domingo, 22 de dezembro de 2013

APONTAMENTOS ASTROLÓGICOS PARA 2014


Olá amigos!
2013 vai chegando ao fim, sempre nessa época do ano todos temos muitos compromissos. Fim de ano intenso! Por isso o blog ficou abandonado nos últimos dias, mas finalmente aqui vai uma breve análise (sempre tão aguardada) dos trânsitos e aspectos astrológicos mais importantes para 2014. Pretendo resumir na medida do possível, pro artigo não ficar muito longo. O objetivo aqui é analisar as tendências gerais, aviso desde já que não vou fazer previsões para cada signo.

Nos primeiros dias de janeiro, melhor mesmo é relaxar, pois o céu apresenta aspectos tensos. Mercúrio em desarmonia com Marte pede cuidado com discussões, debates acalorados e principalmente, atenção redobrada no trânsito para evitar acidentes. Quem puder esperar um ou dois dias depois da virada do ano pra voltar pra casa sai ganhando. Aliás, melhor mesmo será passar a virada do ano num ambiente calmo, tranquilo, longe de multidões, lugares aglomerados ou arriscados (falarei mais sobre isso no próximo artigo).

O Sol junto com Plutão também desafiam Marte e Urano. Mais um motivo pra prestar atenção ao que se diz e ao que se pensa, para não alimentar desconfianças ou discórdias. Pensamentos e palavras positivas são importantes sempre, quando mais no comecinho do ano! O que está em jogo é nosso domínio pessoal. A capacidade de reinvenção, de autotransformação, de olhar pra nossas próprias questões ao invés de julgar, ou de encarnar o inquisidor.

Vênus segue retrógrada até 31/01, pedindo revisões na forma como nos relacionamos. Revisões também sobre a forma como buscamos o prazer, sobre nossas carências e desejos insatisfeitos. Parcerias frágeis podem se romper, situações latentes em parcerias podem vir à tona para que seja resolvidas. Também falarei mais sobre isso em outro artigo. Vamos aos trânsitos mais importantes em 2014:


JÚPITER EM CÂNCER
Júpiter também segue retrógrado até 06/04  e se desentende com Sol, Mercúrio e Marte até o dia 12/01. Ou seja, quanto mais tranquilidade na primeira semana do ano, melhor. Viagens de longa distância podem ser prejudicadas por essa configuração. Com mais agressividade em pauta, temos que cultivar paciência, tolerância e compreensão, principalmente na convivência familiar. É importante cultivar prudência, baixar as expectativas e evitar decisões impulsivas. Excessos e extravagâncias ficam ainda mais evidentes e podem trazer prejuízos.

Júpiter está exaltado no emotivo Câncer, expandindo tudo, as coisas boas e as coisas ruins também. Retrógrado, ele pede revisões em nossos sentimentos. Muitos deles podem ficar evidentes para que sejam analisados. Em pauta as situações familiares, a forma como nos sentimos em casa, como cultivamos nosso equilíbrio, como nos relacionamos com nossas emoções e cuidamos de nosso corpo astral (que é nossa casa energética).

Júpiter representa expansão, crescimento, prosperidade. Até a volta ao seu movimento direto no dia 06/04, vale analisar e revisar os projetos mais ambiciosos. É bom evitar investimentos arriscados. Não vamos contar com o ovo antes da galinha, nem acreditar em promessas grandiosas, ou sonhos mirabolantes. Nada nos chega de mãos beijada, muito menos do dia pra noite. O caminho do sucesso pede dedicação, empenho, determinação e disciplina.

A fertilidade, os eventos que reúnem grande público, os assuntos jurídicos e as viagens para regiões distantes voltam a contar com as benesses deste planeta quando ele retornar ao movimento direto. Mais facilidade pra quem quiser ampliar sua família, adotar crianças, estender o amparo a um número maior de pessoas.

Júpiter em Câncer nos inspira cuidado, acolhimento, carinho e proteção. As atividades ligadas à alimentação, os projetos de abrigo para crianças, idosos e doentes, o consumo próprio em sítios e comunidades, o ramo de hotéis e hospedagens e os restaurantes, principalmente os serviços que oferecem um atendimento mais íntimo e familiar, num tom mais pessoal, receptivo e aconchegante, ficam favorecidos.

JÚPITER EM LEÃO
Júpiter transitará em Leão de 17/07 até 11/08/2015. Um indicador de que o segundo semestre terá um tom bem diferente do primeiro. Neste signo ganham destaque o mercado de luxo, o ramo de festas, recreação e entretenimentos e as viagens de lazer.

Nosso estado de espírito fica mais entusiasmado, cresce a busca pelo prazer e autogratificação. Todos querem desfrutar do que a vida tem de melhor. Todos querem se sentir especiais. Por isso, o melhor será investir no atendimento: oferecer um tratamento diferenciado, serviços exclusivos, uma abordagem especializada, dar valor aos clientes. Aliás, a valorização dos funcionários será o combustível de crescimento para qualquer negócio. Cursos de capacitação e treinamento farão toda a diferença.

