domingo, 27 de setembro de 2009

Desligar a TV e ler um livro.

Uma boa proposta para o domingo é desligar a TV e ler um livro.

Já reparou como na maioria das casas hoje em dia a TV fica ligada o tempo todo? Infelizmente ela se tornou uma praga nos tempos atuais - estão em qualquer lugar, onipresentes. Não só nas casas, mas em lugares públicos também. Na padaria, no bar da esquina, principalmente nesses lugares frequentados por pessoas de "renda mais baixa".

Já disseram que a religião é o ópio do povo. Eu digo que a TV se tornou o ópio do povo. Salta aos olhos a manipulação feita através dessa mídia. O culto à vaidade, ao consumismo, à violência... e ao medo. Muito medo na cabeça do pobre rebanho! Sob o domínio do medo, fica muito mais fácil controlá-lo.

Esse assunto dá pano pra manga. Fiz faculdade de Rádio e TV, sou formado nessa área. Já na faculdade estudamos sobre esse tipo de manipulação que é feita pelo poder através dos meios de comunicação de massa. Mas agora está demais! Sinceramente, salvo poucas exceções, só tem lixo na TV aberta. Mesmo na TV paga. Se você descontar alguns documentários, filmes e seriados, o que sobra?

Parei. Não desisti da profissão, mas dei um tempo. Justamente por não querer compactuar com esses programas de apelo popular. Por outros motivos também, é uma longa história...

Já trabalhei em vários canais. Meu último trabalho (nessa área) foi no departamento de chamadas da TV Bandeirantes. Redigia e produzia as chamadas da programação, ou seja, fazia propaganda daquela programação que considerava sofrível, precária, medíocre e de tremendo mau gosto. Era obrigado a dizer o contrário: - Não perca, é lindo, maravilhoso, tudo de bom, você nunca viu nada melhor. Tinha que ser criativo, "dourar a pílula" (como meu chefe dizia).

Estava sendo pago pra mentir. Vale como experiência, por um tempo. Mas não queria mais trabalhar só pela grana, aquilo já não fazia sentido. Questionava tudo. Os meios de comunicação precisam de LUZ!!! Se você trabalha como jornalista, publicitário, ator, produtor, roteirista, não concorda comigo? Não acha que está na hora de despertar pra um trabalho maior? Precisamos mudar essa realidade! É muito triste ver o jornalismo televisivo recheado de notícias negativas, ver um canal como a TV Record (cujo dono é um “religioso”) repleto de violência e merchandisings em sua programação.

Esses dois canais citados podem não gostar muito dessa opinião, mas é o que penso. E a arte, a educação, o conteúdo, a criatividade, a inovação, o bom gosto, a sabedoria? Cadê? Mesmo as emissoras educativas, como a Futura ou a Cultura, poderiam melhorar bastante. Enfim, não vou ficar de braços cruzados apenas a criticar. Há tempos penso em montar uma produtora. Trabalho com roteiro, teatro, textos e ilustrações. Pra produzir vídeos e documentários falta pouco.

Acabei me desviando do objetivo inicial do post, que era incentivar a leitura. Empolguei-me, acabei por compartilhar um pouco da minha experiência profissional com vocês. Mas penso ser este um tema importante. Se alguém quiser desabafar, trocar figurinhas e experiências, fique à vontade.

Sejamos felizes!

(A ilustração foi feita em lápis de cor para material impresso da FABER CASTELL – agência FULL JAZZ em 2007)

25 comentários:

Anônimo disse...

Poxa vida, sempre achei tão contraditório o B. Edir Macedo ter uma rede de TV e a utilizar pouquíssimo, em horários menos nobres até, para evangelizar, pois como religioso deveria ser prioridade. Mas ao contrário, exibe programas de nível baixo, violentos e apelativos.

Dou a mair força p vc montar uma produtora. Vai ser D+!

Bênçãos.

Tainá disse...

Super concordo com você. Fico aliviada quando vejo pessoas que se importam mais com a dignidade que com o lucro. Porque é exceção isso. Escolher uma profissão na qual não beneficiaremos apenas a nós mesmos, mas aos outros também, sem exploração, faz toda a diferença.

Vane Aguiar disse...

Oiiii Marcelo,

Ofereci um selinho com muito carinho para você no meu blog
http://www.cabiveiseincabiveis.blogspot.com/

Por toda essa sensibilidade e intensidade que me encanta no seu blog!!!

Abraços

Rosan disse...

