Imagens que falam mais do que mil palavras. Belas ilustrações selecionadas do Deviantart pra nos trazer inspiração. Enjoy!
sexta-feira, 27 de abril de 2012
terça-feira, 24 de abril de 2012
CONHECER-SE PARA CURAR-SE
Olá amigos!
Este post é pra reforçar o convite de uma vivência astrológica que faremos no dia 5 de maio próximo. Quem estiver em São Paulo está mais do que convidado!
Uma proposta descontraída de estudos e vivência numa tarde de sábado, a partir dos mapas astrológicos dos participantes. Tem como tema principal a descoberta do Propósito de Vida, da Missão Pessoal e da Herança Cármica dos participantes.
Aliás, deixo aqui essas questões para refletirem:
Você sabe qual é seu propósito de vida, sua missão pessoal?
Quais são os seus bloqueios?
Qual é sua herança cármica e qual o caminho para superá-la?
A partir das posições dos astros nos mapas astrológicos dos participantes, com enfoque nos NÓDULOS LUNARES, encontramos um caminho para superação das dificuldades. Serão discutidos os pontos principais no mapa natal de cada um, quais as metas individuais a serem cultivadas, as principais qualidades zodiacais e no final, uma meditação para ativá-las.
É o início de uma jornada rumo ao autoconhecimento. Nesta vivência, os participantes terão esclarecimento sobre as diretrizes principais de seu mapa natal.
As pessoas já começaram a se inscrever e as vagas são limitadas. As reservas devem ser feitas com depósito antecipado, pois prepararei o mapa e uma apostila para cada participante.
Informações e inscrições pelo email: marcelodalla@hotmail.com
Data: 05 de maio (sábado) das 15h às 18h
Valor: R$100,00
Local:
ANIMA MUNDHY - www.animamundhy.com.br
R. Senador Cesar Lacerda Vergueiro, 248
Metrô Vila Madalena - São Paulo
Marcelo Dalla
- Formado em Comunicação pela ECA-USP
- Escritor, artista gráfico e astrólogo com coluna diária no Jornal Destak (www.destakjornal.com.br)
- Terapeuta de Reiki, Karuna Reiki, Magnified Healing, Light Healing, Florais de Bach e Radiônica
domingo, 22 de abril de 2012
WATERFALLS - DIGITAL ART
Este post é uma homenagem à Mamãe Oxum. Todas as belas ilustrações foram selecionadas no Deviantart e estão com os respectivos créditos. Não vou dizer mais nada, as imagens falam por si. Enjoy!
quinta-feira, 19 de abril de 2012
O TARÔ, NOSSA CRIANÇA FERIDA E A EDUCAÇÃO QUE RECEBEMOS DE NOSSOS PAIS
Olá amigos!
Hoje quero compartilhar um trecho de um livro excelente que estou lendo: CURSO DE TARÔ E SEU USO TERAPÊUTICO, de Veet Pramad (Ed. Madras). Já no início esse livro me cativou. O autor começa a contar a história de cada um de nós através dos arcanos maiores. Depois o bebê vai mamar, relacionar-se, gritar de alegria, de fome ou de frio, chorar, descobrir pouco a pouco o que o rodeia, vai sair de seu espaço interior para agir no mundo exterior. Tudo isso é expressão do Mago, Arcano 1.
A Sacerdotisa, o Arcano 2, está relacionada às forças que levam o bebê à interiorização. São aqueles momentos em que este fica quieto, tranquilo, às vezes de olhos bem abertos como se enxergasse outro tempo, outras dimensões... talvez chupando o dedo, receptivo, compreendendo intuitivamente tudo o que acontece.
Enquanto manifesta essas polaridades, o bebê entra em contato com as regras, com o mundo concreto, dos desejos e das expectativas dos outros. Este contato acontece por intermédio dos pais que são a Imperatriz e o Imperador. Arcanos 3 e 4, respectivamente.
É aí que tudo começa a acontecer... os pais são os que mais influenciam a vida de cada um, pelo que fazem e pelo que deixam de fazer. A mãe/Imperatriz é a primeira que dá forma e limites a esse ser. Infelizmente a maioria das mulheres, devido ao sistema machista, sente-se frustrada. Foram obrigadas a renunciar sua liberdade, à realização de seus sonhos para serem aceitas na sociedade.
