sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

APONTAMENTOS ASTROLÓGICOS PARA 2017


Olá, amigos!
Como já é de praxe nos últimos anos, não posso deixar de escrever alguns apontamentos astrológicos para 2017. Mas é sempre bom lembrar: queremos saber se teremos um ano melhor, mas nós é que temos que nos esforçar pra sermos melhores. Tudo parte de nós. O céu indica lições, tendências, temas em evidência para determinado período, que podem ser aproveitadas ou não. Aviso desde já que não farei previsões específicas pra cada signo.

Percebi uma grande confusão sobre qual seria o planeta regente de 2017. Pesquisei sobre o assunto e deixo aqui algumas observações. Alguns artigos amplamente divulgados falam sobre um ciclo de 36 anos que se encerra e foi regido pelo Sol. Dizem que um novo ciclo terá início e será regido por Saturno. Mas de onde vem essa informação?

Este é um legado dos Magos e Astrólogos Caldeus. Um conhecimento de astrologia muito antigo, que vem antes mesmo da compreensão dos 12 signos. Tanto a regência anual dos planetas, quanto do ciclo de 36 anos tem por base a estrela dos magos de 7 pontas. Esta é inclusive a origem dos dias da semana, um para cada planeta. Esse conhecimento também está presente em correntes de Astrologia Cabalística e foi mencionado pelo astrólogo Sepharial no livro “Science of Foreknowledge ” de 1902, reeditado em 2006). Recomendo o artigo do colega João Medeiros: O ANO DE 2017 - VISÃO ASTROLÓGICA.


Segundo a estrela dos magos caldeus (figura acima), temos a sequência de Marte, Sol, Vênus, Mercúrio, Lua, Saturno, Júpiter. As regências anuais dos planetas segue a ordem em sentido horário. Mas cada ciclo de 36 anos corresponde a uma ponta da estrela. Para os Caldeus, um ciclo de 36 anos regido por um determinado planeta, tem o primeiro e o último ano regido pelo mesmo planeta regente de todo ciclo.

Exemplo: Pela ordem, 2015 foi regido por Marte e 2016  foi o Sol, (observe que pela figura da estrela os dois estão em sequência). O ano de 2016 encerrou um ciclo de 36 que começou em 1981 (Também regido pelo Sol) e 2017 inicia um ciclo de Saturno, consequentemente, o regente do ano segundo a análise dos Caldeus.

Se este ciclo de 36 anos não fosse levado em conta, o regente de 2017 seria Vênus, que viria depois de um ano do Sol, conforme a ordem da estrela de 7 pontas. Mas segundo consta, começaremos um novo ciclo de 36 anos regido por Saturno e por ser a abertura do ciclo, o próprio é o regente.

Esse conhecimento dos caldeus foi popularizado no Brasil pela astróloga Emma de Mascheville (Dona Emy), nascida na Alemanha, mas que viveu no Brasil de 1925 a 1981 em Porto Alegre. O astrólogo Nilton Schtuz explica bem sobre estes ciclos numa palestra gravada, quem quiser pode conferir aqui.

Cabe frisar que o ano astrológico tem início com o ingresso do Sol em Áries, que em 2017 será em 20 de março às 7h28 (horário de Brasília). Mas qual a importância disso tudo?

Eu particularmente considero mais eficazes para análises coletivas, os aspectos dos planetas lentos e os trânsitos mais duradouros ao longo do ano. Também o mapa do ingresso do Sol em Áries, cuja análise farei mais próximo da ocasião. Além disso, o  mapa dos eclipses também são determinantes para análises coletivas. Em outros lugares do mundo, os astrólogos não dão tanta importância a essa questão do planeta regente de ano. É importante pesquisar e ponderar. As pessoas partilham artigos sem checar as fontes, eu fico sempre com o pé atrás em relação a isso.

Se Saturno for mesmo o regente de 2017 e deste novo ciclo de 36 anos, teremos pela frente um período em que as qualidades do planeta serão ainda mais importantes: comprometimento, responsabilidade, disciplina, empenho, economia de recursos, maturidade, clareza de metas, determinação, profissionalismo, seriedade.

