quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

DICAS PARA QUEM DIZ QUE NÃO CONSEGUE MEDITAR


Olá, amigos!
Muitas pessoas se queixam, dizendo que não conseguem meditar, que tem dificuldade pra se concentrar, que ficar quieto num canto é difícil, etc.

Meditar não é coisa que se consegue da noite pro dia. É uma prática que demanda disciplina e perseverança. A não ser que tenhamos praticado em vidas passadas, é óbvio que teremos dificuldades para aquietar a mente. Nossa cultura, a cultura do EGO, é voltada para o mundo externo. Fomos criados em meio a estímulos constantes: televisão, luminosos, propagandas, sinais, rádio, internet, celulares... uma infindável poluição sonora e visual.

A primeira coisa a fazer é pesquisar sobre os benefícios que a prática da meditação pode nos proporcionar, para fortalecer a decisão de criar este hábito. Já adianto que ao pesquisar, irá constatar que a meditação é fundamental pra quem quer progredir no caminho espiritual e ser feliz. É essencial, como comer e beber água. Estão comprovados e reconhecidos cientificamente seus benefícios para a saúde.

O próximo passo é escolher um momento do dia para praticar. Muitos também dizem que não tem tempo, que a casa está sempre cheia com crianças, família, que não conseguem um momento tranquilo. Mas sempre dá pra acordar um pouco mais cedo, ou praticar quando todos já foram dormir, ou até no banheiro antes de tomar banho.

Sente-se numa posição confortável. Não precisa ser necessariamente na posição de lótus, mas a coluna deve estar ereta. Feche os olhos, ou os deixe semicerrados. Respire pelo nariz e pela boca. Não force a respiração, deixe-a fluir livremente. Concentre-se nela. Desligue-se do passado e do futuro, traga a atenção para o momento presente. Pronto! Meditar é simplesmente isso. Tão simples... mas tão profundamente iluminador! É o retorno à condição natural da mente.

No começo é difícil mesmo, a todo momento a mente dispara pensamentos. Até aprender a não segui-los, a simplesmente deixá-los passar sem se identificar com eles, leva tempo. Mas um minutinho que seja, já é vantagem! Comece com um minuto, aumente para cinco, depois para dez... e assim por diante.

Pra finalizar, compartilho um excelente documentário com noções básicas e introdutórias sobre meditação. Agora não tem mais desculpas! Sejamos felizes!

7 comentários:

Isa disse...

Vou fazer isso! OBRIGADA!

Isabelita disse...

Aquietar a mente...ouvir o silêncio.

Bjo!

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

Não seguir os pensamentos....
Atenção no presente!
Vou tentar!
Grata pela Música e texto!

Beatriz C. Ricardo disse...

Realmente você tem postados coisas, que fazem a diferença. Obrigada !

Unknown disse...

Ainda não entendo, a primeira vez que meditei eu me senti flutuar, nas outras vezes, tentei sentado na cama em cima do travesseiro pra dar estabilidade, tentei na cadeira várias vezes e nunca mais consegui. Não sei se é a ansiedade pelo conhecimento da vida ou outra coisa.

Eu PRECISO DESABAFAAAAR disse...

que pena, a música está mais alta que a voz dele, tentei em vários computadores mas não dá para ouvir bem o que ele fala...

Unknown disse...

Muito interessante. Curiosa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...