terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

MARTE - A FORÇA DO GUERREIRO, O PODER DE INICIATIVA

Olá, amigos e amigas!

Compartilho aqui um amplo material sobre o planeta MARTE, que inclusive faz parte do conteúdo do meu curso de Astrologia. Além da simbologia de Marte, a interpretação do planeta em cada casa e em cada signo no mapa natal, inclusive Marte retrógrado. Espero que façam bom proveito!

MARTE NA MITOLOGIA

 
Ares Ludovisi Copia romana de um original grego do século IV a. C. Roma, Palacio Altemps

Na mitologia, Marte é o deus romano da guerra e guardião da agricultura. Filho de Juno e de Júpiter, é considerado o deus do impulso, responsável por tomar atitudes rápidas e determinadas.

Na Grécia antiga, era conhecido como Ares, mais exatamente o deus da guerra selvagem, da sede de sangue, ou da matança personificada.

Em Roma, Marte foi reverenciado como agricultura, da colheita, dos campos e da vegetação, portanto, relacionado com a fertilidade. Também era um deus do trabalho manual e confeccionador de armas.

Particularmente, gosto de relacionar o arquétipo de Marte ao orixá OGUM.

MARTE NA ASTROLOGIA

Marte leva cerca de 22 meses para viajar através da roda astrológica. Representa a força do guerreiro, o poder de iniciativa. É a atitude representativa do nosso Sol, nossa habilidade de ação. Indica como vivenciamos nossa sexualidade, a ação que precisamos realizar que reflete a luz solar. Nossa impulsividade, nosso instinto e poder de luta. Marte é o promotor do conflito, mas é também o promotor da atividade, do movimento, do vigor, da diligência, do esforço, da conquista, da competitividade.

É o planeta que simboliza a vontade individual, o tipo de energia que será necessário aplicar de forma a sermos mais eficientes na obtenção daquilo a que nos propomos e queremos, um querer que é único e intransmissível. Se fossemos carros, cada um teria o seu combustível com características únicas e personalizadas.

Quanto mais harmoniosa a posição de Sol e Marte, mais fácil fica tomarmos decisões e agirmos de acordo com nossa vontade, posições conflituosas no mapa, mesmo sem formar aspectos, nos deixam confusos.

Se em signos de Água (Câncer, Escorpião e Peixes) temos os quereres movidos pelas emoções. Em Ar (Gêmeos, Libra e Aquário) serão as ideias a comandar a iniciativa. Em Fogo (Áries, Leão e Sagitário) o que a inspiração nos leva a agir e em Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) agimas pela vontade de ter e de criar segurança.

Damos atenção também à qualidade do signo e Casa onde reside, se iniciadora como a de um Cardinal (Áries, Câncer, Libra, Capricórnio), se teimosa e persistente como a de um Fixo (Touro, Leão, Escorpião, Aquário) ou volúvel e indecisa no caso de um Mutável (Gêmeos, Virgem, Sagitário, Peixes).

Com estes dados em mente ponderamos sobre outras características do signo onde Marte se encontra no horóscopo e na cor e expressão que emprestam ao planeta e, particularmente à Casa que rege. Observamos como ele se encontra rodeado e o “trabalho” que terá para fazer valer os seus quereres, perspectivamos o seu empenho.

Verificamos se tem o caminho livre e facilitado para que vá fazendo aquilo que quer ou modificado por um forte contraponto como, por exemplo, em aspectos tensos com Plutão, Netuno, Urano, Saturno ou Júpiter, sendo estes planetas os indicadores de contra vontades, muitas vezes porque essa “vontade” ao ficar potencializada e espicaçada leva o individuo ao encontro de situações em que se sentirá limitado, restringido e à vezes frustrado.

Regências: Áries e Escorpião
Detrimento ou Exílio: Libra e Touro
Exaltação: Capricórnio
Queda: Câncer

Rege no corpo: Energia, calor corporal, músculos, sangue (glóbulos vermelhos), os órgãos excretores e reprodutores e os nervos ligados a locomoção
Mineral: Ferro
Cristais: Magnetita/Hematita/Jaspe

MARTE NOS SIGNOS

MARTE EM ÁRIES
Marte está domiciliado em Áries e expressa aqui todo seu potencial. Indica boa energia vital, entusiasmo, capacidade de conquista, impulsividade, audácia, gosto por aventura, ousadia, espírito empreendedor e pioneiro. Confere boa vitalidade e energia física e sexual. Boa fertilidade. A pessoa com esse Marte adora os esportes e adora competir, querendo chegar sempre em primeiro lugar. Tem necessidade de canalizar as energias de forma física.

Impaciente e apressado, pode passar por cima dos outros, por querer estar sempre um passo à frente. Na via negativa, é preciso trabalhar o descontrole nas ações e palavras. Tamanha energia pode ser geradora de violência, agressividade excessiva, impaciência que causa acidentes de todo tipo e principalmente perigo com armas, fogo, acidentes de carro e quedas. Pode provocar também dores de cabeça, ferimentos na cabeça ou no rosto.

MARTE EM TOURO
Marte neste signo indica grande capacidade de trabalho e espírito de iniciativa relacionada com gestão de bens e geração de lucros. Indica também capacidade de decisão, firmeza de caráter e teimosia. O nativo age com determinação em busca de conforto e prazeres físicos para obter satisfação imediata. Suas ações e gestos serão lentos, mas determinados. Pode se expressar de forma plástica mesmo em atividades artísticas. Tem boa libido e boa expressão de sua sexualidade, que será mesclada com a sensualidade. Boa fertilidade.

É preciso cuidado com a força bruta, com gastos impulsivos e excessivos em busca de prazer imediato. Cuidado também com a teimosia excessiva e o ciúme. Pode cometer ações de violência para defender seus bens e agir com excessos por questões de dinheiro.

