quarta-feira, 21 de março de 2012

ENTREVISTA CONCEDIDA A ANTÓNIO ROSA, DO BLOG COVA DO URSO


Olá amigos!
No dia 20 de maio de 2009 (há quase 3 anos já) o amigo e colega astrólogo António Rosa muito me honrou com uma entrevista em seu blog, COVA DO URSO. Naquela época estava descobrindo o universo dos blogs, conhecendo pessoas e fazendo belas amizades nesse mundo virtual apelidado de "blogosfera". O querido Antônio foi uma delas. Por sua sugestão, publico aqui a entrevista pra relembrar aquele momento tão especial e pra ter a entrevista guardada também em meus arquivos. Convido a todos para conhecerem um pouco da história do DALLA BLOG, que em junho deste ano completará 4 anos. Houve depois uma segunda entrevista que foi coletiva, com perguntas de vários amigos e mais de 300 comentários! Publicá-la-ei também, posteriormente. Segue a entrevista:

António: Não me vou alongar a explicar quem é Marcelo Dalla, o autor do «Dalla Blog», pois a entrevista explica tudo e uma visita ao seu blog dá-nos a dimensão deste artista dos Novos Tempos. Ele próprio define que a missão do seu blog é «trazer mais luz, beleza, cor, arte e alegria pro nosso mundinho necessitado disso», para além de conseguir com sucesso a junção da «arte e espiritualidade - a arte como um portal para a espiritualidade».

Dou apenas uma ajuda dizendo que o Marcelo Dalla, no seu blog trata de temas tão abrangentes como estes: ilustrações, espiritualidade, filosofia, expansão da consciência, astrologia, humor.

Acho muito curioso que esta entrevista seja publicada no 1º dia do signo de Gémeos, sendo o entrevistado e o entrevistador desse signo. Marcelo Dalla cumpre o seu aniversário no dia 22 de Maio. É já, já...

Conheça o «Dalla Blog».

Porque decidiu criar o seu blogue? Pode contar a sua história? Tem objectivos? A que nichos se destinam? Qual o seu prazer e alegria em blogar? Quer desenvolver estes tópicos?

A princípio, o propósito era divulgar meu trabalho. Tinha muitas ilustrações e textos guardados no computador, considerava um desperdício não mostrar pra ninguém. Criei então o primeiro Dalla Blog na UOL – www.dallablog.zip.net – há uns anos atrás. Mas na época não havia os recursos de interatividade que temos hoje, o blogue funcionava mais pros amigos e pros clientes em potencial. Sempre que visitava uma agência, uma editora ou uma revista, deixava lá o endereço do blogue. Quando comecei a trabalhar como astrólogo, passei a desenvolver também temas relacionados ao autoconhecimento, à filosofia e à espiritualidade.

Ano passado percebi que era bobagem ficar pagando assinatura da UOL apenas pra manter aquela página. Por causa disso, mudei o endereço pro Blogger, que é gratuito. Só que aos poucos fui descobrindo as outras vantagens dessa troca. O Blogger oferece mais opções de templates. A página ficou mais bonita. Segui testando os “gadgets” e as configurações... mas o blogue da UOL tinha um contador automático de visitas, o Blogger não tem. Por pura ignorância, achava que era isso mesmo. Não tinha e pronto. Também não seguia outros blogues. Postava textos, imagens e ficava esperando comentários. Nada. Divulgava pros amigos. Nada. Muito de vez um quando um comentariozinho tímido. Depois, silêncio total.

Assim mesmo, do nada, o Murilo do PALAVRAS DE OSHO surgiu como o primeiro corajoso seguidor. Não sei como me achou, mas foi uma alegria e uma honra ver a carinha do Osho lá. Segui fuçando mais um pouco e descobri que dava pra colocar um contador no blog. No dia 9 de Abril (mês passado) instalei o Neocounter, junto com um post de desabafo intitulado FEED BACK*, no qual eu me queixava da falta de comentários e dizia que daqui pra frente iria comprovar se o blog estava mesmo abandonado às traças. Foi então que recebi um enorme e generoso comentário do Murilo com sugestões e dicas de divulgação - que eu tinha que interagir, me tornar seguidor de outros blogs, participar mais, comentar, entrar no Twitter, no Google Analytics, etc, etc, etc. Passei a fazer tudo (ou quase tudo) o que ele me sugeriu. De repente... BUM!!!! Em apenas um mês ganhei mais de 50 seguidores, muitos novos amigos, 5 selos e estou aqui a dar entrevista pro COVA DO URSO. Fantástico!

