sexta-feira, 11 de agosto de 2023

OS SIGNOS E A MEDITAÇÃO


Olá, amigos!
Criei esta série de ilustrações com todos os signos meditando, buscando a si mesmos, focados em seu mundo interior. Procurei criar as imagens dentro da respectiva palheta de cores de cada signo. Em todos a música está presente, também o gatinho preto transmutando as energias.

Alguns signos tem mais facilidade pra meditar. Os signos de ar (mentais) e os signos de fogo (ativos) são mais inquietos. De qualquer forma, tudo é uma questão de prática. Temos várias formas de meditação. Existem meditações ativas também, com dança, canto, música, a repetição de mantras e afirmações positivas. As práticas de visualizações criativas são excelentes nesses estados de relaxamento meditativo.

É urgente cultivarmos nosso poder de cocriar a realidade de forma consciente. Para tanto, meditar é fundamental. É nesses momentos que entramos em comunhão com o Divino que habita em nós, que podemos ouvir a voz da intuição e que as curas acontecem. A técnica básica é sempre essa: parar, ajeitar a coluna, focar na respiração, trazer a atenção pro momento presente. Cinco minutos por dia já está excelente pra começar.

Vamos às ilustrações, junto com um breve texto sobre qual seria a LUZ de cada signo. As respectivas afirmações são integradoras e curativas, sugeridas por Veet Pramad em seu livro CURSO DE TARÔ E SEU USO TERAPÊUTICO (ed. Madras).

Para Áries/Carneiro tons quentes: vermelho, carmim, laranja... cores que simbolizam vitalidade e ambição. As tonalidades de vermelho estimulam a confiança em si mesmo, a coragem e uma atitude proativa diante da vida.

Palavras-chave: Iniciativa, competitividade, dinamismo, energia.
Afirmação de luz: "Eu estou entusiasmado no princípio, meio e fim dos meus projetos e os realizo com energia e suavidade."

Um ariano mais consciente orienta suas energias objetivos superiores, humanitários, transpessoais. São seguros e responsáveis, cientes da força que os liga ao Plano Cósmico e ao pensamento universal, determinados a iniciar movimentos capazes de iluminar o mundo.

Para Touro tons de verde, ocre e marrom. Touro é a abundância, a riqueza que a terra produz. O verde tem uma forte afinidade com a natureza e nos conecta com ela. É a cor que procuramos instintivamente quando estamos deprimidos, cria um sentimento de conforto e relaxamento, de calma e paz interior, que nos faz sentir equilibrados interiormente.

Palavras-chave: Praticidade, preservação, produtividade, conforto.
Afirmação de luz: "Regozijo-me com minhas realizações e estou aberto para as surpresas e mudanças da vida."

O taurino consciente aprende sobre o desapego em relação à matéria, o distanciamento emocional frente ao que possui. Desenvolve a forma como o espírito lida com a matéria e uma escala de valores que situa a matéria e os bens materiais no lugar que lhes compete.

Para Gêmeos a cor de Mercúrio, seu regente: o amarelo. Tons de amarelo são associados ao intelecto, ao raciocínio e à expressão de nossos pensamentos. Clareiam a memória e as idéias, fortalecem o poder de discernir e a capacidade de julgar. Também nos ajudam a assimilar as idéias inovadoras, contribuem para a habilidade de ver e compreender os diferentes pontos de vista. Cinza, bege e branco equilibram, fortalecem a tenacidade e a versatilidade. São cores que também estimulam o cérebro.

Palavras-chave: Comunicação, sociabilidade, curiosidade, adaptabilidade.
Afirmação de luz: "Eu dou profundidade a meu conhecimento por meio da sabedoria da concretização."

O geminiano consciente promove a reprogramação mental de velhas crenças limitantes. Revela as qualidades que desenvolve ao aprender e que se expandem ao ensinar. Cultiva o modo como assimila e transmite o conhecimento. Desenvolve o poder mental e a confiança que os estudos podem despertar.

Câncer/Caranguejo traz a força da Lua em tons pastéis e aperolados (cinza, prata e pérola), para favorecer a parte feminina e emocional, os aspectos sensíveis da mente. Cores claras e suaves representam a pureza. Contribuem para a paz e o conforto, aliviam a sensação de desespero e de choque emocional, ajudam a limpar e aclarar as emoções, os pensamentos e o espírito.

