quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

O SIMBOLISMO DO PAVÃO


O pavão é a ave do Paraíso. Pela impressionante harmonia de suas formas e pela exuberância de suas cores, o pavão é um animal associado à beleza e à perfeição. Essas aves também são conhecidas por comer plantas venenosas e serpentes sem apresentar quaisquer problemas, fazendo com que suas penas simbolizem incorruptibilidade, imortalidade, triunfo sobre a morte, capacidade de regeneração e transmutação.

O pavão é a “ave dos cem olhos”. Para os cristãos, o padrão de suas caudas adquiriu um significado de omnisciência, o Deus que tudo vê. O desenho da sua cauda representa as estrelas e o universo. Sua coroa semelhante a uma estrela de seis pontas simboliza sua magnitude e poder. É símbolo da eternidade, da imortalidade e da totalidade. 


O pavão é também o símbolo da beleza, da prosperidade, da realeza, do amor, da compaixão, a alma e a paz. Dizem que encontrar uma pena de pavão traz boa sorte, harmonia, serenidade e paz de espírito. Na mitologia grega e romana aparece como a ave protegida da deusa Hera (ou Juno, para os romanos). De acordo com o mito, ela colocava "olhos" nas penas dos pavões, simbolizando o conhecimento de quem tudo vê e a sabedoria dos céus. 


Considerado animal sagrado na Índia, muitas dessas aves andam livremente pelos templos hindus e são alimentados por seus sacerdotes. Pela sua beleza ganhou um lugar importante quer nos templos asiáticos, quer nos jardins reais e paços ducais, quer mesmo nas lendas muçulmanas, às portas do Paraíso onde engoliu o próprio Diabo. 

Está presente em muitas manifestações das divindades hindus. Está associado à deusa Lakshmi: suas penas, representam suas qualidades: bondade, paciência, prosperidade e boa sorte. Sarasvati, a deusa do conhecimento, da fala, da poesia, da música, dos estudos e da sabedoria monta um pavão. 


Segundo a lenda, certa vez, o mais formoso dos pavões, ao ouvir encantado Krishna tocar sua doce flauta, ofereceu-lhe de presente a sua mais bela pena. Krishna fez uma coroa, que a usava como símbolo do domínio da vaidade e da luxúria, pela força e pela luz da consciência. A pena de pavão na cabeça de Krishna também nos lembra que a verdadeira beleza está no Conhecimento de Deus.


No Budismo, o pavão simboliza a pureza e as suas penas são usadas em cerimônias de purificação.  O pavão representa um “bodisatva”: aquele que transcende os venenos da inveja, raiva e ciúmes, é capaz de conviver entre as pessoas ajudando-as a obter a iluminação, sem se deixar contaminar pelo universo mundano.  Os budistas associam penas de pavão com abertura, pois estas aves exibem tudo ao abrirem suas caudas. Os budistas também atribuem enorme significância ao fato dessa ave se alimentar de plantas venenosas, representando a habilidade de crescer face ao sofrimento.


Durante o inverno, todos os anos, as penas do majestoso pássaro caem para que nasçam outras novas, recuperando seu total esplendor durante a primavera. Por isso o pavão se tornou símbolo de renovação, imortalidade e renascimento para muitas culturas. Na China e no Vietnã o pavão é signo de fertilidade e prosperidade. O povo chinês acreditava que um olhar do pavão poderia engravidar uma mulher.


Na tradição sufi, ramo esotérico do islamismo, o pavão possui um importante papel iconográfico. Os sufis contam que quando a Luz se manifestou e o Self (o Eu Superior) viu sua imagem refletida num espelho pela primeira vez, ele viu um pavão com sua cauda aberta. Uma bonita história que tenta traduzir a magnificência e a pureza do Eu Superior através da figura do pavão. Ainda segundo o sufismo os “olhos” presentes na cauda da ave representam virtudes espirituais irradiadas pelo “Olho do Coração”.


