segunda-feira, 22 de setembro de 2008

INTEGRIDADE NA COMUNICAÇÃO

Mercúrio, o planeta da comunicação, entra em movimento retrógrado dia 24/09 permanece até 15/10. Algumas reflexões sobre a arte de se comunicar são importantes.
Até que ponto somos especialistas no plano da comunicação, da palavra, do verbo?
Somos claros ao passar e receber informações?
Sabemos ouvir e nos calar no momento certo?
Utilizamos a palavra sempre com fins produtivos?
Temos um compromisso com a integridade, com a verdade?

Mal-entendidos, fofocas, desentendimentos, impasses, informações truncadas e mentiras vêm à tona ou se agravam quando Mercúrio está retrógrado ou em aspectos desarmônicos no céu. É por isso que astrologia exerce grande ajuda, a fim de que nos tornemos mestres conscientes no grande aprendizado da vida. Nos inspira e nos mostra como transformar falhas em crescimento, dificuldades em experiências positivas.

Aproveito para compartilhar aqui uma experiência pessoal. Nas colunas de horóscopo que escrevo para o Jornal Destak (São Paulo) uso um excelente livro de pesquisa, entre outros: O LIVRO DA LUA, assinado por Marcia Mattos, editora Novo Século. Este livro contém as posições diárias da Lua e o trânsito dos planetas com suas respectivas interpretações. Ocorre que as informações são tão mastigadas e bem redigidas que às vezes caio no erro de aproveitar frases inteiras do livro em minha coluna, sem dar o devido crédito aos autores. Grande falha de minha parte... Reconheço ter sido leviano ao aproveitar dessa facilidade na hora da pressa.

A astróloga Mônica Burich, colaboradora do livro, nos enviou hoje um email, reivindicando a autoria dessas frases usadas por mim. Com todo o direito! Aprendi a lição.

O que fazer agora para me redimir deste deslize? Lógico, como ser - humano, também estou sujeito a erros e quero repará-los.
Primeiro, agradecendo e oferecendo o devido crédito a todos os colaboradores do livro: Fátima Carneiro, Wilza Rosário, Maria Luiza Proença e Jayme Carvalho, além das astrólogas já citadas.
Segundo, pedindo humildemente perdão a todos.
Terceiro, pedindo também um voto de confiança ao meu colega e amigo Fábio Santos (editor-chefe do Jornal) e a todos os envolvidos para que eu possa ter a oportunidade de usar esta experiência como incentivo e daqui pra frente incrementar meu trabalho. Escrever a coluna com mais atenção e dedicação, pois é um trabalho que eu gosto de fazer.
Por último, repartindo com vocês, queridos leitores, este aprendizado na arte da comunicação. Mercúrio em movimento retrógrado é a grande deixa. Proponho que fiquemos atentos sempre, mas nos próximos 20 dias em especial, quando o deus da comunicação resolve “tirar férias”.

Vamos nos munir de paciência e compreensão, relevar provocações, evitar confrontos, adiar audiências e tentativas de acordo, assinaturas de contratos, emissão de papéis e documentos importantes. Vale também checar o funcionamento de todos os aparelhos de comunicação, revisar no carro, ficar atento ao que se diz e ao que se ouve. E procurar falar apenas o necessário, porque podemos ser mal-interpretados.

Ainda bem que o Sol transita em Libra, nos inspirando a resolver impasses de forma justa, equilibrada, amorosa, sábia, elegante e diplomática. Conto com a compreensão de todos! Vamos ver como esse assunto se desdobra... aguardem cenas do próximo capítulo. Ah, claro, vale a pena ter O LIVRO DA LUA para consulta diária, é realmente muito bom. Segue o site da autora:
www.marciamattos.com.br

Marcelo Dalla
www.marcelodalla.blogspot.com
www.camarimbrasil.com
www.destakjornal.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...