quarta-feira, 22 de outubro de 2014

ECLIPSE SOLAR PARCIAL DE 23\10\14 EM ESCORPIÃO, CONJUNTO A VÊNUS


Olá, amigos!!!!
Hoje escrevo a coluna de Cascais, cidade litorânea próxima a Sintra em Portugal. Estou aqui para vivências de cura entre hoje e amanhã, na Casa Sukha, um espaço de terapias: http://casasukha.blogspot.pt . Um lugar especial no meio da natureza, entre a serra e o mar. Muitas fichas caíram hoje: amanhã faremos a vivência astrológica e xamânica de Vênus, no dia do eclipse solar em Escorpião que acontece em conjunção com Vênus! Confesso que quando marquei não havia atinado com isso... e amanhã também é o dia do festival de Diwalli, na Índia, em homenagem a Lakshimi, que também tem a ver com Vênus. Forte e poderoso. 

Aproveito também para partilhar fotos de uma visita que fiz à Quinta da Regaleira, em Sintra. Um local mágico, com jardins, palácio, grutas, torres e poço de iniciação, repleto de códigos e símbolos do ocultismo - assunto de Escorpião.

Quinta da Regaleira - Sintra

O eclipse solar parcial acontece em 23\10 (quinta-feira), às 19h50 (horário de Brasília) no primeiro grau de Escopião em conjunção exata com Vênus, em harmonia com Marte e Netuno. As energias “escorpiônicas” estão muito fortes no céu, pedindo limpezas e resoluções. Um eclipse solar sempre provoca o confronto entre passado e futuro. Podemos observar a relação entre os padrões inconscientes do passado e seus efeitos na vida presente. 

Vale prestar atenção aos temas que já vem surgindo em nossas vidas nos últimos dias. Assuntos podem vir à tona pra que sejam resolvidos. Crises latentes podem acontecer, tornando evidentes o que carece de solução. Quem conhece seu mapa pode pesquisar onde o eclipse recai no mapa natal (1º de Escorpião), pois o eclipse focaliza os assuntos da casa onde acontece, ativando a necessidade de preencher ou tratar desses assuntos.

Arquitetura rica em simbolismos

Mais uma oportunidade que o céu nos traz de entendimento do que deve ser curado e transformado em nossas vidas. Temas importantes do passado podem vir à tona, podem voltar pra que sejam analisados, revistos. O futuro (Sol) fica encoberto pela Lua (passado). Há algo do passado que deva ser preservado, resgatado, mantido? 

Questões antigas ou pessoas que foram importantes para nossa vida podem ressurgir. Situações que antes pareciam banidas e resolvidas podem retornar. Rever e revisar pra ver se vale a pena manter ou descartar, esse é o lema. Com Vênus na jogada, ganham destaque os assuntos ligados às parcerias e aos relacionamentos, à forma como buscamos prazer, carências, merecimento, autoestima e finanças.

Poço Iniciático - Quinta da Regaleira - Sintra

Escorpião fala de tudo o que varremos para debaixo do tapete e normalmente não queremos olhar:  ações e padrões de comportamento que nos prendem ao passado, hábitos, obstáculos, velhas mágoas e ressentimentos que ainda possam estar escondidos. Este é o momento ideal para liberar tudo isso. O que estiver na sombra pode vir à superfície pra que possamos alcançar uma versão mais pura do nosso Eu Verdadeiro. O lado sombra de Escorpião também nos fala de controles, disputas de poder, manipulações, ciúmes e desconfiança. Sabemos que o LIVRE-ARBÍTRIO é nosso direito mais sagrado. Que a grande lição de Escorpião é soltar, desapegar, perdoar, deixar ir... O período sugere, portanto, reflexões acerca de relacionamentos doentios, nos quais há o sentimento de posse.

Continuamos o processo de mergulhar, transformar, reconhecer claramente quem somos e por que somos assim. Então, podemos liberar as coisas que já não são mais adequadas para nós. Escorpião também rege o ocultismo, é o signo dos bruxos. Vejo neste eclipse uma grande oportunidade para quebra de magias, rompimentos de cordões no chacra sexual, libertação de velhos relacionamentos que já terminaram, mas que deixaram resquícios e ligações, seja através de mágoas e ressentimentos, seja através de intenções conscientes ou inconscientes. 

