segunda-feira, 16 de julho de 2012

OS ANJOS NA IMAGINAÇÃO DE VÁRIOS ILUSTRADORES


Olá amigos!
Hoje selecionei do DEVIANTART belas ilustrações de anjos pra nos inspirarmos. A palavra "anjo" vem do latim  angelus e do grego ággelos (ἄγγελος), significa "mensageiro". Segundo a tradição judaico-cristã, a mais divulgada no ocidente em relatos bíblicos, são criaturas espirituais, que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus.

Na iconografia comum, os anjos geralmente têm asas de pássaro e uma auréola. São donos de uma beleza delicada e de um forte brilho, e por vezes são representados como uma criança, por terem inocência e virtude. Os relatos bíblicos narram os anjos como autores de fenômenos miraculosos. Uma de suas missões seria ajudar a humanidade em seu processo de aproximação a Deus.

Os anjos são ainda figuras importantes em muitas outras tradições religiosas. Os muçulmanos, zoroastrianos, espíritas, hindus e budistas, todos aceitam como fato sua existência, dando-lhes variados nomes, mas às vezes são descritos como tendo características e funções bem diferentes daquelas apontadas pela tradição judaico-cristã. 

O Espiritismo faz uma descrição em muito semelhante à judaico-cristã, considerando-os seres mais evoluídos, que atuam como mensageiros dos planos superiores. Dentro do Cristianismo Esotérico e da Cabala, são chamados de anjos os espíritos num grau de evolução superior ao do homem e inferior ao dos arcanjos. 

Para os muçulmanos alguns anjos são bons, outros maus, e outras classes possuem traços ambíguos. No Hinduísmo e no Budismo são descritos como seres autoluminosos, donos de vários poderes, sendo que alguns são dotados de corpos densos e capazes de comer e beber. 

Já os teosofistas afirmam que existem inumeráveis classes de anjos divididos hierarquicamente, com variadas funções, aspectos e atributos, desde diminutas criaturas microscópicas até colossos de dimensões planetárias, responsáveis pela manutenção de uma infinidade de processos naturais. 

Além disso, a cultura popular em vários países do mundo deu origem a um copioso folclore sobre os anjos, que muitas vezes se afasta bastante da descrição mantida pelos credos institucionalizados dessas religiões.

O que seria um ANJO pra vc? Poderá refletir sobre esta pergunta enquanto admira essas ilustrações. Enjoy!

















3 comentários:

Astrid Annabelle disse...

Anjos para mim, Marcelo querido, são as crianças ainda pequenas e algumas pessoas adultas que mantém o brilho no olhar e um sorriso na alma...sorriem e irradiam... espalham amor.

Falei sobre anjos com o meu neto Raphael...disse-lhe:
"-sabia que seu nome é de um anjo muito bonito? Ele vira para mim com a carinha mais linda e diz: -Sim. Sei. Sou ele!!!!
Güenta?????

Isso é um anjo...e o seu post está lindo...e gosto muito dos anjos..MUITO.

Beijão agradecido por mais esta maravilha!
Astrid Annabelle

Rodrigo Serafim disse...

Adorei...Ainda não sei definir o que ou quem são os anjos, mesmo depois de anos de reflexão sobre o tema.Tenho uma visão peculiar acerca dessas fascinantes criaturas (como certamente cada um tem), acredito que sejam seres muito muito pacientes e superiores aos nossos conceitos.
E cada vez acredito mais neles, pois como dizem, eles trabalham através da sincronicidade e justamente hoje, depois de ter acabado de ler um livro cujo personagem principal era um anjo, venho aqui visitar seu espaço sagrado virtual e me deparo com um texto maravilhoso e belas imagens. Obrigado e um grande abraço.
Rodrigo Serafim

Ingrid Brito disse...

Oi Marcelo,

Os Anjos sao, provavelmente , o assunti e os seres que mais aprecio.
Minha primeira experiencia foi quando fiz o meu primeiro nivel de reiki ha uns anos atras. Meu anjo da Guarda (um deles|) se apresentou e mostrou pela primeira vez. Eu nao os vejo com cara humanas, vejo-os como seres muito altos com pelo menos 3 metros pelo menos, esguios, figura humanoide mas com corpos etereos sem corpo humano. Sao brancos , de um branco que nunca vi na terra, parecem que tem brilhinhos de multiplas cores que cintilam. DIzem que eles se apresentam a cada pessoa de forma a que possamos identifica-los. Tem anjos que ja encarnaram na terra, tem anjos que nunca foram humanos e que sempre foram anjos! Tem anjos que estao encarnados na terra aqui connosco e que nem lembram que escolheram descer paraa ajudar a humanidade.....sao miriades os anjos encarnados na terra com capacidades incriveis vivendo a experiencia humana e com a grande missao espiritual colectiva de levar a humaninade ate a um estado de Amor Maior! Eles estao em toda a parte e muitos somos nos ou estao entre nos! A maioria nem lembra, so sente um grande proposito, sao almas tranquilas, evoluidas que sentem um grande amor pelo planeta e pela humanidade e por isso de voluntariaram a descer e normalmente sao grandes curadores, das mais variadas maneiras! Seja pelo uso de energia curativa, seja pela comunicacao, pela energia que emanam logo o "ar" muda quando estamos com um anjo encarnado! Creio muito em Anjos| TRabalho muito com eles! ELes nao tem egom nem temperamento! Sao sim , tambem, mensageros de Deus , "os bracos" de Deus e podem estar em todo o lugar ao mesmo tempo fazendo 1000 coisas diferentes! Nada do que lhes pedimos nos e negado por menor que seja desde que seja pura e de boa intencao! Se soubermos pedir e tivermos total fe neles nossa vida pode-se tornar incrivel gracas a sua ajuda e intervencao (temos que pedir sempre e pelo nosso bem maior!) Sao seres Lindos, que vem de todas as partes do Universos! Tambem ja vi anjos azuis, pequenininos rm volta da terra curando! Esses nao tinham asas visiveis e estavam irradiando energia de cura para a terra durante a ultima cruz cardinal. Ja os Anjos brancos que falam trazem 6 asas gigantescas mas normalmente estao para baixo. Acho que tal como na terra existe uma miriade de pessoas e recas diferentes e no final somos todos um tambem os Anjos tem as mais Diversas formas cores, tamanhos e todos estao unidos com o proposito de nos iluminar e elevar! O Universo traz consigo coisas Maravilhosas! Seu post e maravilhoso! Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...