Liguei pra um serviço de rádio-táxi. Estava com urgência, precisava resolver uma série de assuntos práticos. Quando o táxi chegou, reparei que o motorista não era ele, era ela - uma jovem mulher. Dirigia mal seu carro. Não parecia uma taxista profissional. Quando já estava retornando pra casa, fiquei realmente incomodado com sua maneira de dirigir e decidi descer ali mesmo.
Havia um espaço num viaduto onde ela poderia ter encostado o carro, mas mal conseguiu estacionar. Foi quando reparei que não havia taxímetro naquele táxi. Perguntei quanto lhe devia e ela respondeu:
- 600 reais.
- O quê? Isso é um absurdo! Um roubo! Ninguém cobra esse valor.
- Eu cobro, este é o valor. 600 reais.
- Sinto muito, mas eu não vou lhe pagar o que me pede. Nem tenho essa quantia na carteira. Fique com 50 reais e já está de bom tamanho. É bem mais do que o preço do seu serviço.
- Não aceito, você tem que pagar o que eu pedi!
- Quer saber? Eu não vou lhe pagar nada. Você deveria ter me avisado desde o início que cobrava mais caro. Passe muito bem!
Desci do carro e deixei a fulana irritada, falando sozinha. Ao caminhar apressado pra me afastar o mais rápido possível daquela situação, pensava com meus botões: tão típico este tipo de mal-entendido quando Mercúrio está retrógrado. O erro também foi meu, eu deveria ter reparado que não havia taxímetro no carro. Deveria ter perguntado antes. Definitivamente, aquela mulher era uma vigarista. Não era uma profissional.
Acordei. E achei graça do meu sonho.
Mercúrio não está apenas retrógrado, está oposto a Netuno, também retrógrado. Tenho falado muito neste assunto, pois particularmente, estes dois planetas estão quadrando meu Sol. Tenho sentido na pele essa configuração e este sonho é uma prova disso.
- Mercúrio é a mente concreta, o raciocínio, a comunicação, nossa habilidade de solucionar questões práticas no dia a dia.
- Netuno rege os sonhos, a abstração, os estados alterados de consciência, a ligação com o mundo espiritual. Ou, na via negativa, a fuga da realidade.
- Ambos estavam em seus domicílios quando esta oposição teve início - os signos de Virgem e Peixes.
- O que é real? O que é sonho? Com os dois planetas em oposição e retrógrados, a confusão pode ser ainda maior.
- A mente, o ego, quer controlar tudo. Mas precisa aprender a confiar e a deixar fluir.
- Esquecimentos, dispersões e distrações definitivamente atrapalham na hora de resolver assuntos práticos do dia a dia. Quanto mais atenção, melhor.
- Na hora de negociar é preciso checar as informações e confirmá-las várias vezes. O que é combinado não é caro.
- Informações podem conter erros, precisam ser averiguadas.
- Somos vítimas de mentiras, ilusões e embustes quando não estamos conectados com nosso Eu Superior, quando não estamos inteiramente presentes no aqui-agora. Quando, bem lá no fundo, não queremos aceitar a verdade e nos deixamos ser enganados.
- Nossa capacidade de cuidar dos detalhes deve ser cultivada.
- Mas também nossa capacidade de abstrair, sabendo que a verdade se estende além do que nossos sensos finitos podem perceber.
- Precisamos observar nossa rigidez. Tomar consciência do quanto nossos esquemas "bem-estruturados" nos magoam.
- Somos confrontados com situações, circunstâncias e eventos que nos forçam a abrir mão do apego ao plano físico (a taxista queria que eu lhe desse 600 reais).
- Uma demasiada necessidade de organização e de trabalho, a falta de respeito pelo corpo e pelos nossos limites físicos pode causar problemas de saúde.
- Precisamos aprender a mergulhar nas águas da Consciência Cósmica.
- Descansar o corpo e a mente, meditar.
- Cultivar a Fé.
Por fim, quando pararmos de ver a nós mesmos como separados do resto do mundo, alcançaremos a compreensão de que tudo é um e um é tudo. Mas não apenas o saber racional. Esta oposição coloca em cheque nosso saber com o coração. Quando pararmos de separar o mundo em pequenos compartimentos ordenados, alcançaremos um vislumbre da Consciência Universal.
Sejamos felizes!