segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

PREVISÕES ASTROLÓGICAS PARA 2015


Olá, amigos!
Queremos saber se 2015 será um ano melhor, mas nós é que temos que nos esforçar pra sermos melhores. Tudo parte de nós. O céu indica as lições, os temas em evidência para determinado período. E sempre temos lições, pois o aprendizado é eterno. O objetivo deste artigo é analisar brevemente as tendências gerais para 2015, pra que o texto não fique muito longo e cansativo. Aviso desde já que não farei previsões específicas pra cada signo.

O ano astrológico terá início do dia 20 de março às 19h45 (horário de Brasília), com o ingresso do Sol em Áries. Será um ano regido por Marte, o planeta da ação, da conquista, da afirmação, da energia sexual, masculina e assertiva. É o arquétipo do guerreiro. Se sua energia não for conduzida com sabedoria pode gerar agressividade, conflitos, guerra e acidentes.

Aproveito para indicar o excelente artigo do querido António Rosa - MARTE, PLANETA REGENTE DO ANO ASTROLÓGICO DE 2015 - e render-lhe uma homenagem. Essa semana nos despedimos do nosso professor, mestre, amigo e referência na Astrologia. António partiu para os planos superiores dormindo. Regressou à casa da melhor forma possível, digna dos seres iluminados. Deixo aqui registrada minha gratidão por seu trabalho, seu grande legado e por seu carinho. Devo a ele o suporte e o incentivo para o meu trabalho com Astrologia e para este blog. Contei com seu total apoio desde que o conheci, em abril de 2009 (encontrei o post em que ele deixou seu primeiro comentário aqui). Recorria a ele quando tinha dúvidas e sempre me respondia prontamente. António vai fazer falta! No artigo indicado acima, um dos últimos trabalhos em seu blog COVA DO URSO, podem conferir sua competência e sua generosidade. Uma postagem detalhada e cuidadosa, bem ao seu estilo característico. Deixou um riquíssimo material no site ESCOLA DE ASTROLOGIA NOVA-LIS, sua herança para todos nós. Até breve, querido amigo!

António diz em seu artigo que podemos esperar para 2015 "mudanças, mudanças, mudanças... Tendencialmente, sempre à bruta. A todos os níveis: pessoais, territoriais, geográficos, climatéricos e espirituais. Estejamos atentos. Não nos podemos esquecer que teremos a companhia de Júpiter em Leão, durante uma pate de 2015. E Úrano em Carneiro. É muito Fogo junto."


No momento do ingresso do Sol em Áries, Marte estará poderoso nesse signo de sua regência. Lá também estarão Lua (conjunta ao Nodo Sul) e Urano. É um ano para INICIATIVAS. Bom para cultivarmos autonomia, poder de decisão e liderança, audácia, garra e coragem. Para vencermos a inércia, enfrentarmos os desafios, aprendermos a ser independentes e fazermos o que deve ser feito.

O clima é mais belicoso. Mas a Lua conjunta ao Nodo Sul em harmonia com Saturno diz que sai ganhando quem souber fazer bom proveito da sabedoria trazida no passado. Quem contar com o apoio dos mestres. Quem tiver metas claras, agir com equilíbrio emocional, maturidade e responsabilidade. Se as iniciativas forem combinadas com comprometimento e consciência, os resultados são sempre garantidos, não é? (Voltarei a analisar este mapa detalhadamente em março, mais próximo da ocasião).

SATURNO EM SAGITÁRIO
Saturno ingressa em Sagitário já em 24/12/14. Fica retrógrado em 15/03/15. Retorna a Escorpião em
17/06/15. Volta ao movimento direto em 02/08/15 e reingressa em Sagitário em 19/09/15, ficando por lá até 21/12/17.