Muitas pessoas deixaram de lutar por sua felicidade e fizeram da renúncia um mérito. Isso gera uma raiva e uma frustração inconscientes que danificam sua capacidade de amar e as deixam sentindo rancor e desejo de vingança (inconsciente).
Quanto mais as pessoas reprimem seus impulsos naturais para obedecer as normas, mais se sentem ofendidas quando alguém não respeita essas normas e faz o que bem quer. Então, nas entrelinhas, a mãe diz ao filho: "Eu renuncio, eu me humilho e obedeço, você tem de fazer a mesma coisa. Você não pode ser livre, feliz, nem receber amor, assim como eu não sou livre, não sou feliz, nem me sinto amada."
Mas se o bebê é correspondido amorosamente, seu nível de satisfação aprofunda-se, sente-se nutrido em outros níveis sutis e se afirma em seus direitos básicos, que são:
- O direito de existir, o direito à vida
- O direito de ter suas necessidades básicas de alimento e amor satisfeitas
- O direito de ser independente, isto é, de se autoafirmar opondo-se aos seus pais
- O direito de querer, de se mobilizar, de se mobilizar para conseguir seus anseios de uma forma direta ou indireta.
No entanto, aceitar a criança tal como ela é, não significa falar sim a tudo. A criança não pode ser atendida em todos os seus caprichos. Aceitá-la significa valorizá-la e valorizamos aquilo a que dedicamos nosso tempo. Isso quer dizer usar nosso tempo para conversar, para mostrar-lhe as consequências de seus atos, para colocá-las em contato com a realidade, para passar-lhe nossa experiência, mas não para meter-lhe princípios morais que não são nossos, talvez até defasados.
Na maioria das vezes, a mãe não tem tempo ou amor suficientes. Seu tempo para conversar, informar, orientar, escutar, compartilhar momentos é substituído pelo ordenar, chantagear, ameaçar, premiar e castigar. Quanto mais espontânea a criança é, pode ser mais desaprovada, invalidada, criticada e portanto, acaba sofrendo mais. Assim, acaba associando o ato de ser ela mesma com o "sofrer". Seu ser enfraquece, perde confiança em si mesma e no mundo, deixando de guiar-se pelos seus sentimentos. Perde o caminho do seu coração.
"Se você se comportar, vou comprar-lhe um chocolate".
O prazer que vem de dentro pode ser perigoso, pois pode trazer castigos. A criança se convence de que não merece esse tipo de prazer, que só merece outro que vem de fora e que é o resultado de adequar-se às expectativas. O adulto que assim foi programado tem dificuldades para escolher atividades profissionais que lhe proporcionam prazer e sua vida se transforma num vaivém que vai de segunda à sexta, de uma atividade profissional desprovida de prazer, mas que lhe proporciona o dinheiro suficiente para, de sexta a domingo, comprar compensações e se divertir.
A criança fica carente de amor e aprovação e faz qualquer coisa para consegui-los: obedece ordens absurdas e contrárias à sua natureza, esconde suas emoções, aprende a fingir e a mentir. Fica achando que amar é obedecer, é agradar aos outros, é renunciar, sacrificar-se. Começa a pedir caprichos, bobagens, tudo o que a televisão e as vitrines lhe enfiam pelos olhos, já que não se atreve a pedir o que realmente está querendo e precisando: amor, contato e apoio.
Quanto ao pai/Imperador, este vai colocando suas ideias, seu ponto de vista, sua visão do mundo. Como a criança está carente, engole as palavras de seu pai sem mastigar, buscando sempre ser aceita. O que poderíamos dizer das qualidades dessas ideias, se durante séculos o homem para ser aceito teve de competir, negar sua sensibilidade, esconder as emoções, envolver-ser em atividades que nada tinham a ver com sua essência, impor-se sobre os outros explorando-os, conformar-se com o pseudo-prazer das compensações, negar-se a si mesmo para encaixar-se nos moldes socialmente aceitos?
O homem também aceitou a frustração, embora tente mantê-la anestesiada com o poder e com o que o dinheiro compra. Em muitos casos ficou egoísta, estéril, covarde, rígido e babaca. O pai, quando não é omisso, mostra o caminho "certo", dá os objetivos "práticos" e deixa a criança "preparada" para a vida. O pai, com sua atitude, ajuda a justificar e possibilitar a existência dos exércitos e o falso progresso que destrói a natureza.