No Xamanismo, o Pavão simboliza bondade, generosidade e magia. Ele possui um antigo conhecimento de magia e é capaz de trabalhar a energia para criar tudo o que se pretende. No Xamanismo Ancestral existe o Clã do Pavão, que rege o elemento Fogo. 

Já a Teosofia considera o pavão como um “Emblema da inteligência de cem olhos e, também, da Iniciação”. É a ave da Sabedoria e do Conhecimento Oculto, segundo o Glossário de Helena Blavatsky.  O "olho" da pena do pavão é associado à glândula pineal, fazendo dele um símbolo da intuição e dos dons extra-sensoriais. 


O pavão branco simboliza o senso da bondade, generosidade e capacidade de abarcar a vida. De acordo com o site My Power Animals, a Ordem do Pavão Branco é uma antiga ordem de xamãs que descendem do planeta Vênus. Esses pássaros são vistos como protetores, já que eles guardam o templo da ordem em Vênus e gritam para alertar quando alguém está se aproximando.

Os pavões brancos eram usados para representar Jesus Cristo. Isso acontece porque o pavão é considerado um símbolo da morte, ressurreição e vida eterna, conceitos diretamente associados a Cristo. O pássaro também remete a atributos de Cristo, como realeza, glória e incorruptibilidade. Sua cor branca representa seu espírito santo. Representa o despertar, a espiritualidade e a luz, juntamente com a pureza de intenções de uma pessoa e sua fé.


Recomendo a leitura: O QUE SÃO ANIMAIS DE PODER.
As belas ilustrações foram selecionadas do Deviantart e estão acompanhadas dos devidos créditos aos autores.

18 comentários:

Bertilia Lins disse...

Um artigo muito instrutivo,amei!

Cidália disse...

Fascinante!!! Amei. Namastê

* Edméia * disse...


*Nossa !!! O.O

Eu não sabia que o PAVÃO possuia

tantos significados !!!

Gostei de saber que o pavão branco

representa Jesus Cristo !!! :))

(*Sou católica apostólica romana

praticante !!! ).

*Bom domingo, boa semana, ótimo

mês de Fevereiro, Querido Marcelo

Dalla !!! Um abraço.

Carmem disse...

Gratidão! Já achava o pavão um ser encantador. Com suas informações, ele se tornou ainda mais especial para mim!;)

Caio César disse...

Gorette bom dia gostei muito de saber os significados dos pavão obrigada achei lindo

Unknown disse...

Maravilhoso post e Blog também! Parabéns!

Unknown disse...

Maravilhoso...Gratidao por postar estas preciosidades, e também maravilhosa sua pagina ....obrigada pelo esforço Paz e Luz

Rodrigosp disse...

Obrigadãooooooo pelo Post...

Unknown disse...

Hoje achei duas penas de pavão, fiquei encantada com o desenho e trouxe pra enfeitar minha casa. Fiquei tão encantada que quis saber o significado do desenho, esse texto explicou TUDO!Muito bom!

Halle disse...

Ameii, fiz uma tatuagem de pena de pavão!

Unknown disse...

Que maravilha saber o significado da pena do pavão.

Encontrei 2 penas inteira da cauda e coloquei na sala para embelezar.

Todos os dias fico admirando tanta beleza.
��

JuJu disse...

Pavão misterioso...muito interessante.

Isabela Lima disse...

Acabei de fazer uma mandala e um dos símbolos que surgiram foi algo parecido com uma pena de pavão. Achei que teve muito à ver com meu momento . Gratidão.

Unknown disse...

dulcinea 03 de julho de 2020

conteudo de grande conhecimento

Unknown disse...

Pavão e ecumenismo...uma boa lição para quem se restringe a sua religiao

Unknown disse...

Graças a Deus um artigo sério! Muita gratidão!

Unknown disse...

Amei aprender sobre o Pavão! Muita Gratidão e Paz.

Unknown disse...

Ok. Muita Paz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...