Saturno é o mestre que cobra competência por onde passa. Fala de estrutura, controle, limite, da realidade nua e crua. Pede determinação, responsabilidade, dever, mostra o que é preciso ser corrigido, muitas vezes às custas de dificuldades. Sagitário é o signo dos altos ideais, do mundo sem fronteiras, das viagens, dos estudos superiores, do sacerdócio, das religiões.

Temos aqui a tarefa de cortas as asas da expansão sem controle e da busca distorcida da espiritualidade. Cultivar a noção da realidade para que nossos vôos sejam mais bem sucedidos. Sonhamos com mundos distantes, mas precisamos aprender a superar as restrições para chegar aos destinos traçados com maturidade.

Saturno vai trazer mais exigências quanto á qualidade dos estudos e atividades que exijam inteligência. Nos assuntos relacionados ao saber e ao desenvolvimento espiritual. Os sacerdotes e dirigentes espirituais que fazem seu trabalho de forma irresponsável podem contar com a cobrança deste planeta. Os mestres e professores também.

A ideia é expandir, crescer, produzir avanços pouco a pouco. Crescer direito, de forma segura e duradoura. Os países, as empresas e as pessoas que têm feito seu dever de casa podem se beneficiar com melhores índices de expansão. Questões éticas tendem a ser tratadas com mais seriedade. Crescer "a qualquer preço" é uma ideia que se torna cada vez mais contraproducente.

Uma das áreas que pede mais cuidado é a EDUCAÇÃO. As instituições de ensino (principalmente o ensino superior) passarão por uma sabatina geral que testará sua eficácia e sua adequação ao mercado. Podemos esperar também mais intercâmbio de profissionais qualificados entre os países. A legislação trabalhista também pode ser revista para que gere mais crescimento.

Em termos pessoais, Saturno fará aspectos fortes ao Sol dos signos de Sagitário, Gêmeos, Virgem e Peixes. Testará a objetividade, o foco, a consciência, a clareza e a determinação dos nativos destes signos. Evidenciará o medo de não saber exercer a autoridade ou de não realizar nada de importante. São trânsitos de limpeza cármica. Novamente indico um artigo de António Rosa aqui.

SATURNO EM ESCORPIÃO
Um breve regresso e acertar de contas no signo de Escorpião, de 16/06 a 19/09/15. Copio aqui o que escrevi no ano passado para esse trânsito:

Atitudes e temas que estarão favorecidos:
- revitalização de áreas urbanas
- práticas mais econômicas
- sustentabilidade
- atividades ligadas à reciclagem e despoluição em geral
- cirurgias corretivas, que trarão mais qualidade de vida
- mais responsabilidade e maturidade em relação às práticas sexuais
- interromper processos danosos e abusivos
- quitar dívidas e se antecipar a possíveis problemas
- buscar ajuda para problemas crônicos – vícios, fobias e dificuldades emocionais
- cultivar disciplina
- mudar, transformar, dar uma virada, resolver uma história e se libertar de algo

Muito cuidado com mentiras, soluções rápidas e irreais. Saturno em Escorpião pede profundidade e seriedade. Os tratamentos de saúde, emocionais e espirituais ganharão força cada vez mais. Palavras-chave: enfrentar, mergulhar, confrontar a verdade, resolver, perdoar, limpar, finalizar.

JÚPITER EM LEÃO
O expansivo Júpiter segue retrógrado em Leão até 08/04/14. Ingressará em no criterioso Virgem em 12/08/15 e ficará por lá até 09/09/16.

Júpiter segue à vontade em Leão, signo de fogo. Esquentando os corações, inspirando confiança, confiança, alegria, criatividade, entusiasmo e autoestima. Mas como está retrógrado até abril, pede um cuidado maior e revisões na forma como lidamos com a vaidade, a prepotência, a busca de prazer a qualquer custo, o exagero nas celebrações, os vícios em jogos e divertimentos.

