segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A GRANDE LIÇÃO CÁRMICA DOS NODOS LUNARES


Astrologia Cármica - eis um tema que tem me interessado cada vez mais. De onde viemos e para onde vamos? Qual a bagagem, a herança que trazemos do passado e quais os desafios que devemos cultivar para equilibrar nosso carma? Onde nos sentimos presos, acomodados, estagnados? O que é preciso pra nos tirar dessa estagnação?

A Astrologia Cármica pressupõe a existência do processo reencarnatório. Um processo que pra mim não deixa margem de dúvidas. Quero deixar bem claro que esta é a minha visão e qualquer pessoa pode se sentir livre para concordar ou não. Depois de tudo o que li, vivi, aprendi com os Mestres, com a filosofia budista, o Espiritismo e o que tenho vivenciado na Umbanda, reencarnação pra mim é fato. E este caminho dentro do estudo astrológico tem sido um processo natural.

Por exemplo: talentos como o de Mozart ou o de Michelângelo, que podemos exercer espontaneamente sem ter aprendido antes, são usualmente o resultado de um trabalho feito em muitas vidas. As fobias que teimosamente resistem a todas as formas de tratamento psiquiátrico tem suas causas profundamente entranhadas na alma da pessoa. Eventos que detonam estas lembranças na memória da alma fazem com que elas ganhem força nesta presente encarnação.

A Lei do Carma diz que para cada causa há um efeito e vice-versa. Buda nos ensinou que "você é aquilo que pensa, tendo se tornado aquilo que pensou no passado". Todo pensamento fica impresso na substância eterna do Universo, de forma a se manifestar como um efeito no mundo físico. Às vezes o efeito se produz alguns momentos após sua causa. Outras vezes, no entanto, o efeito somente se manifesta anos após sua causa, tornando-se mais difícil perceber a relação entre ambos.

Cada dia é o resultado do anterior. Cada pensamento é o resultado do pensamento que o precedeu. Cada vida é mais um círculo concêntrico na árvore da vida eterna. Cada experiência de vida ajuda a refinar nosso Ser. Assim é a Lei do Carma: colhemos o que semeamos. Simples assim.

A alma expande continuamente sua consciência através da soma de experiências vividas, até que não seja mais necessário encarnar num corpo físico. Antes do nascimento escolhemos as almas que seriam nossos pais e definimos muitas coisas, a religião na qual seríamos criados, a vizinhança e as doenças, por exemplo. Programamos as experiências de vida que  teremos, incluindo cada caminho escuro possível de tropeçar até encontrar o caminho da verdade.

Embora muitos de nós não tenhamos lembranças  conscientes de vidas passadas, nós não só estamos vivendo os efeitos do que provocamos naquelas vidas como são aquelas mesmas causas que provocaram que nascêssemos todos diferentes uns dos outros. Desafio quem não acredita em reencarnação a explicar por que uns nascem doentes, outros saudáveis... uns nascem na favela, outros em famílias nobres. Acaso?

Na comunidade astrológica atual aceita-se que os Nodos Lunares trazem as principais chaves pro entendimento de cada vida como parte de um tecido contínuo. Muitos astrólogos acreditam que este estudo tem até mais importância do que o resto da carta natal. Pra um bom conhecedor, a interpretação do Sol, da Lua e dos Nodos revelam toda a história da pessoa.

Os Nodos Lunares marcam a diferença entre a astrologia comum e a astrologia espiritual, pois definem as lições cármicas que escolhemos para receber. Representam a relação de causa e efeito através da qual dirigimos as nossas vidas. A posição dos nódulos no mapa nos liga ao passado e indica o caminho do nosso futuro. E neste estudo, encontramos o porquê do resto da carta estar se manisfestando da forma como está.

O Nodo Sul ou Cauda do Dragão:
Simboliza o passado do homem. Não é apenas o símbolo da encarnação passada, mas uma combinação de eventos, idéias, padrões de comportamento, atitudes e pensamentos de todas as encarnações anteriores cujos efeitos acumulados e não resolvidos deram origem à vida atual. São as pegadas que deixamos atrás de nós e apontam um caminho de menor esforço. Raramente paramos para examinar os efeitos de tudo o que criamos, até que estes efeitos apareçam claramente diante de nós.

O Nodo Norte ou Cabeça de Dragão:
É o símbolo do futuro. Representa uma nova experiência ainda não tentada e puxa a alma para o crescimento. Recebemos muita ajuda do Universo para investir nossos esforços aqui. Esta posição nodal é como uma cornucópia cheia de promessas e tesouros, oferecendo um benefício após outro na medida em que cada obstáculo é transformado em ponto de apoio ao futuro crescimento. Simboliza a área de expressão mais elevada a ser atingida na vida atual, onde a cada novo passo nos sentimos melhores e em paz com nossa consciência.

Para quem para quem deseja se aprofundar no assunto, indico  o livro: OS NÓDULOS LUNARES, de Martin Schulman (ed. Ágora).

