terça-feira, 20 de setembro de 2011

ESPIRITUALIDADE E ALIMENTAÇÃO

Olá amigos!
A alimentação consciente é parte importante no processo de cura e desenvolvimento da espiritualidade. Compartilho hoje um artigo extraído da revista Vida Plena, edição nº 29 de 2007. Continua atualíssimo.  Publiquei este artigo aqui há 3 anos atrás, em 25/09/2008. Mas na época o blog não tinha tantos leitores quanto hoje e pra mim também, foi importante relembrar estas lições. Vamos ao artigo:

"O aspecto espiritual da dieta compreende a compra, a preparação, a aceitação e o ato de comer a comida. A comida que é selecionada com cuidado, preparada com amor, aceita com gratidão e ingerida com pureza, torna-se um tônico para ambos, para a alma e para o corpo. Ingredientes básicos: consciência e intenção. Onde a consciência é limpa, preenchida com amor e desapego, a comida é purificada e isso também purifica o corpo. Como resultado, a mente torna-se limpa, ficando livre de desejos e da atração aos órgãos dos sentidos.

Uma equação básica, com a qual muitos de nós estão familiarizados, é "de acordo com o que você come é a sua mente". Este é um princípio fundamental na dieta espiritual. O tipo, a qualidade da comida e a maneira de se comer afetam o estado da mente. A comida que envolve matança de animais carrega uma dívida cármica e isto se torna um fardo na alma humana. Comida ou bebida que têm um efeito estimulante no corpo também carregam uma carga tóxica que gradualmente dão lugar a um processo de doença (câncer, placas arteriais, diabetes, cálculo biliar etc.).

A comida que é ingerida num estado de tensão, ansiedade, depressão, raiva ou medo levará esses padrões de pensamento e essas vibrações e, portanto, isso afetará a digestão. Os hormônios estimulados por essas vibrações, por sua vez, criam mais vibrações negativas e hormônios, portanto, o ciclo continua.

Um enfoque espiritual na dieta inclui preparar a comida num estado meditativo com sentimentos de amor e desapego. Quando alguém se sente livre de desejos e cozinha com amor para si mesmo, para a família e amigos, na lembrança de Deus, isso trará um poder sutil que energiza a alma e o corpo. Dentro de parâmetros de uma dieta espiritual precisa, de qualquer modo, é bom aceitar a comida com gratidão e não se tornar muito focado em "eu não posso comer isto ou eu não posso comer aquilo", a menos que haja necessidades específicas com relação à saúde.

Algumas pessoas desenvolveram a arte de combinar alimentos e nos dias de hoje, alimentos orgânicos são mais populares desde que os efeitos dos pesticidas, fertilizantes e antibióticos (que, inclusive, afetam o leite, iogurte, manteiga e queijo) na contaminação da comida se tornaram mais conhecidos.

Algumas dessas dietas (como a macrobiótica) são boas para a saúde, para o meio ambiente e para a consciência, mas se a pessoa que segue um regime rigoroso se torna muito fanática e cria stress como resultado, então, muitos dos benefícios serão, automaticamente, perdidos.

Espiritualidade inclui, também, compartilhar. Não há nada mais maravilhoso do que compartilhar um alimento cozido lindamente com outros. Ao compartilhar, nós perdemos o senso de apego à comida e ao corpo e dominamos a gula. O sustento natural da comida é realçado pelo poder das vibrações puras e isto também traz benefício num nível espiritual. Um método para trazer harmonia e unidade em qualquer congregação, quer seja uma família, uma companhia ou entre amigos é comer junto. Comida preparada com amor ajudará a gerar esses sentimentos. As mães conhecem o poder da comida para tranquilizar os sentimentos dos filhos e trazer um sentido de contentamento."

Sejamos felizes!

5 comentários:

Mercurio em Escorpiao disse...

Ótimo post, muito obrigado

Unknown disse...

excelente este texto,
principalmente quando refere-se ao estado que nós fazemos nossa alimentação.
fui conferir o site da Vida Plena e descobri ótimas receitinhas.
vou testar um bolo agorinha, rs
abraço.
Namastê.

MARCELO DALLA disse...

Mercúrio em Escorpião: Eu é que agradeço! Seja bem vindo(a). :)

MARCELO DALLA disse...

Liliane: Que ótimo!!!! Adorei saber disso!!! Tb vou lá conferir.
bjossss

Unknown disse...

Texto excelente.
Gostei muito.

Um abraço, Mara

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...