Outros temas para Júpiter retrógrado:
- Revisões em posturas dogmáticas, daqueles que se acham o dono da verdade.
- Revisões em assuntos jurídicos, que podem apresentar mais lentidão. Principalmente os assuntos ligados ao ramo do lazer e entretenimento (Leão).
- Revisões em nossos processos criativos, em posturas egocêntricas, arrogância e presunção (Júpiter expande os assuntos da casa e do signo por onde passa).
- Não é um bom período para encaminhar processos na justiça. Caso seja absolutamente necessário, é melhor contar com atrasos nesses assuntos.
- Eventos esportivos ou culturais de grande porte deixam de contar com as benesses desse planeta.
- Intercâmbios com regiões distantes pedem mais cuidado, revisões e atenção.
- Devemos diminuir nossas expectativas em relação ao progresso e expansão de projetos ou de empresas. Júpiter retrógrado pede cuidado para não pecarmos pelo excesso de confiança.
- Pode ser um bom período para revisões na educação dos filhos, já que filhos também é um assunto pertinente a Leão.
- Bom  para viagens de resgates, regressos e reencontros do passado, para revermos assuntos em regiões distantes.
- Bom também para revisões e reorientações religiosas, espirituais e filosóficas.

JÚPITER EM VIRGEM
No segundo semestre, a partir de 12/08/15, Júpiter expandirá os temas relativos ao signo de Virgem. Mas Júpiter é o antigo regente de Peixes, signo oposto. Portanto, essa posição não é muito confortável pra este planeta.

Virgem é relacionado ao senso de realidade, ao pragmatismo, à crítica, ao serviço bem feito, aos cuidados nos detalhes. Júpiter quer dinamismo, grandes visões, espaço e fé. O desafio é aliar a fé com o raciocínio, pois Virgem não perdoa falhas e só crê no que é palpável. É preciso aprender com o dom da obervação, reconhecer os erros que comprometem a qualidade do que produzimos e do serviço que oferecemos.

Nossos pés devem estar mais fincados no chão, os avanços se dão a passos pequenos. Só vamos crescer se aprimorarmos a rotina, os cuidados com a saúde, a higiene, a alimentação. Se soubermos cultivar as virtudes da simplicidade, da praticidade, dos valores éticos e morais. Nossos ideais devem se apoiar nos alicerces do trabalho cotidiano, de tudo que seja produto do esforço, do aprimoramento das técnicas e da experiência empírica. As crenças são baseadas em constatações. De nada adiantam as teorias se a prática não for levada em consideração.

Temos um bom período para organizarmos nosso dia-a-dia com mais critério. Quem viaja na maionese e alimenta sonhos distantes, difíceis de serem realizados pode se desiludir, cair na real.

Em termos gerais, cresce o rigor na escolha dos alimentos, na qualidade nos produtos e serviços que consumimos. Podemos até pensar num deslocamento para cidades menores ou propriedades rurais, em nome da mais qualidade de vida. O destaque vai para medicamentos e terapias naturais, o desenvolvimento da percepção de que a nutrição está associada à saúde e à cura.

Nada de fazer mal feito ou com má vontade! Logística, capricho, zelo, bom acabamento, prestatividade, eficiência, contabilidade, controle de qualidade, precisão e serviços técnicos ficam favorecidos.

QUADRATURA URANO/PLUTÃO
O tenso aspecto entre esses dois planetas, que esteve presente no céu desde 2010, chegará ao fim apenas em 2016. No próximo ano o período de máxima aproximação será de janeiro a abril. Muitos astrólogos já falaram sobre essa dupla. A ela se atribui as crises, a instabilidade política e econômica que vivemos. É o embate do novo que está chegando (Urano em Áries) com o poder institucionalizado, velho e obsoleto que deve ser transformado (Plutão em Capricórnio).

É uma panela de pressão que serve pra nos tirar da zona de conforto. Vivemos essa quadratura em nossas vidas e em nossas relações pessoais também. Quem de nós não se depara com recaídas, com padrões que devem ser transformados, com crises que nos empurram para libertações?