Já que falamos de Saturno, sejamos realistas: basta olhar para o que acontece com a humanidade nestes tempos de intensas transformações, quando somos chamados a acordar, despertar. Quem está a par da grande transição para a ERA DE AQUÁRIO (Saturno inclusive é um dos regentes de Aquário) sabe que agora, mais do que nunca, é preciso que cada um assuma a responsabilidade por sua própria colheita.

Saturno é o senhor do Carma. Ele traz o prêmio e o sucesso para quem escala sua própria montanha com consciência. E traz as consequências também para quem não cultiva suas qualidades. Coletivamente, acredito que começaremos a colher cada vez mais rápido as consequências dos delírios do ego, da ambição desmedida, do capitalismo selvagem, da sede de poder a qualquer custo, da inconsequência, da ignorância. O mundo vive uma grande crise de valores. Precisamos aprender a simplificar a vida, utilizar os recursos naturais com mais consciência. Saturno pode cumprir com o papel de grande educador, impondo seus limites.

Mas quem está alinhado com seu propósito de alma, quem realiza seu serviço com amor, cultiva metas claras e arregaça as mangas para realizá-las, pode esperar pela frente um período de colheitas positivas.

SATURNO EM SAGITÁRIO
Saturno continuará em Sagitário até 21/12/17. Vale repetir: Saturno é o mestre que cobra competência por onde passa. Fala de estrutura, controle, limite, da realidade nua e crua. Mostra o que é preciso ser corrigido, muitas vezes às custas de dificuldades. Sagitário é o signo dos altos ideais, do mundo sem fronteiras, das viagens, dos estudos superiores, do sacerdócio, das religiões.

Portanto, em Sagitário, Saturno deve cortar as asas da expansão sem controle. Precisamos cultivar a noção da realidade para que nossos vôos sejam mais bem sucedidos. Sonhamos com mundos distantes, mas precisamos aprender a superar as restrições para chegar aos destinos traçados com maturidade.

Saturno vai trazer mais exigências quanto á qualidade dos estudos e atividades que exijam inteligência. Nos assuntos relacionados ao saber e ao desenvolvimento espiritual. Os sacerdotes e dirigentes espirituais que fazem seu trabalho de forma irresponsável podem contar com a cobrança deste planeta. Os mestres e professores também.

A ideia é expandir, crescer, produzir avanços pouco a pouco. Crescer direito, de forma segura e duradoura. Os países, as empresas e as pessoas que têm feito seu dever de casa podem se beneficiar com melhores índices de expansão. Questões éticas tendem a ser tratadas com mais seriedade. Crescer "a qualquer preço" é uma ideia que se torna cada vez mais contraproducente.

JÚPITER EM LIBRA
Júpiter seguirá expandindo os temas relativos ao signo de Libra até 10 de outubro. Parcerias, acordos, sociedades, coalizões, uniões e associações ficarão favorecidos. Soluções diplomáticas prometem trazer melhores resultados do que confrontos e medidas radicais. Excelente período para investirmos em nossas habilidades sociais, para expandirmos as amizades, buscarmos parcerias, formalizarmos uniões.

Libra representa o caminho do meio, o equilíbrio, a ponderação. Teremos um período melhor para a justiça, cresce o que for justo. Tempo bom para harmonização diferenças e intermediação de conflitos.

Ficam favorecidos os segmentos ligados ao design, à estética, decoração, cosméticos, moda, beleza, procedimentos estéticos em geral. Ficaremos todos mais inspirados para harmonizar a vida, buscarmos mais arte, harmonia e beleza em todos os sentidos. A arte do relacionamento também ganhará evidência com mais encontros e casamentos! Compartilhar e fazer à dois tende a trazer mais prosperidade do que ficar só.

JÚPITER EM ESCORPIÃO
A partir de 10/10 Júpiter ingressará em Escorpião para beneficiar os assuntos destes signo: saneamento, reutilização, transformação, reciclagem e reaproveitamento ganham destaque. Recuperação do solo, reflorestamento, reconstrução, reformas, limpeza de águas poluídas e restaurações em geral ficam favorecidos pela passagem de Júpiter por Escorpião.

Neste signo, Júpiter também favorece uma abordagem mais profunda dos fatos, investigações, terapias, análises e diagnósticos. Os estudiosos do Ocultismo e dos assuntos ligados à vida após a morte também poderão contar com as benesses do planeta.

