domingo, 19 de outubro de 2008

os anéis de prata dos golfinhos

(Antes de ver o vídeo, leia o texto abaixo. A explicação é complicada, mas o efeito é lindo! Pra mim... é pura magia. Salve os golfinhos!)

O filme mostra alguns golfinhos brincando com anéis de ar prateados, os quais eles proprios têm a habilidade de fazer debaixo d'água. Não se sabe como eles aprenderam, ou se é uma capacidade inata.
Como por magia o golfinho faz um meneio rápido com a cabeça e aparece um anel prateado bem à frente do bico. É como se fosse uma bolha de ar que não sobe à superfície! Permanece embaixo d'água como uma porta mágica para uma dimensão invisível.
Uma das explicações para o fenomeno diz que invisíveis vórtices giratórios são gerados das costas do golfinho quando ele se move rapidamente e se volta. Quando os golfinhos partem a linha, as pontas são atraídas para um anel fechado. O fluido de alta velocidade à volta do centro do vortex está a uma pressão mais baixa do que o fluido que circula mais longe. É injetado ar nos anéis pelas bolhas libertadas pelo orifício por onde o golfinho expele o ar. A energia do vortex de água é suficiente para evitar que as bolhas subam, durante os segundos que duram as brincadeiras.
Quando o anel se desfaz, as bolhas soltas sobem à superfície...



Um comentário:

Tina disse...

A minha relação com golfinhos e baleias é muito interessante..Os golfinhos aparecem nos meus sonhos sempre alegres e dançando para mim...Já ganhei diamantes ,milhares de diamantes dos gosfinhos...
As baleias são mestras,aparecem nos meus sonhos para me ensinar...Outro dia,uma baleia orca,me perguntou telepaticamente se eu confiava nela e eu disse q sim..então ela me levou para o fundo do mar,no inicio me deu um pouco de angustia,mas acabei relaxando com a experiencia...Nadamos juntas,no mar azul escuro,de água fria,deliciosamente senti que morava numa outra dimensão ...Eu era um peixe, ou uma sereia sei lá..hehehehehe
bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...