quinta-feira, 29 de março de 2012

LIVRE-ARBÍTRIO – NOSSO DIREITO MAIS SAGRADO



Na medida em que expandimos a consciência e seguimos no caminho espiritual, percebemos o quão importante é fazermos escolhas que não interfiram no livre-arbítrio de outras pessoas.

Começamos a perceber que muitas de nossas escolhas implicam nas escolhas dos outros, em invadir o que eles querem para sua própria vida. Por isso também é que muitos relacionamentos não dão certo. A partir do momento em que nossas escolhas não dependerem de os outros fazerem isso ou aquilo, serem isso ou aquilo, as coisas darão muito mais certo na vida, pois na verdade nossa vida só depende de nós mesmos.

Deixar fluir... Deixar que o outro escolha o caminho dele, deixar que faça as opções dele, que ele seja como quiser ser. Não podemos interferir nisso, não podemos condicionar nossa felicidade às escolhas dos outros pois isso torna tudo mais difícil. O que acontece é que as pessoas condicionam a sua felicidade à concordância dos outros, a se fulano for assim, se fizer isso, se me quiser. Não se pode dirigir a vida alheia, apenas a nossa.

Marte está retrógrado em Virgem e formará oposição a Netuno até 29 de abril (retornará ao movimento direto no dia 15 para fazer nova oposição). Esta configuração coloca em cheque as posturas rígidas, o preconceito, as regras sem sentido, as atitudes metódicas e controladoras (o lado escuro de Virgem) em nome de uma pretensa espiritualidade (Netuno).

Quantas guerras ditas “santas”, quantos crimes, quantas ditaduras, quanto carma negativo já não foi acumulado na tentativa insana de dominar o outro, disfarçada de boas intenções?

Outro dia fui conhecer um espaço (não citarei o nome pra não criar confusão) e participar de uma vivência xamânica. Fiquei chocado. Durante a vivência não podia ficar de olhos abertos, não podia sair pra tomar ar, não podia nem olhar pra minha amiga. Chegaram ao cúmulo de não me deixarem mexer em minha bolsa, nem de esperar em pé pra entrar no banheiro. Tinha que esperar sentado. Detalhe, antes da vivência começar não me avisaram de nada disso (e eu não perguntei, o erro também foi meu). Senti-me oprimido, foi um belo exercício de paciência. Esse fato ilustra bem o que acontece com essa oposição.

Tudo bem, regras são necessárias. Disciplina é fundamental. Mas há um fio tênue que separa a vida organizada das atitudes maníaco-controladoras. Muitas vezes cruzamos essa fronteira sem perceber isso.

É também muito comum vermos cartazes pelas ruas com propagandas absurdas do tipo: “Trago seu amor em 3 dias”. Isso tem nome, se chama MAGIA NEGRA. Qualquer ritual, cerimônia e magia que tem como objetivo controlar o outro, ou obter algum poder sobre o outro, é magia negra sim e gera efeitos cármicos muito pesados. E se a outra pessoa vibra em sintonia, ou possui abertura cármica pra receber o feitiço, dá certo.

Lá no centro de Umbanda onde trabalho, um dos objetivos é limpar e curar equívocos desse tipo. Já vi muita gente chegar lá carregada de magia negra e de espíritos obsessores. Dá-lhe limpar, desfazer, encaminhar, energizar... e ensinar a perdoar, não é? Eis a grande lição: perdoar e seguir em frente. É isso que cura o carma!

Essa oposição de Marte em Virgem com Netuno em Peixes indica também confusões, distrações e queda de energia vital. É preciso redobrar a atenção no período, inclusive por causa dessa história de espíritos obsessores que sugam a energia de pessoas desavisadas. Mais um exemplo de como o atraso espiritual está muito vinculado à tentativa de controlar e sugar as energias alheias. Cabe aqui o famoso “orai e vigiai”. Em breve pesquisa no Google encontrei vasto material sobre o assunto. Saiba o que são e como afastar os espíritos obsessores, por exemplo, aqui.