MARTE EM GÊMEOS
Essa posição de Marte indica uma pessoa cheia de recursos e expedientes, um espírito sempre pronto para a discussão. Possui ímpeto oratório e resposta sempre pronta. A boa atividade mental lhe confere capacidade para encontrar soluções engenhosas face às dificuldades eventuais. Canaliza as energias na forma intelectual, estando sempre disposto a aprender e a melhorar seus conhecimentos.

Pode expressar-se na dança e em outras atividades onde o movimento se une à ação. Adora viajar. Tem espírito gozador e brincalhão. Poderá expressar sua sexualidade de forma instável, sem muito ímpeto, necessitando de estimulo variado e constante. Baixa fertilidade.

É preciso atenção para não dissipar energia em ações inúteis e sem sentido. O espírito crítico pode levar a discussões ou brigas. É preciso cuidado também com irritações nas vias respiratórias.

MARTE EM CÂNCER
Essa posição de Marte indica uma pessoa cujas iniciativas serão voltadas principalmente em prol da família e do lar. Possui senso de liderança e autoridade com a família e age com firmeza dentro do ambiente familiar.

Pode ter profissões relacionadas com atividades públicas ou voltadas para o conforto do lar e da mulher. A emotividade torna essa pessoa suscetível às críticas, às quais pode reagir de maneira emocional. Esta posição do planeta não é muito favorável à expressão da libido e por essa razão pode buscar prazeres e expressões mais emocionais e sentimentais. Tem boa fertilidade.

É preciso cuidado com disputas domésticas, pois pode se expressar de forma autoritária com seus parentes e familiares. Existe o perigo de se envolver em acidentes domésticos. Cuidado também com problemas digestivos e dores de estômago.

MARTE EM LEÃO
O nativo com essa posição de Marte expressa sua ação com honra e responsabilidade. Tem capacidade de liderança, espírito independente e audaz, entusiasmo, energia para tomar decisões e agir buscando alcançar seus objetivos. Esse Marte indica franqueza e lealdade de caráter sendo a expressão da liderança e do comando.

Quem possui esse Marte pode viver amores intensos, onde o sexo será primordial. A libido é ótima e a fertilidade garantida. Gosta de esportes e precisa se exibir em atividades onde possa expressar sua posição de rei, recebendo elogios e honrarias. Poderá voltar-se também às atividades artísticas onde terá espírito de iniciativa e poder de liderança.

É preciso cuidado com a tendência de impor sua vontade sobre os outros de forma arrogante. Pode envolver-se em disputas por amor, viver paixões violentas ou súbitas, onde poderá exigir exclusividade. Esse Marte desaconselha os investimentos de risco e as especulações.

MARTE EM VIRGEM
O nativo com Marte em Virgem é eficiente, possui habilidade e engenhosidade manual e até mesmo mental. Poderá ter interesse por mecânica ou engenharia. A capacidade organizativa poderá se traduzir no bom andamento das tarefas rotineiras que executará com diligência.

Esta colocação de Marte indica uma boa vitalidade e capacidade de recuperação rápida em caso de doença. A sua expressão sexual pode ser cautelosa, nos termos tradicionais, sem arroubos fogosos, mas é capaz de produzir um prazer duradouro. Mas essa posição de Marte indica pouca fertilidade.

É preciso observar o caráter suscetível, que se aborrece por causa de pequenos detalhes. O descontentamento pode provocar disputas com subalternos e colegas. O espírito excessivamente crítico pode provocar seu envolvimento em discussões. Risco de inflamações ou cirurgias intestinais.

MARTE EM LIBRA
A pessoa com esse Marte pode focalizar suas iniciativas em favor da arte e da dança, principalmente. A qualidade do movimento e a expressão corporal são balanceadas pela necessidade de se expressar de forma plástica e bela. Poderá exibir ardor em matéria de amor podendo se casar precocemente, por paixão.

Quem possui Marte nesse signo tem capacidade de afirmação em grupos ou sociedade e bom poder de liderança. Consegue alcançar suas metas sem se impor. Poderá agir como apaziguador em disputas, mesmo legais. Marte nesse signo indica pouca fertilidade.

Mesmo com pouco poder de ação, por estar “exilado” em Libra, Marte poderá agir como catalisador, ou seja, a pessoa pode sofrer passivamente a agressividade dos outros. É preciso cuidado para não se envolver em conflitos conjugais, disputas e brigas com parceiros ou sócios. Nos grupos sociais terá tendência a promover-se individualmente.

Aprendizado: agir com a aprovação do outro, agir em conjunto. Expressar a vontade própria sem se indispor. Tomar iniciativas com mais delicadeza, prudência, diplomacia. Pautar as ações com estratégia, ou invés de impor vontades. Ter jogo de cintura.

MARTE EM ESCORPIÃO
Essa posição de Marte acrescenta ‘lenha na fogueira’. Marte é o antigo regente deste signo, podendo se expressar aqui com muita intensidade. Indica um grande poder de liderança e muita coragem e espírito de iniciativa. O nativo tem ambição para chegar em lugares de comando, de onde irá dirigir suas ações.

Com a capacidade de estratégia de um verdadeiro ‘general’ quem possui este Marte pode ter inclinação pela política. Muitos psicanalistas e também muitos cirurgiões possuem Marte neste signo.

Sujeito a paixões intensas, gosta de sexo erótico como ninguém, não se satisfazendo com amores mornos ou românticos. Tem grande fertilidade. É preciso cuidado com paixões violentas, excessos sexuais e expressões onde o sexo e a agressividade estão juntos. Cuidado também com disputas, para não impor sua vontade com violência. Indivíduos menos evoluídos podem ser manipuladores e maquiavélicos, com espírito vingativo e excessivamente ciumento. Ficam sujeitos a sofrer de todo tipo de violência, mesmo sexual.

MARTE EM SAGITÁRIO
O nativo com Marte nesse signo adora uma boa discussão. Pode se tornar ator, professor ou orador somente para expor sua opinião. Suas ações serão fortes e determinadas, demonstrando franqueza e força de caráter. Sente atração pelos esportes radicais, os exercícios físicos violentos e perigosos, amando as corridas de alta velocidade.