VÊNUS RETRÓGRADA
Vênus fará sua retrogradação de Áries para Peixes, de 04/03 a 15/04. Com Vênus em movimento retrógrado, é melhor adiar casamentos, noivados e definições de assuntos amorosos. Vale adiar também grandes transações financeiras, investimentos e abertura de negócios. Vamos repensar gostos, valores, questões ligadas ao nosso merecimento e nosso carência.

MERCÚRIO RETRÓGRADO
Deixo também as datas de Mercúrio retrógrado pra nos programarmos. O planeta da comunicação fica retrógrado em média 3 vezes por ano e durante 3 semanas. A comunicação fica truncada, assuntos burocráticos tendem a apresentar problemas. Melhor evitar assinar contratos, cirurgias, eventos e viagens importantes nessas datas, pois a chance de repensar e mudar de ideia fica maior no período.

De 20/12/16 a 08/01/17
De 09/04 a 03/05
De 12/08 a 05/09
De 03/12 a 22/12

Atenção: notem que de 09 a 15/04 teremos Mercúrio e Vênus retrógrados. Guardem estas datas, é importante evitar grandes investimentos, grandes compras, negociações e contratos neste período.

ECLIPSES
Os eclipses nos empurram para mudanças e libertações. Estejamos preparados para essas datas:
ECLIPSE LUNAR – 10/02 em Leão
ECLIPSE SOLAR – 26/02 em Peixes
ECLIPSE LUNAR – 07/08 em Aquário
ECLIPSE SOLAR – 21/08 em Leão

Também falarei detalhadamente sobre os eclipses em ocasiões mais próximas dessas datas. Costumo sempre avisar que não é bom estarmos assoberbados, com agenda cheia e sem espaço para manobras nas proximidades destes eventos. Vale se programar para desacelerar e pegar leve nestes dias, ok?

Para finalizar, lembro que esta é uma análise geral. Para diagnósticos mais precisos e individuais, vale consultar um astrólogo de confiança. Quem quiser ler previsões astrológica para cada signo, pode conferir o trabalho da colega Titi Vidal - aqui.

Desejo a todos sucesso, prosperidade e muitas alegrias em 2017. Que possamos nos desapegar de nossos valores egóicos e materialistas, de nosso egoísmo, de nossa imagem idealizada, nossas máscaras, nossa zona de conforto... Que saibamos pensar, sentir e agir fora da "caixinha", fora da MATRIX", com a consciência de que cada um tem o poder de criar sua própria realidade. Que aprendamos a amar com compaixão. Que possamos ser o recipiente onde o AMOR possa Ser e se manisfestar nesse mundo!

Agradeço aos amigos, aos clientes, aos leitores do Dalla Blog e ao Universo. 2016 foi um ano muito produtivo pra mim e sigo animado! Aguardem novidades para breve!

Sejamos felizes!!!

Mais alguns recados:
- Já temos um workshop de Astrologia e Xamanismo agendado para o Carnaval em Brasília. Quem quiser pode conferir tudo aqui.
- Estou organizando um mailing para o envio de conteúdos exclusivos: ebooks, meditações, videos, mandalas e conteúdos mais aprofundados. Quem estiver interessado pode cadastrar aqui.
- Atendo consultas astrológicas em São Paulo ou por skype. Contatos pelo email marcelodalla@hotmail.com.
- As dicas diárias para cada signo estão na UOL
- As informações sobre consultas astrológicas particulares estão aqui.

10 comentários:

Matemática Divertida disse...

gratidão

Williane disse...

Grata! Go on!

Unknown disse...

Excelente! Gratidão pelos aprendizados de sempre que tenho com você.

Fatima Oliveira disse...

Obrigada pela partilha. Feliz 2017 bjs

Astrid Annabelle disse...

Feliz tempo novo Marcelo ❤
Um texto excelente! Como sempre!!!!
Beijos agradecidos por tudo😊😘
Astrid Annabelle

Cidália disse...

Grata 😍 pela orientação 🔦.
Votos de um Feliz 2017 com muitas bênçãos.💜

Bia disse...

Tenho lhe acompanhado há anos....Sinto grande admiração e gratidão meu querido.

JustAnotherGr disse...

Gratidão Marcelo!
Te desejo um excelente 2017!

***** disse...

Muito bonito este blog de Astrologia. Adorei! Fiquei inspirada! Gratidão!

Unknown disse...

Gratidão, meu amigo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...