A criança nega suas percepções e prefere acreditar nas desculpas que seus pais dão pra ela. "É pelo seu bem", "dói mais em mim ter de castigar você", "não temos dinheiro". Assim a criança vai deformando sua visão da realidade, não dá mais valor ao que vê, à sua própria experiência, à sua própria verdade, à sua intuição, deixa de perceber os subtextos e acredita em tudo o que falam pra ela. Não só seus pais, mas os padres, os pastores, os professores, a propaganda, a televisão. Sua mente trabalha superficialmente, desconectada de emoções e instintos, passando despercebido o fundo das coisas. Deixa de questionar o que vê, vai abandonando esses ideais. Se não mudar, virará um cidadão incapaz de peneirar as informações.
Por meio do trabalho da Imperatriz e do Imperador, o Louco enfraqueceu seu Eu, perdeu sua espontaneidade e ficou com medo de tomar iniciativas e expressar suas próprias ideias. Já não sabe quem é, não acredita mais em si mesmo, pensa que não merece amor, perdeu seu entusiasmo, a capacidade de maravilhar-se com a vida e trancou seus instintos. Transformou-se num frustrado, num mendigo de atenção, ou num monstro incapaz de amar. Pode tentar ocultar todos essas traços, sem saber que tudo o que escondeu continua trabalhando internamente, até limites insuspeitos...
O Louco vai encontrar-se com o Hierofante, o arcano 5, que traz as doutrinas da sociedade e dá o toque final na falsa personalidade que a criança foi obrigada a adquirir. O Hierofante é o poder ideológico. São os fundamentos religiosos e filosóficos que ajudam a sustentar o poder econômico, o sistema, o Imperador. Em tempos passados o Hierofante morava no Vaticano. Hoje são os meios de comunicação que fabricam a informação e a pseudocultura massificada e massificante, anticriativa e idiotizante.
A criança e o adolescente podem aceitá-los ou, igualmente desligados de si mesmos, podem procurar os opostos numa revolta de forte caráter autodestrutivo. Para encobrir essa terrível sensação de medo, fraqueza, mediocridade, frustração e falta de amor, o jovem veste-se de orgulhoso, de especial, de invulnerável, de herói, de mártir... Já está pronto para ocupar um posto na sociedade, para ser um militar, um advogado, um político, um padre, um juiz, um bandido, um Zé Ninguém ou um Fulano de Tal, um número, um conjunto de rótulos... Já está civilizado, é uma ovelha no rebanho dos sem vontade própria, sem emoções aparentes, sem critérios próprios, sem um corpo próprio, já que até sua estrutura foi viciada com múltiplas tensões.
Mas...
Quando empurramos o pêndulo pra direita, estamos criando uma força que levará o pêndulo para a esquerda, inexoravelmente. Quanto intensificamos um aspecto da realidade, estamos também fortalecendo o seu oposto. Quanto maior é a programação, também maior é a necessidade do resgate do ser verdadeiro. Ou seja, o ponto de maior robotização é o início da libertação.
"A confusão é uma grande oportunidade. O problema com as pessoas que não estão confusas é grande. Se você está realmente confuso, você está abençoado. Agora, alguma coisa é possível: você está no limiar".
Este é um resumo do início do livro citado acima e a história continua. O Louco viverá o dilema contido na carta dos Amantes (arcano 6) , pegará o Carro (arcano 7) rumo ao desconhecido... É a nossa jornada!
Na astrologia, o asteróide Quíron - o curador ferido - traz as pistas de onde estão nossas frustrações, nossas rejeições mais profundas da infância. Quíron está entre Saturno e Urano, é a ponte entre os planetas pessoais e os planetas transpessoais. Ou seja, o resgate de nossa criança ferida é a porta para dimensões mais elevadas de nosso ser. A descoberta de Quiron aconteceu em 1977, junto com o boom das psicoterapias e terapias alternativas... Não foi por acaso.
Esse assunto dá muito pano pra manga. Vou parar por aqui, porque este post já vai longo, depois eu continuo. Sejamos felizes!
Pra quem quer conhecer-se através de seu mapa natal, detalhes aqui.
Mais sobre Quíron em QUÍRON - O CURADOR FERIDO
sábado, 14 de abril de 2012
O HOMEM QUE PLANTAVA ÁRVORES - ANIMAÇÃO VENCEDORA DO OSCAR
Olá amigos!