Precisamos acordar! A velocidade esta aumentando... Tenhamos certeza que o projeto humano para o planeta Terra é perfeito, mas para poder usufruir da sua beleza é necessário um upgrade. Evitemos o que não seja fundamental e belo. Sejamos moderados e tolerantes. É importante reconhecermos nossos erros e faltas para corrigi-los com prontidão. Para mais detalhes, recomendo a leitura do artigo que escrevi em 2011 - A QUADRATURA URANO-PLUTÃO.

TRÍGONO JÚPITER/URANO
A inspiradora harmonia entre estes dois planetas se fará nos meses de fevereiro, março, junho e julho. Júpiter e Urano em signos de fogo favorecem a liberdade, a independência, a criatividade, a confiança para ousar, inovar, romper com limitações para fazer diferente.

Aqui as novidades e as soluções criativas ficam favorecidas, prometendo excelentes negócios. O setor tecnológico também ganha destaque. Excelente momento para investimentos em novas soluções energéticas, por exemplo. O crescimento e a prosperidade são aliado à mudança, e não à repetição. Renovação é a palavra de ordem, em qualquer área.

TRÍGONO JÚPITER/PLUTÃO
Nos meses de setembro e outubro teremos essa poderosa combinação, que favorece a percepção do que deve ser transfonado pra que haja crescimento. Favorece também o mercado financeiro, financiamentos, renegociações, curas, resgates, recebimentos de atrasados e saneamentos gerais. Investimentos feitos no período tendem a trazer bons resultados.


Teremos para o ano outros importantes aspectos entre os planetas lentos. Nos meses de julho e agosto a quadratura entre Júpiter e Saturno pedem cuidado com grandes investimentos, fica mais difícil gerar expansão no período. Júpiter confronta Netuno no mês de setembro, pedindo cuidado com expectativas infundadas e fantasiosas, colocando em xeque a credulidade. Já no fim do ano, em novembro e dezembro, é a vez de Saturno formar quadratura com Netuno para testar a perseverança em nossos sonhos. Saturno representa o concreto, Netuno representa a transcendência. Será preciso harmonizar as responsabilidades e as obrigações com o lado mais poético, contemplativo e romântico da vida. Mas voltarei a falar de todos esses aspectos na ocasião propícia, pois o artigo já vai longo.

ECLIPSES
Os eclipses nos empurram para mudanças e libertações. Estejamos preparados para essas datas:
ECLIPSE SOLAR – 20/03 em Peixes
ECLIPSE LUNAR – 04/04 em Áries
ECLIPSE SOLAR – 13/09 em Virgem
ECLIPSE LUNAR – 27/09 em Libra

Também falarei detalhadamente sobre os eclipses em ocasiões mais próximas dessas datas. Costumo sempre avisar que não é bom estarmos assoberbados, com agenda cheia e sem espaço para manobras nas proximidades destes eventos. Vale se programar para desacelerar e pegar leve nestes dias, ok?

MERCÚRIO RETRÓGRADO
Deixo também as datas de Mercúrio retrógrado pra nos programarmos. O planeta da comunicação fica retrógrado em média 3 vezes por ano e durante 3 semanas. Período em que tudo fica mais lento, a comunicação fica truncada, assuntos burocráticos tendem a apresentar problemas. Melhor evitar assinar contratos, cirurgias, eventos e viagens importantes nessas datas.

De 22/01 a 11/02
De 20/05 a 11/05
De 18/09 a 09/10

Para finalizar, lembro que esta é uma análise geral. Para diagnósticos mais precisos e individuais, vale consultar um astrólogo de confiança. Quem quiser ler previsões astrológica para cada signo, pode conferir o trabalho da colega Titi Vidal - aqui.