Marcelo.
tu tens razão e concordo plenamente contigo, assisto tv mais nos fins de semana, mas não é fácil de aguentar o que passam na chamada tv aberta, eu não tenho outra opção no momento. Mas eu me considero chata mesmo porque se não gosto de nada desligo e vou pro computador, ou ou vou ler como ti sugeriste, eu sempre tenho oque ler, livros alugados da biblioteca municipal, ou emprestados e alguns comprados...se não é uma boa programação desligo e pronto.
Fazes bem em querer produzir algo com certeza vai ser melhor do que tem por aí.
beijo.

Eliene Vila Nova disse...

oi lindo
aqui em casa é muito difícil ligarmos a tv, quando estar ligada é na Canção Nova, cultura, futura, coisas assim.
me deprimi ver tanta tristeza,tanta desgraça, afinal felicidade não dá ibop, né?
obrigada por ter aceito o meu convite, você não imagina o quanto fiquei feliz, afinal você é mara né amigo?
maravilhoso
beijos
beijos
beijos

Lourdes Fiedler disse...

Olá Marcelo!

Precisamos ler mais para ver melhor.
Beijos.

Linda disse...

Muito bom o texto!
Eu graças à Deus sou bem desligada da televisão.
Prefiro mil vezes o sol, o vento, a natureza do que ficar no sofá assistindo besteiras...
Se for pra ficar em casa prefiro ler, com certeza.
Nem sei há quantos anos não assisto uma novela.

Beijos e ótima semana!

angela disse...

Eu gosto de filmes, gosto de ler também.
Concordo que tem muita coisa ruim na TV, tem canais que passo reto, mas gosto de fazer outras coisas, ler, conversar, sair, etc.
beijos

Vivian disse...

...sabe por que você redigiu
este texto/verdade tão bem?

é justamente porque você
cuida da alma lendo, lendo,
lendo, ao invés de se perder
no lixo de todas as telinhas...

assino tudo que lí aqui...

obrigada pelos carinhos de sempre!

beijo, querido lindo!

Ganesha disse...

olá Dalla...tudo bem?? espero que sim.. nãp precisavas agradecer o comentário..=) ainda bem que gostaste do meu espaço, só entrei á bem pouquinho tempo no mundo da blogosfera mas ainda bem que o fiz.. como tu dizes, é bom conhecer pessoas que vêem as coisas de uma forma muito parecida com a nossa..=) e quanto ao seu post só posso te dizer que tambem acho mal a gente estar num trabalho que vai contra aquilo que somos só por causa do dinheiro... infelizmente vivemos num mundo em que o sitema monetário impede um pouco á evolução do ser humano... cada vez mais tenho mais vontade para que esse sistema acabe... já viste o que era vivermos num mundo sem dinheiro??? eu acho que seria muito bom... ainda espero por essa sociedade quase perfeita... sempre pela paz..=)
Por ultimo quero te dizer que serás sempre bem vindo ao meu blog... beijinho e que a harmonia esteja sempre presente nos teus dias... Magicsunset

Sonia disse...

Assunto polêmico!
Eu já nasci meio desligada da TV.A minha mãe diz que meu irmão(gêmeo comigo) via televisão e eu ficava botando para quebrar dentro de casa.
Televisão é um meio de comunicação ótimo para a família ter algum momento de recreio dos filhos!O próprio meio ambiente que educa para esse mau hábito!
Acho que já nasci inteligente!Esse hábito a minha família não conseguiu me dar!
Até hoje odeiooo...!Mal sei nomes de artistas de novelas,programas,etc e tal.
Eu sempre falo:"Se um dia me verem vendo uma televisão,me internem no Pinel porque enlouqueci geral!
Não quero terminar meus dias sentada numa poltrona vendo televisão!Que Deus me conserve assim até o fim dos meus dias!
TV Record...sem comentários,comentando:LIXO!
Hoje abrir um livro é um hábito que esta se tornando cada vez mais escasso.Infelizmente!
Então,desligue a televisão e vá fazer qualquer outra coisa que você sairá ganhando bem mais!
E tenho dito!(Risos)
Bjsss...millll

Maria Paula Ribeiro disse...

Bom dia Marcelo!

Há já um ano e meio que não vejo TV (apenas o noticiário lá no restaurante).
E já antes via apenas as séries americanas....
Posso dizer que ganhei muito com isso; o meu tempo preenchido entre questões profissionais, net, leitura/música e campo (este consome tempo)!
Uma vida mais virada para o nosso interior e não no exterior....

Um Beijo

Cris França disse...

Ainda me lembro de uma chamado que vc fez tempos atrás SOS...quero ver mais arte na TV.

