segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Universo Onírico

Sonhar sonhos diurnos.
Brincar, fantasiar, dar rédeas soltas à imaginação.
Percorrer o território entre sono e vigília.
Despertar a consciência sonhadora através da distração e da atenção flutuantes.
Perceber uma arte onírica cada vez mais presente
Na sociedade pós-moderna virtualizante e virtualizada.

O onírico sempre esteve presente no daydream do artista.
Só que hoje, como em nenhum outro tempo,
O artista pode expressar seu mundo de devaneio no espaço virtual.
Pode exprimir com uma incomparável força de persuasão,
A dimensão do fantástico, do miraculoso e do sobrenatural.

A História sem Fim, Matrix, Waking Life, O Senhor dos Anéis, O Labirinto do Fauno, Contos de Narnia, A Bússula de Ouro, Harry Porter, A Viagem de Chihiro...

Hoje, a arte é onírica por essência.
Agora, a ação onírica de uma mente individual pode ser vista por muitos.
Os sonhos estão se tornando coletivizados,
Como os mitos sempre o foram.

Imaginar não custa.
E você?
A quantas anda seu universo onírico?

A Revoltada (parte II)

(Lá pelo meio do espetáculo, durante o black out entre uma cena e outra, ouve-se de novo murmúrios)


Atriz 1 – Vem cá, tive uma idéia, já sei o que eu vou fazer!

Atriz 2 – Ai, minha amiga, não desistiu ainda desse rancor? Isso só arrasta a vida pra trás... desencana, abstraia!

Atriz 1 – Capaz! Você vai ver, eu vou lá no porão desligar o disjuntor e acabar com a festa dessa cambada.

Atriz 2 – Psssss, fala baixo!!! Ihhhh! Eu não quero nem saber, não tenho nada com isso, hein?

Atriz 1 – Tem sim, você vai me ajudar. Você vai lá comigo, porque eu morro de medo de entrar em porão.

Atriz 2 – Tá louca? Eu não vou te ajudar nesse plano do mal não senhora!

Atriz 1 – Eu tô louca sim!!! Tô louca de ódio. Você vai lá comigo sabe por quê? Porque senão eu conto pro seu namorado que eu te vi beijando na boca do … (ator galã do espetáculo).

Atriz 2 – Só essa que me faltava, que traíra você não? Com amiga assim, quem precisa de inimiga?

Atriz 1 – Assunto encerrado. E fica olhando só pra você ver o que eu aprontei pra essa cena. Fica olhando, fica!


(As luzes se acendem para a próxima cena, uma casca de banana aparece bem no meio do palco. Para a frustração da revoltada, atores desviam da casca e nada acontece)


Cena da comédia "CABARÉ DO RISO", encenada pelo grupo teatral Usina de Anjos no Teatro Santa Cecília (Itajubá - MG) no ano de 2006


(continua...)

(Leia Parte I aqui)

Mandala XIII

domingo, 30 de agosto de 2009

A Revoltada (parte I)

(Minutos antes de começar o espetáculo, antes do terceiro sinal, ouve-se murmúrios na cochia)


Atriz 1 – Ai, eu não me conformo, isso não vai ficar assim!

Atriz 2 – Psssss!!! O espetáculo já vai começar, fica quieta, quer estragar a estréia, queimar o filme?

Atriz 3 – Se isso aqui fosse cinema eu adoraria queimar o filme inteiro, mas como é uma pecinha de quinta categoria, eu quero estragar sim. É uma ótima idéia.

Atriz 2 – Sossega menina, não vale a pena esse nervosismo todo, só traz doença! Raciocine um pouco, o que você vai lucrar com isso?

Atriz 1 – Doente eu já tô, meu bem. Faz tempo! Não consigo raciocinar de tanto ódio! Esse diretor me paga. Eu tava indo tão bem nos ensaios, não tava? Não, fala a verdade, por que é que ele foi cortar meu número, justo na véspera? Ai que ódio!!! (chora) Agora quem vai cortar o barato dele sou eu. Eu vou me vingar, pode esperar!!!!!