Torre no jardim da Quinta da Regaleira - Sintra

A meu ver, o eclipse traz um simbolismo ligado ao resgate do Sagrado Feminino. A Lua esconde o Sol e combina forças com Vênus. Todos juntos se harmonizam com Netuno - o Amor Universal. A sensibilidade, a arte, a inspiração, a intuição, a criatividade, a magia, o mundo dos sonhos e o sexto sentido são assuntos que nos conectam ao Divino, que trazem significado para a existência. Assim, o poder simbólico que está por trás do eclipse traz a noção de que a passagem que conduz ao reino de Deus está aberto, que temos uma capacidade mais imediata para nos conectarmos com a Fonte do que o habitual. 

Questionamentos:
- Estou pronto pra viver uma relação amorosa verdadeira, de todo o coração? 
- Eu mereço encontrar uma companhia de alma? 
- Ou o que é preciso curar na relação que vivo, pra que haja sintonia não apenas física, mas espiritual?
- Em minha relação há confiança e entrega ou há apego, posse, controle?
- Há alguma ligação do passado que me impede a abertura para uma nova relação?
- Estou com alguém porque amo ou porque não quero ficar sozinho?

É importante nos afastarmos um pouco da correria da vida, reservar tempo para refletir e começar de novo. A ênfase está sobre as nossas necessidades não resolvidas, para que sejam melhor compreendidas e curadas. Marte também participa em harmonia, favorecendo iniciativas nesse sentido.

Quinta da Regaleira

Mercúrio segue retrógrado até o próximo sábado, dia 25\10, em oposição à Urano. Mais um motivo para desacelerar. O que for feito às pressas pode apresentar falhas e erros, equipamentos eletrônicos em condições precárias podem apresentar defeito. Prova disso é que ontem meu notebok pifou, escrevo a coluna hoje de um computador emprestado. Essa configuração também pode gerar mais inquietação, nervosismo, ansiedade, imprevistos, atrasos, mente acelerada, reviravoltas... haja flexibilidade, bum humor e terapias relaxantes! Não é um bom período para investimetos em tecnologias e aparelhos eletrônicos. Melhor aguardar até a próxima semana.

Sugiro um ritual: podemos escrever num papel o que não queremos mais pra nossas vidas, sobretudo em relação aos assuntos ligados ao chacra básico: finanças, padrões de sabotagem, ligações sexuais e amorosas, ressentimentos e mágoas com velhos parceiros... invocar mestres, guias, anjo da guarda ou o que preferir e queimar o papel. Num outro papel, podemos escrever o que queremos e marecemos daqui pra frente, do fundo do coração. É bom guardar o papel pra ler e reler de tempos em tempos.

Quinta da Regaleira

Amanhã, dia 23 também faremos um evento no Facebook para comemorar o festival de Diwalli: a proposta é acender velas, ouvir músicas, entoar mantras, fazer uma oração, colocar flores em nosso lar, enfeitar nosso altar. Na medida em que as velas forem sendo acesas, vamos postar as fotos no grupo, formando uma rede de luz. Não tem hora marcada, pode ser em qualquer horário. Podemos fazer o que quisermos, a oração que sentirmos em nosso coração. O que conta é a intenção amorosa para espalhar a energia de amor, alegria e abudância. Estão todos convidados, o evento está aqui.

Sejamos felizes!
As dicas para cada signo estão na UOL - http://mulher.uol.com.br/horoscopo/previsao-diaria/
As informações sobre consultas astrológicas particulares estão aqui - http://www.marcelodalla.com/2011/01/servicos-de-astrologia.html

 Gruta na Quinta da Regaleira

Sintra - Portugal

Beco no centro de Sintra

Palácio em Sintra

Praia do Guincho - Cascais (com o Cabo da Roca ao fundo)

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

DICAS ASTRAIS PARA A SEMANA DE 13/10/14 - SOL E VÊNUS EM BONS ASPECTOS!



Olá, amigos!
Hoje escrevo a coluna da belíssima e romântica cidade do Porto, Portugal. Com sua ponte sobre rio Douro (que foi construída por Eiffel, o mesmo da torre Eiffel), a Ribeira, o famoso vinho do Porto, os passeios de barco, a bela arquitetura com ricos azulejos, sua deliciosa gastronomia, sua grande história e a hospitalidade de seu povo. Aqui caminho pelas ruas a suspirar...