Palavras-chave: felicidade, satisfação, nobreza de espírito e dignidade. Leão é um signo de fogo e Júpiter é regente de Sagitário, signo do mesmo elemento. O espírito de liderança, o brilho, a generosidade e a lealdade ficam favorecidos. Temos um excelente período para cultivarmos nossa autoconfiança, nossos talentos e nossas habilidades criativas, nossa alegria de viver e fazer as coisas por nós mesmos.

O cuidado deve ser com a vaidade, a prepotência, a busca de prazer a qualquer custo, o exagero nas celebrações, os vícios em jogos e divertimentos. Desafio: manter o ego sob controle. Afinal, não viemos nessa vida apenas à passeio, não é?


SATURNO EM ESCORPIÃO
Saturno continuará no profundo Escorpião até 23 de dezembro, mantendo as tendências que analisamos no ano passado. Está em recepção mútua com Plutão, que segue em Capricórnio (um reforçando o outro). Saturno avalia a qualidade, é o responsável pelas estruturas. É ele quem garante que algo fique em pé (uma casa, um negócio, uma instituição ou um relacionamento). Só se mantém aquilo que estiver plenamente estabelecido, fincado até a raiz. Portanto, nada de enganações e medidas provisórias. Vai mal tudo o que agir contra a otimização de recursos, as práticas mais econômicas e o conceito de sustentabilidade.

Copio aqui o que disse no ano passado:
É tempo de levar a sério tudo o que destrói, deprecia, deteriora, polui, contamina, mata e apodrece. Atitudes e temas que estarão favorecidos:
- revitalização de áreas urbanas
- práticas mais econômicas
- sustentabilidade
- atividades ligadas à reciclagem e despoluição em geral
- cirurgias corretivas, que trarão mais qualidade de vida
- mais responsabilidade e maturidade em relação às práticas sexuais
- interromper processos danosos e abusivos
- quitar dívidas e se antecipar a possíveis problemas
- buscar ajuda para problemas crônicos – vícios, fobias e dificuldades emocionais
- cultivar disciplina
- mudar, transformar, dar uma virada, resolver uma história e se libertar de algo

Muito cuidado com mentiras, soluções rápidas e irreais. Vivemos um tempo de profundidade e seriedade. Os tratamentos de saúde, emocionais e espirituais ganharão força cada vez mais. Pesquisar, enfrentar, mergulhar, confrontar a verdade, resolver, perdoar, limpar, finalizar. Empenho e persistência nesses assuntos - este é nosso dever de casa!

A QUADRATURA URANO-PLUTÃO
Esta é a mais importante e turbulenta combinação planetária da atualidade. Vários astrólogos já falaram dela e  posso indicar um artigo especial no Dalla Blog – aqui. Essa quadratura representa a tensão entre as novas soluções que querem chegar e as velhas instituições que estão no poder e não querem “largar o osso”.

Muitas vezes, as soluções vem em forma de emergência, quando não há mais outra alternativa. De qualquer forma, por bem ou por mal, vivemos um período de grandes mudanças, tanto individuais, quanto planetárias. Todos estamos mexidos.

Sua influência tem nos afetado desde 2011 e se prolongará até o início de 2016. Neste ano, os períodos de maior aproximação da quadratura serão  nos meses de março a maio e novembro a dezembro. Mas no início do ano vários planetas ativam a quadratura. Neste momento (a última semana de 2013), por exemplo, Marte está oposto a Urano e em quadratura com Plutão. Depois, no início do ano, será a vez do Sol e de Mercúrio (como disse no início do artigo). Repito: vale evitar a pressa e a velocidade nas estradas. Haja flexibilidade e jogo de cintura pra enfrentar os possíveis imprevistos! Os nervos também ficam afetados, portanto, quanto mais clama, paz e tranquilidade pudermos cultivar, melhor.

Júpiter retrógrado em Câncer também ativa essa configuração. Fica oposto a Plutão e em quadratura com Urano até o mês de maio. Não é aconselhável contrair dívidas nessa época. O risco, as reviravoltas e a imprevisibilidade ganham destaque, não é um bom período para investirmos em novidades que ainda não foram suficientemente testadas.

Podemos também ter muitas recaídas em assuntos que já achávamos superados. A dica é não ficarmos paranoicos, cada pessoa está vivendo um convite radical para que se aprimore no que lhe cabe. Diante de cada passo sentimos a força da encruzilhada nos tentando a escolher entre múltiplas opções. Os caminhos se bifurcam, por isso se torna cada vez mais necessário saber muito bem o que se quer e o mais importante: termos coragem para sermos verdadeiros e consequentes.

O período é ideal para mudança, transformação. Saber o que vamos ter que mudar. Nos libertarmos de condicionamentos, valores e costumes que já não funcionam mais e que nos conduzem ao sofrimento e a dor. Precisamos acordar! A velocidade esta aumentando...

