sexta-feira, 15 de maio de 2009

Sobre as maledicências

(Seguindo a onda de Mercúrio retrógrado, encontrei mais um texto para refletirmos sobre o valor da palavra. Excelentes apontamentos de Humberto Rohden. Concordo em "gênero e número igual", como diz meu sobrinho.)

Toda pessoa não suficientemente realizada em si mesma tem a instintiva tendência de falar mal dos outros. Qual a razão última dessa mania de maledicência?
É um complexo de inferioridade unido a um desejo de superioridade. Diminuir o valor dos outros dá-nos a grata ilusão de aumentar o nosso valor próprio.

A grande maioria das pessoas não está em condições de medir o seu valor por si mesma. Necessita medir o seu próprio valor pelo desvalor dos outros. Esses homens julgam necessário apagar as luzes alheias a fim de fazerem brilhar mais intensamente a sua própria luz. São como vaga-lumes que não podem luzir senão por entre as trevas da noite, porque a luz das suas lanternas fosfóreas é muito fraca. Quem tem bastante luz própria não necessita apagar ou diminuir as luzes dos outros para poder brilhar. Quem tem valor real em si mesmo não necessita medir o seu valor pelo desvalor dos outros. Quem tem vigorosa saúde espiritual não necessita chamar de doentes os outros para gozar a consciência da saúde própria.

As nossas reuniões sociais, os nossos bate-papos são, em geral, academias de maledicência. Falar mal das misérias alheias é um prazer tão sutil e sedutor – algo parecido com whisky, gin ou cocaína – que uma pessoa de saúde moral precária facilmente sucumbe a essa epidemia.

A palavra é instrumento valioso para o intercâmbio entre os homens. Ela, porém, nem sempre tem sido utilizada devidamente. Poucos são os homens que se valem desse precioso recurso para construir esperanças, balsamizar dores e traçar rotas seguras. Fala-se muito por falar, para “matar tempo”. A palavra, não poucas vezes, converte-se em estilete da impiedade, em lâmina da maledicência e em bisturi da revolta.

Semelhantes a gotas de luz, as boas palavras dirigem conflitos e resolvem dificuldades. Falando, espíritos missionários reformularam os alicerces do pensamento humano. Falando, não há muito, Hitler hipnotizou multidões, que se atiraram sobre outras nações, transformando-as em ruínas. Guerras e planos de paz sofrem a poderosa influência da palavra.

Há quem pronuncie palavras doces, com lábios encharcados pelo fel. Há aqueles que falam meigamente, cheios de ira e ódio. São enfermos em demorado processo de reajuste. Portanto, cabe às pessoas lúcidas e de bom senso, não dar ensejo para que o veneno da maledicência se alastre, infelicitando e destruindo vidas. Pense nisso!

Desculpemos a fragilidade alheia, lembrando-nos das nossas próprias fraquezas. Evitemos a censura. A maledicência começa na palavra do reproche inoportuno. Se desejamos educar, reparar erros, não os abordemos estando o responsável ausente. Toda a palavra torpe, como qualquer censura contumaz, faz-se hábito negativo que culmina por envilecer o caráter de quem com isso se compraz.

Enriqueçamos o coração de amor e banhemos a mente com as luzes da misericórdia divina. Porque, de acordo com o Evangelho de Lucas, “a boca fala do que está cheio o coração”.

10 comentários:

Gisele Freire disse...

As famosas "más linguas", adorei este texto Marcelo, sempre dando bons toques :)
Um abraço
Gi

André Charak disse...

O olhar voltado para fora é sempre mais crítico do que aquele que se volta para dentro. Se esse último movimento fosse uma constante em avaliação, seguramente não teríamos o primeiro. Abs!

Unknown disse...

17 Maio 2009 - Dia Mundial da Meditação e Oração Global pela Paz.

Anônimo disse...

Oi querido!
Ótimo texto!
Bjs.

IdoMind disse...

Esqueceu-se de falar dos que escutam...

IdoMind

MARCELO DALLA disse...

É verdade, dos que escutam... tenho também um ótimo texto aqui, intitulado Escutatória, de Rubem Alves. Boa idéia, vou postá-lo tb. abraço

Marisa Borges disse...

De toda a maledicência acho essa a pior pois é disfarçada «Há quem pronuncie palavras doces, com lábios encharcados pelo fel. Há aqueles que falam meigamente, cheios de ira e ódio.»

Óptima partilha, tens-nos colocado a pensar muito. Obrigada!

:***

Kyria disse...

A humanidade ainda tem muito a aprender, primeiro cada um tem que se gostar e se cuidar para depois aprender a gostar e cuidar do outro. Se conhecer é o caminho para evitar o desassossego da língua.
As palavras atravessam paredes e atingem multidões. Inveja, vingança,e muitos outros vícios de caráter levam a más palavras e para toda má palavra existe um bom ouvinte se deliciando e assim formando um elo de desamor e desrespeito que vai seguindo em um jogo de vaidades e poder.Abs

Anônimo disse...

Como verá isso? Fiquei curioso!

Zeca Maurício disse...

Querido Marcelo. Mais uma pérola, encontrada por você, entre tantas babozeiras internautas. Grato pelo carinho. Abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...