Desejo a todos sucesso, prosperidade e alegria em 2015. Que possamos nos desapegar de nossos valores egóicos, de nossos valores materialistas, de nosso egoísmo, de nossa imagem idealizada, nossas máscaras, nossa zona de conforto... Que possamos nos despedir de nossos padrões doentios, porque o maior apego é aos nossos condicionamentos. O homem está colocando seu coração no apego. Mas é natureza do amor não é o apego, pois apego é doença, é energia estagnada. Esta é a Era em que precisamos nos desapegar do que achávamos ser o amor. A natureza do Amor, com letra maiúscula, é muito maior do que a persona. Que aprendamos a amar com compaixão. Que possamos ser o recipiente onde o AMOR possa Ser e se manisfestar nesse mundo. Desejo isso pra mim e pra todos, do fundo do coração.
Sejamos felizes!!!!

12 comentários:

Astrid Annabelle disse...

A mandala que abre a publicação é um show a parte !
O seu texto excelente como sempre meu querido Marcelo! Vamos ter um ano de grande energias.....na numerologia será uma vibração oito .... sempre uma energia que envolve limpezas cármicas e sucesso com dinheiro especificamente.
Outra coisa: O António iria com toda a certeza compartilhar este seu post! Está sorrindo para nós...
Beijão
Astrid Annabelle

MARCELO DALLA disse...

Amiga querida!!!! Vc como sempre carinhosa e atenciosa. Sempre vou pensar no nosso amigo Antonio, ele com certeza iria comentar e partilhar o artigo e agradecer a referência. Sempre fazia isso!!!
Via deixar saudades... já deixou.
Grande bjo

Cidalia Terra disse...

Obrigada Marcelo, por mais um excelente 👌 trabalho. Bem haja. Boas Festas 🎆 e Feliz Novo Ano de 2015!!!

MARCELO DALLA disse...

Gratíssimo, Cidália! Tudo de bom pra ti tb!!! Namastê

Priscila Nobre disse...

Lindo seu Post..sempre que posso leio..no momento estou no ônibus!! Grande abraço! !

Magda Moita disse...

Olá Marcelo!

O António falava sempre de si.

Hoje resolvi passar aqui, magnifico texto e muito útil.

Já agora quer dizer-lhe uma coisa que ando para o fazer faz muito tempo: Adoro as suas ilustrações.

O cabeçalho do seu blogue é lindíssimo!

Parabéns por todo o seu trabalho.

Magda Moita

MARCELO DALLA disse...

Olá Priscila!!!
Fico feliz em saber e agradeço o carinho. Seja sempre bem vinda aqui no blog!!!
Namastê

MARCELO DALLA disse...

Magda Moita querida!
Que prazer ler seu comentário. Confesso que estou muito mexido, muito sentido com a partida do Antonio. Tão querido!!!
Tb falava sempre dele... e que bom que tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente em outubro. Tudo na hora certa!

grande bjo, grato pelo carinho!

Carlos Alberto L. Cordovil disse...

Parabéns pelo texto. Sempre alinhado ao objetivo do crescimento. Muito bom.

Maria Raquel Tavares disse...

Marcelo, leio sempre o que escreves e gosto muito da forma explicita com que nos presenteias.
O nosso querido António sempre o soube... por isso tanto partilhava os teus posts...
Tens uma maneira única de expressão, quer na arte, quer na escrita.
Parabéns! Um feliz 2015. Beijo

Fátima de Macedo e Brito disse...

Como sempre fico deliciada com as suas palavras. Este ano parece ser de grandes alterações mas temos que ser muito responsáveis...senão tudo pode sair mal!!
Parabéns pelas suas mandalas. Adoro-as!!

Mirthis Rocha disse...

Oi Marcelo. Estudo astrologia mas estou longe de ser uma astróloga. Em alguns momentos, li os posts de Antonio Rosa. Inclusive, troquei alguns emails com ele. Não sabia que ele tinha falecido. Hoje, procurando um texto que falasse sobre as tendências para 2015, li este seu artigo que me atualizou sobre o Antonio e sobre as previsões. Obrigada. Abç,
Mirthis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...