Tenhamos certeza que o projeto humano para o planeta Terra é perfeito, mas para poder usufruir da sua beleza é necessário um upgrade. Evitemos o que não seja fundamental e belo. Sejamos moderados e tolerantes. É importante reconhecermos nossos erros e faltas para corrigi-los com prontidão.

TRÍGONO JÚPITER/SATURNO
Uma combinação muito bem vinda que promete estabilizar as coisas entre os meses de maio e junho. Pode servir para amenizar as tensões do início do ano, pois é um indicador de crescimento na economia mundial. Tudo o que estiver bem estruturado tenderá a crescer e expandir.

O clima geral será de otimismo e segurança. Aí sim, tudo o que foi planejado e estruturado no início do ano poderá ser posto em prática com mais chance de retorno. O mercado de trabalho fica aquecido, parece que finalmente atingimos a competência necessária para levarmos adiante os projetos e investirmos no crescimento.

TRÍGONO JÚPITER/URANO
Um configuração benéfica que se estende de setembro a outubro e indica que o segundo semestre será mais ameno. Os dois planetas estarão em signos de fogo, garantindo mais liberdade, ousadia, entusiasmo, confiança e expansão para as nossas iniciativas individuais.

Aqui as novidades e as soluções criativas ficam favorecidas, prometendo excelentes negócios. O setor tecnológico também ganha destaque. Excelente momento para investimentos em novas soluções energéticas, por exemplo. Renovação é a palavra de ordem, em qualquer área.

TRÍGONO NETUNO/NODOS LUNARES
Esta combinação vai de janeiro a fevereiro e vale mencioná-la, pois pode ser a solução para as tensões do início do ano. Possíveis crises coletivas podem ser atenuadas com a solidariedade, a boa disposição, a compaixão e a fé na busca de novos caminhos.

Integração e cooperação podem sim, dissolver qualquer obstáculo. Líderes inspirados, que pensam mais no coletivo ao invés de interesses pessoais, podem marcar presença. Esta é uma configuração que facilita os caminhos de inclusão para os marginalizados.

Os caminhos do amor, das artes elevadas, dos assuntos espirituais e transcendentais criam alternativas e indicam a saída. Com criatividade e receptividade, podemos transformar desafios em oportunidades de crescimento e aprimoramento pessoal.


ECLIPSES
Os eclipses nos empurram para mudanças e libertações. Estejamos preparados para essas datas:
ECLIPSE LUNAR – 15/04 em Libra
ECLIPSE SOLAR – 29/04 em Touro
ECLIPSE LUNAR – 08/10 em Áries
ECLIPSE SOLAR – 23/10 em Escorpião

Falarei detalhadamente sobre os eclipses em ocasiões mais próximas dessas datas. Costumo sempre avisar que não é bom estarmos assoberbados, com agenda cheia e sem espaço para manobras nas proximidades destes eventos. Vale se programar para desacelerar e pegar leve nestes dias, ok?

MERCÚRIO RETRÓGRADO
Deixo também as datas de Mercúrio retrógrado pra nos programarmos. O planeta da comunicação fica retrógrado em média 3 vezes por ano e durante 3 semanas. Período em que tudo fica mais lento, a comunicação fica truncada, assuntos burocráticos tendem a apresentar problemas. Melhor evitar assinar contratos, cirurgias, eventos e viagens importantes nessas datas. 

De 06/02 a 28/02 (Mercúrio retrógrado no carnaval. Quanto menos complicações e traslados, melhor.)
De 07/06 a 01/07 (Em plena Copa do Mundo no Brasil! Os organizadores, trabalhadores e funcionários da Copa devem redobrar a atenção. Confusões, mal entendidos, erros e falhas ficam ainda mais evidentes.)
De 04/10 a 25/10


Para finalizar, lembro que esta é uma análise geral. Para diagnósticos mais precisos e individuais, vale consultar um astrólogo de confiança. 

Desejo a todos sucesso, prosperidade e alegria em 2014. 
Sejamos felizes!!!!

8 comentários:

Claudia disse...

Fantástico maravilhoso artigo!!!!

Anônimo disse...

EXCELENTE ARTIGO!!!!

Unknown disse...

Olá Marcelo,

Gostei do seu artigo, que estava à espera, pois como sabe, este ano decidi não me aventurar pela área das previsões anuais.

Gostei, sobretudo da sua serenidade e sabedoria.

Irei partilhar no meu Facebooks.

Boas Festas para você. Tenho a internet muito fraca, pois estou a viajar dentro de Portugal.

Grande abraço

António

Paula Fernandes disse...

Que prazer ler esse artigo...muito bom!
Vou compartilhar no FB
Abçs

claudia candelot disse...

Você está escrevendo cada vez melhor. Orgulho de você! Muito inspirador! beijo no coração.

Astrid Annabelle disse...

Muito bom meu querido Marcelo... coloquei em destaque no Navegante do Infinito...
Beijos
Astrid Annabelle

Vera Braz Mendes disse...

Olá Marcelo! Muito bom e completo o teu texto. Tem um ano maravilhoso. Bj

Omar Fontes Júnior disse...

Maravilha querido. Anotado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...