Aventureiro, mesmo no amor, pode partir em busca de novas conquistas sempre que cansar da anterior. Com pressa de atingir o seu alvo, não poupará esforços para conseguir seus objetivos. Pode dirigir suas ações em atividades ligadas às leis, comercio exterior ou turismo.

Espaçoso, quem possui Marte nessa posição dificilmente aceita imposições ou limitações. Ardente na expressão sexual, pode ser um amante fogoso e eficiente. Tem boa fertilidade.

É preciso ser cuidadoso ao fazer esportes radicais, pois fica exposto a sofrer acidentes. A imprudência e a temeridade podem fazê-lo cometer excessos na pressa de alcançar seus objetivos. Cético em relação à opinião dos outros, pode expressar suas ideias de forma arrogante e com ar de superioridade. Cuidado com a pressa para evitar acidentes em viagens.

MARTE EM CAPRICÓRNIO
Marte se encontra exaltado neste signo. indicando que quem possui essa característica tem um poder inato para se tornar líder. Com força de caráter e grande controle de si próprio, a pessoa age com tenacidade em busca de seus objetivos. Ambicioso, alcança o sucesso com determinação sólida e senso de responsabilidade.

Possui muita força para exercer sua atividade profissional. Na expressão sexual é firme e sólido, mas dentro dos limites impostos pela moral. Quem possui esse tipo de Marte irá se expressar dificilmente num erotismo irracional ou passional. Esse Marte é moderadamente fértil.

Disposto a se superar sempre, quem possui Marte aflito em Capricórnio deve há excesso de teimosia e obstinação. As suas ações tendem a ser por demais determinadas, podendo parecer impositivas e arrogantes. Disputas com colegas e superiores podem causar prejuízos à carreira.

MARTE EM AQUÁRIO
O nativo com Marte nesse signo expressa suas ações de forma calculada, mas determinada. Tem habilidade para exercer carreiras ligadas à eletroeletrônica ou à engenharia. Com espírito inventivo, alcançará seus objetivos através de ideias originais, que o tornarão pioneiro em muitos sentidos. Pode sentir atração por aviação, moto e alta velocidade.

Quem tem esse Marte é mais intelectual que físico, porém, pode exercer atividades ligadas às expressões artísticas. Pode também exercer profissões ligadas a grandes corporações ou associações, ONGs ou sindicatos e tomará iniciativas humanitárias. No amor poderá parecer frio e distante, com pouca expressão ardente. Esse Marte é pouco fértil.

É preciso observar se o espírito é por demais independente, rebelde ou brusco. Pode se expor demasiadamente em busca de novos objetivos de conquista. Pode agir em passeatas, greves e ações públicas. As disputas podem afastar os amigos.

MARTE EM PEIXES
O nativo Marte com neste signo tem habilidade para desenvolver trabalhos secretos ou isolados, fazer pesquisas, desvendar mistérios. Pode exercer profissões ligadas a hospitais ou à vida noturna. É idealista em suas ações e buscará satisfazer seus sonhos, se sentindo atraído por coisas sensacionais.

Sente atração por cinema, fotografia, música e tudo o que for relacionado às atividades marítimas. Tem tendência a fumar ou a se drogar. Pode expressar sua sexualidade em paixões secretas e proibidas, com tendências muito românticas. Apaixonado pelo amor, procurará amantes que satisfaçam suas fantasias. A fertilidade é ótima.

Os indivíduos menos evoluídos podem desenvolver tendência para a criminalidade, sendo vítima de más influências. Negócios na clandestinidade, fraudes, máfia. Podem sofrer com roubos, sequestros, traições e todo tipo de ações ilícitas e clandestinas.

MARTE NAS CASAS

MARTE NA CASA 1
Marte na Primeira Casa indica pessoas agressivas, expansivas, que possuem muita energia. O corpo físico com frequência é forte e musculoso, proporcionando uma aparência de força e vigor. Elas não se contentam em ser espectadores da vida, precisam estar diretamente envolvidas na ação. São impulsivas, conseguirão melhores resultados se aprenderem a pensar antes de agir.

Os nativos são ambiciosos e capazes de trabalhar muito. Seu impulso competitivo faz com que busquem reconhecimento e aprovação dos outros. Há o perigo de serem egotistas e teimosos. Caso sintam que são suficientemente fortes para seguir seu próprio caminho, não terão escrúpulos para fazê lo. É importante se abrir para os direitos e sentimentos dos outros.

Periodicamente, podem ocorrer violentos acessos de raiva e combatividade.
Esta posição de Marte indica gosto pelos esportes e outras formas de exercícios físicos vigorosos. Com frequência, o corpo é forte e musculoso, com aparência de força e vigor. Esta posição é favorável para os homens, porque os torna fortes e masculinos.

A energia e a resistência físicas dessas pessoas permitem-lhes realizar duas vezes mais tarefas do que as pessoas comuns, desde que a energia esteja bem orientada. O nativo deve cultivar autonomia e liberdade de ação pessoal, pois dificilmente tolera a interferência dos outros.

A capacidade para agir, a autoconfiança e a coragem criam a liderança, mas não necessariamente habilidades administrativas e de organização. Os nativos com Marte na Primeira Casa tendem a ter febres altas quando doentes, como as pessoas com Marte em Áries. A impulsividade emocional imprudente pode conduzir à negligência com a saúde e a segurança. Com frequência têm uma cicatriz na cabeça ou no rosto.

MARTE NA CASA 2
Marte na Segunda Casa indica para o nativo um desejo ativo de lucros financeiros e bens materiais. Embora a iniciativa nos negócios lhes proporcione boa habilidade para ganhar dinheiro, são impulsivos nos seus gastos, com frequência esgotando os seus recursos financeiros assim que são obtidos. Consequentemente, precisam verificar cuidadosamente o valor e o objetivo dos seus gastos.

Essas pessoas desejam controlar seus próprios negócios. Com frequência preferem iniciá los em vez de entrarem em organizações pertencentes a outras pessoas. São competitivas nas finanças e nos negócios, procuram demonstrar o seu valor por meio da habilidade para ganhar dinheiro. Portanto, estão sempre ansiosas para superar os seus concorrentes.