* - [Do António Rosa: Na resposta original, o Marcelo não forneceu o linque do post Feed Back. Tive curiosidade de conhecer e fui ler. Encontrei um post muito ternurento e conformado, que revela a humildade do seu autor, está bem escrito, e é surpreendentemente naive, para além de ter o fabuloso comentário do Murilo, que é uma aula para qualquer bloguista. Não hesitei: coloquei o linque. É um post e comentário absolutamente únicos na blogoesfera.]

Foi como descobrir um mundo novo. A blogosfera é realmente um universo particular e neste universo me faltava desenvolver uma das qualidades principais do geminiano, que é a capacidade de integração. Grande lição, essa! O objetivo agora é caprichar cada vez mais nos posts. Continuar compartilhando descobertas e aprendizado. Na medida do possível, trazer mais luz, beleza, cor, arte e alegria pro nosso mundinho necessitado disso. Conhecer mais pessoas, aprender mais com outros blogs, fazer mais e mais amigos. O prazer e a alegria estão em tudo isso e em saber que meu trabalho agrada. Receber tantos elogios e tanto carinho em cada comentário é um grande incentivo para continuar. Este é o feed back que faltava!

António: O seu blogue trata de uns temas bem definidos e está muito bem resolvido a esse nível. Usa o blogue para dar a conhecer o trabalho quotidiano que desenvolve ou é apenas uma forma de se expressar? Porque escolheu os temas que habitualmente desenvolve?

Considero o tema do Dalla Blog definido e abrangente ao mesmo tempo. Resume-se em arte e espiritualidade - a arte como um portal para a espiritualidade. Melhor: para a multidimensionalidade. Este grande tema abre um leque de subtemas: ilustração, música, design, poesia, literatura, humor, teatro, astrologia, filosofia, magia, religião, história, ecologia. Como geminiano seria difícil me prender a um tema restrito e específico. Todos estes assuntos me interessam e tenho alguma familiaridade com todos eles por causa do meu trabalho.

O que no princípio era uma página que servia apenas para divulgar minhas produções, agora se tornou um espaço para compartilhar luz em forma de amor e sabedoria. Divulgar também o maravilhoso trabalho de outros colegas, sempre que possível. Formar uma ponte entre as pessoas. Acredito que o único caminho para a felicidade é o autoconhecimento e a expansão da consciência e como comunicador trabalho cada vez mais com este objetivo. Shin Tau, do GRIMOIRE, escreveu em sua entrevista: “É como se este Amor que há em mim tivesse encontrado um lugar para ser dirigido”. Esta frase é perfeita.

Além do mais, um blogue é uma revista eletrônica instantânea que nos permite liberdade total e alcance mundial. Não temos que agradar chefes nem clientes (apenas os leitores que estão em sintonia), não temos que assinar nenhum contrato, não há burocracia. É melhor do que montar uma programação de TV, porque não há aquela terrível pressão do ibope. Hoje fico pensando: - como conseguíamos sobreviver sem internet? (rsrsrs)

António: Que fez (ou faz) para dar a conhecer o seu blogue e tentar atingir o sucesso com ele?

Como já disse, há bem pouco tempo passei a interagir com outros blogues. O segredo é interagir! Isso é básico e eu estava perdendo tempo por pura ignorância, ou ingenuidade, ou lerdeza, como preferir (rsrsrs). Divulgo meu blog no jornal para o qual trabalho em São Paulo (Jornal DESTAK). Divulgo também no Orkut e no Twitter (com o qual ainda estou me familiarizando). Falta o Facebook e o Blogblogs... (o que mais vão inventar?)

(Nota atual: na época ainda estava no Orkut e não tinha entrado Facebook... hoje tenho quase 5 mil amigos por lá!)

Agora percebo que há toda uma tecnologia desenvolvida para blogueiros. Widgets, feeds, templates... Inclusive blogues especializados no assunto, como o excelente DICAS BLOGGER. Tenho aprendido muita coisa por lá e por aqui também, no COVA DO URSO.

António: Os comentários dos seus leitores são importantes para si? Interage com eles? Retribui os comentários?