Mas em tempos de pouca roupa e pouca criatividade meu amigo, que saibamos não perder o bom gosto pela cultura, e usemos o melhor botão da TV ...do de OFF

beijos

Anônimo disse...

Noooossa, eh verdade viu, a TV está cada vez pior, e olha que eu sou da área da saúde, nao entendo naaada de como se faz tv e já apercebi rs, mil vezes ler qualquer coisa, domingo passado estava lendo o assuto mais chato do mundo para a faculdade, mas resisti, algumas pessoas dizem que a TV funciona como cia para as pessoas que se sentem ou estão sozinhas, entao elas deixam ligada soh para ouvir uma voz humana e esquecem da vida. Parabens a essas pessoas carentes, alem de gastar energia passam por uma lavagem cerebral subliminar... acho que foi um pleonasmo, mas tudo bem rs!!! Ahhh, adorei seu blog, conheci pelo top blogs acho, add nos meus favoritos!! Abçççç!

MARCELO DALLA disse...

Amigos! Cada comentário mais gostoso de ler do que o outro. Tb não assisto mais TV, prefiro fazer qualquer outra coisa.
- Ouvir música
- caminhar
- meditar
- ler
- trabalhar
- me dedicar ao blog
- conversar com os amigos

Qquer coisa soa bem melhor, não?
Ah, Boas vindas aos novos amigos!!!!
bjos e abraços

bjos e abraços

claudia candelot disse...

Gostei muito desse post, Marcelo...
Sua história é um pouco parecida com a minha... Também me formei como jornalista e passei pelas mesmas reflexões... A gente sabe há tempos que a tevê é aparelho ideológico de Estado, mas hoje acho que a coisa piorou muito. Como disse muito bem você, o que impera na telinha hoje é o medo e a violência. E abestação, salvo rarísssimos programas.
Minha televisão no quarto só é ligada para assistir filmes. Mas meus filhos ainda não conseguiram se desvencilhar do hábito de ver seus programas adolescentes... a pressão da mídia é muito grande! De qualquer forma, tevê, para eles, só é permitida por algumas horas por dia. Odeio tevê ligada o dia todo.
Quando bate o tédio, recomendo: música! leitura! desenho! jogo! passeio! Não é muito melhor?
beijão!

Tina disse...

Ainda mais quando se tem crianças em casa!Se não é TV é computador...
Se deixar,meu filho fica o tempo todo no computador,fazendo "nada",pq o que ele faz no computador não vai acrescentar em nada na vida dele.Fica hipnotizado,um pergogo para a mente dele...Depois não sabe o que eh realidade o q eh ficção!Ahhh,e tbm,não aprende a se comunicar,não sabe falar,explicar etc...Morro de medo de crianças assim!O que será delas?
Mas Marcelo,as vezes acho que a culpa é dos pais,da gente mesmo!!
Vivemos com preguiça de tudo.Mesmo após uma soneca, o estado de "bobeira" se instala...Nada acontece nesse vazio!!!
No meu caso,forço uma barra para não cair nessa "depressão coletiva"...Medito,canto meus mantras,pego um solzinho para me conectar com a luz dourada [faz milagres],etc...etc...
Com o filho,forço uma barra para saírmos de casa, faz ingles e judô [foi uma maneira de driblar a TV/NET],também fiz o cartão "Saraiva"[rs],pelo menos de 15 /15 dias compramos uma novo livro pra ele ler,sai uma grana,pq ele lê rápido,rs...É uma pena,pq atualmente estamos enlouquecidos na cidade grande,vivendo no medo e em situações de perigo o tempo todo!
Posso ser chamada de alienada,mas jornais,filmes de terror,tiroteio e matança estou fora...Minha vibração não me permite sintonizar com esse tipo de programa!
legal a postagem!
beijos

cristinasiqueira disse...

Oi Marcelo,

Você em rápidas palavras disse o que sabemos e impotentes nos quedamos à frente da TV.A tv paga também decaiu muito e então ...a família se reune para assistir novelas e enlatados americanos.Algumas de nossas novelas são referência em produção e qualidade e temos um panteão de artistas absolutamente bons e bons escritores de novelas.Mas com o propósito de imitar a sociedade recebemos over dose do pior da realidade.Agora horror,horror mesmo é o abuso da violência explicita e didáticamente veiculada.E os caçadores de cabeça religiosos ...Meu Deus!!!!!!!!!!!!
Gosto dos posts que você põe no ar.Que bom que é assim.

Beijos,

Cris

Vou postar a super glamour inspirada em Sampa no blog www.cristinasiqueira.blogspot.com
Com os devidos créditos._Tudo bem?

Unknown disse...

