quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PHILAE - O TEMPLO DE ÍSIS


Reconstituição digital

Olá amigos! Este post faz parte de uma série dedicada aos templos e locais que visitaremos no Egito em novembro no Primeiro Cruzeiro Místico. Estão todos convidados para a viagem (detalhes aqui).

O Templo de Philae (ou Filas, em português) em Assuan no Egito é primor histórico e um feito de engenharia. Ameaçado pelas águas do Lago Nasser, criado em decorrência da represa de Assuan contruída na década de 60, o templo ficava submerso boa parte do ano e estava entrando em deterioração. Um movimento internacional trabalhou na sua remoção e uma nova locação foi feita.



Removido e reconstruído pedra a pedra, Philae é um passeio feito em pequenos barcos desde a cidade de Assuan. O passeio já é uma delícia, nesta região o Rio Nilo forma ilhas de pedra que criam um ambiente diversificado e encantador. O sol , sempre presente, reflete na água as pedras milenares que formam o templo.



Philae é uma construção Ptolomaica, isto é, feita pela dinastia grega que governou o Egito Antigo em seu derradeiro momento Antes de cair nas mão de Roma e tornar-se uma possessão desta civilização. O general Ptolomeu, do exército de Alexandre o grande, herdou a região após a morte do grande conquistador e deu nome a dinastia lhe seguiu. A figura mais conhecida entre os Ptolomeus foi Cleópatra VII, a famosa Cleópatra de César e Marco Antônio. Ela foi a última governante desta dinastia e viveu até 30 a.C., apesar de serem egípcios os Ptolomeus nunca deixaram de falar grego e ter sua cultura ligada a esta civilização.



Neste relevo o rei Ptolomeu faz uma oferenda a deusa Ísis e a Hórus, seu filho, no Pilone de entrada do templo, em dimensões monumentais.


 

Philae foi originalmente dedicado a deusa Ísis, uma deusa da cultura egípcia mas que foi adotada por muitos outros povos antigos. Na mitologia egípcia era filha de Geb, o deus da Terra, e de Nut, a deusa do Céu, e irmã/mulher de Osíris, pais de Hórus. Ela simbolizava a fertilidade e a maternidade, e era representada com um corpo de mulher com chifres de vaca na cabeça.

Alem do ótimo estado de conservação, Philae tem entorno especial pois a ilha para onde foi transferido não tem outra construção além do próprio templo.



(texto e fotos colhidos em pesquisa no Google)

5 comentários:

Vivian Weyrich disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vivian Weyrich disse...

que lindo!! salve o grande arcano. Deusa eterna! abração Marcelo, gostei muito da viagem ao Egito

MARCELO DALLA disse...

Olá Vivian!!! Salve!!!!
Acho este tema fascinante, será uma grande realização conhecer o lugar de perto.
Grande bjo

Anorkinda disse...

Maravilhosérrimo!

Astrid Annabelle disse...

WOW!!! Vou com você na sua mala!!!
Espetacular!
E a música...idem...
It's beautifull ando so are you!!!
Beijos Marcelo querido
Astrid Annabelle

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...