sexta-feira, 29 de novembro de 2013
DICAS ASTRAIS PARA O FIM DE SEMANA - 30/11/12
Olá, amigos!
Seguimos no pique da Lua minguante até o dia 2/12, quando acontece a Lua nova em Sagitário. Por enquanto, é bom desacelerar o passo. Concluir os assuntos possíveis, mas sem atropelos ou grande desgaste de energia.
Mesmo porque a Lua segue fora de curso hoje o dia todo pelo signo de Libra, indicando um período de indefinições. É bom trabalhar em colaboração, cultivar uma postura mais tolerante, harmoniosa e cordial. A preferência vai para atividades mais simples, rotineiras, pra assuntos que já conhecemos bem. Não é propício forçar situações, começar algo novo, ou se dedicar a algum projeto para o qual se espera desdobramentos futuros.
De qualquer forma, Mercúrio está em harmonia com Vênus e Júpiter, indicando um bom período para o convívio social e para as atividades ligadas à comunicação. Bom também para deslocamentos, traslados, intercâmbios e trocas de informação. Mas é bom segurar o bolso pra não gastar demais! Com essa configuração fica fácil comprar por impulso para se autogratificar. Em tempos de Lua minguante, melhor economizar e poupar recursos.
Neste fim de semana teremos Lua balsâmica em Escorpião, excelente para os processos de limpeza, desintoxicação, transformação, reciclagem, cura e restauração de forças. Eis um bom período para terapias, exames, conversas esclarecedoras, análises... tudo o que permita uma compreensão mais profunda das emoções pra que possamos equilibrá-las. Vale eliminar o que está em desuso, descansar mais e poupar energias também. Tudo pra que possamos aguardar a Lua nova sem pendências e com espaço para as novidades.
Outra coisa boa pra se fazer neste final de semana é inventar um programa diferente, fazer algo criativo e original. O Sol segue em harmonia com Urano, favorecendo as soluções criativas e inusitadas. Sol com Urano favorecem também a quebra de velhas crenças e velhos padrões, ajudam quem quer abandonar um hábito ou um vício prejudicial. Os condicionamentos ficam mais baixos. Sai ganhando quem adotar uma postura mais aberta, descontraída, ousada e flexível.
Eu estou de malas prontas pra ir pra Uberlândia. Estarei trabalhando lá na próxima semana. Pro pessoal da região, fica aqui um convite para a vivência astrológica QUÍRON E O RESGATE DA CRIANÇA INTERIOR.
Sejamos felizes!!!
Dicas pra cada signo na UOL - http://mulher.uol.com.br/horoscopo/previsao-diaria/
VIVÊNCIA DE CURA E ANÁLISE ASTROLÓGICA
FACILITADOR: Marcelo Dalla
DATA: 04 de Dezembro, Sábado
HORA: 19h30 às 21h
INFORMAÇÕES: Ajnar Instituto De Medicina E Espiritualidade
34 32198636 Uberlândia M.G.
Compreender a educação que tivemos na infância.
Compreender as primeiras frustrações e feridas para curá-las.
Recuperar a leveza e a espontaneidade naturais do SER.
Resgatar a nossa criança interior.
Quíron está associado ao processo de trazer feridas psicológicas à superfície para serem curadas. A sua posição no mapa natal nos mostra onde fomos feridos de algum modo e, através desta experiência obtemos sensibilidade e autoconhecimento para ajudar melhor os outros. Mostra onde nosso potencial heroico pode se manifestar.
Neste encontro faremos um breve estudo sobre Quíron no mapa de cada um dos participantes e meditações para o encontro com nossa criança interior.
CONSULTAS ASTROLOGIA TERAPÊUTICA DIAS 2 A 6 DE DEZEMBRO
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
OS SIGNOS ZODIACAIS PELO ILUSTRADOR MUSTAFA SOYDAN
ÁRIES
Olá amigos!
Compartilho a série zodiacal do ilustrador fashion Mustafa Soydan, direto da Turquia. Site oficial: http://mustafasoydan.com/. Enjoy!
TOURO
GÊMEOS
CÂNCER
LEÃO
VIRGEM
LIBRA
ESCORPIÃO
SAGITÁRIO
CAPRICORNIO
AQUÁRIO
PEIXES
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
DICAS ASTRAIS PARA 26/11/13 - NEBULOSIDADE
Olá, amigos!