E por falar em tudo isso, temos durante a semana um período bom pros romances e a beleza, as artes. Vênus se encontra com o Nodo Norte e o Sol em Libra, se harmonizam com Marte e Júpiter. Temas em destaque: relacionamentos, acordos, parcerias, namoro, romance, beleza, prazer, arte, cultura... a vida ganha mais sabor, com boas doses de otimismo, vigor, libido e entusiasmo. Mercúrio segue retrógrado em Libra: quem precisa "discutir a relação", pode aproveitar. Até uma briguinha pode cair muito bem pra esquentar o romance!

Rido Douro e a Ribeira ao fundo

Portanto, temos pela frente boas oportunidades, tanto para a vida amorosa, quanto para sociedades e negócios. Os vínculos se fortalecem pelo desejo de crescer, também pelas iniciativas mais contundentes e assertivas. Já que Mercúrio segue retrógrado em Libra, podemos rever, renegociar, repensar, refazer, remarcar, reajustar pra que tudo fique bem feito, alinhado, equilibrado e ponderado.

Mercúrio também caminha pra se encontrar com Sol, sorri para Marte e Júpiter. Contamos com agilidade mental pra tudo isso. As conversas tendem a resultar em bons acordos. Tudo é colocado na balança pra que ambas as partes saiam ganhando. Mas é importante estar aberto para ouvir, argumentar e fazer concessões!


Mercúrio também se encontra com Vênus, há mais prazer na troca de ideias e na comunicação. Fica mais fácil interpretar os fatos com benevolência, basta predisposição para tal. Mais um aspecto que favorece as trocas e os intercâmbios! 

E sempre que Vênus e Marte se harmonizam, os casais se beneficiam com o clima de paixão. Dois planetas cujas qualidades, semelhante aos amantes, se complementam e se atraem. O desejo, o prazer, a gentileza, a delicadeza, o amor, a beleza, a sensualidade e a vontade de amar se combinam com o vigor, a confiança e o poder de conquista e de iniciativa. É a harmonia entre o universo feminino e o masculino.

Rio Douro

O período favorece a sedução e o deixar ser seduzido. Fica mais fácil também investir energia naquilo que desejamos conquistar, seja no trabalho, no amor ou no lazer. O bom gosto vem junto com a atitude, a coragem, a personalidade marcante, um jeito especial de ser e de viver socialmente. Podemos também aproveitar para tomar melhores decisões em relação às finanças, encaminhar negociações e acordos com mais agilidade. 

Entardecer no centro - estátua de D. Pedro IV

Marte segue em Sagitário e continua em harmonia com Júpiter em Leão. Podemos contar com força extra e vitalidade para alcançarmos objetivos maiores, cultivarmos nosso dons de liderança, criatividade, motivação. essa combinação nos convida a ir além das expectativas, expandir, ganhar terreno, avançar.. favorece também os esportes, o movimento, a ação e as atividades físicas. Cá entre nós, quanta coisa boa, não?

átrio da estação São Bento

Mas cabe lembrar que ainda estamos sob os efeitos do último eclipse lunar, que pede quebras, rupturas, mudanças, transformações, libertações... as relações doentias continuam por um fio, pedindo curas. Ou as relações se reinventam, ou acabam. O sentimento de posse e as disputas de poder continuam em cheque: não vale cobrar, controlar, manipular ou tolher. Sol e Vênus em Libra querem harmonia, equilíbrio e reciprocidade!

teleférico em Gaia

Enquanto isso, a Lua caminha no sensível Câncer. Dá gosto contar e ouvir histórias, estar entre pessoas queridas, cultivar um clima acolhedor, intimista e familiar. Dá gosto se sentir equilibrado emocionalmente, apoiado por aqueles que nos amam. Dá gosto oferecer apoio e segurança também!

A Lua começa a minguar na quarta-feira, marcando o início de um período bom para finalizações gerais. Ingressará em Leão na quinta-feira, tudo indica que o próximo fim de semana será bem animado, ideal para brindes, celebrações e atividades de lazer. O Sol ingressará em Escorpião no dia 23 de outubro, mas este será o tema do próximo artigo.

Por do Sol no rio Douro

Concluo com uma reflexão, inspirado por essa configuração do céu: o que é o bom carma? Pra mim, é viver com liberdade, harmonia, coração aberto e alto astral, oferecer o nosso melhor, fazer belas amizades pelo mundo afora, deixar boas relações por onde passar. E pra você?

