sábado, 2 de junho de 2012

AS ENERGIAS DE JUNHO/2012


Com Sol, Mercúrio, Vênus e logo mais Júpiter em Gêmeos, as qualidades deste signo estarão em evidência no mês de junho. Curiosidade, comunicação, adaptabilidade, sociabilidade... inconstância, dispersão e inquietação também. Muito falatório, dúvidas, questionamentos. É preciso atenção para perceber se as informações são falsas ou incompletas, um olhar mais apurado para não ficarmos apenas na superfície das coisas...

No início do mês, até o dia 13, teremos um período intenso com a conjunção de Sol e Vênus (trânsito conhecido como "Vênus Cazimi" - falarei dele mais adiante), ambos os planetas em quadratura com Marte. No dia 4 teremos também um eclipse lunar, evento que pede um artigo especial com maiores detalhes (aqui).

O período é bom para reuniões, conversas, encontros. A diplomacia virá como antídoto para possíveis conflitos, discussões e divergências de prioridades.  Na verdade, os atritos são importantes para o desenvolvimento de qualquer projeto ou relacionamento. Não serão conflitos graves, já que Vênus adoça as situações e nos ajuda a levantar a bandeira branca da paz. É claro que não devemos abaixar a cabeça, sermos condescendentes ou submissos demais. Há que se abrir o coração, dialogar, ambas as partes devem dispostas a fazer algumas concessões. Esta é arte do relacionamento!

O eclipse do dia 4 pede que estejamos mais tranquilos, sem sobrecarga de compromissos, para que possamos lidar com eventuais surpresas sem maiores atropelos. Os eclipses sempre provocam situações inesperadas. Pode haver o agravamento de crises que estavam latentes, para que sejam solucionadas de vez. Portanto, o ideal será estar com todas as coisas bem resolvidas, na medida do possível. O eclipse lunar nos convida a olhar para frente, para as soluções, com consciência e objetividade. O evento ocorrerá no eixo Gêmeos-Sagitário e será mais significativo para estes signos.

No mesmo dia, Netuno iniciará seu movimento retrógrado. Revisão na forma como abrimos nosso coração e nos conectamos com a espiritualidade. Estamos alinhados com as dimensões superiores e ao mesmo tempo com a Terra? Estamos conscientes de nosso propósito de vida? Conseguimos acompanhar nossos projetos com praticidade e objetividade? Estamos abertos para cultivar a compaixão, a caridade, o amor pelo próximo? Estas são umas das questões que essa retrogradação levantará.

A passagem de Vênus retrógrada na frente do Sol nos dias 5 e 6 - Vênus Cazimi (no coração do Sol) -  trará a tona nossos gostos e quereres. Para o que damos valor? O que nos dá prazer? Somos muito egocêntricos e imediatistas, buscamos o prazer a qualquer custo, mesmo que isso signifique passar por cima das pessoas? Próximo ao Nodo Sul, onde acontecem os eclipses, iremos rever relacionamentos e ganhos do passado, podemos até repetir padrões de lições não aprendidas. Atenção para amores que já se foram, que custamos a superar. Cuidado com recaídas!

Dívidas financeiras ou cármicas com amizades, amores ou credores do passado podem retornar,  mesmo através de emails, telefone, cartas... (Gêmeos). Há a necessidade fundamental de todos revermos essas questões, também a nível mundial e político. Esse trânsito pode se refletir nas artes e na moda, com revisões e relançamentos de tendências do passado.

É importante lembrar: o que cura o carma? O perdão. A honestidade, o amor e o compromisso sincero de ressarcir possíveis prejuízos que tenhamos causado aos outros. Vale repetir também a necessidade da comunicação e do diálogo (Gêmeos).

Eu vejo como um "upgrade" dos assuntos relacionados a Vênus: sentimentos, relacionamentos, sensualidade, finanças, valores e gostos materiais. Um grande levantamento dessas reflexões para transformar as nossas estruturas de crenças coletivas. A transformação da realidade, que nos permitirá acordar para o reconhecimento de quem realmente somos. Recomendo um excelente artigo sobre essa conjunção no blog CREATE YOUR LIFE: VÊNUS - O AMOR NO CORAÇÃO DO SOL.


