segunda-feira, 31 de março de 2014

DICAS ASTRAIS PARA O INÍCIO DE ABRIL E A GRANDE CRUZ CARDINAL DE MARTE, JÚPITER, URANO E PLUTÃO


Olá amigos!
O céu está intenso nesse mês de abril. Neste último domingo aconteceu a Lua nova de Áries, a primeira Lua nova do ano astrológico, que marca com mais força novos inícios. Excelente momento pra começar algo novo, tomar iniciativas, dar pontapé inicial  em novos projetos, cursos, estudos, plantar novas sementes e intenções.

Mas ainda há muito a revisar e tudo deve ser feito com cuidado, consciência, educação, diplomacia e respeito. A Lua nova aconteceu em conjunção com Urano, que rege o inesperado, as mudanças abruptas, as surpresas, as revoluções, as reviravoltas, os rompimentos e as rupturas. Urano nos traz libertações e quer novas soluções. Pede flexibilidade, criatividade, inventividade. Portanto, o astral é complicado pra quem está preso aos velhos padrões, pra quem se sente insatisfeito, incorformado com o emprego ou a relação, pra quem vive um estilo de vida só pra agradar os outros e manter uma aparência, pra quem sente que poderia viver com mais liberdade, viver outro estilo de vida, mas fica adiando suas decisões.

Em abril teremos acontecimentos astrológicos que indicam a necessidade de sairmos da zona de conforto pra buscar limpezas, mudanças e libertações. Já venho falando da grande cruz cardinal que se fechará na última semana do mês, entre Marte (retrógrado em Libra), Júpiter (exaltado em Câncer), Urano em Áries e Plutão em Capricórnio.

Marte retrógrado em Libra se sente frustrado, pois quer ação, movimento, impulso e caminhos livres para conquistar. Mas em Libra enfrenta resistências, deve promover revisões, deve aprender a agir em conjunto, deve harmonizar polaridades. Ser guerreiro pressupõe capacidade de enfrentar e confrontar. Atitudes diplomáticas, controle dos impulsos agressivos e resistência pacífica são lições por demais elevadas para qualquer ser humano. Por isso Marte em Libra é considerada uma posição frágil e difícil.

O senso comum nos diz que para ser forte é preciso ser impositivo, mas aqui a lição é outra. O aprendizado é: afirmar nossa individualidade através da capacidade de nos relacionarmos em harmonia e de compreendermos, antes de tudo, o ponto de vista do outro. Podemos inclusive aproveitar para afinar isso durante essa semana, quando Vênus e Marte seguem em harmonia. Temos um bom momento para encontros, reuniões de pauta, alinhamento de estratégias. Usar nosso arsenal de qualidades diplomáticas e argumentos para convencer as pessoas.

Marte em Libra também representa um paradoxo. Pode acontecer o contrário: a pessoa pode pode buscar conflito pra testar a capacidade de resistência durante uma contenda, brigas e desavenças. Ao lutar por justiça e harmonia, provocar a ira do outro pra buscar o caminho da pacificação.

A força deve ser dosada para que se obtenha um resultado bom para ambas as partes. Mas é possível também um recuo: a dificuldade de agir sem a aprovação dos outros, a desistência de levar adiante um objetivo íntimo, a queda de resistência física, o desgaste e estresse emocional quando a estabilidade nas relações é quebrada, o compometimento do bem-estar corporal. Ou a falsidade, aquele que age pelas costas.

Por tudo isso, agora é preciso agir com cautela e prudência. Tomar iniciativas com plena consciência dos projetos, empreendimentos, causas e motivos. Novas soluções, acontecimentos e ideias supreendentes podem acontecer pra quem estiver alinhado com seus propósitos. Pra quem age às escuras, pra quem há tempos alimenta um desequilíbrio, uma reviravolta pode acontecer também. No fim das contas, tudo acontece pro nosso bem, só que muitas vezes não conseguimos enxergar como positiva uma coisa que o nosso ego limitado não quer. Tem gente que prefere viver na ilusão e na ignorância até que algo as surpreenda...

Marte enfrentará Urano, que está em Áries e pede justamente reinvenções. O impulso do novo é algo impossível de conter. Ou a gente muda com a vida, ou a vida muda pra gente. Urano em Áries quer mais independência e automonia pra poder olhar pra frente, pro futuro, pra viver novas experiências, ousar, experimentar.

Júpiter está exaltado e poderoso em Câncer: quer mais segurança, quer lutar por seus ideais, quer fortalecer suas bases emocionais, defender sua pátria, suas leis, seu território. Quer mais direitos para si e toda a sua família. Quer possibilidades de garantir e expandir seus territórios. Mas existem aqueles que lutam por causas equivocadas, que agem movidos por emoções exaltadas, que creem que devem lutar até à morte por sua pátria, seus valores. Aqueles que alimentam posturas dogmáticas e se acham os donos da verdade.

Plutão está no conservador Capricórnio, em recepção mútua com Saturno em Escorpião. Plutão pede transformações profundas nas instituições, na forma como manisfestamos e lidamos com o poder, nas nossas sombras, nos nossos instintos inconscientes e animais. Tudo o que está rígido e não serve mais tem suas bases estremecidas, porque deve dar lugar para novas possibilidades, para cura, para a morte e o renascimento. O poder institucionalizado, com suas bases estremecidas, pode recrudecer ainda mais. Vemos também manifestações com pensamentos reacionários, retrógrados, que não condizem com a nova consciência.