Sejamos felizes!!!
As dicas para cada signo estão na UOL - http://mulher.uol.com.br/horoscopo/previsao-diaria/
As informações sobre consultas astrológicas particulares estão aqui - http://www.marcelodalla.com/2011/01/servicos-de-astrologia.html


Ribeira

Muralha Fernandina

cartão postal do Porto

estação São Bento

Ribeira à noite

o casario do Porto

Rua em frente à estação São Bento

barcos no Rio Douro

Feirinha na margem de Gaia

 Muro dos Bacalhoeiros

terça-feira, 7 de outubro de 2014

DICAS ASTRAIS PARA 08/10/14 - LUA CHEIA E ECLIPSE LUNAR NO EIXO ÁRIES/LIBRA


Olá amigos!
Hoje escrevo a coluna de Lisboa, Portugal. Cidade que deveria se chamar Lisótima, como diz uma amiga querida. Devo dizer que estou encantado com a cidade e sua arquitetura típica que remete ao estilo colonial no Brasil. Aqui me sinto como na casa da vó, ouvindo histórias... Sem falar no acolhimento e a hospitalidade de seu povo. Tenho sido muito bem tratado pelos amigos e só tenho a agradecer. Já estive também no Alentejo, conheci Évora e Monsaraz. Lindas e pitorescas, como podem ver pelas fotos que partilho aqui.

Antes de falar cobre a Lua cheia e o eclipse lunar, que traz aspectos intensos e bem interessantes, quero deixar um convite. Em novembro preparamos uma viagem para a Serra da Mantiqueira no Brasil. Será num feriado (dias 21, 22, 23 e 24) Uma viagem terapêutica no antigo Mosteiro de Serra Clara, que fica no município de Delfim Moreira, sul de Minas Gerais. Faremos vivências astrológicas, meditações xamânicas, alinhamento dos chakras com os cristais, atividades junto a natureza para equilibrar os quatro elementos, workshops de cafeomancia e quiromancia, junto com as terapeutas Mônica Souza e Marisa Lascani. Todos os detalhes estão aqui. Feito o convite, vamos à análise do céu:

Vista para Alfama e o rio Tejo - Lisboa

A Lua cheia do eixo Áries/Libra acontece nesta quarta-feira, dia 08/10, mais precisamente às 7h52 (horário de Brasília, em Portugal são mais 4 horas: 11h52). Com eclipse lunar total, que acontece a cada seis meses. O eixo dos relacionamentos está em evidência. Com a Lua cheia e o eclipse lunar vivemos o ápice de muitos assuntos, as emoções transbordam e começamos a colher o que foi plantado nos períodos anteriores. 

Muitos planetas estão envolvidos, cinco ao todo. A Lua segue em Áries, conjunta a Urano. O Sol segue em Libra, conjunto a Vênus. Urano continua a formar um triângulo harmonioso com Marte e Júpiter. Mas Vênus, por sua vez, enfrenta aspectos tensos com Urano e Plutão. Por um lado, há um grande estímulo para expansão, crescimento, liberdade, mudanças e novas aventuras. Mas por outro, relações doentias, onde há disputas de poder, cobranças e dependências ficam mais evidentes. 

Torre de Belém - Lisboa

Urano indica alterações, surpresas, imprevistos e quebra de padrões, para que haja libertação. Está fortalecido por Marte e Júpiter, que trazem o impulso pra que algo novo possa surgir. Defende a independência, a autonomia, o respeito aos direitos individuais. Sol e Vênus seguem num signo que busca harmonia, equilíbrio e reciprocidade. Querem ponderar, colocar tudo na balança em nome da justa medida para ambas as partes.

Alguns questionamentos:
- Sabemos cultivar autonomia, ou vinculamos nossos quereres aos outros?
- E se o outro mudar de opinião, conseguimos ser flexíveis e diplomáticos?
- Conseguimos compreender, respeitar e ouvir os pontos de vista dos outros?
- Sabemos nos colocar de forma saudável, ao mesmo tempo em que honramos os compromissos assumidos?
- Sabemos respeitar o livre-arbítrio, cientes de que não somos responsáveis pela felicidade de ninguém, a não ser da nossa própria?
- Sabemos amar sem grudar, cobrar, aprisionar e tolher?
- Estamos cientes de que para ajudar alguém, é preciso que a pessoa queira ser ajudada?
- Conseguimos ser honestos com nossa essência ao efetuarmos acordos?

