terça-feira, 8 de outubro de 2013

AS SEDUÇÕES E ILUSÕES DE VÊNUS COM NETUNO


Olá, amigos!
Vênus segue em Sagitário. Quer voar mais alto, quer aventuras, liberdade e novos aprendizados. Mas se desentende com Netuno até o dia 15 e pode pecar por excesso de expectativas e projeções. Pode alimentar falsos ideais, sonhar demais... correr o risco de se iludir. Enquanto isso, o Sol se desentende com Júpiter e o perigo é o orgulho, o excesso de otimismo, o risco de exageros nos gastos, na supervalorização de um projeto ou de um potencial.

É preciso um ajuste nos planos. Um enfoque mais realista, tolerante e aberto para correções. Netuno e Júpiter inspiram altos ideais. Mas as armadilhas do ego colocam em pauta o fanatismo, a convicção de estar sempre certo, as ambições pessoais, o desapontamento, a futilidade e a impotência.

Com Netuno e Vênus em tensão, as seduções estão disfarçadas de verdade. O idealismo e o romantismo oferecem um sentido de propósito e direção, mas podem restringir a liberdade de pensamento e a independência pessoal. Com Sol e Júpiter em tensão, as posturas dogmáticas, os ideais obsessivos junto com o orgulho geram intolerância e antagonismo em relação aos que não concordam ou não apoiam certos modos de pensar.

Os ideais podem separar em vez de servir como pontes entre as pessoas, inibindo a compreensão mútua e o sentimento de união. Por causa de ideais contaminados por seduções e desejo de poder já criaram a Inquisição e já ameaçaram explodir metade do mundo. Pregam a intolerância em nome de Jesus. Se isso não for loucura, o que é então?

O perigo é a cristalização da mente, que tende à ausência de senso prático e à agressão para se defender. Os ideais podem até ser elevados e progressistas. Mas devido á força das seduções coletivas, podem ser distorcidos e se opor à seus próprios princípios condutores. Precisamos estar sempre conscientes de sua existência, abrindo espaço para a tolerância e maiores compreensões nas relações com os outros.

A ilusão é a má compreensão de ideias, a interpretação errada do pensamento coletivo. Constrói uma parede entre a pessoa e a luz, uma parede que parece transparente, mas que distorce e divide a luz em diversos raios de cor. A partir de uma percepção limitada, a "verdade" é incorretamente registrada e compreendida.

As visões de Netuno podem ser contaminadas por essas seduções e ilusões. Portanto, deixo aqui esses questionamentos e reflexões. Infelizmente vemos ainda religiões que distorcem a realidade, o povo é manipulado descaradamente e não percebe. Nas relações, vemos desequilíbrios quando um tenta controlar e manipular o outro com sentimentos doentios de posse e projeções distorcidas. Controlar pra quê? Se alguém quer mudar alguma coisa no outro, não é da pessoa que gosta, mas sim de um ideal ilusório.

Como podem ver no post abaixo, desequilíbrios nas relações estão em pauta nesta lunação. Muitas vezes é preciso dar um "basta" pra que tudo se reacomode e haja uma libertação. Por pior que possa parecer de início, é sempre pra melhor. Ou a relação se aprimora, ou talvez seja importante aprender a viver sozinho, com paz e autossuficiência. Por exemplo: eu não permito que me controlem, que tentem me mudar... e vocês?

Sejamos felizes!!!


3 comentários:

Pam disse...

Obrigada =)

Adriana disse...

♪Meu caminho é cada manhã...não procure saber onde estou , meu destino não é de ninguem... Se vc não me entende não vê, se não me vê não me entende....♪

Paula disse...

Grata, Marcelo. Interessantíssima reflexão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...