidra, mas mesmo assim, Hera colocou o crustáceo no céu em gratidão à sua lealdade. Hera e seu caranguejo simbolizam a estabilidade doméstica e a preservação dos laços familiares.
No Egito, o escaravelho é associado a este segmento no zodíaco. Como o besouro põe seus ovos numa bola de esterco que empurra até que as larvas eclodam, os egípcios o viam como símbolo de uma nova vida. Associaram o signo com o mistério da fonte espiritual da vida e com a lealdade emocional aos valores do passado.
Leão
O Leão tem muitas faces na mitologia, que vão desde a mais nobre e régia, até a mais vingativa, violenta e selvagem. No Egito, a deusa de cabeça de leão, Sekhmer, conhecida como Olho de Rá, simbolizava o conhecimento do futuro. Mas também a ira terrível do deus solar quando sua vontade era desrespeitada. Um signo que pode produzir uma grande visão, mas também um grande orgulho e teimosia.
O leão de Neméia, que Hércules enfrentou, também é um símbolo da intensidade leonina que se for irreprimida, pode passar por cima de qualquer um ou qualquer coisa que estiver em seu caminho. No entanto, depois da batalha, Hércules vestiu a pele do leão, sugerindo que absorveu sua imensa força e criatividade. A grande deusa de Anatólia, Cibele, era retratada ao lado de um par de leões, simbolizando sua potência criativa. Mesmo em suas versões mais primitivas e selvagens, o leão é sempre nobre. Possui uma magnanimidade que o eleva acima das dimensões mesquinhas da natureza humana.
Virgem
As deusas virgens da mitologia não eram virgens no sentido sexual. A palavra latina “virgo” significa solteira, ou “dona do próprio nariz”. A autossuficiência fazia com que as deusas evitassem o papel de esposa. Senhora de si mesma, a deusa virgem vivia de acordo com sua própria vontade. Por exemplo, a deusa Astreia, conhecida como a defensora da justiça e das leis naturais, além de presidir os ciclos da natureza. Ofendida pela crueldade, arrogância e grosseria da raça humana, ela abandonou a Terra e se recolheu na abóboda celeste.
A deusa virgem da natureza é um símbolo antigo da integridade inviolável da própria terra. Apesar da abusiva violação dos recursos naturais pelo homem, a Terra (Gaia) preserva seus mistérios, seu poder e sua capacidade de renovação.
Libra
A imagem da Libra ou do equilíbrio é encontrada na deusa egípcia Maat, guardiã da justiça, que pesava a alma dos mortos comparando seu peso com o de uma pena, para determinar até que ponto estavam leves. Na mitologia grega, o equilíbrio está associado a Atena, a deusa da sabedoria. Essa figura feminina com os olhos vendados passou a representar a justiça em muitos tribunais.
Escorpião
O Escorpião da mitologia grega é uma criatura ameaçadora, enviada pela deusa lunar Artemis para matar o caçador Órion, em punição pelo seu orgulho. Isso também assustou os cavalos de Apolo, que dispararam e galoparam loucamente através dos céus. Justo quando o inexperiente filho de Apolo, Fácton, tentava comandar o carro solar. A Terra foi queimada e Fácton foi arremessado em direção à morte.
Na Mesopotâmia, Escorpião era conhecido como o Aguilhoador: o símbolo que anuncia o declínio do poder do Sol no outono. Está ligado aos poderes da natureza, que se enfurece quando é violada pela arrogância dos homens. Tanto Órion quanto Fácton foram acusados do que os gregos chamam de “hubris” – o orgulho que acomete as almas heroicas, faz com que elas ultrapassem os limites e desafiem a vontade dos deuses. Embora retratado no mito com uma criatura perigosa, o Escorpião apenas reflete a vingança da natureza indignada. A justiça inflexível que aguarda aqueles a quem falta humildade. Até o mais forte tem de se curvar à lei da mortalidade humana.
