BÊNÇÃO DE LIBERDADE: Oração para Romper Amarras Ancestrais

Mandala azul em tons suaves representando renovação, expansão, cura e libertação energética, criada por Marcelo Dalla.

Olá, amigos.

Liberdade é uma daquelas palavras que tocam direto a alma — porque no fundo, é isso que todos buscamos: viver com leveza, consciência e autonomia. Mas muitas vezes somos nós mesmos que nos aprisionamos. Repetimos padrões herdados, carregamos culpas que não nos pertencem, mantemos vínculos por lealdades invisíveis — com a família, com os antepassados, com crenças que nos limitam.

Hoje compartilho uma oração de cura profunda, cuja autoria é anônima, mas cuja força atravessa gerações. Trata-se de uma antiga bênção atribuída à tradição nahuatl, falada no México, que tem sido utilizada em práticas de libertação emocional e reconciliação ancestral.

É um texto para ser lido em voz alta, com presença. Um tipo de rezo que atua no campo sutil — ajudando a soltar aquilo que já pode ser deixado para trás, e a honrar o passado sem se confundir com ele.

Vamos a ela:

"Liberto os meus pais do sentimento de que me falharam. Liberto os meus filhos da necessidade de me dar orgulho, para que escrevam os seus próprios caminhos de acordo com seus corações que sussurram o tempo todo em seus ouvidos.

Liberto o meu parceiro da obrigação de me completar. Não me falta nada, aprendo com todos os seres, o tempo todo.

Agradeço aos meus avós e antepassados que se reuniram para que eu possa respirar vida hoje. Liberto-os dos fracassos do passado e dos desejos não realizados, consciente de que fizeram tudo o que era possível para resolver as suas situações dentro da consciência que tinham na altura. Honro-vos, amo-vos e vos reconheço como inocentes.

Dispo-me diante dos vossos olhos para que saibam que não me escondo, nem devo nada mais do que ser sincero comigo mesmo e com a minha própria existência. Caminhando com a sabedoria do coração, estou ciente de que cumpro com o meu projeto de vida. Sou livre de lealdades familiares invisíveis e visíveis que possam perturbar a minha paz e felicidade, que são as minhas únicas responsabilidades.

Renuncio ao papel de salvador, de ser alguém que une ou cumpre as expectativas dos outros.

Aprendendo sozinho através do amor, abençoo a minha essência, a minha forma de me expressar, mesmo que alguém não me entenda.

Eu me entendo, porque só eu vivi e experimentei a minha história, porque conheço a mim mesmo, sei quem sou, o que sinto, o que faço e por que o faço.

Eu me respeito e me aprovo.
Eu honro a divindade em mim e em ti...
Somos livres."


Conclusão

Essa oração toca em camadas profundas da nossa psique e da nossa linhagem. Ao mesmo tempo em que honra nossos pais, filhos, parceiros e ancestrais, ela nos convida a soltar expectativas, culpas e contratos inconscientes que já não servem mais à alma.

Não se trata de romper laços com frieza, mas de transformar os vínculos em algo mais leve, mais livre, mais verdadeiro. Libertar-se não é abandonar — é amar sem carregar. É caminhar com os pés no presente, sem o peso das histórias que não nos pertencem mais.

Você pode ler essa bênção em voz alta sempre que sentir necessidade:

  • em momentos de transição,
  • em processos terapêuticos ou rituais pessoais,
  • quando desejar limpar o campo emocional,
  • ou simplesmente para recordar a si mesmo do seu direito à liberdade interior.

Que essa bênção reverbere como um sopro de verdade e coragem na sua jornada.
Honramos o passado — mas escolhemos o presente. Somos livres.

Quer aprofundar sua jornada espiritual e simbólica?
Explore os eBooks gratuitos e conteúdos especiais do Dalla Blog. Sabedoria, beleza e inspiração para caminhar com mais leveza e consciência.


Veja também: 

5 Comentários

Os comentários são o maior estímulo pra este trabalho. Obrigado!

  1. É uma oração importantíssima de gratidão e libertação. Obrigada por compartilhá-lha, amigo.

    ResponderExcluir

  2. It's actually a great and helpful piece of information. I'm satisfied that you simply shared this helpful info with us. Please stay us up to date like this. Thank you for sharing. yahoo login

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são o maior estímulo pra este trabalho. Obrigado!

Postagem Anterior Próxima Postagem