Sejamos felizes!


As dicas pra cada signo estão na UOL - http://mulher.uol.com.br/horoscopo/previsao-diaria/
As informações sobre consultas astrológicas particulares estão aqui - http://www.marcelodalla.com/2011/01/servicos-de-astrologia.html

23 comentários:

Maria Izabel Viegas disse...

Oieeee, chamou , eu vim correndo! risos
Amigo, sou apaixonada por analisar os Nodos lunares e os links que fazem no mapa natal.Ao olharmos o Nodo Sul, casa e regencia , e atentarmos para oonde se encontra o regente e signo no hoje, os aspectos que faz , com quais planetas e casas; podemos avaliar em que área da vida devemos usar o nosso potencial acumulado, pois nunca podemos esquecer que trazemos uma riqueza acumulada, só que por sr confotável nela se deitar, não saimos dao comodismo. Na posição do regente temos uma indicação do que podemos usar de melhor , para nossa evolução , e resgatarmos o passado usando a parte boa do bolo.
E assim o é com o Nodo Norte.
Meu exemplo, tenho Nodo sul em Sagitário, na 12. Jupiter em Libra na casa 10. Onde eu deveria por em pratica o conhecimento que trouxe? Na minha carreira, a conviver com pessoas, de modo mais equilibrado, mais justo, racional. Tanta é a ajuda, que Mercurio, regente do meu NN está na casa 5 em Gêmeos, e tenho Mercurio em aries na 3. Minha casa 3 , piscina, sol pisciano, mas mercurio em áries na 3 me facilitou e muito não usar o lado "negro" rs da casa 12 (casa piscina por essência) na minha comunicação, fala ´pensamentos.
Todos os nodos lunares são pequenos eclipses, sempre a relação lua e sol. Por tal, nos eclipses parciais, ou totais vamos logo a analisar em que eixo cai para saber quais áreas deveremos trabalhar e assimilar as novas lições.
Como todo mercurio em aries na 3 , falo muitoooooooo! :)))))))))
Beijinhos, belo post!
Bem... desculpa o testamento, amigo!!!
Se falei besteiras, me corrija mestre!
Ahhh. O último planeta que a lua deu uma passadinha antes de euzinha nascer foi Jupiter, e posso dizer que tenho uma sub-personalidade, jupiteriana( mais um link cármico)... abrandada pelos 'sobe e desce' da vida, a lua é em escorpião , não passou com a docilidade e beleza que vc fala sobre os trãnsitos diários lá no FB, ela passou por Jupiter e deu um empurrão nele, falou: Ei!!! bicho grandão, toma "tenência", vou ficar de olho em tu! Senão .... kkkk
São os aprendizados necessários!

Clara Lúcia disse...

É muito fascinante tudo isso...
Eu acredito em reencarnação sim e acho que na anterior devo ter sido uma peste. E tudo isso estou "pagando" nesta vida. Mas não perco esperanças. Estou viva então vamos lutar sempre.

Beijos...

William Garibaldi disse...

Saber meus Nódulos Lunares logo ap[ós de lerem meu mapa inicialmente mudou a minha vida pra melhor.. me ensinou a ter fé.. me mostrou que o Universo é Vivo e cuida de todos... é tão perfeito!!

Que lindo teu texto! Amei!
Já Já Vou divulgar no Face!
Se quiser saber mais de calendário Maa passa lá no meu Blog do Novo Mito?!

Abraço amigo!

Boa semana de sorte cigana!

( AMEI O Ganesha!!!! Amei! e o Dalla Songs arrasandoooOo! )


Adoroooo!

Anônimo disse...

Ame, como se ninguém nunca houvesse feito sofrer...
Trabalhe, como se não precisasse do dinheiro...
Dance, como se ninguém estivesse olhando...
Cante, como se ninguém estivesse ouvindo...
Viva, como se fosse no paraíso!
Curta o que de melhor a vida lhe oferece com toda intensidade, como se fosse o último dia de sua vida ...
A vida muitas vezes é curta, mas mesmo assim seu caminho é longo.
Nela aprendemos a sorrir, chorar, amar, sofrer e a renascer, para amanhecer e termos um lindo dia...
Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje...o ontem já passou... e o amanhã...talvez não chegará...
Seja Feliz Sempre!

Bjs.

Daniela Scheifler disse...

Belo texto, Marcelo! E obrigada por partilhar outros ainda.

Gosto muito do livro do Schulman também!

beijos grandes!

MARCELO DALLA disse...

Izabel, querida!!! Aprendo muito contigo e adoro tudo o que escreve. Comigo pode soltar o verbo, sempre!!!!!
Temos muito em comum, como te disse lá no Facebook...
Grande bjo, amiga!

MARCELO DALLA disse...

Clara: Todos nós já fomos tudo em outras vidas... o que cura o carma? O perdão.
bjosssssss

MARCELO DALLA disse...