Palavras-chave: Acolhimento, emoção, memória, hereditariedade.
Afirmação de luz: "Eu nutro os outros e a mim mesmo através de minhas visualizações positivas."

O canceriano consciente procura desenvolver o equilíbrio e a inteligência emocional, supera inseguranças e temores. Suas qualidades potenciais que antes estavam submersas no inconsciente são compreendidas e consciencializadas.

Leão é dourado, laranja, amarelo solar. Cores de fogo, alegres, anti-depressivas, que liberam a insegurança e as emoções negativas, renovam a fé na vida. O dourado, assim como o amarelo, está associado ao sol, à abundância (riquezas) e ao poder. Também está relacionada com os grandes ideais, a nobreza, a sabedoria e os conhecimentos. É uma cor que revitaliza a mente, as energias e a inspiração, afasta os medos e as coisas supérfluas.

Palavras-chave: Alegria, liderança, auto-estima, prazer de viver.
Afirmação de luz: "O poder criativo do Universo está fluindo através de mim, agora sob a luz do amor e da criatividade."

O leonino consciente encontra sua individualidade e se reconhece como um ser único. Cultiva a capacidade máxima de expressão de todo um potencial de experiência e conhecimento adquirido. Torna-se verdadeiramente criativo e original.

Virgem está relacionado aos azul marinho, marrom e verde. Os tons de azul escuro estimulam a sede de conhecimento, a integridade, o poder e a seriedade. Os tons de terra inspiram estabilidade e a praticidade, afastam a insegurança.

Palavras-chave: Aprimoramento, critério, organização, prestação de serviços.
Afirmação de luz: "Eu aceito e colaboro com a perfeição e a ordem universal."

O virginiano consciente cultiva o prazer de ser útil, de fazer a diferença na vida das pessoas com suas capacidades e talentos. Quando se disponibiliza em benefício dos outros, concretiza o seu potencial de intervenção própria no mundo, vive a consciência de enriquecer o mesmo mundo dando o melhor de si. Vivencia a missão de vida, o Serviço.

Libra/Balança é predominantemente rosa, a cor do amor. O rosa e o lilás são cores emocionalmente descontraídas, que influem nos sentimentos convertendo-os em amáveis, suaves e profundos. Favorecem carinho, amor e proteção, sensibilidade. Estão relacionados ao amor altruísta e verdadeiro.

Palavras-chave: Senso estético, elegância, diplomacia, parcerias.
Afirmação de luz: "Eu gero harmonia com beleza e autenticidade."

O libriano consciente vivencia o Amor com letra maiúscula. O prazer do relacionamento sentido como troca, no dar e receber em liberdade. Sabe que a tensão amorosa é a força atuante para o crescimento e a consciência. Compreende que só o Amor nos liberta da prisão interior, do separatismo solitário. Só o Amor liberta da divisão do mundo. Por ser o polo exterior de sua imagem interior, o outro complementa e fecha o ciclo da sua identidade.

Escorpião também é vermelho, mais escuro e intenso, que simboliza a atração, o amor, a paixão e desejo. Inspira poder, garra e confiança. Tons de violeta e roxo trazem mudança, transmutação. São cores do mais alto nível espiritual e mental, tem um efeito de limpeza para os transtornos emocionais.

Palavras-chave: Perspicácia, transformação, profundidade, concentração.
Afirmação de luz: "Eu uso meu poder interno construtivamente na autotransformação e na cura."

O escorpiano consciente busca a grande alquimia do Ser. A transformação do Eu em profundidade, a dolorosa confrontação com seus desejos. É uma morte psíquica. Dá-se quando a vida o obriga a largar o que julgava ser sua força, sua obscura segurança, seu poder. Vive e aceita a perda, vivida como Processo de Regeneração. Abre uma nova vida e transcende a realidade. É a via da salvação.

Para Sagitário os tons de magenta, que inspiram liberdade. Quando uma pessoa se sente desanimada ou preocupada por sua situação, ou quando se sente brava ou frustrada, a cor magenta acalma esses sentimentos e deixa que seu espírito emerja. Também estimula a generosidade, a criatividade e a independência. O violeta inspira a espiritualidade, a expansão, a proteção psíquica.