Última semana de novembro com Lua minguante. Vocês já sabem: Lua ideal para finalizações, fechamento e conclusões. A Lua começa a minguar no instante em que escrevo essas palavras no signo de Virgem, pedindo mais critério, seletividade, realismo e senso prático. O que é útil e o que não é? O que vale a pena? Virgem nos ensina que pra vida valer a pena temos que servir ao próximo, fazer a diferença na vida dos outros.
Mas algumas confusões podem surgir enquanto o Sol em Sagitário se desentender com Netuno, que está em Peixes. Tanto Sagitário quanto Peixes são signos idealistas. Podemos superestimar alguém, nos iludir a respeito de uma ideia, exagerar nas expectativas ou nos enganar a respeito de algo. Melhor ganhar tempo pra pensar melhor, esperar a nebulosidade passar. Ela vai se dissipar nos próximos dias. Aliás, aqui em São Paulo, o tempo está literalmente nebuloso e chuvoso.
Sol e Netuno indicam que nosso nível energético está mais baixo também. Portanto, é bom não pegar muito pesado, evitar tarefas extenuantes, ou que exijam grande capacidade de concentração. Vale redobrar a atenção ao lidar com documentos, contratos, números e todas essas coisas que dão nó no cérebro.
Por falar em cérebro, Mercúrio segue juntinho com Saturno em Escorpião, num papo sério e profundo. Ambos se harmonizam com Vênus e Júpiter, que não deixam o papo ficar pesado ou pessimista demais. Sempre recomendo, ainda mais com essa configuração: é bom evitar ficar assistindo as notícias negativas da televisão. Já repararam como gostam de falar de assassinato, acidentes, assaltos, violência? É a cultura do medo, pois um povo medroso é mais fácil de ser manipulado. O ser humano é capaz de coisas maravilhosas e há muita coisa boa acontecendo no mundo. Pena que não dá ibope nessa mídia corrompida. Melhor trocar a tv por uma leitura edificante, uma atividade criativa... Mesmo na internet tem muita coisa boa e também muita porcaria. Tudo é uma questão de foco.
Vamos sacudir o marasmo e nos conectar com as soluções. Mercúrio e Saturno ajudam na concretização das ideias, desde que estejam bem planejadas, amadurecidas e estruturadas. Podemos aproveitar pra fazer isso antes de encaminhá-las. Mesmo porque, com a Lua minguante não se começa nada, é hora de cumprir prazos e finalizar pendências. Bom período pra cultivar momentos de introspecção para autoanálise também.
Vênus em Capricórnio confronta Júpiter, que está retrógrado em Câncer. O cuidado deve ser com a carência, a insatisfação, o desejo de gratificação a qualquer custo. Com essa combinação fica fácil gastar demais, comer demais ou achar que alguém pode preencher aquele famoso vazio interior... Nada nem ninguém é dono da nossa felicidade, não é. Mas se soubermos colocar os pesos e as medidas nas coisas, esse aspecto pode ser bom, pois inspira a vontade de nos cercarmos de coisas belas.
Sejamos felizes!!!
Dicas pra cada signo na UOL - http://mulher.uol.com.br/horoscopo/previsao-diaria/
sábado, 23 de novembro de 2013
VISITA AO SANTUÁRIO DE MACHU PICCHU
Olá, amigos!
Compartilho hoje uma experiência inesquecível: a visita a um dos lugares mais mágicos do planeta. Acabo de volar de uma viagem ao Peru e este é o primeiro de uma série de posts, pretendo contar mais detalhes sobre tudo o que aprendi neste país de história e cultura tão ricas. A cidadela de Machu Picchu foi construída num lugar inimaginável, cercada de montanhas imponentes, de uma natureza exuberante... e qualquer descrição nem chega perto de traduzir a emoção de estar lá. Mas vamos contar do princípio:
Partimos de Cusco e chegamos de trem a uma simpática vila chamada Aguas Calientes, espremida entre altas montanhas e próxima ao Santuário. É lá que ficam hospedados os turistas que chegam de todas as partes do planeta. De lá partem os ônibus para subir as montanhas rumo à cidadela.
Aguas Calientes está muito bem preparada para receber os visitantes, com vários hotéis, hospedarias, lojas e restaurantes. Aliás, a culinária peruana é deliciosa e os preços não são caros. Ficamos por lá apenas uma noite, mas eu pretendo retornar e passar mais dias pra conhecer melhor o local.
Em novembro começa a estação das chuvas, por sorte naquele dia não choveu. A temperatura estava amena, em torno dos 26 graus centígrados. Ali começa a selva amazônica. O rio Urubamba (sagrado para os Incas) corta a cidade e vai desaguar no rio Amazonas.
