segunda-feira, 13 de novembro de 2023

OS APÓSTOLOS E OS SIGNOS ZODIACAIS - A ÚLTIMA CEIA DE CRISTO

Resumo pra vocês uma interessante análise astrológica: a posição dos apóstolos na "Última Ceia de Cristo", feita por Pedro Tornaghi em seu livro LEONARDO ASTRÓLOGO (Ed. Bertrand Brasil). Vamos a ela:

- Simão é o primeiro a contar da direita. Corresponde a Áries, está no topo da mesa.

- Judas Tadeu é o segundo. Touro rege o pescoço e os ombros é precisamente essa região do corpo que recebe mais luz.

- Mateus é o terceiro. A dispersão de Gêmeos é representada por esta figura que olha para Simão e aponta para Jesus. O período da vida associada a Gêmeos - a juventude - é bem patente nas feições.

- Filipe é o quarto, a doçura de Câncer está aqui personificada. De pé, demonstra intenção de fazer alguma coisa.

- Tiago Menor é o quinto. Leão manifesta-se na postura teatral deste apóstolo que abre os braços e expõe o coração.

- Tomé é o sexto. Sabemos que Virgem costuma ser crítico: o dedo espetado, como quem diz que nada está como deve ser.

- João é o sétimo. A partilha de Libra é retratada neste apóstolo que une os dedos e entrelaça as mãos. Há quem defenda que é a representação de Maria Madalena. As feições são femininas (venusianas).

- Judas Iscariotes (Escorpião) é o oitavo. É o tesoureiro, a bolsa contém as 30 moedas associadas "à venda" de Jesus. No entanto, sem essa "traição" não teria havido a morte e a ressurreição do Mestre... palavras-chave de Escorpião.

- Pedro é o nono e personifica a sabedoria de Sagitário, Pedro foi o primeiro Papa. Porém, Sagitário é o centauro, meio homem, meio animal. Vemos o lado instintivo (animal) de Pedro segurando um punhal e se debruçando sobre Judas Iscariotes.

- André, o décimo. O mais idoso do grupo é Capricórnio (Saturno e associado à velhice). A postura das mãos parece dizer que defende a sua posição.

- Tiago Maior, o penúltimo, é Aquário e simboliza a amizade. Ele é o único que toca ostensivamente o corpo de outro. Amizade e amor ressaltam da sua postura.

- Bartolomeu recorda-nos Peixes. Rege os pés e é o único a ter os pés fora da zona de sombra. No quadro só duas figuras parecem estar levantadas, num impulso de movimentação em direção a Jesus, Bartolomeu (Peixes) e Filipe (Câncer), os signos mais piedosos da roda zodiacal.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...