Elas lutarão para proteger a sua propriedade pessoal. Quando os outros tomam aquilo que não lhes pertence, ficam indignadas. Por outro lado, podem também desfazer-se de mercadorias para obter favores ou causar boa impressão. Pode haver uma preocupação excessiva com os valores materiais. Nos horóscopos de tipos menos evoluídos, pode haver brigas e furtos ou outro tipo de desonestidade para adquirir bens materiais ou satisfazer desejos.

MARTE NA CASA 3
Marte na Terceira Casa indica um intelecto agressivo, ativo. A habilidade mental assegura um raciocínio rápido em situações de emergência. Contudo, há uma tendência a tirar conclusões precipitadas.
Os nativos com Marte na Terceira Casa podem ser diretos, impulsivos e algumas vezes sarcásticos no seu discurso. Fazem valer seus direitos de forma agressiva, visando obter ou transmitir informações. Muitos repórteres e comentaristas políticos possuem Marte nesta casa.

Não devemos esquecer que Marte tem ligação com a política, pela sua exaltação em Capricórnio. As pessoas com esta posição com frequência trabalham com mecanismos relacionados à comunicação, como telefones ou telefonia, redes sociais, impressoras ou transporte de correspondência.

Pessoas que trabalham com transporte de máquinas e mecânicos de automóveis também têm probabilidades de ter Marte nesta casa. Há muita impulsividade nos movimentos diários e em viagens curtas. É preciso cuidado, esta posição pode produzir motoristas imprudentes. Eles tendem a zangar-se com o que consideram estupidez de outros motoristas, porém não percebem que eles próprios muitas vezes são culpados dos mesmos atos.

É preciso observar se há tendência à discussão. Por causa da imprudência, podem ocorrer problemas com contratos, acordos, publicações e nas relações com irmãos, irmãs e vizinhos.

MARTE NA CASA 4
Marte na Quarta Casa indica que muita energia é empregada no lar e existe o desejo de controlar o cenário doméstico. Isso pode ser motivo de desavenças familiares.

São realizados esforços vigorosos para melhorar o lar. As pessoas com esta posição de Marte frequentemente gostam de fazer consertos. Pode haver também um interesse ativo pelos problemas ambientais e ecológicos. Marte nessa casa pode produzir pessoas que trabalham muito para melhorar o meio ambiente.

Pode haver conflitos com os pais. Essas pessoas necessitam melhorar o equilíbrio e o controle emocional para obter harmonia no lar. Com frequência, melhores relações familiares podem ser mantidas se os nativos se afastarem do local de nascimento. Esta posição proporciona uma constituição forte e muita energia, que são mantidas até idade avançada.

MARTE NA CASA 5
Marte na Quinta Casa indica aqueles que buscam o amor e o prazer de maneira ativa. São agressivos e emotivos no sexo e no romance. Pode haver desavenças no namoro, resultantes da impaciência e do ciúme sexual. A paixão sexual e a impulsividade podem resultar em gravidez fora do casamento.

Os artistas (especialmente os que trabalham com ferramentas, como os escultores) com frequência têm Marte na Quinta Casa. Há preferência também pela dança, pelo movimento e por esportes competitivos ao ar livre. Esta posição geralmente é encontrada nos horóscopos de atletas.

Com bastante frequência, o interesse pelo trabalho com crianças e jovens confere um senso de liderança, poder e autoridade. Treinadores e professores de educação física têm maior probabilidade de possuir Marte nesta posição. Podem se tornar professores talentosos, que despertarão interesse e, assim, obterão resultados com os seus alunos. Mas é preciso cuidado com atitudes autoritárias, dominadoras, para com aqueles que estiverem sob os seus cuidados.

MARTE NA CASA 6
Marte na Sexta Casa indica energia e habilidade canalizadas para o trabalho, que geralmente envolve o uso de ferramentas afiadas ou mecanismos que consomem ou produzem muita energia. Assim, esta posição é encontrada nos horóscopos de maquinistas, construtores de máquinas, mecânicos, operadores de equipamentos pesados, operários siderúrgicos e engenheiros mecânicos.

Cirurgiões e outros profissionais da área de medicina também podem ter Marte nesta posição, assim como aqueles que utilizam ferramentas na preparação de alimentos e confecção de roupas.

Os nativos são trabalhadores dedicados, vigorosos. Têm pouca paciência com pessoas preguiçosas ou que não desejam de se esforçar para ganhar a vida. Demonstram habilidade e precisão no seu trabalho. Sua autoestima origina-se da finalização e execução bem feita de um trabalho ou prestação de serviços. Podem obter segurança e destaque trabalhando para uma empresa de negócios bem organizada e eficiente.

É preciso cuidado com a irritabilidade por causa do excesso de trabalho e a impaciência no cotidiano, que pode gerar acidentes. Podem também existir envolvimentos em problemas de trabalhadores e conflitos com colaboradores, patrões ou empregados. Algumas vezes surgem tendências perfeccionistas e uma preocupação excessiva com detalhes do trabalho, que provocam alguma negligência em relação a assuntos maiores e mais importantes.

MARTE NA CASA 7
Marte na Sétima Casa indica uma pessoa agressivamente envolvida em atividades conjuntas ou no trabalho com o público. O parceiro no casamento, os amigos íntimos ou os companheiros de trabalho, provavelmente terão uma natureza agressiva, ativa, típica de Marte.

Os nativos com esta posição preferem trabalhar e agir em colaboração com outras pessoas. Podem realizar muitas coisas agindo dessa forma. Contudo, tanto os nativos como os seus associados provavelmente terão um comportamento impulsivo.

É preciso observar se há tendência a criar desavenças com associados, discórdia no casamento e divórcio. Com frequência, as atividades envolvem finanças conjuntas, o que pode ser motivo de controvérsias.