Atriz 2 – Fala baixo, o que você vai fazer? Olha lá, hein? Você tava um pouco desafinada sim, como sua amiga eu tenho que dizer.

Atriz 1 – Desafinada? Eu tô há meses fazendo aula de canto pra nada? Pôxa, eu dei tudo de mim! Ahhh, eu vou acabar com essa estréia, cansei de ser boazinha.

Atriz 2 – Calma, minha amiga. Respira vai, respira! Pense no que você pode aprender com isso.

Atriz 1 – Não quero pensar em nada, chega! Já pensei muito, passei a noite em claro!


Diretor – Mas o que tá acontecendo aqui? Silêncio gente, a peça já vai começar! Já vou dar o terceiro sinal

Atriz 2 – Claro, claro, desculpa! (Risada nervosa) A gente tá um pouco nervosa com a estréia…

Atriz 1 – Ai metido! Eu vou acabar com a raça desse diretor.


(Toca o sinal, o espetáculo começa. A atriz revoltada participa de outras cenas deixando transparecer seu mau-humor)


Cena da comédia "CABARÉ DO RISO", encenada pelo grupo teatral Usina de Anjos no Teatro Santa Cecília (Itajubá - MG) no ano de 2006


(continua...)

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

100 dias para mudar mundo!

O Greenpeace promove neste sábado (29/8) a primeira manifestação ao longo dos 100 dias que antecedem a 15ª reunião da Convenção do Clima (CoP15), que será realizada de 7 a 18 de dezembro em Copenhague, na Dinamarca. Essa será uma reunião histórica, onde serão definidas as medidas de cada país no combate às mudanças do clima.

O papel do Brasil é fundamental. Somos o quarto maior emissor de gases do efeito estufa, que causam o aquecimento global. Além disso, o país figura entre as dez maiores economias do mundo, possui recursos naturais como a floresta amazônica e um grande potencial de geração de energias renováveis.

Não podemos ficar de braços cruzados, acompannhando as negociações de longe. Moradores de outras cidades também podem se mobilizar, assinando uma petição (aqui) e participando de outras atividades on line que em breve estarão no ar.

Confira a programação:

São Paulo
Parque do Ibirapuera (portão 10)
Das 13 às 15 horas

Porto Alegre
Usina do Gasômetro
Das 15 às 17 horas

Salvador
Farol da Barra
Das 15 às18 horas

Manaus
Praça da Polícia
Das 18 às 19 horas

Rio de Janeiro
Praia de Copacabana (em frente ao Copacabana Palace)
Das 17 às 19 horas

Belo Horizonte
Praça da Savassi
Das 10 às 12 horas

Recife
Pracinha de Boa Viagem
Das 9 às 12 horas

Brasília
Parque da Cidade
Das 10 às 13 horas

Mais detalhes no site do Greenpeace

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Mandala da PURIFICAÇÃO

Esta mandala vem com as cores violeta e índigo, que trazem as vibrações mais poderosas da espiritualidade. O violeta é conhecido por seu poder de transmutar fluidos negativos em positivos. Estimula os sonhos, a intuição, o uso de oráculos e a investigação dos mistérios espirituais. O índigo também é uma cor de característica corretiva. Sua atuação é a mais elevada na escala das cores, sendo superior ao violeta. Limpa, energiza e fecha as saídas de energia.

A forma geométrica desta mandala é inspirada no CÓDIGO DE PURIFICAÇÃO criado pelo artista digital Janosh, que trabalha com as formas dos crop circles, em sintonia com os Arcturianos. Mandalas baseadas na Geometria Sagrada por si só já produzem um efeito profundo no subconsciente de quem as observa.

Observe esta mandala enquanto visualiza a Chama Violeta transmutando as negatividades de seus corpos físico, emocional e mental.

Expresso da Cultura

Amigos!
Imaginem uma pessoa que nunca foi ao teatro na vida. De repente em sua rua, na frente de sua casa, se depara com um caminhão todo equipado e paramentado para a apresentação de uma comédia musical.