Vamos confiar, ter fé, deixar que o universo arranje e combine os cruzamentos entre as pessoas, isso é tarefa para uma inteligência muito acima do que podemos conceber. É tão bonito contemplar a maneira perfeita e amorosa como a Ingeligência que Governa o Universo arranja nossas vidas harmoniosamente, no sentido de promover as experiências necessárias ao nosso crescimento. É muito belo e comovente observar isso, e ter essa visão benevolente para com a vida nos trás uma compreensão ainda maior das coisas.

Não há mais razão para fazermos papel de vítima, já que sabemos que nada acontece por acaso. Vamos, portanto, ao invés de perder tempo com lamentações e lamúrias, aproveitar a riqueza e o aprendizado que cada situação tem a nos oferecer.

Sejamos felizes!

Sobre atendimentos astrológicos - detalhes aqui.
Grupo de Astrologia Terapêutica no ANIMA MUNDHY - detalhes aqui.

12 comentários:

Rogerio disse...

Marcelo, adorei realmente o que vc escreveu! concordo com vc sobre varios aspectos e tenho percebido isso no meu processo de expansão de consciencia! agora entendo que o conhecimento e sabedoria libertam.... porque com isso podemos compreender as coisas que acontecem ao nosso redor e tambem dentro de nos mesmos! Aprender a respeitar o livre arbitrio do outro é muito importante, quem aprisiona ou tenta perder o outro faz isso porque tem medo e insegurança internamente! Claro que tenho muito que aprender e estou aqui pra isso! amadurecer é um aprendizado constante! Deus é imensamente generoso pois permite que possamos escolher nossos proprios caminhos, mas tbem nos cobra pela responsabilidade de tudo! Abracos,

Astrid Annabelle disse...

Mesmo excelente Marcelo!
Sem mais....
Um beijo grande e claro: irei partilhar!!!
Astrid Annabelle

Clara Lúcia disse...

Amei isso!!!

Eu gostaria que tantos lessem isso, mas é uma opção ler ou não.
Às vezes a pessoa tem passar por situações, sofrer, cair, pra depois levantar e enxergar alguma coisa e crescer um pouco.
Vou compartilhar no face.
Quem sabe algum anjo da guarda guia a pessoa até aqui pra ler. E entender. E seguir em frente.

Beijossss

Filomena Nunes disse...

Marcelo, excelente texto!!
Parabéns!!

Vou divulgar.

Um grande, grande abraço <3

Filomena

Clara Lúcia disse...

Oi, Marcelo...

Amanhã eu vou fazer um post no meu blog e vou colocar um link daqui, tudo bem?
Eu quero espalhar esse texto por aí, que tá um espetáculo.

Acho que vc não vai se importar, vai?

Beijos

Aline disse...

que texto lindo! bjs! :)

Cristiane Brandão disse...

Olá Marcelo!

Que texto maravilhoso, você é um espetáculo.

Um grande beijo.

MARCELO DALLA disse...

Rogerio: realmente é uma questão de maturidade. Temos que aprender a lidar com nossas carências, inseguraças, cultivar auto-estima. E por aí vai... Eis o aprendizado! Fico feliz que gostou do texto e agradeço!!!
abraço

MARCELO DALLA disse...

Astrid querida!!! Gratíssimo, sempre!!!
bjossssss

MARCELO DALLA disse...

Clara: que bom que gostou, querida!!! Fique sempre à vontade pra partilhar. Agradeço!!!
bjosssssss

MARCELO DALLA disse...

Filomensa: que bom, a opinião de uma entendedora de astrologia é muito importante! Grato, querida!!!
bjosssssss

MARCELO DALLA disse...

Cristiane:
Grato pelo carinho, querida! Seja sempre bem vinda!
bjossssssss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...