Sagitário
Está associado ao centauro mítico, cujas origens remontam à Babilônia e que se reflete na figura de Quíron no panteão dos deuses gregos. A dualidade do centauro se mostra na natureza contraditória do signo: tem tanto o vigor e o poder do cavalo, quanto a visão inspiradora do espírito humano.
Capricórnio
Uma cabra chamada Amalteia amamentou Zeus quando bebê. Ao se tornar o soberano, ele colocou os chifres dela – a Cornucópia – no céu, como um símbolo da abundância. Mas os bodes também eram símbolos da licenciosidade. O deus bode Pã, com seu séquito de sátiros, personificava a força vital incontrolável expressa pela luxúria humana. Com o cristianismo, o lascivo deus Pã tornou-se o bode expiatório, a encarnação animal das falhas e imperfeições humanas.
Saturno, regente de Capricórnio, também era uma personificação das riquezas da Terra. Paradoxalmente, era o deus do tempo que estabelecia os limites da vida mortal. Por isso, incorporava não só a abundância da natureza, como também sua austera mortalidade. O signo tem início junto com o solstício de inverno no hemisfério norte, quando a noite é mais longa. Nessa época de escuridão, o mítico deus solar renasce a cada ano. O profundo simbolismo da luz que renasce da escuridão é visto não só nas imagens cristãs, mas também nas figuras de Mitras e do Deus Sol Invictus, que dividiam com Jesus a data comemorativa de seus nascimentos.
Portanto, o bode expressa muitos níveis de significado, desde a abundância sensual da Terra até o caráter inevitável do tempo, bem como a esperança de redenção que nasce quando o senso de mortalidade é mais evidente. Escuridão e luz, estrutura e abandono... Esses paradoxos se refletem na natureza aparentemente contraditória do signo.
Aquário
Para os egípcios, o bondoso deus Hapi carregava nos ombros um grande cântaro, por onde se derramavam as águas do rio Nilo. Os gregos o viam como Ganimedes, por quem Zeus se apaixonou e que tinha a função de levar a ambrosia aos deuses.
Mas a figura que melhor representa Aquário não é um portador da água, mas sim do fogo. Os gregos o chamavam de Prometeu – aquele que tem premonição. Ele roubou a chama de Zeus e a ofereceu aos seres humanos, para que pudessem aprender a viver como criaturas civilizadas.
A substância mágica que o aguadeiro carrega, seja água, fogo ou o elixir da vida, não é de fácil definição. O mito de Prometeu sugere que é o poder mental, a sabedoria, o conhecimento inspirado que Aquário demonstra, para criar um mundo mais eficiente, em que todos tenham o seu papel e contribuam para o bem comum.
Peixes
Na mitologia síria, o peixe era associado com a grande deusa da fertilidade, Atargatis ou Derke, retratada com cabeça de mulher e corpo de peixe. Os gregos identificavam essa divindade com Afrodite. Na figura do signo, os dois Peixes simbolizam o grande do eterno nascimento, morte e renascimento expresso pelos ritmos do mundo natural. Também retrata uma profunda verdade sobre a natureza dos seres humanos: o peixe maior tornou-se um símbolo do corpo mortal, com seu apetite insaciável e necessidades instintivas. O peixe menor tornou-se a imagem do poder redentor do espírito imortal, que embora preso ao ciclo da vida, renasce continuamente.
Na mitologia greco-romana, o simbolismo espiritual do peixe se reflete na figura do semideus Orfeu, cuja vida trágica adquiriu um sentido redentor. O peixe como redentor espiritual chegou até o Cristianismo primitivo, quando Jesus, ele mesmo, era o Peixe e Pedro era o Pescador de Homens. As imagens míticas de Peixes retratam o mistério de um espírito imortal que sempre tem uma nova chance para se redimir.
segunda-feira, 13 de junho de 2022
SEMANA DE LUA CHEIA - IMPORTANTE CULTIVAR ORGANIZAÇÃO
Olá, amigos e amigas!
segunda-feira, 6 de junho de 2022
LUA CRESCENTE, SOL EM GÊMEOS E MERCÚRIO DIRETO: MAIS DINAMISMO A CADA DIA!
Olá, amigos e amigas!