Palavras-chave: Expansão, gosto por viagens e aventuras, entusiasmo.
Afirmação de luz: "Eu manifesto a sabedoria interior e vejo o supremo nas coisas mais simples."

O sagitariano consciente compreende que não somos entidades solitárias, separadas da força de um universo em expansão. Transcende a divisão do ego separatista para aderir a Leis Intemporais capazes de o direcionar e orientar. Aprende Verdades Universais, que serão ensinadas aos outros. Ao adquirir uma nova fé que lhe mostra o caminho, procura expandir-se pelo prazer de ensinar. É a Via dos Mestres, a expressão da Sabedoria.

Capricórnio vem com a sobriedade dos tons de terra e do preto. Cores que inspiram austeridade, vida interior, previsão e ordem. O preto é ao mesmo tempo cor de proteção e mistério. Está relacionado com o silêncio e o infinito. Os laranjas, beges e terra também estimulam a mente, inspiram praticidade, abundância e organização.

Palavras-chave: Capacidade empreendedora, perseverança, sucesso, maturidade.
Palavras-chave: "Eu atinjo minhas metas relaxadamente, deleitando-me a cada passo do caminho."

O capricorniano consciente se identifica com a responsabilidade social. A contribuição se torna mais segura, mais adulta, mais livre e mais determinada. Vence os medos, a imaturidade e responde totalmente ao seu destino, ao seu projeto de vida. Uma vez liberto das inseguranças e condicionamentos que o prendiam ao passado, só então é emocionalmente adulto, capaz de se assumir responsável. Agora pode afirmar conscientemente o que antes não podia ser expresso, liberto de medos inconscientes, de resistências emocionais e sentimentos redutores de inferioridade. Nesta fase pode criar novas estruturas.


A cor azul turquesa está associada ao signo de Aquário, que pode vir cercada com outros tons de azul. É uma cor envolvente, refrescante e tranquilizante. O turquesa é aconselhável para o estresse mental, o cansaço e o desejo de purificar-se. É uma cor que nos anima a começar de novo com forças renovadas e idéias novas. Boa para momentos em que nos sentimos sozinhos, nos ajuda a ser mais comunicativos, sensíveis e criativos. Estimula a sede de conhecimento, o mental, a generosidade, saúde, cura, frescor e limpeza.

Palavras-chave: Criatividade, originalidade, ousadia, independência.
Afirmação de luz: "Eu planto um mundo melhor, vivendo a consciência cósmica aqui e agora."

O aquariano consciente apreende a intenção evolutiva de um Universo em expansão. Afirma-se como ser universal, consciente da sua evolução planetária, sabendo-se uma parte Individualizada desse organismo vivo que é a Humanidade, conhecendo-se como um elo dessa Imensa cadeia cósmica, onde cada um tem o lugar que é seu. Ao chegar a este alto nível de consciência, desperta para a sua responsabilidade de estar no mundo. Vibra na alta frequência humanitária da grande família humana de que faz parte. Ao assumir o que tem de único e individualizado, acrescenta de um modo solidário algo de seu ao movimento de evolução coletiva. Contribui para um futuro melhor, mais fraterno e libertador.

Peixes traz tons de azul e verde-água. Estas cores têm um profundo efeito sobre a mente e são utilizadas pelos psiquiatras para acalmar e tranquilizar os pacientes que sofrem problemas mentais e nervosos. O azul mais escuro é uma cor muito poderosa para a psique. É um estimulante para a imaginação e a intuição. Também nos conecta com os impulsos musicais e artísticos, o mistério, a sensibilidade, a beleza e os grandes ideais, inspirando-nos sensibilidade, espiritualidade e compaixão.

Palavras-chave: Inspiração, sensibilidade, imaginação, compaixão.
Afirmação de luz: "Eu sou um na minha integração com a vida e na realização de meus objetivos."

O pisciano consciente está conectado ao seu Eu Superior. O Eu Liberto, já sem medo, consciente de que É, em sua Essência Templo de Vida. Neste nível acontece a rendição do Ser, quando abre o coração. E desfaz o Nó da Eternidade. Das profundezas do Ser finalmente emerge uma Emoção de Unidade, um sentimento de Gratidão e Paz. Só então se reconhece Eterno.

Um comentário:

Unknown disse...

Que trabalho lindo! Obrigada Marcelo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...