Marte na casa 7 pode produzir vendedores e relações públicas agressivos. Há a necessidade de aprender a ter tato e diplomacia nos contatos com os outros. É preciso observar também se há tendência a interagir com os outros por razões egoístas ou por um senso de competição.

MARTE NA CASA 8
Com esta posição, existem desejos fortes e intensidade emocional. A energia, a determinação e a persistência são utilizadas para realizar coisas. A agressividade em relação ao dinheiro de outras pessoas em finanças conjuntas ou corporativas é característica. É preciso cuidado com conflitos a respeito de heranças, impostos e finanças conjuntas.

Os indivíduos mais evoluídos podem interessar-se por estudos de ocultismo, poder psíquico e vida após a morte. Em indivíduos menos evoluídos, podem existir tendências criminosas.

Esta posição cria um poderoso impulso sexual. Os nativos com frequência agem em segredo por uma variedade de motivos, tanto bons quanto maus.

MARTE NA CASA 9
Marte na Nona Casa indica uma pessoa interessada em viagens, esportes ao ar livre e causas religiosas, filosóficas, sociais ou educacionais. O nativo é um cruzado que defende agressivamente os ideais que abraça.

Se houver ampla compreensão da vida, esses nativos podem ser muito valiosos na liderança de atos que visam reformas sociais. Trabalham para inspirar atitudes e comportamentos mais éticos ou elevados nas pessoas. Podem apoiar ativamente instituições de aprendizado superior, religiosas e filosóficas, que servem à Humanidade. Como manifestam esses interesses por meio de ações, os seus esforços podem ser muito eficientes.

Essas pessoas procuram aventura e experiências amplas, que com frequência as conduzem a viagens ao exterior, bem como à exploração das áreas de filosofia e educação superior. Algumas vezes, as pessoas com esta posição de Marte juntam se a este tipo de organizações. A sua militância social pode manifestar-se por meio de organizações que abrangem um amplo aspecto político, do violentamente revolucionário até o reacionário. Essa posição também cria evangelistas do tipo “fogo do inferno e condenação eterna”.

Os nativos podem provocar ressentimentos nos outros, se o nível da sua compreensão lhes oferecer um ponto de vista limitado ou fanático. Aqueles que lutam agressivamente por suas crenças e organizações e são intolerantes com as abordagens alheias podem ter Marte sob tensão na casa 9. A tendência a condenar aqueles com quem não concordam surge da falta de paciência para compreender as circunstâncias e experiências da vida de outras pessoas. Além disso, pode haver uma identificação pessoal com alguma crença religiosa, política ou filosófica que proporcione ao indivíduo um sentimento de vaidade.

MARTE NA CASA 1O
Marte na Décima Casa indica pessoas que desejam fama e status. Como são vigorosas na busca de uma carreira, possuem um forte impulso competitivo para chegar ao topo. Isso com frequência as conduz a áreas como a política, a administração ou a engenharia. Profissões militares também as atraem.

Aqui, Marte é muito poderoso. Revela iniciativa e capacidade executiva na realização prática. Ele também pode produzir líderes políticos eficientes e construtivos. A ambição profissional competitiva dessas pessoas geralmente lhes traz fama ou notoriedade.

É preciso cuidado para não utilizar meios desleais na busca de poder ou posição.
Quando os erros são revelados, podem resultar em má reputação e mudanças súbitas na sorte. Em casos extremos, pode haver desejo de poder a qualquer custo no que se refere à carreira e ambições.

MARTE NA CASA 11
Marte na Décima Primeira Casa indica energia orientada às amizades e atividades em grupo. Os amigos provavelmente serão do tipo masculino e agressivo. Com frequência seus amigos o ajudam a realizar o seu trabalho e a satisfazer as suas ambições profissionais.

Pode haver boa habilidade mecânica, que algumas vezes produz inventores de equipamentos mecânicos. Num indivíduo mentalmente alerta, a energia será utilizada em projetos humanitários e de reforma social. Mas pode haver também insatisfação com a ordem social dominante e tendências revolucionárias.
Essa energia deve ser orientada por esforços de melhoria, e não se voltar à destruição das condições existentes ou desavenças com amigos e associações.

MARTE NA CASA 12
Marte na Décima Segunda Casa indica desejos e ações fortemente influenciados pela mente inconsciente. O trabalho e outras atividades podem ser realizados em segredo ou isolamento.

Pode haver tendência a agir em segredo a fim de evitar a oposição aberta de outras pessoas. Os nativos tendem a ser reservados sobre os seus desejos e propósitos. Podem também ter envolvimentos sexuais secretos. Com frequência, trabalham em amplas instituições, onde podem ocultar ou perder a sua identidade pessoal.

Em indivíduos menos evoluídos, pode haver envolvimento com conspirações secretas. Podem ter inimigos secretos ou sentir inimizades por outros. É preciso agir com ética e correção, evitar também problemas por razões políticas. É importante que sejam mais honestos e abertos a respeito da sua raiva inconsciente.

MARTE RETRÓGRADO

Os planetas retrógrados no mapa natal representam vidas passadas em que o ego foi dominante e o Ser Espiritual não desenvolveu adequadamente a sua missão principal: a evolução espiritual. Instalou-se o medo, que perdura como memória cármica, nesta vida. Pode ter gerado padrões repetitivos de comportamento que perduram até hoje. E é nesta encarnação que surge o propósito de haver a libertação desse medo.

Um tema importante para Marte retrógrado é o uso e abuso de poder, já que o inicio da vida é geralmente marcado pela sensação de impotência. A conexão com a vontade e a iniciativa tem que ser construída com o tempo, experiência e introspecção. Quando se tem essa sensação de impotência – e um dos sinais mais óbvios é a dificuldade de dizer “não” – e se começa a trabalhar a questão, normalmente vai-se para o extremo oposto.

De uma “ovelhinha dócil” que não incomoda ninguém, a pessoa pode passar a comprar brigas desnecessárias e ver oposição onde não existe, talvez como forma de exercitar a incipiente assertividade – se a pessoa não se observa com cuidado, ela pode sim, passar a abusar do poder recém adquirido, seja em relacionamentos íntimos ou em esferas mais públicas. É sabido já há tempos que pessoas vítimas de abuso muitas vezes tornam-se abusadores depois. É uma espécie de super compensação.

