sábado, 23 de junho de 2012

FLAMENCO - Breve história, ilustrações e filme de Carlos Saura


O FLAMENCO é a música e a dança cujas origens remontam às culturas cigana e mourisca, com influência de árabes e judeus. A cultura do flamenco é associada principalmente à região da Andaluzia na Espanha, assim como Múrcia e Estremadura, e tornou-se um dos símbolos da cultura espanhola. Em 16 novembro de 2010 o Flamenco foi declarado Património Imaterial da Humanidade. Historicamente a origem do povo Flamenco é o Egito.

Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto (cante) sem acompanhamento. Depois começou a ser acompanhado por violão, ou guitarra clássica (toque), palmas, sapateado e dança (baile). O "toque" e o "baile" podem também aparecer sem o "cante", embora o canto permaneça no coração da tradição do flamenco. Mais recentemente outros instrumentos como o "cajón" (ou adufe, em português uma caixa de madeira usada como percussão) e as castanholas foram também introduzidos.

Muitos dos detalhes do desenvolvimento do flamenco foram perdidos na história da Espanha e existem várias razões para essa falta de evidências históricas:
- Os tempos turbulentos dos povos envolvidos na cultura do flamenco. Os mouros, os ciganos e os judeus foram todos perseguidos pela inquisição espanhola em diversos tempos.
- Os ciganos possuíam principalmente uma cultura oral. As suas músicas eram passadas às novas gerações através de actuações em comunidade.

Foi numa situação social e economicamente difícil que as culturas musicais de judeus, ciganos e mouros começaram a fundir-se no que se tornaria a forma básica do flamenco: o estilo de cantar dos mouros, que expressava a sua vida difícil na Andaluzia, as diferentes "compas" (estilos rítmicos), palmas ritmadas e movimentos de dança básicos. Muitas das músicas flamencas aindas refletem o espírito desesperado, a luta, a esperança, o orgulho e as festas noturnas de um passado não muito distante.

Durante a chamada época de ouro do flamenco, entre 1869 e 1910, o flamenco desenvolveu-se rapidamente nos chamados "cafés cantantes". Os dançarinos de flamenco também se tornaram numa das maiores atrações para o público desses cafés. Ao mesmo tempo, os guitarristas que acompanhavam esses dançarinos, foram ganhando reputação e dessa forma, nasceu, como uma arte própria, a guitarra do flamenco. 

É sem dúvida uma arte intensa, apaixonada, catártica e de beleza plástica incomparável. Basta perceber a predominância dos tons de vermelho nas ilustrações. Uma arte escorpiana, eu diria. 














Por fim, compartilho o maravilhoso filme de Carlos Saura - FLAMENCO - de 1995, que encontrei no Youtube. Enjoy!

Um comentário:

Astrid Annabelle disse...

Que delícia de post Marcelo...dancei enquanto li.
Minha parte cigana adorou!!!
Lindo...lindo...lindo.
Ah! E a sala lá no alto está muito linda também com o miau no tapete...ronron...
Beijos encantados.
Astrid Annabelle

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...