quarta-feira, 25 de setembro de 2019

COMO MEDITAR COM MANDALAS

Olá queridos!
Uma amiga me perguntou se existe algum exercício específico de meditação com mandalas. Pesquisei e encontrei! Um exercício que me parece muito bom, vou praticar hoje. E compartilho aqui pra quem quiser praticar também.

O texto foi extraído daqui, é de Conceição Trucom e faz parte de seu livro Mente e Cérebro Poderosos - ed. Cultrix. Vamos ele:

Como meditar com Mandalas:
"Escolha a sua mandala - aquela que mais te fascina - e observe-a bem, pensando naquilo que você está buscando: Foco? Concentração? Criatividade? Abundância? Fertilidade? Saúde? Amorosidade? Serenidade?

Procure sentar numa posição confortável com a coluna ereta, colocando a mandala diante de seu rosto. O centro da mandala deverá estar à altura dos seus olhos, numa distância semelhante à extensão de seu braço.

Focalize toda sua atenção no centro da mandala. Não exerça tensão sobre os olhos que deverão permanecer repousados no centro da mandala durante todo o exercício.

Procure aos poucos esvaziar sua cabeça, deixando a mandala agir em você através do movimento que lhe é inerente. A ideia é chegar a preencher toda a sua mente com a imagem da mandala, ela será reconstruída dentro de você.

Não queira controlar seus movimentos. Respire profundamente e naturalmente, permanecendo relaxado todo o tempo. Seus olhos poderão ficar pesados, lacrimejar ou arder. Permita que isso aconteça. Deixe a mandala limpar, desobstruir e energizar seus olhos físicos e seus componentes etéricos. Fixe sempre o olhar no centro do desenho. Perceba os detalhes captados pela visão periférica, sinta sua vibração, mas não se desligue do centro.

Procure piscar o mínimo possível e quando o fizer, que seja suavemente e com total atenção. Não faça apreciação ou juízo crítico. Não deixe a sua mente interferir no processo. Apenas observe o que está acontecendo dentro e fora de você.

Perceba que, quando sua mente se aquieta, você gasta menos energia com o pensamento, e, como não existe vácuo no universo, outra função assume essa energia. É hora de funcionar a intuição, o autoconhecimento, a clarividência e a clariaudiência. Começam a emergir interiormente potenciais normalmente submersos do seu ser.

Mergulhe na mandala por 15 minutos. É opcional o uso de música ou qualquer outro estímulo auditivo. Durante todo o exercício é vital a atenção na respiração, que poderá ter variantes de acordo com o que se quer atingir.

Quanto mais imóvel você conseguir ficar, mais a mandala penetrará em você, harmonizando seu campo de energia e os chacras.

No final dos 15 minutos, feche os olhos, esquente as mãos e as coloque sobre eles, relaxando-os.

Não deite logo em seguida. Permaneça por mais 15 minutos sentado, observando o que está acontecendo internamente com você. Essa observação é o objetivo de toda e qualquer técnica meditativa. Fique em silêncio, de olhos fechados e coluna ereta.

Após este período, se quiser, deite.
Esta meditação não deve ser feita antes de dormir ou logo após as refeições.
Depois de um período de prática de 21 dias, escolha outra mandala para meditar."

Quem quiser pode escolher uma mandala em meu álbum no Flickr - aqui.

14 comentários:

Clara Lúcia disse...

Obrigada, Marcelo, eu estava precisando disso.
Beijos

Hugo de Oliveira disse...

que legal...gostei muito desse post, bem interessante.


abraços

MARCELO DALLA disse...

Clara, eu adorei encontrar esse exercício. Estamos em sintonia!!!
bjosss

MARCELO DALLA disse...

Hugo!!!! Tava sumido, bom te ver por aqui!!! Fico feliz que gostou, vamos praticar!!!
abraço

Li disse...

Ontem mesmo estava falando sobre meditação e a dificuldade que tenho. E hoje me deparo com esta maravilha! Tudo o que eu preciso!
Obrigada pelas dicas!
Beijo grande!
Li

Cristiane Brandão disse...

Olá querido Marcelo!

Você é uma luz em nosso caminho, está sendo maravilhoso a meditação.
Sou eternamente grata.

Um grande beijo de prosperidade.

MARCELO DALLA disse...

Li: eu é que agradeço, querida!
Boa meditação!!!
bjosssss

MARCELO DALLA disse...

Cristiane: fico muito feliz em saber!!! É sempre um prazer compartilhar e receber suas visitas, ler os comentários.
Tb sou grato!!!
bjossss

Daisy disse...

Obrigada, Marcelo, por nos fazer chegar esta meditação! muito boa e simples de fazer :)
Eu tenho este livro da Conceição T., gostei bastante de ler, e tal como os outros livros dela, são fonte de informação preciosa, de como poder nos melhorar, fisica e mentalmente. Recomendo vivamente esta autora!

Com carinho,
Susana.

Doce Leitura disse...

Olá,
adoro mandalas,gostaria de ter uma ou mais em casa para usar as dicas de meditação.
Além de lindas !
Obrigada pela dicas.
Dionete
conversasreflexoesedesabafos.blogspot.com

Anônimo disse...

Que legal, adorei! Vou praticar... e com um destes sons que você nos apresenta! Gratidão pelas suas colocações, tudo sempre muito bom!

Meire Navarro Fujioka disse...

Olá, Marcelo!

Vi o link deste post só hoje. Gratidão por compartilhar :) Agora é só escolher uma de suas lindas mandalas :)

Uma dica adicional é cantar o mantra OM antes: colocando a mão direita no coração, cantamos 3x o OM, depois colocamos a mão direita no topo da cabeça e cantamos 7x o OM junto com a respiração lenta. Isso aprendi num curso de mandalas com meditação :)

Abraços cheios de luz pra você :)

Unknown disse...

Olá Marcelo. Adoro suas postagens e estava esperando essa resposta desde o dia que mencionei se meditar com mandalas melhoraria minha fibromialgia
Agora vou começar a meditar. Obrigada e um grande abraço.

Unknown disse...

Adoro mandalas e as suas são maravilhosas.
Grata pela informação de como meditar com elas.
Vou experimentar
Tudo de bom
Beijos de Portugal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...