quinta-feira, 29 de outubro de 2009

PARA EVITAR O AQUECIMENTO GLOBAL

Amigos, quero voltar a falar sobre o aquecimento global, por ser este um tema urgente. Evitar uma tragédia maior com o clima é dever de todos os países, todos os governos, todas as pessoas. No mês de dezembro próximo (de 7 a 18/12/2009) teremos a Conferência mundial do Clima, em Copenhague, Dinamarca. Será um encontro histórico, quando serão decididos os rumos de nosso planeta. Leia interessante artigo sobre o tema no site ecodesenvolvimento.org.
A blogagem coletiva - Blog Action Day – sobre as ateracões climáticas foi um sucesso, mas ações continuam. Você pode participar aqui de um abaixo assinado, onde pessoas de todo o mundo e dos Estados Unidos clamam ao presidente Obama que lidere seu país com grandes e significativas ações para a redução de gases poluentes. O tempo está correndo e não podemos esperar.
O que mais é possível fazer?
1 – Ajudar a pressionar o governo do Brasil que é o quarto ou o sexto (dependendo da estatística) maior emissor de gases de efeito estufa. Quase 70% de suas emissões estão relacionadas com queimadas e desmatamentos. O Brasil precisa estabelecer metas de redução. Você conhece o movimento BRASIL NO CLIMA?

2 – Circular pela internet matérias, opiniões e manifestos sobre o tema. Conversar com os amigos e familiares.

3 – Plantar árvores. Elas absorvem carbono.

4 – Trocar o automóvel pela bicicleta, uma vez por semana. Se for difícil, uma vez de 15 em 15 dias, ou de mês em mês. Andar mais a pé.

5 – Economizar energia elétrica. Isso é fundamental nos países que operam usinas elétricas à carvão ou óleo combustível. A base energética do Brasil é hidroelétrica, mas o aumento da demanda pode levar a construção de novas termoelétricas. Além disso, economizar energia elétrica é sempre bom para o bolso!

6 – Diminuir o consumo de carne. A pecuária contribui direta e indiretamente para o efeito estufa. Você ficaria um dia da semana sem comer carne?

7 - Interessar-se pelo lixo em seu município. Se ele ainda usa vazadouro (lixão) ou um aterro que não elimine ou reutilize o gás metano, proteste e pressione a prefeitura local.

8 – Não votar em políticos de partidos que sejam contrários ao estabelecimento de metas de redução de emissões ou abriguem representantes dos setores do agrobusiness, da pecuária ou dos madeireiros.

Se alguém tiver mais sugestões, agradeço imensamente se deixá-las nos comentários. Poderemos publicá-las posteriormente.

O futuro se constrói no aqui-agora. Sejamos felizes!


17 comentários:

Adelaide Figueiredo disse...

Marcelo,

Texto muito interessante e importante.
Tem um selinho no meu blogue para você.

Paz e Luz

MARCELO DALLA disse...

Oba!!! Selinhos!!!! Grato querida, vou já lá buscar!
bjo

angela disse...

Muito legal as sugestões.
beijos

Unknown disse...

Marcelo

Tema muito importante e sempre necessário. Temos todos que insistir na nossa parte. abraço.

Anônimo disse...

Oi querido!
Tem um tanto de dica que já faço e as outras a Larissa sempre me lembra. Nova geração já nasce antenada com essas questões.
Bjs.

Valdeir Almeida disse...

Marcelo,

Essas mobilizações, ao contrário do que pensam os céticos, surtem efeitos, pois a blogosfera, cada vez mais, tem se mostrado uma ferramenta de influência.

Abraços e bom final de semana.

Tina disse...

Pode contar comigo!
Era de aquario, a era da coletividade!

bjos saudosos!

© Sara Marques disse...

Oi Marcelo!
Dá uma passadinha no meu Blog que tem um selinho te esperando.
Bjs.

Vanessa Valadares disse...

Parabéns pela iniciativa, se cada um fizer um pouquinho já é um passo para melhorar o mundo.
Eu já consigo economizar energia e embora não plante árvores (não tenho espaço em casa) sempre estou plantando alguma coisa. Separo o lixo e reaproveito o que pode ser reaproveitado. E tbm faço xixi no banho, assim enconomizamos água....(não se preocupe, meu banheiro não fede a a xixi-sou limpinha).
Beijokas.....

Anônimo disse...

Marcelo aqui em Ipatinga teve um evento do parque ipanema, que é um parque com arvores e uma lagoa ao ar livre, e um dos momentos correu um abaixo assinado do www.tictactictac.org.br

eu nao fui no evento mais assinei la na faculdade, temos mesmo que fazer nossa parte um abraço!

Anônimo disse...

ps: entra la no site e assina tambem!

angela disse...

Tem um selo para você no meu blog
beijos

Unknown disse...

Conscientização em massa...
Está aí a mostra, a propria natureza está sentindo, reagindo de forma adoecida, sem harmonia, perdida nas estações... Os sonhos estão acabando, esse que estão se tornando irreais, pois que sem equilíbrio, eles inexistirão... O tempo urge, bem como você colocou Celito e o trabalho exige que seja pra ontem as medidas básicas que todos podem fazer... Os animais sentem, mas inconscientes, sem de nada saber, sofrem sem compreender o porquê, mas se pudessem falar...
Lamentavel tudo isto e parece que existem pessoas que fogem a discutir o assunto. Interação é ajuda, pensando todos em conjunto, as alternativas surgem. Por que reclamar, se sentados todos estamos... Deus nos deu o passe livre, mostrou a entrada, mas deixou a saída dentro do novelo da sabedoria, para que as encontremos...
Como você mesmo costuma dizer: Avante! a natureza precisa de nós como bem dela precisamos...
Obrigada pela postagem Celito

Bjsss

Hugo de Oliveira disse...

Estou nessa luta amigo. Hoje mesmo eu estava preparando um curso de capacitação voltado a essa temática para os professores que coordeno...quero levar esse debate para as escolas da minha cidade.


abraços

de luz e paz.


Hugo

Erica disse...

Toda atitude vem acompanhada pela ética, e,Ética ecologica é essencialpara a permanência na vida desse planeta misterioso e fascinante! Marcelo sua arte é inspiradora e mágica. Abraços!

MARCELO DALLA disse...

Queridos, me emociono sempre com seus belos comentários. Que nosso planeta seja cada vez mais bem cuidado por nõs, que precisamos tanto aprender a AMAR!!!
bjos e abraços

Emerson disse...

[VIDEO] Alguém Já Leu o Acordo do Tratado de Copenhague?

Um lorde inglês esta nestas últimas semanas lançando ondas de choque nos EUA quando começou a divulgar a realidade por trás do Tratado de Copenhague, que é dar a um organismo ainda sem nome da ONU o poder de intervir diretamente nos assuntos financeiros, económicos, fiscais e ambientais de todas as nações que assinarem o tratado de Copenhague.

Veja a tradução do artigo que saiu no Wall Street Journal e o vídeo da palestra de Lord Monckton: http://www.anovaordemmundial.com/2009/11/video-alguem-ja-leu-o-acordo-do-tratado.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...