sábado, 5 de agosto de 2023

LAKSHMI - A DEUSA DA PROSPERIDADE


"Lakshmi ou Laxmi é uma divindade do hinduísmo, esposa do deus Vishnu, o sustentador do universo na religião hindu. É personificação da beleza, da fartura, da generosidade e principalmente da riqueza e da fortuna. A deusa é sempre invocada para amor, fartura, riqueza e poder. É o principal símbolo da potência feminina, sendo reconhecida por sua eterna juventude e formosura. Pode ser vista sentada sobre uma flor de lótus, ou segurando flores de lótus nas mãos, e um cântaro que jorra moedas de ouro."
Fonte: Wikipedia


"A Deusa Lakshmi significa "boa sorte" para os hindus. A palavra "Lakshmi" é derivada da palavra em sânscrito Laksya, que significa 'fim' ou 'meta' Ela é a deusa da riqueza e prosperidade, tanto material como espiritual. Ela é a deusa do lar da maioria das famílias hindus. Lakshmi é representada por uma mulher bonita de pele dourada, com quatro mãos, sentada ou em pé sobre uma flor de lótus desabrochada e segurando um botão de lótus - que representa a beleza, pureza e fertilidade."


Geralmente atribui-se a Lakshmi o símbolo da suástica, que representa vitória e sucesso. Apadma é o nome dado a Lakshmi, quando representada sem o lótus, ao sair do Oceano.


"Com uma mão, Ela está doando aos outros. Uma pessoa que é avarenta, é absolutamente contra o Princípio de Lakshmi. Nunca pode regozijar Suas bênçãos. Gradualmente, começa a ficar cada vez mais pobre.

ilustração daqui

E há duas mãos levantadas lá, que seguram  lótus cor-de-rosa. O lótus cor-de-rosa sugere que você deve ter amor no seu coração. Rosa é a cor do amor e da compaixão.

ilustração daqui

Uma pessoa devota a Lakshmi deve ter uma casa onde todo mundo é recebido. Como um lótus que recebe todos os insetos, mesmo os besouros que têm muitos espinhos. E o besouro vem e dorme a noite inteira muito confortavelmente. E o lótus fecha suas pétalas de forma que o besouro não tenha problemas para ficar confortável. Portanto, essas casas devem acolher os hóspedes, qualquer que seja o tipo deles. E eles devem ser tratados muito bem, como se os Deuses tivessem vindo à sua casa."


Outro símbolo muito importante é que Ela está em pé sobre um lótus. Está tudo glorificado, todos os belos lótus carregando-A. Mas o lótus sugere que Ela não lança nenhuma pressão, nenhum desequilíbrio, nenhum poder ao redor. Até que você tenha a luz da Divindade dentro de você, você não compreenderá o grande símbolo da Lakshmi...

ilustração daqui

Na Sahaja Yoga, nós acreditamos que a Lakshmi deve se tornar Mahalakshmi. O homem tem que tornar-se um “homem maior”, maha-manava. O que isso significa? Mahalakshmi é uma Divindade que torna você completamente satisfeito com o que quer que você tenha, completa satisfação.


Não apenas isso, mas você começa a pensar:  “O que quer que eu tenha não é suficiente. Eu tenho que ter alguma outra coisa. Nem dinheiro, nem mais carros, nem mais televisões e objetos, mas eu tenho que ter alguma outra coisa que me dará a verdadeira satisfação.”


Na economia capitalista e materialista as pessoas nunca estão satisfeitas, nada é saciável. Então seguem comprando um e outro, e outro, e outro, e assim por diante. 

ilustração daqui

Mas, quando o Princípio de Mahalakshmi brilha em você, então você não quer mais. Você deseja dá-lo aos outros e você quer regozijar sua generosidade. Esse é o primeiro sinal de que você está se movendo agora de Lakshmi para Mahalakshmi. 


Quando você tiver feito todas as quatro coisas apropriadamente, isto é, generosidade, proteção, e hospitalidade e compaixão, então você começa a se envolver em outro modo de movimento."
Fonte: http://www.sahajayoga.org.br


"Antes de mais nada, como nós vemos, este símbolo da Lakshmi representa, como eu lhes disse antes também, que uma pessoa que tem a Lakshmi deve ser muito generosa."
Shri Mataji Nirmala Devi - EUA - 2000


Oração para Lakshmi:
"Lakshmi,
Deusa da Fortuna e Abundância,
Das riquezas de Deus no alto,
Teus tesouros vindos do Sol
Derrame sobre nós!
Coração com a Luz sintonizado,
Poder para do céu trazer
Riqueza que o plano expande para todos os homens
Dos Mestres Ascensionados !
Afina nossa consciência com a tua!
Amplia nossa visão e faz-nos ver
Que a riqueza é para todos os de Fé
Que chamam Deus e pedem para o chamado descer.
Que desça até nós, mandando-nos
Farto MANÁ da mão de Deus com igualdade
Para que aqui como no alto,
Expressando Amor a Deus,
Recebamos Saúde, Força, Abundância e Prosperidade!

Assim seja e assim é!

Para quem prefere mantras, eis abaixo o mantra de Lakshmi, na bela voz de Deva Premal:

"Om e saudações a Ela que é essa Grande Abundância que nós saudamos e invocamos"

6 comentários:

Anônimo disse...

MARCELO EU CHOREI VC ACREDITA???
EU TÔ ARREPIADA DA CABEÇA AOS PÉS ´, FICOU LINDO DEMAIS ... MUITA ENERGIA DELA PRESENTE NESTE MOMENTO ! AMEI AMIGO, BEIJOS DE AMOR E LUZ

NAMASTÊ

MONICA DE SOUZA

Robertantigona disse...

Olá, Marcelo!
Muito linda é esta força feminina! E muito curioso: em várias das representações, ela me remete à deusa da cultura negra, Oxum. Certamente, elas vibram numa mesma direção.
Saúde, irmão, e uma semana cheia de realizações!

Astrid Annabelle disse...

Magnífico post!!!
Emociona mesmo pela qualidade e bom gosto!!!
Marcelo, meu artista predileto, que esta Deusa o acompanhe para sempre!!!
Beijos
Astrid Annabelle

Unknown disse...

Gratidão :)

ROSSANA disse...

Lindoooooo de mais sou devota
Onde tenho meu altar junto com ganesha e
Shiva. E onde prático meus mantras
Om gam ganapataye namah

Unknown disse...

Amo mantras
Gratidão sempre 🙏🏻

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...