Hoje recomendo uma linda e sensível animação, vencedora do Oscar. Fala sobre simplicidade, persistência e generosidade. E sobre como as ações de uma pessoa, ainda que isoladas, podem fazer a diferença e mudar o mundo à sua volta.
Chama-se “O Homem Que Plantava Árvores”. É a história de um senhor muito peculiar, o pastor Elzéard Bouffier, contada por Jean Giono. A animação, lindíssima, é de Frédéric Back.
Conta a história de um homem bom e simples, um pastor que, em total sintonia com a natureza, faz crescer uma floresta onde antes era uma região árida e inóspita. As sementes por ele plantadas representam a esperança de que podemos deixar pra trás um mundo mais belo e promissor do que aquele que herdamos.
Um tributo ao trabalho e à perseverança.
O conto pode ser lido numa tradução para português aqui. Não vou dizer mais, a não ser que vale muito a pena. Desligue o som do blog lá do cabeçalho para assistir. Enjoy!
segunda-feira, 9 de abril de 2012
EXERCÍCIO PARA O EQUILÍBRIO E A CONSCIÊNCIA DO EU
Olá. amigos!
Compartilho um exercício pra nos lembrarmos de quem realmente somos. Excelente pra restabelecer a harmonia e o equilíbrio dos corpos físico, mental e emocional. E a conexão com nosso EU SUPERIOR. Vamos ao exercício:
"Coloque uma música suave e sente-se confortavelmente. Relaxe todos os músculos do corpo. Feche os olhos.
Ouça a música e procure se sentir embalado pela melodia. Inspire. Retenha. Expire. Retenha. (3 vezes)
Você está calmo, tranquilo e confiante. Suas faculdades exteriores estão descansando.
Você está harmonizado com as energias curativas, criativas e rejuvenescedoras do Universo.
Você está seguro e amoroso. Sua mente e seu coração estão relaxados. Sinta a existência do Eu Superior que habita em você. Tome consciência deste EU.
Mergulhe neste encontro e sinta como é maravilhosa esta viagem, este encontro com eu Eu Interior.
No mundo inteiro só existe você. O Universo Inteiro é você. Você é o Universo.
Tome consciência das palavras EU SOU. Diga mentalmente:
"EU SOU, EU SOU, EU SOU,
EU SOU AMOR.
EU SOU HARMONIA.
EU SOU SAÚDE.
EU SOU O EQUILÍBRIO PERFEITO QUE A TUDO CONTROLA.
EU E O PAI SOMOS UM.
Volte à consciência, sorria e abra os olhos."
Este exercício foi retirado do livro MAGIA DO TAROT DE MARSELHA, de Myriam Nunes (Ed. Alfabeto). As palavras sugeridas no final da meditação podem ser alteradas, o importante é deixar fluir e sentir o que o coração quer dizer no momento. Sintam-se livres pra criar suas próprias afirmações.
Sejamos felizes!
quarta-feira, 4 de abril de 2012
PAUSA
Queridos!
Tô de saída agora, vou pra um retiro espiritual com minha turma da Umbanda. Ficarei num sítio em Juquetiba, no meio de uma reserva florestal. Tô precisando me energizar, entrar em contato com a natureza, os guias, pegar aquele axé maravilhoso e retornar renovado.
Renascerei junto com a Páscoa. E aproveito pra desejar um lindo feriado a todos.
Volto no domingo, até lá! ;)
Feliz Páscoa!!!!
AS ENERGIAS DE ABRIL/2012
Olá amigos!
Trago uma boa notícia: a retrogradação de Mercúrio termina hoje (04/04). A partir de amanhã sentiremos melhora na comunicação, na resolução de assuntos práticos e no entendimento geral. Tudo o que podia atrasar, atrasou. Até este artigo, escrevo com 4 dias de atraso. rsrsrs
Mesmo com o trânsito complicado nas estradas por causa do feriado, haverá mais fluidez, menos risco de entraves e complicações. Mas Mercúrio ainda está estacionário, quem for viajar entre hoje a amanhã deve tomar todas as precauções possíveis. Checar bagagens, documentos, revisar o carro e sair com tempo de sobra. É sempre bom avisar!