Praça de Luís de Camões - Lisboa

Ficamos todos mais sensíveis e suscetíveis com a Lua cheia. Não é bom forçar nada, pois o que está por um fio pode se romper. Mas de qualquer forma, Marte, Júpiter e Urano nos empurram para algo maior e melhor. 

Além de tudo isso, Mercúrio segue retrógrado até o dia 25 de outubro, pedindo revisões gerais. Repensar, rever, readaptar,  repesquisar, reajustar, realinhar, redescobrir, reescrever, renegociar... Começou a retrogradar em Escorpião no último dia 4 e retornará a Libra no próximo dia 10. Os trabalhos em colaboração, as parcerias, os contratos, os acordos passam por um período de reajustes gerais. É bom ouvir mais, estar aberto para desfazer confusões e falhas, checar se foi bem compreendido. O que for combinado deve ser formalizado e mesmo assim, podemos mudar de ideia depois.

Bairro Alto - Lisboa

É bom evitar a pressa, evitar acumular tarefas, deixar margem para alterações de planos e sair com tempo de antecedência para os compromissos. É bom também evitar críticas, fofocas e maledicências, cultivar discrição, manter segredo sobre os assuntos necessários. Se houver confrontos, há grandes chances de distorção do que foi dito. Cresce a inquietação, diminui a tolerância para com tudo o que já não condiz com nosso crescimento. 

Por tudo isso, quanto mais prudência e parcimônia melhor (palavras-chave para Libra). Na próxima semana, Vênus já se afastará dos aspectos tensos com Urano e Plutão. Se encontrará com Sol e Mercúrio e todos juntos se harmonizarão com Marte e Júpiter. Aí sim teremos um período melhor para o diálogo. Muito do que foi observado agora poderá ser resolvido e encaminhado.

Mirante do Bairro Alto - Lisboa

Com Mercúrio retrógrado em Escorpião e com Plutão em Capricórnio, somos lembrados de que forças subversivas ainda operam abaixo da superfície para controlar-nos. Nossa dependência a instituições, religiões e economias desatualizadas, as dinâmicas de poder que nos tolhem, a escuridão e o medo que vêm à tona para que tudo isso seja transmutado em plena época de transição planetária. O caminho? O despertar individual, a reforma íntima. Não há outro.

Vista para o Rio Tejo - Mirante do Adamastor

Nós nos tornamos conscientes de que a autonomia e a capacidade de tomar as próprias decisões é a única opção para a frente, para o futuro . Nossos relacionamentos, nossas sociedades, nossos acordos vinculativos não valem o pedaço de papel em que são escritos, se não estiverem condizentes com a justiça, com a honestidade, com a troca justa e razoável ao longo do caminho.

Se algo tem que acabar em nosso mundo, que seja a tendência de culpar os outros por nossa infelicidade, de evitar a responsabilidade por todas as coisas que criamos, que plantamos e que colhemos. É preciso coragem, sabedoria e talento criativo para criarmos um futuro melhor. Tanto individualmente, quanto coletivamente. Este é um momento muito forte, um trampolim para a reconexão com ideais mais elevados.

Bonde elétrico no Chiado - Lisboa

Coletivamente, as rebeliões e os protestos continuarão. Quaisquer tentativas das autoridades (em medidas desesperadas) para neutralizar seu povo, devem levar em conta de que todas as pessoas precisam exercer o direito fundamental de livremente expressar suas convicções, de viver uma vida criativa. Esta luta é acerca da liberdade de crença, de pensamento, de autonomia, de respeito aos direitos individuais.

Cabe lembrar que nós somos os arquitetos de cada nossa própria realidade e que devemos escolher onde manter o foco. Onde mantemos o foco de nossas atenções, é o que atraímos para nós. A nossa escolha de perspectiva pode gerar criatividade ou conflito, cabe a nós. 

Sejamos felizes!
As dicas para cada signo estão na UOL - http://mulher.uol.com.br/horoscopo/previsao-diaria/
As informações sobre consultas astrológicas particulares estão aqui - http://www.marcelodalla.com/2011/01/servicos-de-astrologia.html
 
Vista para o Rio Tejo

Os famosos pastéis de Blém!

Anoitecer no centro de Lisboa


Templo Romano de Diana - Évora, Alentejo

 Praça central em Évora, Alentejo
 
Monsaraz, Alentejo

Monsaraz, Alentejo

Monsaraz, Alentejo

 Monsaraz, Alentejo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...