De manhã bem cedo pegamos o ônibus para subir as montanhas. Quem quiser pode percorrer a trilha original dos Incas e subir as montanhas a pé. Quanto mais subíamos, mais ficávamos impressionados com a beleza da paisagem e o poder das montanhas altíssimas.
Vejam lá embaixo o rio Urubamba, cortando o vale. Uma visão de tirar o fôlego!
Depois de passar pela bilheteria e subir muitos degraus, finalmente a primeira visão da cidadela, que fica localizada no topo de uma montanha a 2.400 metros de altitude.
É realmente uma construção espetacular. Um conjunto de ruínas de uma cidade pré-colombiana, escolhida pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Atualmente é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
É um santuário para a adoração da natureza, com templos e palácios, destinado apenas à elite do povo Inca. Foi mandada construir por Pachacuti, o nono e o mais importante dos Incas, que reinou de 1438 a 1471. Uma morada real estratégica, escondida e protegida.
Os conquistadores (invasores) espanhóis não conheceram Machu Picchu, as ruínas da cidade felizmente sobreviveram ao tempo e aos saques. A “Cidade Perdida dos Incas” só foi revelada ao mundo em 1911 depois que foi “descoberta” pela expedição do historiador americano Hiram Bingham, patrocinada pela Universidade de Yale.
Hiram Bingham veio à América do Sul para realizar estudos sobre Simon Bolívar e sobre o General San Martin que comandaram as batalhas pela independência da América Espanhola. Bingham foi a Cusco e lá teve notícias sobre a existência de uma capital dos Incas (Vilcabamba), escondida no meio da floresta e que foi o centro de resistência dos Incas na luta contra os espanhóis.
Na tentativa de encontrar Vilcabamba, Hiram Bingham seguiu mata a dentro. Passou por desfiladeiros entre as montanhas, guiado por camponeses que conheciam os caminhos de Machu Picchu. Quando lá chegou, a cidade estava invadida pela floresta. As ruínas impressionaram o explorador, que se dedicou a estudar Machu Picchu e lá retornou nos anos seguintes, realizando expedições em 1912, 1914 e 1915. Escreveu um livro sobre a “descoberta”, denominado A CIDADE PERDIDA DOS INCAS.
Os Incas eram um povo que adorava o Sol como seu principal deus. O ano novo de seu calendário acontecia no dia 21 de junho, solstício de inverno no hemisfério sul, quando o dia tem a duração mais curta. Vejam acima um templo semicircular destinado ao Sol. No dia 21 de junho o Sol desponta por trás das montanhas e a janela do templo se alinha exatamente com o primeiro raio solar.
Olhei para cima e lá estava ele, nosso astro-rei, cercado por um arco-íris (creio que por causa da umidade relativa do ar). Fácil entender porque ele era adorado pelo Incas.
Machu Picchu significa “Velha Montanha” no idioma antigo dos Incas (quéchua). Na verdade é o nome daquela montanha mais alta na foto acima. Os aventureiros mais ousados sobem até lá. Aliás, há várias opções de trilhas e passeios ao redor da cidadela, pra quem vai com tempo e energia disponíveis.
Ficamos encantados com o nosso guia, que nos contava as histórias de seus ancestrais com paixão e orgulho. Darwin (nome curioso pra um peruano) estava há 30 anos fazendo aquele trabalho e mantinha sua empolgação. Dava gosto de ver.
A cidade tem duas grandes áreas: uma agrícola, cheias terraços que parecem escadarias, lugares de armazenamento de alimentos e outra urbana, representada por casas, palácios, templos e praças. O material para a construção estava disponível no próprio local. Vejam na foto acima, a quantidade de pedras de granito que foram cuidadosamente talhadas e usadas para erguer a cidadela.
Tudo naquele lugar impressiona. Um dos detalhes que mais chama a atenção é a perfeição com que os blocos de pedra eram encaixados uns nos outros, sem o uso de argamassa. Algumas estruturas evidenciam os conhecimentos de astronomia dos Incas, como a determinação das posições de solstícios de verão e de inverno.
A cidade foi construída com técnicas que a protegiam dos terremotos comuns na região e um sistema de drenagem que evitava desmoronamentos por causa da chuva. Várias camadas de pedras com tamanhos diferentes eram sobrepostas permitindo a infiltração e escoamento natural da água da chuva em canais de drenagem.