Isso nos leva a outra manifestação possível com Marte retrógrado, a agressividade passiva. Agressão passiva, diz Sullivan, “é um jeito muito especial de ser ofensivo e defensivo ao mesmo tempo – alguns até podem achar que é econômico – não apenas você pode ficar zangado, como pode evitar que o outro retalie abertamente! É um beco sem saída, não apenas interno, mas externo também (…) um sentimento de raiva exaltado, mais do que explicitado, a retrogradação provê um método para controlar os outros pela manipulação sutil e não pelo comando direto”

Competição, Ressentimento e Inveja

A competição aberta, traço inequívoco de um Marte bem disposto fica disfarçada de falta de interesse, ou pior ainda, de ciúme, inveja, ressentimento e rivalidade – dinâmica iniciada lá, com o pai. Claro, todos nós sentimos esses sentimentos sombrios de vez em quando, e são naturais, inerentes à natureza humana, “são expressões do ímpeto natural de ser o Número Um”.

Mas um Marte potente é capaz de reconhecer seus limites; sabe reconhecer quando vale a pena ir atrás de um objetivo ou ceder quando percebe que é uma causa perdida. E sabe fazer isso graciosamente. Com Marte Rx, é comum a pessoa se sentir corroída por estes sentimentos de inveja e ressentimento, culpando o outro por ter ou tirar algo que ela julga seu por direito; ela tende a sentir-se pior ainda por ter tais sentimentos e a coisa toda pode virar um ciclo vicioso muito doloroso. “O que ela precisa perceber é que é ela que não está expressando aquilo que ela sabe ser seu próprio poder, único e individual.”

E ainda que não seja regra, e que Marte Rx não signifique necessariamente abuso sexual, a questão não deixa de entrar como possibilidade neste quadro. Uma vez que o individuo não se sente capaz de se defender aberta e saudavelmente, ele/ela pode se achar vitimado por um namorado que não respeita o seu “não”, por um familiar abusador que se aproveita da relação de poder, ou mesmo por assédio vindo de estranhos. O nativo deve percorrer um caminho longo no processo de recuperação do poder pessoal.

MARTE RETRÓGRADO NOS SIGNOS

MARTE RETRÓGRADO EM ÁRIES
O enorme sentimento de insegurança que o nativo experimenta é, na verdade, herdado de vidas passadas. Foi pouco consciente do mundo que o cerca: impulsivo, imaturo, imprudente, imediatista, impaciente, apaixonado e violento. Falta-lhe objetividade.

Nesta vida deve buscar o autoconhecimento. Pode se libertar- ao tomar consciência de suas próprias tendências negativas. Ao invés de se voltar contra os outros, deve olhar para si mesmo, com mais ponderação. Exercitar as virtudes da tolerância, da diplomacia, da gentileza e da paciência.

MARTE RETRÓGRADO EM TOURO
O nativo nem sempre consegue exteriorizar sua agressividade à primeira vista. Morde o freio, cultiva cóleras reprimidas e se vinga a longo prazo. Homem de tradição e de hábitos, busca segurança e tem medo de atividades novas.

Nesta vida deve liberar sua energia reprimida, aplicando-a em muito movimento, aos esportes na natureza e às artes em geral.

MARTE RETRÓGRADO EM GÊMEOS
O nativo com tem grande curiosidade intelectual. Mas a lição cármica aqui escolhida é a de aprender a dosar sua energia (e sua agressividade) nas relações humanas. Bastante instável, inquieto, inconstante e facilmente ansioso, pode fazer estudos de psicologia: aprenderá a se conhecer através dos outros.

Nesta vida deve cultivar o hábito de refletir antes de agir. Deve promover intercâmbios e negociações com mais ponderação. Deve também cultivar mais foco em suas prioridades. Pode ir muito longe na busca do conhecimento.

MARTE RETRÓGRADO EM CÂNCER
O dinamismo do nativo está bloqueado por sua emotividade. É muito infantil, se vê como uma criança. A motivação profunda de suas iniciativas e atitudes é procurar proteção. É atraído por pessoas idosas do sexo oposto.

Tendo-se refeito mal dos traumas da juventude (vivenciados em vidas passadas), tende a recriar o mundo à imagem de sua família passada. Deve agora amadurecer, melhorar o equilíbrio e o controle emocional para obter harmonia no lar.

MARTE RETRÓGRADO EM LEÃO
Em vidas passadas, o nativo manipulou as pessoas sem se dar conta dos efeitos de sua força. Foi orgulhoso, imprudente, imediatista e egoísta em suas relações amorosas.

Nesta vida deve cultivar humildade para pedir mais conselhos e ouvi-los. Que não se deixe levar por seu gosto de poder, herdado de outras vidas. Que aprenda a perder, sem disso fazer um drama. Que cultive mais tolerância e aceite que os outros ajam a seu modo.

MARTE RETRÓGRADO EM VIRGEM
Tendo vivido em vidas passadas de forma impulsiva em sua rotina, o nativo está agora obcecado pela perfeição. Impõe a si mesmo e aos colegas pesadas obrigações. Demasiado crítico e exigente, adapta-se melhor às coisas do que às pessoas.

Para se libertar de sua angústia, deve admitir suas imperfeições e as dos outros. Deve aprender a se relaxar, a exprimir e a canalizar seus impulsos sexuais bloqueados pelo medo do fracasso. Deve ser mais tolerante e mais cooperativo. Atividades físicas regulares são de grande ajuda.

MARTE RETRÓGRADO EM LIBRA
Em vidas passadas o nativo desperdiçou muito tempo com a vida social e mundana. Traz conflitos e grandes dificuldades em suas relações afetivas e familiares. Quando não aguenta mais, explode, e seu contrato voa em pedaços. Mesmo que os acessos de violência sejam raros, ele se comporta inconscientemente como se quisesse destruir seu casamento (ou suas associações).