É o que está acontecendo em minha cidade (Itajubá- MG) neste mês. Tenho o privilégio de participar do projeto EXPRESSO DA CULTURA, que leva para os bairros oficinas de dança, ginástica, capoeira, cinema e teatro todos os finais de semana. Esta é uma iniciativa do Instituto Góia, veja mais detalhes neste post aqui ou conheça o blog criado especialmente para este projeto aqui.

Estou muito feliz por poder levar alegria pras pessoas, chegar em lugares onde a população realmente necessita de arte e diversão. Como diz o Milton Nascimento "Todo artista tem de ir aonde o povo está". Pois é essa a proposta, realizada com muito gosto.

Aproveito pra divulgar que agora nosso grupo de teatro tem um empresário. Fazemos parte do casting da produtora INHÁ MUSIC (visite o site aqui) e já começamos a agendar mais viagens para a comédia CURSO DE PORTE E POSTURA, que já está na estrada há 16 anos! Produtores culturais e interessados de plantão, se quiserem levar a peça pra sua cidade e ganhar dim-dim conosco, basta entrar em contato.

Vamos que vamos!!!!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Homo Ludicus / selo Lemniscata

A maioria das entidades que se apresentam na Umbanda usando a roupagem fluídica de Crianças são Seres Espirituais mestres nos conceitos do Bem e do Puro. São oriundos de distantes pátrias siderais, embora alguns tenham encarnado no início dos tempos no planeta Terra.


Outros ficaram no plano astral relativo ao planeta, orientando por cima aqueles que tinham decido através do encarne. Muitos deles se foram para suas pátrias originais ou evoluem em paramos cósmicos inacessíveis à própria imaginação terrena.


Esses Espíritos muito contribuem através de sua pureza espiritual para a elevação moral do terráqueo e na Umbanda ensinam que a única forma de se levar vantagem é sendo puro, como é a criança. São verdadeiros Magos da Pureza, conquista de milhares de anos em vários locus do Universo.


Procure um médium de verdade, que esteja mediunizado com uma criança e entenderá, embora de forma singela, as profundas e sábias mensagens destes verdadeiros SENHORES DA PUREZA CÓSMICA, que sobrepujaram a ilusão e votaram-se para a pureza espiritual virginal. Ensinam-nos o caminho a percorrer, indicam como toda a humanidade será no futuro. Refletem toda sua Luz-Evolução em forma de Pureza, que sem dúvida traz a tão buscada paz interior.


São portentosos Magos, que manipulam com sabedoria as forças mais sutis da Natureza, sempre visando neutralizar os efeitos deletérios causados pelos Magos-Negros. O trabalho dessas entidades é incansável. Suas energias são inesgotáveis como a de uma criança e sua sabedoria é extrema como a de um ancião. Atuam por cima no Astral Superior, descendo vez por outra, quando encontram ressonância vibratória ambiental ou mediúnica. Assim atua na atualidade a possante “Corrente das Crianças”...


(fonte de pesquisa: UMBANDA – A PROTO-SÍNTESE CÓSMICA, de F. Rivas Neto – Ed. Pensamento)

(a ilustração é do GLENNZ T-Shirts)


Selo LEMNISCATA

Recebi este selo há alguns meses atrás da querida amiga Cris, do blog CANTO DE CONTAR CONTOS (ela tem também outros dois blogs deliciosos: o CINEMA PARADISO e o AVENTURINHANDO).


Aguardei um momento oportuno de inspiração para repassá-lo. Agora que conheci tantos novos amigos com blogs iluminados, senti que era o momento. Distribuo carinhosamente este selo especial para:


Livinha - PALAVRAS E POEMAS

Rosan - ESTMULOS

Siala - ERIDANIS

Vivian - IN FOCO

Alexandre – A. GASPAR

Fabiano - BLOG DO LUAR ENCANTADO

Anorkinda – DE DENTRO DE MIM

HSLO – NOSSO COTIDIANO

Mateus – MAGUS PORTAE

Kyria – ESCRITO PARA TODOS (blog novo!)


AS REGRAS:

I- Repassar para 7 blogs (Repassei pra 10. rsrsrs)

II- Responder a questão: O que significa para si ser um Homo Sapiens?