Mercúrio transitará em Câncer do dia 7 ao dia 25: nosso foco mental se voltará para as questões emocionais, familiares, os assuntos domésticos, as pessoas mais próximas e queridas. Teremos mais facilidade para expressar nossos sentimentos, até mesmo compreender melhor nossas reações emocionais. Refletir sobre o que nos perturba e nos desequilibra, o que nos acalma.

Período ideal para usarmos a palavra com suavidade e, assim, conseguirmos convencer e persuadir. Essas qualidade serão acentuadas quando Mercúrio se harmonizar com Netuno, entre os dias 8 e 11. Nosso raciocínio ficará mais colorido e inspirado, em harmonia com a imaginação e a sensibilidade. A compreensão e assimilação de assuntos transcendentais fica facilitada, o que indica um excelente período para os assuntos ligados às artes e à espiritualidade.

A partir do dia 10, até o dia 14, Mercúrio se opõe à Plutão e quadra Urano. Atenção para essas datas! A quadratura de Urano com Plutão já está se firmando no céu e ficará mais ativa ao longo do mês, até o mês seguinte. Teremos um período "explosivo" e cheio de rupturas, para quem se recusa a promover mudanças em sua vida. Mais detalhes sobre a quadratura de Urano com Plutão aqui.

De 10 a 14, tudo o que estiver ligado à comunicação e aos transportes fica comprometido. É bom refletir antes de agir, falar, e principalmente, provocar. Vale sair com tempo de antecedência para os compromissos, evitar velocidade ao dirigir, evitar investimentos e negócios arriscados, cultivar humildade para dar o braço a torcer quando estiver errado. Sol e Saturno se harmonizam entre os dias 10 e 16 para nos indicar os antídotos: competência, profissionalismo, maturidade, responsabilidade.

Júpiter ingressa em Gêmeos no dia 11. São dois tipos de energias pouco compatíveis. Júpiter está em exílio em Gêmeos. A procura pela transcendência, aventura, conhecimentos e expansão jupiteriana é freada pelas dúvidas e o racionalismo geminiano.

Os meios de comunicação estarão em evidência, estaremos ainda mais inquietos. Mas todo esse frenesi pode atrapalhar, se não soubermos aquietar a mente para encontrar as respostas dentro de nós mesmos. Se não soubermos selecionar o que é realmente importante do que não é. O que faz sentido do que é inteiramente fora de propósito.

Júpiter se desentende com Netuno do dia 6 ao dia 30: melhor duvidar de promessas e projetos que pareçam muito grandiosos. Cuidado com o excesso de idealismo, com a ilusão de que pode salvar o planeta com fórmulas mágicas e com os famosos lobos em pele de cordeiro. Tudo indica que veremos muita gente viajando de Hellmanns Airlines por aí...

Pode ser um período muito bom para novos cursos e aprendizados. Mas é importante saber se este curso ou novo aprendizado renderá frutos, se está alinhado com as metas estipuladas, se haverá real aprofundamento. Aproveito para iniciar o excelente artigo do colega Antônio Rosa em seu blog COVA DO URSO, que analisa este trânsito com mais detalhes e muita propriedade.

Vênus se harmoniza com Urano entre 12 e 27 de junho. Estaremos mais abertos para as novidades. O gostinho do novo, diferente, ousado e original terá sabor especial. Mais um aspecto que nos ajuda a quebrar padrões, criar novas alternativas e soluções para velhas questões.

No dia 19 teremos a Lua nova ainda em Gêmeos para finalizar o ciclo geminiano. O Sol ingressará em Câncer no dia 20. Vênus retomará o movimento direto no dia 27 e Saturno no dia 30. Mas estes são temas para novos artigos. Já temos muitas informações para assimilar neste céu geminiano, não é verdade?

Sejamos felizes!

4 comentários:

PATRICIA KARLA disse...

Junho é um mês especial em minha vida.

Astrid Annabelle disse...

Espetacular seu texto! Só isso...mais estraga!!!rsss
Adorei e irei reler com toda a certeza...e partilhar,claro!
Beijo grande e muito agradecido Marcelo.
Astrid Annabelle

* sem falar no som....adorei também...

Anônimo disse...

Maravilhoso
! Bjs da LUZ DO SOL

Eveline disse...

Oi Marcelo, tudo bem?
Ótimo texto, como sempre, muito esclarecedor, um ótim mês para todos nós.
Beijos
Eveline

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...