Deve procurar agora encontrar seu equilíbrio em si mesmo. Deve ser mais tolerante, gentil, cordial, diplomático, ponderado, paciente e cooperativo.

MARTE RETRÓGRADO EM ESCORPIÃO
O nativo traz de vidas passadas uma grande ebulição interior. Sempre em estado de alerta, luta contra a angústia que bate à porta, contra paixões violentas, ciúmes, desejos sexuais e manipulações, nos quais fica sufocado. Por vezes, se afoga. Sua fúria de viver o leva a se autodestruir.

Nesta vida deve trabalhar para se reconstruir. Há necessidade também de aprender a perdoar, a esquecer. Atividades criativas podem ajudá-lo. A busca espiritual também pode levá-lo a canalizar sua grande energia para um objetivo exterior positivo.

MARTE RETRÓGRADO EM SAGITÁRIO
Indica vidas anteriores onde o nativo se dispersou na ansiosa busca de liberdade e em objetivos mutantes, sem foco. Agora deve se acalmar e refletir antes de agir, para definir melhor seus objetivos e a sua linha de conduta.

Deve buscar sabedoria, expandir sua consciência, aprender a coordenar a sua necessidade de um ideal com a sua inquieta sede de novas experiências.

MARTE RETRÓGRADO EM CAPRICÓRNIO
O nativo vive um conflito entre uma antiquíssima sabedoria, adquirida em vidas passadas, e a aspereza e a impulsividade de seus desejos. Prefere, então, viver e agir com pessoas mais idosas ou mais jovens.

A posição de Marte retrógrado em Capricórnio está particularmente ligada ao carma. Esta posição deve levar o nativo a compreender o quanto é responsável por todos os seus atos e por tudo o que lhe acontece na vida atual. A grande lição é a responsabilidade.

MARTE RETRÓGRADO EM AQUÁRIO
Alma inquieta, o nativo traz de vidas passadas e sede de independência. Isso o impele a rejeitar toda pressão social, cobranças ou compromissos afetivos. Como o vento, muda de direção ao sabor dos seus impulsos. Vive experiências inteiramente fora das normas tradicionais.

Deve agora controlar sua rebeldia, envolvendo-se em causas humanitárias. Trabalhar em grupo para o bem do coletivo. Assim pode tornar-se um revolucionário.

MARTE RETRÓGRADO EM PEIXES
Em vidas passadas, o nativo não cultivou a força para ações e iniciativas. Essa posição de Marte indica que sua combatividade se dispersa e não se dirige para o objetivo. Essa agressividade fraca e desanimada o leva a fugir das dificuldades. O nativo adquiriu hábitos de fraqueza e desânimo nas vidas passadas e se fazia de vítima, tentava justificar-se choramingando.

Nesta vida deve cultivar a força do guerreiro, aprender a ter autonomia, praticar atividades físicas, movimentar-se. Deve cultivar seu poder de decisão tornar-se responsável por suas próprias atitudes.

MARTE RETRÓGRADO NAS CASAS

MARTE RETRÓGRADO NA CASA 1
O nativo foi violento, impulsivo e afoito em vidas passadas. Esses traços de carácter de vidas anteriores tendem a se reproduzir na vida atual. A agressividade pode ser dirigida para os mesmos objetivos exteriores de outrora.

Um possível comportamento "machista" provém de vidas nas quais o nativo desenvolveu, sobretudo, suas competências masculinas e viris. Deve nesta vida reequilibrar-se e amadurecer para utilizar positivamente essa forte energia criadora, motivadora e sexual.

MARTE RETRÓGRADO NA CASA 2
O nativo com essa posição planetária. Comportou-se em vidas passadas como um novo-rico. Viveu preocupado apenas em lucrar e em exibir seus ganhos diante dos outros. Tal como um industrial preocupado apenas com sua produção de peças de aço, sem nunca olhar para uma flor, nem ouvir a palavra de uma criança.

Resta-lhe uma inegável aptidão para manejar os poderes do dinheiro. Que o nativo agora os utilize para patrocinar artistas, amparar obras humanitárias e de caridade. Assim, liquidará esse carma de materialismo (até mesmo, por vezes, de desonestidade).

MARTE RETRÓGRADO NA CASA 3
Esta posição de Marte sugere vidas anteriores nas quais as relações com irmãos, irmãs e primos tinham sido conflituosas e mal vividas. O nativo, recusando-se a se dobrar a qualquer disciplina coletiva, era sempre o aluno com problemas, o semeador de desordens e a ovelha negra de todos os professores.

A lição cármica buscada na vida atual é a aceitação de uma disciplina mental e intelectual, assim como maior prudência nos intercâmbios, na expressão escrita ou falada.

MARTE RETRÓGRADO NA CASA 4
Parece, de acordo com essa posição de Marte, que o nativo assumiu seu papel de paternidade com uma grande dureza, impondo aos seus uma ditadura familiar muito penosa. Ninguém se sentia feliz em sua casa. Ali se vivia oprimido pelo terror daquela autoridade desumana.

Na vida atual, o nativo ainda faz os seus sofrerem, com um resquício dessa atitude. É possível também que ele próprio seja vítima de um pai autoritário (como ele, outrora). Ou ainda que tenha uma dívida cármica para com uma mãe negligenciada ou maltratada. Deve esforçar-se por todos os meios para proporcionar alegria e ternura aos seus.

MARTE RETRÓGRADO NA CASA 5
Em vidas passadas, o nativo "utilizava" seus parceiros amorosos como simples objetos sexuais, não sem impor-lhes suas perversões e sua violência física. Deve, portanto, hoje, aprender o respeito por qualquer pessoa na relação amorosa.

No que concerne às crianças (regidas por essa casa), o nativo parece ter sido sádico ou cruel para com elas. Pode até mesmo ter se tornado culpado de abusos sexuais com menores. Razão pela qual os filhos lhe sejam talvez recusados na vida atual.