(Taí respondida no post. O Homo Sapiens pra mim é um estágio para o Homo Ludicus. Simples assim.)

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Ho’oponopono - Perdão e Cura


Olá, amigos!
Muita gente ainda não conhece o Ho’oponopono, antiga técnica de cura havaiana. Muitos já ouviram falar, mas não sabem do imenso potencial de cura individual e planetária que esse conhecimento trás. É uma técnica que nos auxilia a cultivar a paz e o perdão.

Em Havaiano, Hoo significa “causa”, e Ponopono quer dizer “perfeição”. Portanto, Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar certo”. A proposta é mudar os padrões negativos, trabalhar os processos de perdão, arrependimento e transmutação em nós mesmos.

Seja qual for o problema, SOMOS 100% RESPONSÁVEIS POR TUDO E TODOS. Quando pedimos perdão ao universo, estamos nos libertando do problema e libertando o próximo.

Segundo o Dr. Len (divulgador da técnica) no Ho'oponopono assumimos completa responsabilidade por nossas vidas. Tudo o que você olha, escuta, saboreia ou toca é sua responsabilidade, simplesmente porque está em sua vida. Isto significa que a atividade terrorista, o presidente, a economia ou qualquer coisa que você experimenta e não gosta, está ali para que seja curada. Tudo isto não existe, em realidade, exceto como projeções que saem do seu interior. O problema não está "neles", está em você. Esta é a essência do processo Ho’oponopono: CURANDO DENTRO, CURAMOS FORA!

Sei que pode parecer difícil de entender, mais ainda de aceitar e vivenciar. Ser 100% responsável é um caminho de pedras, por ser o intelecto tão insistente. Quando nos ocorre um problema, o intelecto sempre busca alguém ou alguma coisa para culpar. Insistimos em procurar fora de nós a origem dos nossos problemas. Ao abandonar essa vontade egóica de consertar as coisas e mudar as pessoas, deixando que o Divino o faça, nós mudamos nosso mundo interior. Isso causa uma mudança também no mundo externo.

Quer mudar a energia de um ambiente?
Quer mudar sua vida pessoal ou profissional?
Quer mudar o padrão de perdedor, de uma pessoa fracassada, sem amor, com problemas financeiros? 
Assuma 100% de responsabilidade, aplique ho'oponopono, peça perdão e liberte-se.

Irá notar que grandes mudanças vão ocorrer na sua vida quando começar a cura. Para isso, é necessário realizar constantemente as afirmações e mentalizações do ho'oponopono. Começe com quatro frases poderosas:

SINTO MUITO.
ME PERDOE.
TE AMO.
SOU GRATO.

São quatro mantras. Quando você diz "Sinto Muito", assume 100% de responsabilidade e mostra o desejo de mudar. Ao pedir "Perdão", é iniciada a limpeza. "Te Amo" é a afirmação coloca energia positiva no processo. "Sou grato" finaliza o ritual e é o agradecimento pelo poder de alterar a situação.

Mentalize estas quatro frases. Repita-as constantemente, em qualquer situação.

Através dessa técnica, podemos transmutar e eliminar recordações que tocam repetidamente nossa mente (aquela conversa mental interna incessante - principalmente depois de situações estressantes e desagradáveis) e encontrar a Paz. O Ho’oponopono nos ajuda a soltar estas recordações dolorosas, que são a causa de todo tipo de desequilíbrios e doenças. Sem os pensamentos se repetindo, sem crenças limitadoras, sem condicionamentos, sem as lembranças dolorosas, um espaço vazio se abre dentro de nós. Na medida em que a memória é limpa, pensamentos de origem Divina e Inspiração ocupam este espaço vazio.

Mais algumas afirmações do Ho’oponopono:
"Divindade, limpe em mim o que está contribuindo para este problema."
"Amo vocês, minhas memórias! Sou grato pela oportunidade que liberta vocês e a mim!"
"Divindade, limpe o que há em mim o que possa ser a causa de algum conflito ou problema no caminho do trabalho"
"Divino Criador, perdoe-me por isso que está em mim e que está criando essa situação indesejável"
“Divino Criador, Se existe algo acontecendo em mim que me faça vivenciar as pessoas de maneira negativa, eu gostaria de liberar isso.”

