segunda-feira, 28 de maio de 2012

MANDALAS DE 12 LADOS E O SIMBOLISMO DO NÚMERO 12


O Doze é a manifestação da trindade (Espírito) nas quatro esquinas do horizonte e nos quatro mundos cabalísticos, passando-nos a ideia de realização final, de conclusão concreta. 


O Doze é o número em que muitas culturas dividem o tempo e o espaço. Assim temos o ano formado por doze meses e o céu dividido em doze constelações.


Sendo três vezes quatro, expressa a manifestação do Espírito no mundo da matéria. Vivemos num mundo estruturado espaço-temporalmente com este número.


O Zodíaco está formado por 12 signos, obtidos não só pela multiplicação dos quatro elementos pelas três qualidades - cardeal, fixo e mutável - mas pela observação empírica do firmamento.


O ano está formado por 12 meses e o dia tem 2 x 12 = 24 horas.


Os chineses dividem o tempo em grupos de 12 anos e atribuem um animal para cada ano.


No pensamento africano, a vibração sonora ao formar o ovo cósmico definiu os quatro pontos cardinais e executou três giros em espiral acima de cada um deles.


Então, o Céu e a Terra se separaram e apareceram os grandes demiurgos, que organizaram a criação. Para esses povos, o 12 é o número da ação.


Na tradição judaico-cristã o número doze é uma cifra sagrada. Eram doze os apóstolos, doze as tribos de Israel, doze as pedras preciosas do peitoral do sumo sacerdote, doze as portas da cidade de Jerusalém. A Bíblia diz que o número dos eleitos era 12 vezes 12.000, uma cifra que representa a totalidade dos santos.


Para a Astrologia o doze é um número de significado harmônico e é identificado com o signo de Peixes, que ocupa o décimo segundo lugar do Zodíaco. 


Mandalas com doze lados representam realizações no plano da matéria a partir de motivações espirituais.


Recomendo a leitura de: O SIMBOLISMO DO NÚMERO 12, de Helena Gerentadt

2 comentários:

Astrid Annabelle disse...

Muito interessante. Irei ler o link indicado Marcelo. Lindas as mandalas...
e o som....
Beijo
Astrid Annabelle

MARCELO DALLA disse...

Amiga!!!!
Este post é dedicado a vc!!! :)
bjosssssss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...