William querido!!!
Amo quando vem me visitar. Vou correndo lá te visitar tb.
bjos amigo!!!

MARCELO DALLA disse...

Fátima:
Lindo texto, querida. Grato!
bjo

MARCELO DALLA disse...

Dani: esse livro é meio forte, ele pega pesado. hehehe Maas é bom!!!
Grazto pelo carinho sempre, querida!
bjo

Filomena Nunes disse...

Eu venho de Peixes para Virgem, da cúspide da c.8 para a c.2.. Se a energia dos signos é difícil? É muito.. É como meter o Universo inteiro dentro de uma gaveta!!!
E das casas?? Ui, ui!! Adoro fazer coisas com os outros e para os outros.. (Marte conj.ao nó sul), mas tenho de aprender a amar fazer para mim.. tornar-me mais independente. Uma espécie de egoísta saudável, talvez!! Ou, pelo menos, mais discriminativa..

Mas saber analisar-me é o GRANDE contributo de estudar astrologia.. A astrologia tornou-se o meu oxigénio!!

Adorei o texto. Vou partilhar.

Beijinhos <3

MARCELO DALLA disse...

Filomena: somos parecidos. Eu venho de Escorpião para Touro. Da 12 para a 6.
Nós somos é bruxinhos de muitas vidas, agora precisamos aterrisar. rsrsrsrs
E esse assunto dá muito o que falar!!!
Fico feliz que gostou.
bjo

Filomena disse...

Eu venho da 8 para a 2. De cancer para Capricornio. Tenho marte cj ao sul oposto a Plutao cj nd norte. Urano quadrando os dois. Marte e plutao sao regentes do mapa. Para onde vou eu? Sol cj nodo norte. Esta na hora. Um abraco pelo Gps astrologio.

Tania regina Contreiras disse...

Não entendo do assunto, mas pressinto que é importante para o autoconhecimento. Vou, quando puder, ler algo sobre os Nodos. Já ouvi um pouco, mas não foi suficiente. Grata,

Astrid Annabelle disse...

Olá Marcelo!
Já estive aqui várias vezes .... adorei este tema..estou indo atrás para aprender.
Vou consultar os links que deixou!
Beijo grande amigo querido!
{preciso dizer que está partilhado?}
Astrid Annabelle

MARCELO DALLA disse...

Filomena 2:
Todo mapa é sempre um belo estudo a ser feito. Sol e Plutão conj. ao Nodo Norte? Eis ai uma bela ajuda pra que possa resgatar seu Divino Poder, na medida em que se autoconhecer.
Grande bjo
Pz e Luz!

MARCELO DALLA disse...

Tania: considero este estudo fundamental!!!!! Fico feliz por ter despertado seu interesse.
Grande bjo

MARCELO DALLA disse...

Astrid querida; Pensei muito em vc quando escrevi este artigo... senti que iria gostar. Este é realmente um tema importantíssimo, estou cada vez mais apaixonado por este estudo.
Grande bjo, amiga!

Unknown disse...

Belíssimo texto, Marcelo e tão necessário.

Venho de Libra (na 6) para Áries (na 12.

Sou fã de Schulman.

Grande abraço e boa semana.

Filomena Nunes disse...

"Bruxinhos de muitas vidas..."

Gostei dessa!!

Parece que somos parecidos em mais coisas... Lua em Câncer também..

Um abraço

Filomena

Unknown disse...

Marcelo
caríssimo...

que engraçado... hoje parece que o universo preparou para estar com pessoas especiais....
talvez porque ele tenha visto o meu esforço, rs

cheguei aqui através da Astrid (ela compartilhou seu link no face).

pareceu-me tudo tão familiar, me fez um bem imenso estar aqui...
ficaria horas por aqui.
rs

desconheço por completo destas coisas porque nasci em zona rural e depois fui adotada, então desconheço por completo a hora do meu nascimento.
Só sei que nasci em 14 de junho, rs

não seria sincera se dissesse que acredito na reencarnação.
De forma alguma seria sincera, mas não seria verdadeira se dissesse que não acredito que esta possa ser uma possibilidade.
Mas sabe Marcelo, eu fico tão impressionada.
Custa-me viver bem esta vida e fico pensando o que vai me adiantar eu conhecer o que eu vivi em outras vidas (desculpe minha ignorancia)

É claro que busco a verdade ou uma verdade mas ainda não cheguei nem perto de tocá-la.
rs

gostei de ter sido atraída pra cá.
agradeço por sua vida.
grande abraço

Unknown disse...

Obrigado Marcelo por esta aula maravilhosa que tanto nos esclarece.Bjo.

Gisele de Carvalho disse...

Marcelo, tanto acredito em reencarnação como você já fez um mapa cármico pra mim. O que sei é tenho NS Cab.D em Capricórnio e NN Cauda D em Cãncer.Leonina Asc em Libra.Mas venho de reencarnações das quais não aprendi muitas lições.Isso explica, mas ainda não me ensinou muita coisa penso eu! bjOs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...