Site oficial:


segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Dica astrológica da semana!

Meus queridos!

A última semana de agosto (em especial o dia 25) vem com um aspecto pra lá de tenso no céu: Marte (no início de Câncer) se opõe a Plutão (no início de Capricórnio) e Mercúrio (no início de Libra) forma quadratura com estes dois planetas - uma configuração astrológica conhecida como “Cruz-T”.


A conjunção dessas três forças: comunicação (Mercúrio), violência (Marte) e destruição (Plutão) dará a tônica da configuração de 25 de agosto de 2009. Caso queira saber mais, o astrólogo Carlos A. Armitte faz em seu blog HARMITTE ASTROLOGIA uma análise interessante e abrangente sobre as tendências coletivas dessa configuração.


Tudo indica que durante a semana veremos mais violência nos noticiários de TV... Não quero estimular o medo, pelo contrário. Deixo aqui algumas dicas que, creio, servirão como antídoto:


- Quanto mais tranqüilidade, paciência, compreensão e equilíbrio pudermos cultivar, melhor.

- Atenção para a arrogância (e todas as armadilhas do ego).

- Cuidado redobrado no trânsito, principalmente se for viajar.

- Evite qualquer situação de conflito, pois elas podem se agravar e fugir do controle.

- Evite freqüentar locais tumultuados ou onde há risco de violência.

- Não tente impor seus pontos de vista, nem controlar ninguém. Um simples debate pode gerar desentendimentos.

- No amor, há tendência à possessividade e ao ciúme. Portanto, respire fundo e espere este momento passar.

- Se o clima pesar muito, faça uma retirada estratégica.

- Exercícios de mentalizações, meditação e orações são sempre um santo remédio para que tudo corra bem e não sejamos contaminados pela negatividade.


Fiquem em paz e boa semana a todos!

sábado, 22 de agosto de 2009

A Idade e as Luzes

Minha idade espera que suas luzes internas se acendam.

Enquanto isso, acendeu as luzes de toda a casa

E viveu 1.954.509 vidas.

Aprendeu a andar de bicicleta sem usar as mãos,

A plantar bananeira

A desmontar e montar controles remotos

E a gerenciar qualquer tipo de negócio.

Inventou um dinheiro novo,

Ficou rica e famosa,

Comprou todas as gargalhadas,

Adquiriu poder..

Muito poder!


Seu alcance era global:

Liderou nações com um microfone,

Guiou mísseis com a força do pensamento,

Comandou almas a seu bel prazer.

Ela podia fazê-lo querer comprar qualquer produto

Ou enviá-lo para a masmorra,

Apenas porque não gostava de você.


Às vezes sentia prazer em viver, outras vezes não.

Esperou, enquanto seus feitos retornavam em forma de dores.

Estava prestes a destruir o mundo!

Mesmo assim não desistiu:

Rasgou todas as cartas de amor e fotos antigas,

Procurou coisas novas em tudo, porque tudo tem a ver com tudo.

Escreveu 10.920 livros,

Separou os átomos de uma molécula,

Desenvolveu a sensibilidade na mistura dos temperos,

Deixou que sua imaginação voasse livre,

Criou novos gibis e super heróis,

Inventou novos antibióticos e computadores à prova d’água,

Curou doenças,

Rodou o mundo 245.364 vezes,

Construiu uma maquete de Gothan City e se mudou pra lá.

Mesmo assim, ainda não ficou satisfeita.


Minha idade continua com as luzes da casa acesas,

Enquanto espera que suas próprias luzes internas se acendam.

Pensa, estuda, pesquisa,

Decide lutar por alguma causa nobre.

Sabe o que mais?

Minha idade é o amor em insistência.

Depois de tantas façanhas mirabolantes

Agora cultiva apenas três coisas:

Simplicidade,

Pureza,

Humildade.


Vejam:

Suas luzes internas começam a se acender!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...