Os comentários são importantíssimos! Já disse que são um grande estímulo, certo? É uma delícia abrir a página e encontrar um monte de comentários pra responder e dialogar. E é justamente daí que surgem as novas amizades. Procuro retribuir a todos e comentar muito em outros blogues. Tomei gosto por isso. Faço também questão de repassar os selos que recebo. Por mais que critiquem correntes, acho que os selos resultam numa grande confraternização bloguística. Outra coisa que pretendo desenvolver cada vez mais: lançar questões nos posts para que o espaço de comentários se transforme num fórum de discussão. Isso você sabe fazer com maestria aqui, António. Inspiro-me muito.

António: Quais os blogues que mais aprecia (independentemente do nicho a que pertencem) e qual foi a lição que aprendeu com eles?

Gosto de todos os blogues que sigo e se fosse citar todos eles aqui a lista ficaria imensa! Estão listados lá no meu perfil, caso alguém se interesse (rsrsrs). Quero citar mais uma vez este blogue aqui e o do Murilo, o PALAVRAS DE OSHO. Vocês dois são meus gurus da blogosfera! Gostaria também de citar dois blogues especiais, por sua Luz, e por considerar que fornecem conteúdo essencial neste importante momento histórico que vivemos (a transição para a Era de Aquário). O MONÓLOGO AMOROSO, que nos conta sobre a quinta dimensão para a qual estamos despertando com graça e simplicidade. E o AFIRMAÇÕES DE LUZ, que contém valiosas afirmações concebidas para nos ajudar a reprogramar o pensamento negativo em pensamento positivo. Amigos, a humanidade vive agora um grande despertar. Trabalhemos para que seja o mais rápido, divertido e indolor possível!

António: É possível fazer amizades na blogoesfera? Marcelo, pode deixar aqui os seus contactos, para o caso de haver pessoas interessadas em falar consigo? 

Claro, já fiz várias e pretendo fazer muitas outras, ao infinito. António, posso me considerar seu amigo, certo? (rsrsrs) Mas as amizades “virtuais” podem muito bem se transformar em amizades “reais”.

Quem quiser pode me adicionar no Orkut, no Twitter e no Messenger (marcelodalla@hotmail.com). Estou à disposição para consultas astrológicas (atendo em São Paulo, em Itajubá/MG, ou pelo Skype). Ofereço também meus serviços como ilustrador e atista gráfico. Além disso, tenho uma peça de teatro - Curso de Porte e Postura - comédia musical que há 15 anos roda o Brasil. Vale frisar que não é só pra falar sobre trabalho e contratar meus serviços que estou à disposição. Gosto de fazer novos amigos, de verdade, e aprender com eles.

Acho que já falei demais, quero finalizar agradecendo. Todas as pessoas que tenho encontrado são muito carinhosas, gentis, inteligentes. É maravilhoso isso. Agradeço mais uma vez a você, António, por seu trabalho incrível e competente. Orgulho e honra para os geminianos comunicadores! E agradeço também ao Murilo, meu primeiro seguidor e grande incentivador.

Um beijo no coração de todos!
Axé!
Namastê!
Para o alto e avante!!!!

António: Muito obrigado, Marcelo. Claro que sim, também me considero seu amigo. :) Que o dia 22 seja muito feliz para si. Nem vale a pena colocar segurança na porta da sua festa de aniversário, que eu entro na mesma.
http://cova-do-urso.blogspot.com.br/ 

2 comentários:

Anônimo disse...

adoorei a entrevista!! o jeito que você se expressa escrevendo, transmite um amor , uma simpatia , você é um amor de pessoa hein!! :D
me deu dózinha de voce no artigo feedback se eu tivesse visto esse artigo antes sem nenhum comentário, jah teria enchido de comentário , nada do que fazer as pessoas felizes e incentivá-las não?! que você sempre seja assim uma pessoa iluminada, trazendo cada vez mais novidades, artigos super interessantes que trazem mais cor e alegria as nossas vidas, sempre é um prazer enorme vir aqui , mil beijoos!! ;*
Vanessa

MARCELO DALLA disse...

Vanessa:
Que comentário, mais carinhoso! Agradeço!!!! É sinal de que estamos em sintonia, seja sempre bem vinda!!
bjosssssssss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...