Quem visita Machu Picchu também tem a opção de subir a trilha da montanha que compõe o complexo - Huayna Picchu (vejam na foto acima). Mas é preciso comprar um ticket especial com pelo menos um mês de antecedência, pois apenas 400 pessoas por dia podem subir ao local. 200 pessoas sobem entre 7 e 8 horas da manhã e outras 200 entre 10 e 11 horas. O ideal é ir mais cedo, pois o sol pode castigar. A trilha é difícil, mas não impossível. Não tínhamos comprado os tickets e ficamos de fora desse programa.
Mas tivemos bastante tempo para passear pela cidadela, caminhar entre seus corredores e escadas. Confesso que mais parecia um sonho. Eu e minha amiga Mônica Souza trocamos consultas numa choupana em plena cidadela. Fiz a análise astrológica de sua revolução solar e ela tirou tarô pra mim.
Machu Picchu ainda não estava totalmente concluída quando foi abandonada pelos Incas na metade do século XVI. Uma epidemia de varíola trazida pelo espanhóis obrigou o povo a abandonar a cidade. O auge do império Inca, que abarcou mais de 5 mil quilômetros da cordilheira do Andes foi efêmero, durou apenas 100 anos. Mas seu grande legado chegou aos nossos tempos.
Reservei um tempo para ficar sozinho, em silêncio, meditando, agradecendo e admirando a beleza da paisagem. A grandiosidade do local é mesmo muito emocionante.
Retornamos no meio da tarde para Aguas Calientes para mais algumas fotos do vilarejo. Vejam abaixo uma estátua de Pachacuti com um condor, uma pantera e uma serpente. É o totem peruano, que na cultura Inca representa o mundo superior (condor), o mundo terrestre (pantera) e o mundo subterrâneo (serpente).
No fim da tarde pegamos o trem da Perurail volta para Cusco. Estou decidido a voltar e repetir a experiência. Como já disse, pretendo ficar alguns dias em Aguas Calientes para aproveitar melhor a quantidade de trilhas, passeios e opções turísticas disponíveis.
O simpático trem tem janelas no teto para melhor apreciação da rica vegetação e das montanhas. Pra concluir a postagem, indico a agência de turismo que organizou para nós o passeio - a Machu Picchu Brasil - especializada em passeios no Peru. Indico com gosto, pois foram muito atenciosos e profissionais.
Espero que tenho gostado do relato e das fotos! Sejamos felizes!!!
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
DICAS ASTRAIS PARA 22/11/13 - SOL EM SAGITÁRIO
Olá amigos!
O blog ficou abandoando na última semana porque estava viajando pelo Peru, como disse no post anterior. Foi uma viagem linda e mágica, tirei fotos incríveis. Vou contar tudo e mostrar as fotos aqui, podem aguardar. Já estava com saudades de escrever aqui e falar sobre o céu!
Por falar em viagem, o Sol ingressa no expansivo Sagitário logo mais, às 1h48 desta madrugada (horário de Brasília). E no instante do ingresso a Lua forma conjunção exata com Júpiter (regente do signo), aos 20 graus de Câncer. De quebra, Lua e Júpiter se harmonizam com Marte.
Todas essas energias combinadas garantem um momento de mais otimismo e entusiasmo, nos inspiram a ampliar o olhar e acreditar em ideais mais elevados, a filosofar, expandir fronteiras, cultivar liberdade de ação e pensamento, buscar mais espaço em todos os sentidos.
A afirmação da individualidade é uma qualidade do elemento fogo (ainda mais com Marte na jogada). Sagitário quer viajar, quer se aventurar e encontrar algo maior. Movido por este desejo, sua mente vai longe e explora territórios desconhecidos. Sagitário tem grande potencial intelectual. Nos ensina que ao dominarmos o instinto, podemos desenvolver a mente, expandirmos a consciência e o saber. Temos agora um período propício para conduzirmos melhor os instintos animais, a agressividade e a energia criativa, com o intuito de ganharmos mais conhecimento, mais espiritualidade. Este é o significado da famosa seta apontada para o alto, símbolo do signo.
Sagitário também é mestre, professor, sacerdote, jurista. Mesmo com um temperamento forte e imperativo, tem sempre bom humor e ousadia para encarar os riscos. Seu comportamento é dinâmico, voluntarioso e impulsivo, motivado por desafios. Para tanto, liberdade e independência são imprescindíveis.
Júpiter, na mitologia, é o deus dos deuses e dos homens. É o maior planeta do sistema solar. Traz a ideia do gigantismo, do exagero, do superlativo. É o princípio do crescimento, da fartura, da expansão e da gratificação por participar de um processo evolutivo, que visa alcançar algo maior e melhor.