Viu? A opinião em massa em concordancia na sua apresentação tão real. Isto somente comprova que não estamos todos dormindo, vinculados ao prazer, nas coisas pequenas, mundanas, que não ajuda em nada o crescimento e a compreensão do verdadeiro saber..
Veja que a TV tornou-se inimigo do lar, tornou-se priori, invadindo o espaço, derrubando o dialogo, as falas... sentando a mesa nas refeições, fazendo mudo, ao necessitado do falar...
É preciso acreditar que tudo isto um dia se reverta e creio que um dia, isto ocorrerá, até acredito que esteja acontecendo, vez que a gente ver na opinião das pessoas o sentimento reprovável do como estar o mundo... Eis porque adolescentes passaram a ser aborrecentes, tudo pela força do hábito, do mal hábito. Acredito que a verdadeira transformação, esteja no caminho que leva a Deus, na compreensão das razões que se faça crer, que através do sentimento universal do amor, nós seres nos libertaremos das amarras materiais... pois que dentro disso, se encontra o verdadeiro prazer, de amar, de sentir-se amado e todas as outras coisas deixarão de ter essa preferencia bestial, porque tornarão-se pequenas, desnecessárias. Os seres humanos procuram reposição daquilo que lhes faculta dentro do eu, recorre a fuga, como forma de sobrevivência, eis as razões... Mas não basta termos a consciência apenas, mas sim, a boa vontade de trabalhar, de buscar, incentivar e incentivando-se de mãos dadas na busca do fim real desejado... Lívros, melhor amigo, nos promove viagem, entendimento, planagem, respostas, sabedoria, compreensão. Afugenta o medo, as preocupações, nos dar razões. Acrescenta, inspira e nos mostra caminhos, caminhos de reparação. Tudo isto meu grde amigo, são alternativas mil, para que não pairemos nas mesmisses, que saiamos de dentro de nós e procuremos a libertação, porque a força, está dentro de cada um de nós, Deus não deixou ninguém a faltar, fez no todo a sua semelhança e forma e nos incentivou a seguir, ainda acentuando que de maneira alguma, jamais estaremos sozinhos...

Marcelo, que Deus continue a te promover bendita inspiração no sentido do alerta, do apontar caminhos, mostrando o triste lugar que nós, na mais pueril ignorancia, muitas vezes estacionamos....
Beijos e mil queijos mineiros pra ti...
Livinh@__

Unknown disse...

Marcelo,

Mudam os nomes e os países, mas a coisa é sempre igual. O mesmo aqui em Portugal. Para quê ter mais de 100 canais por cabo se são mais do mesmo, excepto um ou outro caso.

Abraço

Anônimo disse...

Leitura aqui em casa é que é o natural.
Bjs querido.

Hugo de Oliveira disse...

Desejo muito que os jovens façam essa troca...da TV pelo livro...principalmente aos domingos.



abraços


Hugo

MARCELO DALLA disse...

Reyel
Tainá
Vane Aguiar
Rosan
Eliene
Lourdes
Liciane
Angela
Vivian
MagicSunset
Sonia
Maria Paula
Cris Renato
Claudia
Tina
Cristina
Livinha
Antonio
Fátima
Hugo

Muito obrigado pela preciosa participação de vocês, que ficará aqui resgistrada para a posteridade.
Que nossas intenções sejam como sementes regadas com amor, que se transoformem em árvores com belos frutos.

Bjos e abraços

Ypsilon Yvone disse...

Marcelo
Concordo com vc. A TV aberta é sem comentários, e as pagas também andam mesmo um lixo.
Para falar a verdade sempre fui avessa a assistir TV. Tenho muitas atividades principalmente as manuais, e na maioria do tempo em que a TV fica ligada é para escutar um pouco de barulho (quando canso de ouvir música).

Porém, muitas vezes principalmente nos últimos tempos, tenho gostado bastante de ficar no silêncio.

Assino TV à cabo gosto de documentários, programas do GNT e filmes, mas a quantidade de propagandas está quase igual à da TV aberta, os filmes vivem se repetindo incansávelmente...

E livros sempre há um começado eu adoro ler.
Muito bom vc. ter trazido esse assunto - É bom não esquecer e lembrar que existe coisas muito melhores pra se fazer, inclusive não fazer nada.
Bjk e boa semana

Hazel Evangelista disse...

Olá, Marcelo!

Nem de propósito!
Quando tiveres um tempinho espreita só este post tirado do baú de velharias da Casa Claridade, para veres o quando concordo contigo:

http://casaclaridade.blogspot.com/2009/02/televisao-e-apenas-um-electrodomestico.html

Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...