domingo, 25 de março de 2012

REFLEXÕES SOBRE O EGO, AS PROJEÇÕES, O MEDO DE MUDAR E O PLANETA URANO


Em psicologia a "projeção" é o processo inconsciente e autônomo pelo qual vemos primeiro nas pessoas, nos objetos e nos acontecimentos as tendências, potencialidade e deficiências que na verdade são nossas. O mundo é nosso espelho e somos todos um.

Segundo o livro JUNG E O TAROT (Ed. Cultrix), se definirmos o ego como centro da consciência, poderemos definir o EU como centro que atinge toda a psiquê, incluindo tanto o consciente quando o inconsciente. O ego é apenas um planetazinho que gira ao redor do sol central, o EU.

Quando alguém atinge determinado grau de percepção, torna-se capaz de fazer escolhas diferentes da multidão e de expressar-se de um jeito só seu. Tendo contato com seu verdadeiro EU, já não será presa das tagarelices e maledicências das pessoas ao seu redor, estará livre para agir segundo suas necessidades mais profundas.

A pessoa individualizada não se deixa levar pelo conformismo dos costumes, mas também não se sente compelida a desafiá-los. Não tenta afastar-se dos seus pares com rebeldia, envergando roupas peculiares ou adotando comportamento inusitado. Ao contrário. Visto que se sente como expressão única da divindade, não sente necessidade de provar nada aos outros. Ela é apenas o EU SOU.

Na astrologia, percebemos traços deste comportamento rebelde, da necessidade de se diferenciar dos outros, analisando os aspectos de Urano aos planetas pessoais. Indicam de que forma somos incomuns, diferentes, se estamos satisfeitos ou não. Urano é nossa necessidade de buscarmos ser únicos, distintos, nossa marca registrada no mapa de ser genial, criativo e inspirado, de trazer o novo, a necessidade de lidar com as surpresas, a quebra de continuidade. Se estiver retrógrado no mapa natal, indica que houve excesso de rebeldia no passado, dificuldade de lidar com autoridades, com regras, a necessidade de ser livre custe o que custar. Mas ser revolucionário e ser rebelde são coisas bem diferentes...

O colega Antonio Rosa em seu blog, Cova do Urso, nos dá uma aula sobre os trânsitos de Urano no mapa natal, que sempre trazem libertação. Diz ele: "Os trânsitos de Úrano trazem liberdade e potencial de renascimento. Simbolizam estágios de libertação e autonomia. A energia eléctrica de Úrano ajuda-nos a quebrar os padrões rígidos com que nos programaram. Desperta novas formas de lidar com as crises e o crescimento. Urano traz sempre mudanças. Ou aprenderemos a mudar ou sofreremos as consequências. Nada parece estável. Nada acontece como foi planificado. Com Úrano, a sorte bate à porta e as pessoas à nossa volta oferecem novas ideias, novas formas de pensar. A aprendizagem é simples: ser flexível. As pessoas que não flexibilizam e ficam na mesma durante os trânsitos de Úrano, perdem o seu potencial de crescimento. Perdem as descobertas de novas formas de lidar com velhos problemas." (Recomendo a leitura do texto na íntegra aqui.)

Quando resistimos às mudanças, projetamos de fora pra dentro o que poderia ser promovido de dentro pra fora. Ou seja, acabamos atraindo algum acontecimento, ruptura, conflito ou acidente que nos obriga a mudar. Por isso é tão importante compreendermos os trânsitos astrológicos para colaborarmos com o que o Universo nos pede.

Sol e Urano neste momento seguem conjuntos no céu, considero oportunas essas reflexões. A compreensão de termos que nos desapegar, de movimentar as energias estagnadas, de perder o medo das surpresas e a insegurança em relação ao futuro. O medo da mudança obscurece a promessa de um novo rumo e as oportunidades que aguardam as pessoas capazes de renascer.

Sejamos felizes!

(Para quem deseja marcar uma consulta astrológica, os detalhes do meu trabalho estão aqui.)


Sobre atendimentos astrológicos - detalhes aqui.
Grupo de Astrologia Terapêutica no ANIMA MUNDHY - detalhes aqui.

3 comentários:

Unknown disse...

Marcelo,

Que belo texto e muito agradecido pela sua generosidade. Você sabe do que estou falando.

Partilhado no Google+ e Facebook.

Abraço

António

Astrid Annabelle disse...

Ah! Marcelo que gostoso de ler...
"Em psicologia a "projeção" é o processo inconsciente e autônomo pelo qual vemos primeiro nas pessoas, nos objetos e nos acontecimentos as tendências, potencialidade e deficiências que na verdade são nossas. O mundo é nosso espelho e somos todos um."
Como eu amo o que o que faz e cria fiquei feliz! :)))))

Eu nasci com Urano pertinho do Sol...
Difícil sair daqui, hein? O som está divino!!!
Precisa pedir para o seu lindo miau sentar na outra poltrona!!! Ele insiste em sentar na que eu escolheria!!!!!
Beijos...ah! partilhando é claro!!!!
Astrid Annabelle

MARCELO DALLA disse...

Antonio e Astrid:
que delicia encontrar seus dois comentários aqui. É sempre um prazer!!! Eu é que fiquei feliz :)

Antonio, sem precisa agradecer... e Astrid, pode ficar quanto quiser. hehehehe
bjos e grato pelas partilhas! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...