Vivemos, portanto, um momento de mais confiança. Mas Júpiter está retrógrado e nos lembra da importância de equilibrar as expectativas com realismo e senso prático, para não pecarmos pelo excesso. Para não querermos abraçar o mundo com as mãos, contarmos com o ovo antes da galinha ou achar que tudo nos pode chegar de mãos beijadas.
É preciso buscar o equilíbrio também no signo oposto, Gêmeos. Flexibilidade e a adaptabilidade impedem que as posturas se tornem dogmáticas e impositivas demais. É preciso aceitar opiniões diferentes. Aprender com as mudanças, olhar para outras culturas e religiões com respeito e humildade, adaptar os objetivos de acordo com as circunstâncias à nossa volta. Tudo em nome da evolução. De fato, a flecha apontada para o alto só atinge o alvo se o arqueiro tiver habilidade nos movimentos.
Temos outros bons aspectos no céu para os próximos dias: Vênus sorri para Saturno e nos ajuda a consolidar alianças, acordos e parcerias. Fica mais fácil economizar, otimizar recursos, calcular melhor os movimentos e agir com determinação para concretizar objetivos. Qualquer processo de melhoria e maturação fica beneficiado por esta combinação, pra que possamos avançar com mais segurança.
Mercúrio também se harmoniza com Plutão para favorecer diálogos mais profundos e conversas curativas, daquelas que lavam a alma. Bom período para investigações, estudos, análises e o aprofundamento em qualquer assunto. Cabe lembrar que a mente é como um músculo, deve ser sempre exercitada.
Sejamos felizes!!!
Indico também: O SOL ENTRA EM SAGITÁRIO do querido colega António Rosa
Dicas astrais pra cada signo na UOL - http://mulher.uol.com.br/horoscopo/previsao-diaria/
ilustração daqui
sexta-feira, 15 de novembro de 2013
AS TAPEÇARIAS MÁGICAS E LISÉRGICAS DE MAXIMO LAURA, ARTISTA PERUANO
Olá, amigos!
Estou realizando uma viagem de sonho: escrevo de Cusco, no Perú. Amanhã parto para Aguas Calientes e Machu Picchu, no domingo vou para Puno e o lago Titicaca. Devo dizer que estou profundamente apaixonado pela cultura peruana. Sua festa de cores, suas tradições, seu folclore, seus trajes típicos... as ruínas Incas, as catedrais espanholas, a culinária, as lhamas... sem falar da amorosidade desse povo. Realmente muito querido!
Ontem, caminhando pelo bairro de San Blas - o bairro do artistas, com vários ateliês, museus e lojas de artesanato - encontrei o belíssimo trabalho de Máximo Laura. Sua arte me chamou a atenção desde a porta de seu museu/ateliê. Tapeçarias riquíssimas, coloridas e lisérgicas, que parecem pinturas. Maximo é pioneiro em mesclar várias técnicas de tapeçaria para conseguir efeitos tridimensionais em suas obras.
Tive a sorte de conhecê-lo pessoalmente, o artista foi muito atencioso e autografou com carinho seu livro pra mim. Fiquei com muita vontade de retornar um dia pra cá por vários motivos, um deles é adquirir uma de suas obras. Seu site oficial - http://www.maximolaura.com/
Em breve farei mais reportagens sobre a viagem, com detalhes, dicas e fotos dos passeios. Quem quiser ver as fotos que fiz até agora, o álbum está em nossa página do Facebook - aqui.
E pra não dizer que não falei de astrologia, a principal notícia do céu é que Netuno retomou hoje seu movimento direto. Netuno é o grande solvente universal, que representa o amor universal, os assuntos transcendentais, as artes inspiradas e elevadas, os estados alterados e consciência, a mediunidade, os sonhos, a fantasia, a magia, o encantamento, a compaixão. Está relacionado à glândula pineal. Já deu pra perceber a relação das tapeçarias mágicas com Netuno?
É tempo de nos reconectarmos com nossos ideais mais elevados. De desmanchar ilusões e fantasias, confiando mais em nossa intuição. Templo de ampliar nossa visão, avaliar nossos planos com mais precisão e realismo para tomar decisões mais acertadas. Aos estudantes e curiosos de astrologia: vale observar em que casa de seu mapa astrológico Netuno está transitando para uma melhor avaliação.
Um Netuno bem integrado significa AMOR e ARTE, meus queridos. Amor incondicional para transformar a vida numa grande obra de arte. Quão longe estamos de vivenciar isso? Deixo com vocês essa reflexão.
Sejamos felizes!!!
Assinar:
Postagens (Atom)