MARTE RETRÓGRADO NA CASA 6
É provável que o nativo tenha gozado de boa saúde em vidas passadas, mas que tenha desperdiçado essa energia, ou então que tenha destruído essa saúde com abusos. Marte retrógrado na casa 6 indica que o nativo deve meditar sobre o respeito e o uso do corpo. Impor-se uma vida saudável, uma higiene corporal e alimentar.

Essa posição de Marte sugere também vidas passadas nas quais o trabalho quotidiano foi mal vivido (em todo caso, não num espírito de colaboração). Pode tratar-se também de um passado no qual a pessoa era cruel com os animais, com seus domésticos e seus subordinados. E importante agora cultivar maturidade para respeitar as leis do convívio com colegas, cultivar diplomacia e gentileza para com seus subordinados.

MARTE RETRÓGRADO NA CASA 7
Essa casa diz respeito a contratos de associação (inclusive o casamento). Marte retrógrado na casa 7 indica que o nativo não era um bom parceiro em suas vidas passadas. Deve, na vida atual, esforçar-se para cooperar, ser leal e gentil sempre que se comprometer. Deve sair de seu universo egocêntrico e passional para respeitar os direitos (e a sensibilidade) dos seus associados.

Se ainda estiver solteiro, o nativo deve refletir e ponderar muito bem antes de se casar, para que sua motivação não seja unicamente uma atração física. Neste setor, as paixões violentas não combinam com o respeito aos outros, seja no casamento ou nos negócios. Se o nativo repete os comportamentos violentos das vidas anteriores, arrisca-se, na vida atual, a atrair para si o que causou e praticou anteriormente.

MARTE RETRÓGRADO NA CASA 8
O nativo se esforçou para corrigir os desvios de comportamento das suas vidas passadas. Pode ter sofrido muito com as catástrofes que ele mesmo desencadeara com sua agressividade destruidora: fim brutal das relações afetivas, fracassos dolorosos em seus empreendimentos profissionais, dilapidação de suas heranças, rupturas violentas com amigos e parceiros, etc.

É provável também que tenha conhecido uma (ou algumas) morte(s) violenta(s). Como sua desonestidade, sua brutalidade ou suas pulsões destruidoras causaram um grande mal, escolheu para esta vida um programa positivo: aprendizado da paciência, controle do mau equilíbrio emocional, transformação, purificação, busca espiritual e progresso na honestidade financeira.

MARTE RETRÓGRADO NA CASA 9
Terá o nativo representado um papel ativo na Inquisição da Idade Média? Na época dos puritanos na Inglaterra? Teria ele sido um reformador intransigente? Talvez tenha chegado a torturar prisioneiros e a condená-los à morte, motivado por um fanatismo religioso estreito. Uma coisa é certa: em vidas passadas, o nativo impulsionou filosofias ou religiões dogmáticas e intolerantes.

O nativo pode também ter sido também um ateu militante, perseguindo sistematicamente os crentes. A lição cármica que se destaca dessa posição de Marte é a de trabalhar para propagar a tolerância, o respeito a outras culturas, às liberdades religiosas e cívicas. Acima de tudo, cultivar uma filosofia prática e humana.

MARTE RETRÓGRADO NA CASA 10
Uma grande instabilidade profissional é sugerida por esta posição de Marte. O nativo, em vidas passadas, não tinha apreendido todo o alcance da atividade profissional. Alimentou conflitos com seus superiores, não respeitou a disciplina ou revoltou-se contra seus chefes. Imediatista, tinha em vista apenas seu próprio interesse e o momento presente.

Se era cirurgião, talvez fizesse com que o dinheiro e o desejo de promoção passassem à frente da saúde de seus pacientes. É possível também que tenha tido, em sua profissão, um comportamento sádico. A lição cármica, aqui escolhida pelo nativo, é a de aprender a perseverança nos esforços profissionais. Que o nativo seja prudente, ponderado, e se preserve de sacrificar sua honra às ambições.

MARTE RETRÓGRADO NA CASA 11
Com Marte na casa 11, o nativo se envolveu com más companhias em vidas passadas. Teve como amigos indivíduos perversos ou violentos. Não dando qualquer valor à amizade propriamente dita, convivia com as pessoas apenas por bajulação, por interesses financeiros ou sociais. Ou mesmo como companhia na devassidão. Más relações passadas são sempre indicadas por um planeta retrógrado na casa 11, mas quando se trata de Marte, acrescentam-se a violência e a sexualidade.

Nesta vida o nativo deve amadurecer e fazer uma triagem das suas relações. Sem, entretanto, julgar as más, que seguirão seu próprio caminho até o dia em que, enfim, compreenderem e despertarem. Enquanto não souber dizer "não", é melhor que se afaste.

MARTE RETRÓGRADO NA CASA 12:
Do ponto de vista da saúde, o nativo destruiu-se a si mesmo (drogas, bebidas ou uso neurótico de medicamentos perigosos). Em todo caso, faltava-lhe qualquer disciplina na gestão de sua saúde. É possível também que o nativo já tenha encarnado várias vezes para liquidar esse carma, sem conseguir: a cada vez, perdeu o pé e se afogou.

Nesta vida pode se libertar através do auxilio ao próximo e com trabalhos de caridade (cuidar de doentes num hospital ou de prisioneiros, por exemplo). Deve cultivar humildade e respeitar seus limites, sem se encarregar de pro¬gramas impossíveis e pesados. É preciso aprender a respeitar seus limites energéticos, cuidar da saúde junto com a espiritualidade.

Marcelo Dalla
Formado em Comunicação pela ECA – USP. Estuda astrologia há 30 anos, atua profissionalmente como astrólogo no Brasil e em Portugal há 15 anos. Professor de Astrologia, especializado em Astrologia Cármica. Terapeuta Florais de Bach e Xamanismo. Foi colunista do Jornal Destak e do portal UOL, escreve agora para o Portal IG. Publicou em Portugal os livros MANDALAS MÁGICAS e MANDALAS SIGNOS DO ZODÍACO, ambos pela editora Verso de Kapa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...