Urano representa a mente superior, a consciência cristica. Plutão está relacionado ao chacra básico. Para que a energia Kundaline de toda a humanidade circule, os instintos básicos devem ser iluminados e transformados pela mente superior. Marte em Libra e Júpiter em Câncer representam as polaridades masculina (lógica, razão, assertividade, acão) e feminina (emoção, sensibilidade, intuição, critatividade) que devem ser harmonizadas e integradas. Tanto planetariamente, quanto individualmente.

Questões ligadas aos relacionamentos (eixo Áries/Libra) e ao trabalho, carreira, profissão, família e mundo emocional (eixo Câncer/Capricórnio) estão ativadas. Aquela velha consciência de que sucesso é se matar no trabalho, é viver na competitividade, é puxar o tepete dos outros... Ou o contrário: o medo do mundo, aquele que vive fechado em sua concha, não cultiva seu lado empreendedor. Quem é consdecendente demais, não sabe dizer não... ou quem é egoísta e passa por cima de todos. (As variáveis são muitas. Pra um estudo minucioso vale consultar um astrológo de confiança, ver em que casas do mapa a cruz acontece e se ele pega algum planeta aos 13 gruas de um desses signos.)

Percebem como vivemos um momento importante? Podemos esperar muitos acontecimentos, manifestações, surpresas e imprevistos pra toda a humanidade em abril. Muitos astrólogos falam em guerras, confrontos, revoltas, disputas de poderosos... mas e individualmente? Qual a guerra interna que cada um de nós está travando? O que deve ser pacificado, curado e transformado em nós mesmos, pra que haja mais liberdade, estabilidade, entusiasmo e equilíbrio emocional?

Aprendo cada vez mais que acusar, criticar, ficar indignado e revoltado com o problema é reforçar o problema, é fortalecer a sombra. Focar no bom, no belo, na cura, identificar-se com as soluções, divulgar e veicular os antídotos e trabalhar pela expansão da consciência é fortalecer a LUZ. Ao invés de perder tempo olhando pros outros, dando poder aos outros e criticando o mundo, seria mais lógico e inteligente fazer o caminho interno, olhar pra nós mesmos. Respeito as escolhas de cada um... mas a verdadeira mudança deve começar em nós. Vale sempre lembrar!

Muitos podem dizer: mas uma boa briga é válida também pra entornar o caldo logo de vez. Sim, tudo tem o lado bom... no fim tudo é válido como experiência. Mas... vejamos o exemplo de Gandhi, que conseguiu importantes mudanças pregando a resistência pacífica, por exemplo. Se cada um se propusesse, ao invés de projetar sua raiva e sua frustração fora, olhar pra dentro, buscar crescer, se lapidar...

O que desejo: que as fichas caiam em cada um de nós. Vamos vigiar, ficar atentos ao que nos acontece, são oportunidades de transformação. Raras, pois essa cruz astrológica é um evento raro. Podemos encontrar energia para promover realmente verdadeiras limpezas e curas em nossas vidas. O que se espera é que tudo não seja fogo de palha...

Recomendo a leitura de A GRANDE CRUZ CARDINAL ABRIL 2014 do astrólogo português António Rosa.

No próximo artigo falarei sobre o ingresso de Vênus em Peixes no dia 05 e de Mercúrio em Áries no dia 07/04. Aproveito também pra fazer um convite: a partir de abril faremos uma série de encontros com meditações xamânicas ao som do tambor para vivenciar as forças planetárias e interpretá-las nos mapas astrológicos dos participantes. Serão em São Paulo, no Anima Mundhy. Veja com mais detalhes aqui. As dicas pra cada signo estão na UOL.

Sejamos felizes!!!

5 comentários:

Astrid Annabelle disse...

Como sempre eu adorei!!!!!!...este momento está intenso Marcelo querido...sinto-o na pele.
Esta cruz no meu mapa já existe..kkkk Áries, casa 10 MC , Libra casa 4 FC com Netuno Rx nos 10°graus , Cancer casa 1, Capricórnio casa 7....
O jeito é ir...vamos que vamos...
Beijão agradecido.
Astrid Annabelle

Claudia disse...

Fantástico esse artigo Marcelo , vc realmente e um mestre viu ate imprimir esta artigo para guardar , e ver tudo em relação a meu mapa e de minha família querida , muito obrigada por suas informações
Namaste

Unknown disse...

Olá Marcelo,

Fiz um upgrade ao meu artigo onde foi feito um link a este seu artigo. Veja aqui, por favor:

http://cova-do-urso.blogspot.pt/2014/03/grande-cruz-cardinal-de-abril-2014.html

Cumprimentos,

António Rosa

Paula disse...

Marcelo, obrigada por compartilhar seu conhecimento e pensamantos. Maravilha este texto, gostei principalmente da parte que diz
... Aprendo cada vez mais que acusar, criticar, ficar indignado e revoltado com o problema é reforçar o problema, é fortalecer a sombra. Focar no bom, no belo, na cura, identificar-se com as soluções, divulgar e veicular os antídotos e trabalhar pela expansão da consciência é fortalecer a LUZ. Ao invés de perder tempo olhando pros outros, dando poder aos outros e criticando o mundo, seria mais lógico e inteligente fazer o caminho interno, olhar pra nós mesmos. Respeito as escolhas de cada um... mas a verdadeira mudança deve começar em nós. Vale sempre lembrar!
abÇs !

Unknown disse...

Acabei de receber este link de uma amiga,
É a primeira vez que acesso este blog.
Realmente, chegou em uma hora perfeita:
Auxiliando na compreensão do momento vivido com a conjuntura, tranquiliza, explica e justifica sentimentos e acontecimentos.
Marcelo, ótimo trabalho!
A abordagem energética para as posturas a serem tomadas é perfeita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...