Marte continuará retrógrado até o dia 15, em oposição a Netuno até o dia 28. Mesmo com a arrancada que tivemos com a lunação ariana, sentimos que algo nos prende. Há uma sensação de impotência, de confusão, nebulosidade e estagnação geral. A retrogradação de Marte foi ampliada por essa oposição. É um período de de recolhimento de forças. As tarefas devem ser realizadas com calma, muitos assuntos precisam de tempo para maturação, pois falta objetividade. A partir do dia 15 já melhora, mas não podemos negligenciar os cuidados com a saúde, a alimentação, a organização da casa e do ambiente de trabalho, a rotina, o sono. Essa oposição deixa exposta nossa fragilidade e vulnerabilidade, nosso limites reais devem ser respeitados. Mais informações sobre esta oposição aqui.
Não são aconselháveis cirurgias neste período, se for possível evitar, faça-o. Caso seja necessário, consulte outras opiniões, vale se informar de todas as formas possíveis. Melhor evitar também tratamentos intensivos que requeiram grande desgaste físico.
Vênus ingressou em Gêmeos, está mais faladeira e curiosa. Quer sair, circular, encontrar pessoas, ela nos ajuda a expressar ideias com mais graça e encanto. As palavras seduzem e conquistam. Mas até o dia 12, forma quadratura T com Marte e Netuno. Mais um reforço na sensação de que as coisas estão paradas, muita gente desavisada por aí sentindo carência, tédio e dispostas a se iludir com qualquer coisa que brilha. Mas nem tudo que reluz é ouro!
Atenção para os famosos contos do vigário, as viagens na maionese, os enganos e engodos na espiritualidade... Vejo muita gente por aí completamente equivocada, fazendo pose de "sabe tudo". Principalmente nesse assuntos que envolvem supostas canalizações, as igrejas fundadas em bases ilusórias, que prometem mundos e fundos, a salvação em troca de dinheiro, a redenção sem reforma íntima, sem o devido crescimento e comprometimento, sem o trabalho, a caridade e o cumprimento da missão.
Mas a vida é assim, cíclica. É preciso compreender e fazer o dever de casa. Reconhecer e aceitar essas fases de reflexão. Toda a impulsividade desta lunação ariana foi contida pela retrogradação de Marte e há um propósito nisso. Quando um planeta está retrógrado, há uma retração, mas depois a arrancada é maior. É como se fôssemos pra trás pra pegar um embalo maior nos assuntos relacionados a ele. Como num balanço.
Vênus se harmonizará com Urano entre os dias 6 e 13, favorecendo as surpresas. Se quiser agradar alguém, eis um bom período para surpreender a pessoa com algo fora do comum. Convites, bilhetes, flores... vale também aliar o prazer ao lucro, apresentar novas alternativas, projetos inusitados. Pelo menos nesse quesito Mercúrio não atrapalha mais!
A partir dia 15, com Marte em rota direta, sentiremos nosso vigor crescer. A dica é aproveitar o feriado pra descansar bastante. A clareza e a ambição crescerão na medida em que o mês avançar.
Mas atenção para o período que vai dos dias 13 a 16: o Sol em Áries se opõe ao velho Saturno em Libra, colocando em cheque a arte do relacionamento. Desafio: encontrar o equilíbrio entre as gratificações pessoais e as responsabilidades. Muito tato, diplomacia, paciência e perseverança para enfrentar possíveis desafios apresentados nestes dias, é o que se pede.
O Sol ingressa em Touro no dia 19 e se harmoniza com Netuno até o dia 25. Que bom! Estaremos mesmo precisando de inspiração. Um aspecto que nos ajuda a cultivar bem estar e conforto, a estarmos abertos para usufruir o que de melhor a vida pode nos oferecer. Ganhamos praticidade, até mesmo em relação aos assuntos mais espirituais e transcendentais.
Outro aspecto dinâmico será a ligação de Mercúrio e Urano em Áries, entre os dias 20 e 25. Agilidade e rapidez nos pensamentos, a mente fica afiada para promover as mudanças e adaptações que sejam necessárias. Novas ideias surgem. Bom período para contatar e conhecer novas pessoas, com pensamento livre de dogmas, rigidez e conceitos ultrapassados.
A lunação de Touro chega no dia 21. Mas este é assunto pra um novo artigo no momento apropriado.
Sejamos felizes!!!!
Sobre atendimentos astrológicos - detalhes aqui.
Próximo evento: grupo de Astrologia Terapêutica no ANIMA MUNDHY - detalhes aqui.
Assinar:
Postagens (Atom)